Se o que pretendes fazer é estrada aconselho curvo. É cómodo porque permite várias posições para as mãos. Se pretendes ir para estradas de terra batida é melhor reto pois permite melhor controlo da bicicleta.
Relativamente às bicicletas usadas existem dois problemas importantes:
- tamanho: Para ir pela estrada durante 2 a 3horas, dado que o movimento é muito repetitivo a bicicleta deve estar bem ajustada ao teu corpo (sob a pena de te provocares lesões). Para tal deve ser de um tamanho adequado ao teu corpo e deve estar bem ajustada ao teu corpo. 1º ajuste e mais importante altura do selim (Como ajuste inicial pões o tacão no pedal e rodas a pedaleira e na posição mais baixa do pedal a perna deve ficar esticada). Tudo isto para dizer-te, se vais comprar usado deves saber bem qual é o teu tamanho. Para tal deverias fazer um pré bike fit.
Mas para começar podes usar esta
tabela.
- Materiais
Para pedalar com boa qualidade aconselho uma bicicleta de alumínio (o carbono usado pode ser uma caixinha de surpresas), com shimano, sram ou campagnolo. Em shimano desde sora até 105 são boas opções. Em sram não tenho conhecimento e em campagnolo qualquer dos grupos é bom.
tenta que a cassete seja pelo menos 11-28 (o numero dos dentes de cada carreto) e à frente (50-34). As restantes medidas são mais adequadas para pessoas com muito treino.
Por outro lado existem bicicletas "mais agressivas" e outras mais cómodas. Isso depende da tua flexibilidade e peso. Se ao estirar-te consegues chegar com as mãos ao chão e não pretendes fazer voltas muito grandes podes ir para uma bicicleta com geometria mais agressiva sem problemas.
Bicicletas que gosto (caad optimo, triban (decatlhon), trek al, canyon endurance alumínio)
Esta questão dos carretos é provavelmente a pior parte das bicicletas mais antigas pois eram feita para verdadeiros ciclistas
Se compras usado pensa que vais gastar mais 100euros a revisar a bicicleta.