Realmente este é um assunto que levanta discussão e ainda bem! Pois pode ajudar a corrigir e sairmos todos beneficiados.
Modo competição é algo que a generalidade dos ciclistas tem, basta ler aqui no forum, como um simples passeio se torna uma "batalha" entre amigos para discussao posterior na mesa do café, lol.
Agora as organizacoes tem que ser responsáveis na defesa dos seus CLIENTES, vou deixar um exemplo .
Fiz trackdays de mota no autodromo, ambiente fechado, seguranca, etc, no entanto existe limites ao numero de motas em pista e existem escaloes relacionados com a experiencia (leia-se tempos por volta)....rapido,intermedio e iniciados ao longo do dia pode haver reajuste( como podem calcular inicialmente sao todos mto rapidos.....lá fora???)
Num grandfond é possivel fazer algo semelhante desde logo a colocação nas boxes de partida em função dos resultados anteriores( beneficio dos clientes habituais e construção de hierarquia ) diminui aquele assalto inicial pelas posições da frente, criacao de dificuldades que segreguem o pelotao e divisao dos diversos percursos o mais cedo possivel.
Claro que dá trabalho e eventualmente mais despesa, mas tb se tem grupos nais equilibrados e pequenos/compactos para controlar.
Apenas mais uma opiniao .