• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Hoje, prefiro a "fininha"... mal me lembro do BTT. Apenas uma fase?!

Medroso#78

Active Member
Boas,

pois é malta, tal como título indica, hoje prefiro fazer estrada, do que fazer BTT (até me custa a acreditar). :confused:

Pratico BTT há uns bons anos..... para mim era impensável comprar uma bike de estrada, até há uns meses atrás. Comprei a "fininha" para "desenjoar" das voltas de BTT, aqui no meu "quintal". Agora, mesmo para voltas em novos trilhos, arranjo sempre uma desculpa para não ir. :mad:

...será apenas uma fase?!

Haverá por cá alguém, a quem tenha acontecido o mesmo, ou visse versa (troca de voltas de fininha, pelas voltas em BTT)?!
 

Metralha

Well-Known Member
Está a acontecer-me o mesmo fenómeno. Mas também penso que é preguiça de meter a BTT no carro e conduzir 25 km até á serra.
 

daniel_mb1

Active Member
Eu nunca fui muito fã de btt. Gosto de passar por caminhos ou estradas de terra. Não é por aquela ideia de "ir a lavrar", mas para apreciar a natureza, sons, e cheiros próprios. Por isso, quando quis voltar a andar de bicicleta, decidi-me por uma de montanha.
Andei quase sempre com ela em estrada, tanto que acabei por comprar umas rodas 28 com cubos de disco. Entretanto apareceu o negocio com a Jorbi e... a de montanha tem servido pra ir ao pão :p

O ciclismo de estrada tem muito mais classe que o BTT.
 

H2o

Member
Eu nunca fui muito fã de btt. Gosto de passar por caminhos ou estradas de terra. Não é por aquela ideia de "ir a lavrar", mas para apreciar a natureza, sons, e cheiros próprios. Por isso, quando quis voltar a andar de bicicleta, decidi-me por uma de montanha.
Andei quase sempre com ela em estrada, tanto que acabei por comprar umas rodas 28 com cubos de disco. Entretanto apareceu o negocio com a Jorbi e... a de montanha tem servido pra ir ao pão :p

O ciclismo de estrada tem muito mais classe que o BTT.


( classe ??? ):rolleyes: lol


Creio que sao apenas fases, espera até chegar o inverno.... nada como uns bons trilhos no inverno :cool: tem muita mais classe é mais chiquérrimo :D :D
 

GMQ

Well-Known Member
Caro Medroso#78 recordo-me de ler posts teus no forumbtt apesar de não ser membro. Comigo não se passa o mesmo porque sempre gostei de estrada. Acontece é que quando pensei em levar isto do ciclismo mais a sério, pois já o tinha feito, o grupo de malta em que fui introduzido era de btt e por isso recomecei pelo mato.

No meu grupo existe uma facção que aprecia muito a estrada e por isso quando podemos fazemos umas voltas por estrada para desenjoar. Ainda que mais recente nestas matérias aquilo que dizes não é completamente fora do normal. De conversas com a malta o ciclismo e analisando a minha experiência concluo que a estrada acaba por ser mais libertadora e menos saturante. Desde logo pela logística que envolve. O btt implica sempre definir uma rota e ir de preferência em grupo. Na estrada por vezes é mais agarrar na bike sair a pedalar decidindo a cada instante por onde pretendo ir. Para além disso, temos a componente física em que no BTT é mais demolidora. Para não falar da própria manutenção que é mais pesada.
MAs percebo completamente a tua situação não é nada do outro mundo muita malta que faz as duas coisas acaba às tantas por fazer mais estrada e só pega na gorda para as provas.
Certamente outros darão aqui testemunho semelhante ao teu. O que noto é que depois da massificação do BTT a estrada está outra vez a ganhar força havendo nos grupos muita malta que faz as duas coisas.
Boas pedaladas
 

Kongas

Active Member
Estou exactamente na mesma fase. E já lá vai um ano...

Na estrada chega-se mais longe, mais rápido, a logística é mais fácil, a manutenção também. Acho que não volto ao BTT...
 

Bernalve

Well-Known Member
Sempre gostei mais de estrada, desde que comecei a andar de bicicleta com rodinhas desde que era puto. :p
 

Metralha

Well-Known Member
( classe ??? ):rolleyes: lol


Creio que sao apenas fases, espera até chegar o inverno.... nada como uns bons trilhos no inverno :cool: tem muita mais classe é mais chiquérrimo :D :D

Também achei piada, essa da classe. E acertaste na mouche, no inverno é só btt.
 

Medroso#78

Active Member
....para mim, independentemente do desporto que pratique, sempre valorizei andar em grupo, muita galhofa, muita animação! Hoje, dou por mim, a fazer 200 e tais km´s, sozinho.... e não é que adoro?!

Só ao domingo pedalo em grupo. O meu primeiro GRANDE desporto, era caça, e tiro aos pratos (dei, milhares de tiros), sempre em boa companhia. Lá de vez enquando, dava umas gazadas pelo mato de moto 4. Entretanto a caça, e o tiro desportivo "morreu", passei a dedicar-me apenas aos quads (desde corridas, passeios entre amigos, etc.. etc..), pelo meio, umas pedaladas no verão (BTT), pois passava por onde me divertia de moto4 no inverno. Até que passei a fazer só BTT.... o ciclismo apareceu do nada.. nunca gostei de estrada.... tive sempre duas moto4 (uma 4x4, e outra 200% RACE), hoje continuo com duas moto4 praticamente paradas na garagem (de vez enquando lá mato a saudade). Motos de estrada NUNCA.... bikes de estrada a mesma coisa.... era impensável. Há tempos, comprei esta "brincadeira" para poder desenjoar um pouco, e não é que adoro?!?!

Tal como refere e bem o friend H2o, pode ser que no inverno a coisa normalize. Ainda bem que ao comprar, comprei uma bike "zeitosa", senão breves dias, teria que andar a trocar por uma mais "bunita"/leve. :D
 

pratoni

Well-Known Member
eu devo ser muita esquisito, no inverno não apetece mesmo nada andar a fazer btt até a bike ficar cheia de lama, que nem as rodas andam...

Aliás comecei a andar em estrada (com a de btt) exactamente no inverno para fugir à lama...
 

Morg

Well-Known Member
A minha fase de estrada ainda perdura.

Penso que o que me levou a deixar o BTT foi:
- Nascimento da minha filha e indisponibilidade para fazer marcações com antecedência para os passeios organizados.
- Maior perigo andar várias horas no mato sozinho.
- A possibilidade de alargar a zona de acção com a bicicleta de estrada porque se faz mais kms no mesmo tempo.
- Menor manutenção/limpeza.

Tive a fase do BMX, depois a minha primeira de estrada há 25 anos.
Com a chegada do BTT em força há uns 15/20 anos tive uma BTT de supermercado. Era chato porque todos os fim de semanas partia alguma peça e acabei por partir mesmo o quadro.
Há 10 anos, já com rendimentos próprios comprei uma Hardrock com a qual fiz muitas maratonas da minha zona. Várias Portalegre, Alvalade-PC-Alvalade, Cuba, Estremoz, Penedo Gordo.............Era todos os fim-de-semana, rica vida de solteiro.
Passado poucos anos troquei por uma Epic com mavic SLR (11,5Kg).......ui esta fez logo o SRP160.

No ano em que fui pai fiz um ano sabático e só no seguinte recomecei as pedaladas mais frequentes. Como era complicado fazer marcações com muita antecedência porque implicava tirar prioridade à vida familiar fui deixando os passeios BTT. Comecei a fazer cada vez mais estrada e ............actualmente faço 2 ou 3 voltas de BTT por ano.
É curioso que a bike de BTT que tenho encostada na garagem custou o dobro da que utilizo actualmente na estrada.
Tenho pena de a ver parada mas pelo valor de usado prefiro que fique à espera de um dia voltar à actividade.
 

Medroso#78

Active Member
De inverno, e até mesmo de verão, com chuva não pedalo. Mas durante o inverno, nem todos os dias chove. Gosto bem de pedalar com geada.... tubo branquinho pela manhã, céu limpo, o sol a brilhar, adoro. ;)

O pessoal do meu grupo de roda fina, só fazem BTT de inverno (para não parar)... de verão BTT não é com eles... nem uns noturnos.
 

Medroso#78

Active Member
Camarada Morg, falando em bicicletas e esquecendo todo o resto (meus "ex" desportos), nem vamos falar em valores. Tenho 2 "pistolas" de BTT (uma em roda 26, outra em roda 29). Esta ultima, trata-se de uma epic s-works (até as rodas são em carbono, dá quase para 3 iguais à que tenho de roda fina).

Não posso sequer imaginar que ficará por aí... "abandonada". :D

O que vale, se mais não for, tenho dois herdeiros para as romper. O mais velho (14 anos), já está a começar.. :)
 

Knox

Active Member
Também tenho a mesma opinião, desde muito novo sempre tive Btt, e naquela altura toda a gente tinha, ainda foi na altura que começaram a aparecer as primeiras bicicletas de montanha. Depois uns anos mais tarde comprei outra Btt e apareceu uma oportunidade de me juntar a um clube de cicloturismo. Andei por lá com uma Btt no meio de "fininhas", e toda a gente me chamava maluco por ir com aquele peso todo fazer estrada. Depois passou-me o gosto das bicicletas e veio a altura de carta e carro, mais tarde o serviço militar que foram coisas para mudar de gostos, e a partir daí deixei de andar. Ainda fui andando aos poucos apenas por uns dias só no verão, mas sozinho não era a mesma coisa e depressa me aborreci. Só agora desde 2012 após ter ficado no desemprego resolvi comprar outra Btt para recomeçar a andar, não foi um inicio fácil por ter ficado muito tempo parado. Depois também a situação não era muito encorajadora, acabei por engordar bastante o que não ajudava nada. No ano seguinte resolvi mudar a sério e fiz uma dieta em que perdi quase 20 quilos e logo aí comecei a sentir-me bem, com força e vontade para me agarrar á bicicleta. Nesse ano comecei logo a fazer mais quilómetros e andar mais vezes....e isto sempre em estrada e com uns caminhos de terra batida á mistura. Neste tempo ainda cheguei a fazer uns passeios de Btt, ainda reencontrei um amigo de infância mais ligado ás Btt's. Fiz uns passeios de Btt mas a sério e logo aí comecei a ver que aquilo não era bem a minha "cena". E depois fomos para direções opostas, fiquei-me pela estrada e ele pelos percursos de Btt a sério, e para mim fazia sentido por não ter bicicleta para acompanhar nesses percursos, e já andava farto de a ter sempre suja e a ter peças a partirem-se.
Desde de 2014 até hoje, fui sempre intensificando as minhas voltas, sempre com o objectivo de fazer mais, porque o "bichinho" mordeu de novo e quando se está motivado quer-se sempre mais. Depois o mais curioso, foi resolver ver o que era uma "fininha" e fui á Decathlon e trouxe uma Triban 500 para experimentar. Ao principio estranhei tudo, e logo ao fim de 20 quilómetros estava perfeitamente confortável, e via que o andamento era outra coisa. No final do meu teste fiquei rendido e já nem queria mais a Btt, já nem queria mais saber se era apenas uma Triban 500 que por mim ficava já com aquela bicicleta. Bem actualmente continuo com a Btt, já mais adaptada a estrada com pneus lisos mais adaptados por o tipo de percursos que é só estrada. Infelizmente não tenho hipóteses de ter uma "fininha" e por agora uso o que tenho.
 

fjsilva

Active Member
eu devo ser muita esquisito, no inverno não apetece mesmo nada andar a fazer btt até a bike ficar cheia de lama, que nem as rodas andam...

Aliás comecei a andar em estrada (com a de btt) exactamente no inverno para fugir à lama...

Boas,

Dois... durante dez anos só BTT, agora e já há quase três anos praticamente só estrada faça chuva ou sol. BTT com chuva nunca mais...fartei-me da lama, de lavagens...agora é andar e arrumar e de vez em quando lavar e lubrificar.;)
 

andrebela

Member
Mais um a juntar ao grupo dos quase exbttistas. Comecei no BTT há muitos anos e fiz vários passeios organizados. Há cerca de 9 anos comprei a minha primeira fininha. Embora não seja um espaço temporal muito distante o que é certo é que eram poucos os que andavam de bike de estrada, normalmente "velhas guardas" que encontrava pela estrada fora, não havendo ninguém no meu grupo de pedaladas com bicicletas de estrada.
Como o que estava a dar era o BTT acabava por fazer a maioria das voltas de estrada sozinho. Cada vez mais cansado da massificação do BTT deixei de me identificar com a confusão dos passeios/maratonas organizados e da falta de respeito e camaradagem que começou a surgir nestes eventos, com a grande desvantagem de que, na minha opinião, o material de BTT subir de preço e diminuir de durabilidade.
Também o facto de depois de uma volta de BTT ainda ter que perder uma hora ou mais a cuidar da bicicleta começou a pesar cada vez mais.
Há uns 4 anos troquei a primeiro fininha por uma máquina já jeitosa e a partir daí comecei a andar cada vez mais na estrada.
Neste momento a BTT deve andar umas 3 ou 4 vezes por ano.
A sensação de velocidade, a leveza da bicicleta e a possibilidade de fazer mais kms em menos tempo com a vantagem de chegar a casa e não perder quase tempo nenhum a tratar da bicicleta são para mim as mais valias da estrada.
Também tenho a sorte de, ao ter mudado de residência para uma zona do interior montanhosa, poder rolar em estradas fascinantes e com pouco trânsito. Ou seja, a BTT continua cá por casa mais por uma razão afectiva do que por necessidade, e realmente o que mais gozo me dá é a estrada.
 

desmo13

New Member
( classe ??? ):rolleyes: lol


Creio que sao apenas fases, espera até chegar o inverno.... nada como uns bons trilhos no inverno :cool: tem muita mais classe é mais chiquérrimo :D :D

No Inverno faz-se Ciclocrosse!!! ;)
Eu sou mais um dos que praticamente encostou a BTT!!!
 

grouk

Active Member
informo que a partir de segunda feira vou aderir ao grupo do ciclocross, hoje no treino só olhava para aquelas estradinhas em terra paralelas à estrada, so espero que não goste daquilo tanto tanto que me venha a tornar bttista se isso algum dia acontecer peço a alguém que me mande com um gato morto pelas costas até que ele mie
 
Top