• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Garmin - autonomia

Boas,
tenho um Garmin Edge 705 e gostaria de saber como manter o GPS a registar os dados da volta com o mínimo de consumo possível de forma a que a bateria aguente mais tempo.
Após dar "umas voltas" ao dito conclui que se baixar o nível de lumiosidade ao mínimo provavelmente o consumo será menor. Haverá outra forma de poupar energia?
Gosto de ir vendo os dados (veloc., % inclinação, etc) durante a volta mas por vezes a volta demora muitas horas e a bateria descarrega-se. Como "esticar" a autonomia da bateria?
 
Delamadera também comprei recentemente um Edge 800 e aquilo de bateria realmente deixa a desejar.

O que eu para já fiz foi comprar uma bateria extra da duracell. É muito pequena e prática, do tamanho de uma barra de cereais, e numa volta grande podes sempre carregar a bateria em andamento. A bateria do meu Edge não deve durar 8h acho eu.
 

Morg

Well-Known Member
Comprei um Edge 500 há um mês para substituir o polar cs200.

O polar é só pegar e andar, nunca nos preocupamos.
Nos 1ºs dias tive logo um aviso em relação ao edge.
Esqueci-me de o desligar, no polar raramente o fazia, e gravou 18H. Imagino que seja o máx de autonomia da bateria.

No dia seguinte quando ia andar estava descarregado, como só ia andar 1H bastou 10/15 minutos para carregar o suficiente.

Em relação ao que perguntas, imagino que evitar mudar de ecrã poupe bateria, não sei é se será significativo.
Em analogia aos computadores, se esforçares o processador leva a um maior consumo.
 

jnap

New Member
Já tive um 500 e tenho um 800....
A bateria do Edge 500, aquilo dura e dura, dá perfeitamente para voltas com mais de 15 horas :)
O Edge 800 em termos de bateria total, nunca consegui testar a fundo mas deve dar para umas 8 horitas, agora este valor varia muito com o que estás a ver no ecrã no momento e a utilização/selecção/cliques...

Eu não conheço o 705, mas tudo que implica estar a fazer constante refresh do ecrã consome muito mais bateria, a luminosidade como é óbvio também, se tiveres a olhar mesmo para o GPS então terrivel, pois implica estar sempre a calcular o caminho e a desenhar rotas, isso aplica-se igualmente a seguir um percurso previamente gravado... em relação à utilização de sensores de cadência/velocidade e pulsação, se tiveres o de pulsação irá consumir mais bateria pois tem de estar sempre a recolher dados, o de cadência/velocidade por sua vez deve diminuir o consumo, pois não implica que o aparelho esteja constantemente a utilizar as coordenadas para calcular a velocidade actual...

Mas isto é a minha teoria. :)
 

jimlizard

Member
Acho que o meu Edge 705 aguenta facilmente mais de 10h, a julgar pelas vezes em que dou voltas longas e pelo nível da carga no final. Aliás, acho que até já esteve mais tempo em funcionamento, quando subi à Torre, esperei horas pela passagem da volta, fiz a viagem de regresso e sempre com ele ligado por distracção.
Já tem uns 2 anos e não tenho especiais cuidados com a bateria, até porque muitas vezes me esqueço dele ligado ao PC, que é onde o carrego sempre.
A retro-iluminação do ecran está sempre desligada.
Se calhar tive sorte.
 

jimlizard

Member
Daniel, essa bateria que falas liga por USB? O Garmin não para automaticamente de registar a volta como acontece quando se liga ao PC?
 

carlo 156

Member
No meu caso montei uma bateria de 1500mAh dentro do guiador, o que me dá uma autonomia extra de 4,30 horas, isto com os seguintes serviços activos: GPS, sensores ANT+ (cinta cardíaca e sensor de velocidade/cadência), GSM e ecrã sempre ligado com o brilho no máximo.
Em termos de peso a bateria e o transformador pesam menos de 40g.
 
A bateria é esta. Do tamanho do Edge, mas metade da grossura. Custou cerca de 10euros numa Worten penso eu!

Que eu tenha reparado continua tudo a funcionar no meu aparelho, se bem que a unica vez que a usei durante o pouco tempo que ainda tem o aparelho, foi quando estava parado!

 
Boa noite,
agradeço desde já todas as respostas/experiências aqui relatadas.
O meu Egde 705 já se aguentou por 2 vezes acima das 10h (funcionamento contínuo) mas em breve estou a contar dar umas voltas que podem chegar às 12/13h, daí querer garantir maior autonomia. Provavelmente irei comprar um "instant charger" como fez o @DanielKezia mas se for possível com a opção extra de carregamento solar.
Qualquer coisa deste género: http://www.dealextreme.com/p/solar-powered-rechargeable-2600mah-portable-power-pack-with-flashlight-charging-adapters-black-100115?item=15
 

mariz

Member
Na volta que fiz que durou 9h nos ultimos 20 km foi com a iluminação do ecrã ligada, fora os sensores de cadencia/velocidade e o sensor do ritmo cardíaco que estiveram sempre ligados claro.

Não tenho nenhum cuidado especial a não ser carrega-lo sempre no computador em vez da tomada 220v e 99% das vezes que o uso é sempre sem iluminação do ecrã, a não ser quando mudo uma página, aí ele acende.

O problema dessas baterias solares é serem enormes...
 

carlo 156

Member
O problema dessas baterias solares é serem enormes...

E não carregam a bateria em tempo útil.
Na minha opinião para estes casos, será sempre preferível utilizar um carregador de emergência com uma capacidade similar à bateria do equipamento, que em principio duplicará a sua autonomia.
 
Top