• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

GranFondo Skyroad Lousã - 11-10-2014

mariosimas

Well-Known Member
Foi a minha 1 participação no skyroad da Lousã e adorei a prova.

Senti-me sempre bem e pude apreciar as paisagens inspiradoras.

Para repetir no próximo ano e fazer menos de 6h
 

tsmaia

New Member
Só agora cheguei da Lousã. Por isso cá vai o meu testemunho sobre o mediofondo pois foi onde participei. Fazendo um tempo de 4h:05m que para mim já é muito bom devido a ter estado 7 meses sem fazer exercício devido a lesão.
Falando da organização, esta ficou um bocado a desejar. Confimo tudo o que o foi dito aqui pelos outros users. Espero que melhorem muito para o ano.
De relatar que nunca tinha visto ninguém a pedalar só com uma perna como o campeão nacional de paraciclismo na categoria C2 Telmo Pinão que foi na minha roda na primeira subida a uma media de 22Km/h. Foi daqueles que tive prazer de cumprimentar.

@Manelele
O que meteu conversa contigo fui eu. Sei que vieste comigo e com o meu colega até ao ultimo posto de abastecimento. Depois como demoramos mt tempo no abastecimento devido aos queques e a marmelada estarem a saber bem. Depois vi te no ultimo km da ultima subida tendo te passado no inicio da descida. Penso que ainda vieste algum tempo no grupeto de 6 que vinham comigo na descida.


Agora para o ano se não houver lesões espero fazer o grandfondo começando logo pelo o Douro Grandfondo

Abraços e boas pedaladas
 

Wawando

Well-Known Member
Fiz o GF com bastantes dos que aqui ja postaram (eu tinha um jersey MAMIL, n258).
Foi mt bom, que dia de ciclismo fantástico, ainda mais presenteados com um dia perfeito!

Foi belo trabalho de equipa ou de varias equipas geradas espontaneamente, grande parte no grupo da Celina em que eu ajudava mais nas descidas (sim, a pedalar) e plano até q tive um mega desarranjo intestinal (!!!) acabei por resolver a questão e me recompor e foi sempre a abrir até à meta para tentar recuperar o tempo perdido.

Este ano a prova estava com menos animacao do que no ano passado e com os abastecimentos mais fracos. Mas entre os Granfondos que fiz este ano: Gerês, Évora e Serra da estrela (fiz no fds seguinte) e a Lousã, este é o que mais gosto.
E claro, a cobertura fotográfica do Agnelo Quelhas é um ingrediente que nos permite ficar com as melhores recordações! (Nao o conheço, só o trabalho que faz).

Estou curioso para o do Douro em q já me inscrevi :)))

Venha a próxima!
 

jpacheco

Well-Known Member
Aqui ja tinha levantado o pé para o meu ritmo e ia esperando pelos meus colegas que tardavam em chegar, depois de ter estado ao inicio na cabeça do pelotão!!

Gostei muito de ver a tua prestação e o teu ótimo estado físico quando me apanhas-te perto de Castanheira de Pera.

Vi-te a passar no inicio e ainda mandei um berro.. mas ias que nem uma flecha! Via-se bem que só paravas quando chegasses à frente :D Em castanheira ia já com melhor disposição mas só por saber que já só faltava uma subida porque as pernas e o joelho direito já me estavam a falhar :p

Andei alguns quilometros com a trupe da marinha na subida do colmeal :D Mas que pessoal bem disposto. Aconselho a todo gente, sempre que os apanharem nestas voltas, a rolarem uns quilometros com eles... Tenho pena de não saber os nomes do pessoal, para vos tratar individualmente, mas para a próxima volta levo um caderninho. Não volto a falhar!

Depois apanhei o pessoal do PortoTeam e depois a boleia do dorsal 299 (que teve furo nos quilometros iniciais), ao qual agradeço, que me fez avançar muito até à subida de santa luzia... ai tive que tirar um bilhete de volta ao meu ritmo.

Depois da barragem fiquei a espera de pessoal, porque ir à busca dos da frente era loucura... Apanhei um alentejano (desculpa se leres isto mas não fiquei a saber o teu nome) bem animado assim como um colega do valongo, penso eu... e fomos quase sempre até ao fim...pelo meio criou-se um belo grupeto até castanheira de pera.

Depois da paragem em Cast. de Pera, o pessoal não parou, e só 1/4 de pão com um grande quadrado de marmelada é que me safou na subida. Assim como outro colega que chegou atrasado e andou perdido e que ao passar por mim, com uma palavra de incentivo (bora bora), lá colei à roda o que me fez subir a bom ritmo a ultima subida :D

A ultima descida, bem foi de loucos... mota da policia arrear caminho descemos numa media de 50.5km/h (lugar 20 no strava) parecia que íamos numa prova em que estávamos a disputar os primeiros lugares :D LOL... que adrenalina.
 

petrix

Well-Known Member
Eu tb andei no grupo da Celina até cerca dos 40km, passava o pessoal todo nas descidas e ficava para trás nas subidas. :D
Ia com equipamento amarelo da Garagem Paciência Ovar, acompanhado pela minha Ktm laranjinha.
 

Diogo112

New Member
Fiz o mediofondo com um tempo em muitos furos abaixo daquilo que seria a minha condição física dita normal, no geral gostei, mas achei que para o que paguei a qualidade dos abastecimentos está muitos furos abaixo que os abastecimentos de algumas das maratonas de BTT por onde vou participando, até pagando menos, com jersey e almoço e muito semelhante em n.º de participantes, se calhar a equipa da Ultra spirit haveria de ter isso em linha de conta.

É certo que vi uma logística muito pesada, motos, vários carros da organização, imensos voluntários nos cruzamentos e zonas de intersecção, GNR com fartura, mas se calhar a organização deveria ter em linha de conta as opiniões aqui manifestadas.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Boas pessoal!!
Foi o meu 1º evento de estrada e adorei :) (atenção que a minha única base de comparação são eventos de BTT)

- Pontos positivos: O percurso 5*, paisagens lindas, estradas em geral com bom piso, pessoas simpáticas (público e voluntários), tudo impecavelmente sinalizado (todos os cruzamentos com voluntários), nunca me senti em perigo com presença/cruzamento c/carros, convivio com os outros ciclistas.

- Pontos negativos: o lixo que os pseudo-atletas deixam naqueles locais magnificos é um crime, será que pesa assim tanto uma embalagem vazia no bolso??! Outra coisa que eu não percebi foi o risco enorme e em minha opinião desnecessário em que alguns atletas se colocaram na última descida. É verdade que não me colocaram em risco, mas acho que para quem chega à volta da posição 150, não faz grande diferença chegar 1 ou 2 lugares acima ou abaixo e podem estragar um dia que se quer de festa, mas isso é a minha opinião.

Em relação à minha prestação fiquei satisfeito, faltou só um bocadinho para as 6:30, pode ser que para o ano com um pouco mais de treino lá chegue. Strava: http://www.strava.com/activities/205976765
 

jpacheco

Well-Known Member
Eu achei a organização 5 estrelas mais uma vez. Não tive falta de comida nem de apoio da organização.

Todo o percurso estava bem marcado. Tirando a parte inicial ao qual ouvi historias de pessoas que chegaram mais atrasadas e andaram perdidas nos quilómetros iniciais (confesso que não reparei na sinalização nessa parte, como conhecia o trajecto nem reparei... e como não era fácil perder 500 ciclistas que iam a minha frente não tive problema).

Outro apontamento que concordo plenamente com o que foi dito acima, o acesso às boxes estava bastante congestionado. Em futuras edições para além de pessoalmente tentar ir mais cedo a organização poderia ponderar um corredor com mais 50cm do lado direito que seria o suficiente para acelerar o processo.

Agora é esperar pelas fotos, como foi dito aqui estou para ver... andei a trazer o equipamento mais bonito que tinha para ver se ficava bem nas fotos :p

De resto impecável, 168km com pessoal em todos os cruzamentos, motos andar de tras para a frente constantemente, a ver se estava tudo bem, no entanto notei menos do que na serra da estrela devo confessar... o chipe parece ter funcionado. Como não andei nos ultimos lugares não sei em que estado estavam as bancas da comida no entanto por onde passei tive sempre o que pretendia.

Em suma nada de grave apontar. Uma sugestão apontar nos abastecimentos por forma a serem mais eficazes: poderia haver mais gente por ventura nos abastecimentos, pessoal ambulantes com tabuleiros, de maneira a que se perdesse menos tempo nos abastecimentos. Quando as bancas são estreitas o congestionamento de atletas provoca um ligeiro caos. Mas não é nada de grave.
 

jpacheco

Well-Known Member
@Fernandes Um desses camicazes a descer que te passou devo ter sido eu certamente, mas olha que a descida tem mais de pernas do que de perigo e para quem conhece por ventura pode meter impressão a quem lá passou pela primeira vez. A saida de cada curva é preciso meter muito power... ainda bem que conheço bem aquela descida :p http://labs.strava.com/flyby/viewer/#205976765,O6FGDA==

Respeito na tua opinião e acho que esses rapazes deviam ter mais cuidado :)
 

SLB4EVER

Member
Este foi o meu 1º GrandFondo, o meu grande objectivo foi efectivamente concluído...chegar ao fim...fico com a ideia que podia ter efectuado um tempo bem melhor, mas o objectivo a que me prepus foi atingido e é isso que interessa, para o ano quiçá com um objectivo mais exigente :cool:.

Boas pedaladas,

PS - Parabéns à organização
 

fernandes_85

Well-Known Member
@jpacheco
Lol, é bem possível, referia-me sobretudo a 3 rapazes que iam juntos. Mais uma vez refiro que não estavam a colocar terceiros em risco nem nada disso. Independentemente de seres tu ou não e de conhecer ou não a estrada, os meus parabéns pelo kit de unhas, não é para qualquer um.

Abraço, boas pedaladas e para o ano que já conheço as estrada já vou na vossa roda (pelo menos até à 1a curva :p)
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Então cá vai o meu relato no geral do meu 1º Skyroad Lousã, ficou dividido em 2 partes, a boa a má.

> ( Na Sexta de tarde dei uma volta com R Correia do Fórum ciclismo, volta feita depois da minha chegada à Lousã isto para movimentar a pernas devido à viagem, fomos até ao Alto da Portela de Gois, onde se dividia o meioFundo do GrandFundo, volta nas clamas sem stress. )<



As partes boas, fiz boa viagem para cima assim como para baixo, pedalei por zonas novas e magníficas, lindas paragens maravilhosas mesmo, é magnifico pedalar com tanta gente uns mais à frente outros mais a traz, nunca se está sozinho na estrada. Na partida estive com alguns amigos, com quem troquei umas breves palavras. (Antes da partida dei uma pequena entrevista que ira passar na RTP 2 no próximo Sábado penso eu)



PARTIDA

Nunca tinha visto tanta loucura junta (para que servem as BOXE de saída? Ainda não se tinha percorridos 1 ou 2 kms e já vi junto a mim indevidos com o Dorsal nºs 300/ 500/ 600 e mais altos, que loucura de gente.) É claro que assim que o carro saiu da frente mais ou menos aos 5kms aqui foi o salve-se quem poder e ter pernas para ir atrás dos bons e mais rápidos.

A MEU RESPEITO.

Na primeira Subida meti um passo mais agressivo para ir com o enorme grupo que ia subida a cima, na descida para Gois o azare bateu-me à porta com a afiliação de chegar mais à frente ao trocar o prato da frente a corrente saltou para dentro do quadro forcei de mais entortei a correte em vários sítios, descolou a proteção do quadro que ia sempre a roçar na pedaleira as mudanças desafinadas saltavam constantemente, enfim um desatino.
A partir de Gois para a frente a cabeça só pensava que tinha que terminar e mais nada levasse o tempo que levasse, as pernas não correspondiam e cada vez me sitia mais desconfortável com a situação das mudanças sempre a saltar paciência. Só me comecei a sentir melhor a partir dos 90 Kms quando me juntei a um grupo estável que dava para ir andando aí o psicológico melhorou, as pernas começaram a obedecer à cabeça e a coisa recompôs-se.

ATÉ HEHEHEH DEU PARA AINDA BRINCAR UM POUCO
Texto do amigo Armando.

<<< Outro episódio caricato, prendeu-se com o nosso amigo Trepadores das Figueiras (todos sabem o que ele treinou para este evento).
Tendo ele um dorsal mais baixo que o meu, partiu muito à minha frente.

Como ja referi atrás, arrastei-me durante imensos quilômetros e a faltarem dois quilômetros para o fim da subida de Castanheira de Pera para a Lousã, apareceu ao meu lado o nosso amigo Carlos Franco (Trepadores das Figueiras), que no seu "dialético" Algarveu, me disse "o teu colega de equipa bem me disse que ja te iria apanhar"!!
Cumprimentou-me, disse-me que ja tinha perdido o medo de descer e disse:
- Adeus, vou-me embora!

Eu respondi-lhe:
- Carlinhos, se tem sido ha uns 10 Kms atrás, até poderia ser! Mas agora no meu terreno, vai ser um bocado difícil de concretizar! E para o intimidar, disse-lhe "olha que a descida é perigosa e tem umas curvas tramadas"!!
>>>

Com esta frase o amigo Armando (olha que a descida é perigosa e tem umas curvas tramadas ) atacou-me o psicológico e como ele diz só o já vi na meta.


AGORA FALAR DO QUE SENTI NA PELE.

Mandei parar todo o que era motas e carros da organização e staff a pedir ajuda a respeito do problema mecânico, parei junto ao individuo da Mota das rodas mas ele nem trocar uma roda sabia trocar pois isso constatei eu, parei em todos o pontos de abastecimento a pedir ajuda para resolver ou tentar resolver e nada, parei no último abastecimento na PICHA onde estava uma tenda da Trek o tipo que lá estava não entendia nada de mecânica ainda assim consegui o meu objetivo TERMINAR.
>> Não sei como foram os abastecimentos dos outros Skyroad / ou do Geres por isso não falo.
Desloquei-me ao secretariado e fiz uma reclamação no sentido de terem um mecânico móvel mas que entenda de bikes e mostrei o meu descontentamento, pois vi alguns ciclistas parados com avarias mecânicas, não sei se conseguiram chegar ao fim.
Já chega
Para o ano logo vê.
 
Top