• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

João Marinho dado como desaparecido nos Picos da Europa — Espanha

Fonseca

New Member
bike_evora eu não consegui ir para os Picos devido a uma infecção respiratória, mas o pessoal que foi não conseguiu chegar sequer a Vegarredonda.

Nesta altura do ano o estado do tempo não permite quase chegar aos Lagos, mesmo com os limpa-neves a trabalhar!
 
ok , é que as fotos e vídeos que tenho visto só aparece pessoal e desde início que é assim , a bater terreno aberto com profundidade visual onde até a neve nem altura tem para cobrir uma pessoa , na esperança que o rapaz esteja ali ao lado sentado esperando auxílio ou tenha dado uma coisa qualquer e caído para o lado ???

Isso é buscas ao comum dos mortais .

Já em 89 / 91 aprendi que temos de nos infiltrar no pensamento da pessoa que desaparece e com os dados disponíveis simular a ocorrência , pensando que estou a apanhar uma tempestade do caraças e tenho de me abrigar , não tenho tenda e qualquer buraco numa rocha ou cabana ( casa ) abandonada serve .

Para mais sabendo do desaparecimento de rede em determinada zona , acrescida da tempestade ( trovoada ) repentina do momento , a evolução no terreno é muito lenta ou quase nula .


Não estamos a falar de condições desde 04 de Novembro normais ... de Sol , estamos a falar pela quantidade de precipitação de uma tempestade , onde as nuvens estão a "trabalhar" na altitude referenciada do local e não deixam ver sequer um "palmo" em frente .

Desde os Lagos e até Pena Santa de Castilla e em condições normais de andamento e fotos pelo meios , pelo menos 6 horas !

Como é que uma pessoa mesmo experiente sai pelas 16h30m ( Espanhola ou Portuguesa ? ) e consegue evoluir nas condições mais que provadas tecnicamente e por observação de terceiros do terreno e do clima nesse dia e seguintes , acresce o facto de sem gps e sem conhecer as rotas é IMPOSSÍVEL lá andar , nas condições de tempestade .

Eu sinceramente devo afirmar que vejo no terreno "baratas tontas " sem coordenação e objetivos a alcançar , apenas caminham .

Tem de VASCULAHAR a zona principal ... já tinham tido tempo e vejo igualmente utilizarem mapas comuns sem referencia a zonas de perigo ou até rotas adjacentes , nem utilizam cartas morfológicas do terreno !

Partam daqui :

falta de rede ... desorientação ... tempestade ... abrigar

Neste conjunto aconteceu algo !

Em Canga de Onis existem clubes de montanhismo e pessoal experiente ... perguntem !

A Guarda Civil ... a GNR ... a Proteção Civil ... valem o que valem e com o mérito merecido , mas não são tudo na vida !

...Ainda em tempos falando , despareceu um rapaz numa piscina , tinha sido sugado pela conduta de água , tinha desaparecido outro , porque a tampa de esgoto abriu e para lá foi parar , ninguém desparece assim sem mais , só na mente das pessoas que se conformam com extraterrestres .

É claro que desparecendo num ambiente selvagem cheio de animais carnívoros e aves predadoras o tempo é curto para aparecer seja o que for humano , pois passados dias pouco resta .
 

GMQ

Well-Known Member
Nada não sei se estão adecorrer algumas buscas a titulo privado mas o tempo por esta altura naquelas bandas não deve permitir muito. Acho que talvez só lá para a primavera é que será possivel continuar as buscas. Mas o desfecho é já previsivel se duvidas ainda restam.
 
Ao menos que apareça alguém sem fins lucrativos que se interessa e tente juntar o fio à meada deste caso que pode muito bem também ser a solução no mesmo local para os outros dois desaparecimentos anteriores .

Tem que haver explicação séria .
 

GMQ

Well-Known Member
Ao menos que apareça alguém sem fins lucrativos que se interessa e tente juntar o fio à meada deste caso que pode muito bem também ser a solução no mesmo local para os outros dois desaparecimentos anteriores .

Tem que haver explicação séria .
Certamente há algo de misterioso nos 3 desaparecimentos é como se alguém se evaporasse. O local merecia umas buscas mais profundas de forma a despistar todos os cenários. O que me supreende é com a tecnologia que existe actualmente que pode reduzir ao minimo acidentes na componente humana nada esteja a ser feito. Pelo menos para as próprias autoridades espanholas puderem criar áreas de restrição. Eu continuo a acreditar que estará num daqueles buracos que lá existem e que pelo percebi são enormes. Mesmo com a experiencia que tinha infelicidades acontece bastava que ele se tenha procurado abrigar e por um infortunio escorregou ou desequilibrou-se. Acredito que os amigos na primavera se desloquem ao local para procura-lo.
 

Fonseca

New Member
Pelo que vou sabendo nada está a ser feito devido às condições climatéricas que impossibilitam qualquer tentativa, seja oficial ou pessoal.

Resta agora aguardar pelo degelo, que deverá ser total no final da Primavera, para regressar ao terreno e procurar o corpo.

3 meses passados foram mais que ultrapassados todos prazos de sobrevivência possível naquelas condições. O desfecho já é o esperado, resta agora regressar ao terreno no calor para tentar encontrar e devolver o corpo para que a família e amigos possam fazer o luto.
 

GMQ

Well-Known Member
Isto há coisas. Ainda ontem estava a ver uma versão digital da Bike magazine do inicio de 2014 e dou de caras com um artigo escrito pelo João Marinho no deserto de Gobi. Concordo que o tempo será de tentar trazer o corpo para a familia.
 

RTC

Moderador
Staff member
Custa-me um pouco reavivar este tópico mas gostaria de saber mais informações (se as houver) sobre isto.
A primavera chegou, provavelmente a zona ainda continua sobre um manto branco de neve e gelo, mas pergunto a quem possa ter conhecimento, se haverá intenções de se reiniciarem as buscas à procura do corpo.
 

Fonseca

New Member
Boas,

Visto que fui eu a dar inicio a este tópico vejo-me na "obrigação" de o "actualizar".

Neste momento, pelas informações que me vão chegando, muito a miúde, ainda não é possível ir para o terreno devido à neve e ao gelo ainda existentes. A chegada da Primavera não é suficiente para fazer desaparecer tanta quantidade de neve, conto com um terreno 100% favorável para as buscas do corpo apenas lá para meados ou fim de Junho.

Logo que haja novidades e que eu as saiba também vou dizendo.
 

GMQ

Well-Known Member
Por acaso andava curioso sobre o evoluir deste caso dado que ao nível do média nunca mais nada se soube.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Então , será possível saber se vão enviar novamente uma equipa com cães , parece-me que o terreno e a zona onde é preciso "bater" está praticável ou estarei em erro ?

http://webcamsdeasturias.com/interior.php?categoria=3

http://www.eloriente.es/

Estas certo!!!

Seria uma falta de respeito e hipocrisia falar ainda sob forma de esperanca...

A altura que muito se falava no Inverno comeca agora ou ja comecou ate ha algum tempo atras!!!

O rapaz que e, pelo que conheco dele, esta em paz, agora tem direito a um lugar para ser respeitado pelos seus familiares e queridos...

Esse lugar nao e nos picos da europa, isso de certeza...

Estamos a falar de um Homem nao e de um bicho, o que houver e para trazer para onde pertence, custe o que custar e doa a quem doer, para poder ser prestado a devida homenagem e ser visitado e lembrado pela familia e ente queridos, a dignidade nao e so dele e da familia tambem...

Sinceramente pensei nisso tambem ha pouco tempo, embora nao tenha tido coragem de vir aqui levantar a questao, mas louvo a iniciativa e contribuo com este post e espero ver muitos mais sob forma desta situacao nao cair no esquecimento...

Grande abraco....
 

Fonseca

New Member
No dia de hoje já todos sabemos que se procuram restos mortais, por isso, deixemo-nos de "coisas" e utilizemos a linguagem correcta e concreta.

Para quem não sabe durante as buscas iniciais do João foram encontrados, em plena escarpa, os restos mortais de um montanhista desaparecido há 3 anos

Sim, penso que a zona de Vega Redonda reúne condições para buscas, no entanto, falta o mais importante, ou seja, logística para descer aos poços existentes no terreno.

Relembro que a zona a bater vai desde os Lagos até Pena de Santa Castilla.

Se eu tiver noticias postarei...
 

RTC

Moderador
Staff member
Ainda hoje me lembrei com grande saudosismo do João.
Estava a passar na IC8 quando vinha de Ansião e olhava para a serra do Sicó à direita e para as antenas e veio-me à memória a descida de um single track que tinha feito com o João há uns anos largos. Chegámos lá baixo com a adrenalina em alta tal tinha sido a diversão.
 

Fonseca

New Member
Rene esse single track que desce das antenas do Sicó é dos mais bonitos que conheço, mas tanta pedra... cheguei a ter caimbras nos dedos das mãos de tanto travar. :)

Sim, o João traz muitas saudades e faz falta como atleta e organizador de eventos! Tinha uma visão muito particular do desporto!
 

Fonseca

New Member
Sim, já está confirmado. :(

O corpo foi encontrado num desfiladeiro a cerca de 300 metros do trajecto previamente definido pelo João.

Segundo a Guardia Civil passaram por aquele local dezenas de vezes durante as buscas mas o corpo estava coberto por neve.

Que descanse em paz... :(
 
Top