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Jorbi

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osicran

New Member
Desculpem lá voltar ao pontapé de saída do Fuel 100, mas sobre as marcas das bicicletas não podemos ignorar esse ícone das duas rodas que se chama Kona... Por acaso é a marca da minha btt e eu gosto dela desde que a experimentei e não tenho dúvidas de que vou gostar até ao último dia...:D:D:D
 

PedroH

Member
Vergonha?? isso parece dizer mal por dizer...
Eu acho as bicicletas bem bonitas e nao desgosto do nome. Acho até interessante, só acho o preço um pouco alto.

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Scorpio

Banned
Tal como já foi referido atrás por outro participante, talvez um nome mais vendável e que realmente transmitisse a qualidade que as bicicletas aparentam ter.

Infelizmente os nomes portugueses são sempre monótonos, tipo Vilar, Órbita, VAG, etc, etc, etc.

Estas maquinas mereciam um nome mais sonante e com mais personalidade!

Mas é apenas a minha opinião.
 

RJLA

New Member
Bem, perdoem-me mas eu sou mais um a achar que o nome Jorbi é um pouco a puxar para o "azeitola"!
Nem sequer entro em comparações com nomes de marcas internacionais e ao que estes poderão soar se traduzidos, nem se são simplesmente o nome do criador/empreendedor ou se simplesmente não soam bem. Simplesmente acho que Jorbi é uma aberração de nome e ponto final! Parece quase uma marca de ténis do mercado ou de gelados da Olá! Que me perdoem os seus criadores!
Mas da mesma forma que acho Jorbi um nome infeliz, também acho o mesmo em relação a marcas internacionais e reputadas como Specialized, GT ou, o expoente máximo do mau gosto, Kona! Sempre achei que é preciso ter um grande poder de encaixe para andar por ai montado numa Kona...:D
Curiosamente não desgosto do nome Valdemiro...se fosse uma marca italiana certamente já ninguem se queixava!
Á parte dos nomes infelizes, o que interessa é a qualidade do produto e, nesse aspecto, a Jorbi parece não desiludir. Até acho os quadros esteticamente bonitos e as bicicletas bem equipadas, pecam apenas pela miscelânia de componentes...Acho que falta uma linha condutora à marca, uma imagem forte e facilmente indentificável.
Para além disso, falta ainda praticar preços mais modestos.Tendo em conta as outras ofertas do mercado, e entrando até pelas marcas mais conceituadas, sinceramente nunca escolheria uma Jorbi. Nem seria por não gostar do nome, mas sim porque existem opções melhores e com mais provas dadas de fiabilidade dentro da mesma gama de preços.
Mas um bem haja à iniciativa e muita sorte no futuro! Ainda por cima fiquei a saber através desta discussão que a Jorbi é praticamente "minha vizinha".
 

PedroH

Member
Existe um fenomeno que é os nomes das marcas portuguesas fazerem muita confusao, no entanto se o produto passar a fronteira pode ser admirado e já nao faz confusao nenhuma aos estrageiros, acontece com variadissimas situações de produtos nacionais.
 

RJLA

New Member
Não vamos por ai! Se a Jorbi fosse italiana, alemã, chinesa, cubana, whatever...continuaria a achar o nome mal conseguido! A Kona não é portuguesa e é uma aberração! Adoro marcas italianas mas acho o nome De Rosa horrível...enfim, são gostos. Mas mais uma vez reforço, uma coisa é o nome e a embalagem, outra totalmente diferente é o conteudo.
 

osicran

New Member
A Kona creio que é americana e naturalmente que essa palavra não tem absolutamente nada a ver com o calão português a que associamos naturalmente, por pura brejeirice, a marca da bicicleta... Tal como o nome da cidade italiana Cona, perto de Pádua. Como é evidente, quando surgiu o nome da cidade os italianos nem faziam ideia do que isso era em português. E se fizessem, haviam de se importar muito...:)
 

duchene

Well-Known Member
Atenção que uma marca não é apenas um nome. A sua construção e consolidação vai um pouco mais além, embora, primordialmente, seja o nome um dos primeiros elementos desse universo com o qual contactamos.

Deixo como exemplo o excelente trabalho de branding que foi feito pela Rodi, com a conversão para BlackJack, vide http://www.blackjack.pt/

Não se trata sequer do facto de ser um nome em inglês, mas é algo que tem intrinsecamente personalidade, força e uma fonética agradável.

E o branding foi pensado não só ao nível do nome da marca mas também da imagem global do produto e a sua apresentação, bem como os nomes dos modelos. O tal universo marca. Igualmente foi feito um investimento numa plataforma web coerente e apelativa o que certamente ajuda a criar um suporte ainda melhor ao negócio. E os produtos recebem igual tratamento. Tudo funciona em conjunto criando a grande ilusão que atrai consumidores.

Isto permitiu libertar a Blackjack da herança pesada da Rodi, normalmente associada a lava louças e rodas de gama baixa, fazendo-os reentrar no mercado com cara lavada. Há ali a demonstração da existência prévia de know-how, mas há também, acima de tudo um romper com a parte do passado que não interessava para este novo rumo.

Portanto há portugueses a fazer coisas bem feitas e coisas que resultam. Só é preciso é entregar a tarefa de dar um rosto ao nosso produto a quem percebe e não ao bom artífice que normalmente tem o know-how da fabricação mas, por outro lado é sinónimo de mau marketeer.

Estamos num mercado em que a competitividade se mede em inúmeros factores, da garantia vitalícia até ao sponsorship de figuras de renome, e em que as marcas, especialmente as novas que surgem limpas de preconceitos, devem aproveitar esse ímpeto inicial da novidade para se imporem rapidamente e ganharem notoriedade. Já que após a rotulagem inicial, será complicado livrarem-se airosamente dos preconceitos e estigmas ganhos.

Nesse aspecto, e avaliando o primeiro impacto enquanto consumidor, conquistou-me muito mais rapidamente por exemplo a sobriedade e simplicidade do logo tipográfico da Canyon e do seu minimalismo exagerado, do que o logo cómico e desleixado da Jorbi.

Portanto, aproveitando a minha experiência pessoal, eu teria um logotipo enorme e desajeitado em frente ao Super Record 11 da Jorbi, ao passo que na Canyon haverá uma espécie de auto-estrada agradável para o produto.

Por antítese mas igualmente com bons resultados temos a Cube e as suas flamboyantes e coloridas bicicletas. Ou seja, há um carisma de marca que permite depois enquadrar os produtos, cativando clientes.

E isso, sinceramente, parece-me que ainda terá de ser muito trabalhado pela Jorbi.
 

RoKKy

New Member
Relativamente aos nomes, temos:
Em Portugal a Jorbi.

Nos Estados Unidos temos :
A Especializada (Specialized) (a mais esquisita de todas)
A Trilho (Trek)
A Gary Pescador (no BTT). (Gary Fisher)
A Santa Cruz (Aqui em Coimbra há uma igreja com este nome).

Em Taiwan temos:
A Gigante (Giant).
A Mérida (desencantar uma cidade espanhola em pleno oriente????).

Em França temos:
A Pedra (Lapierre).

É tudo bem esquisito ou trivial, não é, mas vendem e vendem bem, portanto....

Excelente post! :)
 

Scorpio

Banned
Bom post Duchene!

É precisamente isso que acho!

Como é que olharia para uma bicicleta montada com Dura-Ace ou Record, acompanhada de umas Lightweigh ou até umas Xentis se depois tem lá uma coisa escarrapachada a dizer Jorbi. :eek::eek: Fazendo um pouco uso do português calão, não condiz o cú com as calças!

Acho o nome Jorbi até interessante, mas até certo ponto. Talvez ficasse bem em bicicletas infantis, daquelas pequeninas coloridas e com pneus maciços, mas nunca numa bicicleta de estrada ou BTT de gama média-alta.

Era bom que a Vieira e Graça reequacionasse o marketing da sua marca!

Boas pedaladas
 
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fogueteiro

Active Member
Tudo depende da pornuncia. :D:D

Se disserem JORBÍ ao estilo francês já imaginam uma grande máquina, assim com em vez de dizerem KONA disserem qualquer coisa como KOUNA ao estilo inglês as coisas mudam radicalmente. :D:D:D

Agora se disserem ao bom estilo do Porto realmente soa a jord..i
 
Last edited:

PedroH

Member
Eu nao percebi qual o problema de se dizer "tenho uma Jorbi" seja diferente de dizer "tenho uma biachi" ou scott, ou orbea, specialized, trek, cubo, de rosa, BH , GT ,Giant , kona, etc etc...

o que nao falta é nomes teoricamente "absurdos" mas que no fundo sao todos bons nomes.
 

A P

New Member
deus queira que algum atleta do palmeiras ganhe a volta a portugal e que tenha bastante sucesso.
depois quem diz que nunca teria uma JORDI, se venha a arrepender.
compraria sim uma jordi, pois acho -a bonita
unico senão é o preço em relação á concorrencia
acho que o fabricante deveria ter isso em atenção.
 

fogueteiro

Active Member
Eu também concordo na totalidade convosco. Eu só coloquei o meu post para brincar, porque sou dos que olha mais para o material do ;)que para o nome.
 

Scorpio

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Boas,

Se um atleta do Palmeiras ganhar a volta com uma Jorbi o mérito é do atleta e não da bicicleta! Desde já aproveito para mais uma vez torcer fervorosamente pelo David Blanco, que por acaso irá correr com uma Jorbi.

Mas também digo desde já que não sofro de uma doença chamada CONSUMISMO. Há muitas pessoas que compram uma bicicleta porque X ou Y ganharam isto ou aquilo com uma igual! :D Não treinem não e fiem-se que é a bicicleta que ganha corridas ou chega primeiro ao alto do monte que o adversário de fim-de-semana! Eu pessoalmente não quereria uma logótipo a dizer JORBI nem que ela ganhasse um Tour de France!

Se o David ganhar a Volta novamente este ano ficarei feliz por ele, que é uma pessoa 5 estrelas e pela equipa do Palmeiras.

Quanto ao nome Jorbi não há muito mais para dizer para além do que já foi dito! Está totalmente descontextualizado tendo em conta a gama das maquinas onde o nome foi colocado e é AZEITOLA ao máximo!

Apoio a 200% os fabricantes portugueses e a economia portuguesa que consegue emergir dentro ou fora de fronteiras! No entanto fico triste por ver que o marketing é feito de uma forma tão retrograda e com tanta falta de personalidade.

E um bocadinho de bom gosto! Não?

Boas pedaladas
 
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