• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Futebol com maior número de casos de doping

Helder Pereira

New Member
"Futebol com maior número de casos de doping

Ciclismo em 2º Lugar

O futebol foi a modalidade na qual se registou maior número de casos de doping durante o ano de 2010, mais de metade dos quais relacionados com o consumo de drogas sociais, indicam dados revelados esta sexta-feira.

De acordo com a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), foram registadas no ano passado 60 violações, num total de 26 modalidades, o que representa um aumento em relação a 2009, quando foram detetadas 47 infrações em 23 desportos.

O futebol, que em 2009 tinha registado quatro casos positivos, aumentou este ano para 15, seguido do ciclismo, com um total de 11 casos, três dos quais por outras violações não relacionadas com o consumo.

Luís Horta, diretor da ADoP, destacou o aumento de casos no futebol, mas considerou que o facto de oito deles estarem relacionados com consumo de drogas sociais é um reflexo da sociedade.

O total das amostras analisadas ultrapassou pela primeira vez a barreira das 4 mil, com uma aumento das análises de sangue e uma diminuição das de urina.

Pela primeira vez foram realizadas em Portugal análises de deteção de eritropoetina (EPO), facto que Luís Horta considerou "bastante positivo e importante".

Das amostras recolhidas, mais de um terço foram obtidas fora de competição, o que vai ao encontro de um dos objetivos da ADoP.

"É cada vez mais necessário realizar controlos inteligentes, realizados na altura certa, no dia certo e adaptados a cada caso", afirmou Luís Horta.

Nos casos positivos registados verificou-se um aumento de estimulantes e hormonas peptídicas e uma diminuição ligeira em todas as outras substâncias.

A ADoP realizou também várias ações de controlo fora do programa nacional antidopagem, ao abrigo de acordos com entidades internacionais, o que segundo Luís Horta "demonstra a confiança que o organismo merece a nível internacional".

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, considerou que o se o ligeiro aumento não estivesse relacionado com as chamadas drogas sociais "teria mais razões para ficar preocupado".

No entanto, o governante e o diretor da ADoP consideraram essencial manter e, se possível aumentar, os controlos fora de competição.

Laurentino Dias garantiu ainda que a área da luta contra o doping "não vai ser afetada por eventuais cortes orçamentais".

Fonte: Jornal Record
http://www.record.xl.pt/Futebol/interior.aspx?content_id=688770


Malta, isto é apenas uma noticia que vale o que vale, mas pelo menos este ano não somos as "ovelhas ranhosas".

Atenção aos comentários e aos clubismos, tenham clama......
 
um empastilhado, quer ande aos pontapés numa bola ou em cima de uma bicla, não passa de um futuro cliente de uma clínica de hemodiálise e candidato a transplante hepático/renal.

ah...além disso é um gajo com sérios problemas mentais pelo que não nos devemos rever no clube ou o desporto que escolheu
 

Burning Dogma

New Member
Alguém que ande empastilhado para fazer desporto profissional nem devia ser autorizado a receber um transplante de um orgão que estragou devido à sua estupidez nem dar despesa do SNS para fazer hemodiálise.
 

CarlosEscorcio

New Member
Futebol inglês vive noite negra, channel 4 revela escândalo de doping. O canal televisivo Channel 4emitiu esta noite um programa sobre o fenómeno do doping na Premier League, onde revelou que 43 jogadores foram apanhados nas malhas do doping desde 2003. O Channel 4 assegura que estes jogadores não falharam testes contra substâncias que melhores o desempenho físico, mas sim drogas recreativas, como cocaína (20 jogadores), cannabis (21) e ecstasy (2).
O programa revela ainda que 240 jogadores faltaram aos testes entre abril de 2007 e agosto de 2010.

Tudo escondido da opinião publica ! Seja ou não que melhore o rendimento não deixa de estar proibida pelo conselho de anti dopagem, eu tenho amigos que foram banidos da pratica de futsal amador por terem acusado cannabis.

O que dinheiro faz...
 

plx

New Member
O ciclismo está a ficar cada vez mais limpo, não estou a dizer que andem todos limpinhos, mas os que se dopam fazem em quantidades tao pequenas que não faz muita diferença
Eles sabem que grande parte do pelotão anda limpo logo não faz sentido andarem a correr grandes riscos..

Vamos ver se o ciclismo começa a perder essa tal fama
 

fogueteiro

Active Member
Para mim esse canal televisivo tem os dias contados! No que eles foram mexer!!!

O futebol é de tal maneira poderoso que nunca saberemos da "missa" toda. Mas até prefiro que o ciclismo seja um "filho menor" porque assim anda mais limpo e os assuntos que poderão andar escondidos, são muitíssimo menos e sem grande possibilidade de esconder por muito tempo.
 

rcasimoes

Active Member
O desporto de alta competição estará sempre associado ao dopping, o problema não está se está mais limpo ou não, seja o ciclismo, seja o futebol e outras modalidades. Está mais na forma como as coisas são feitas e nas novas tecnicas que vão sempre utilizadas. O desporto de alta competição tem muito dinheiro envolvido, mexe com muita gente, e os investimentos que são feitos são altissimos, e ninguem quer preder esse mesmo investimento, por isso utilizam todas as formas possiveis para o alcançar. Eu acho errado, porque nunca sabemos se quem ganhou foi da forma mais limpa possivel, ou mesmo sem ajuda de qualquer substancia.

Mas será sempre um assunto que nunca vai desaparcer e infelizmente estará sempre associado ao desporto de alta competição.

Já agora uma coisa que vi relacionada com o dopping mas neste caso não foi efectuado ao atleta em questão mas sim na sua bicicleta. O caso do Cancellara que foi colocado um tipo de motor com uma bateria acopolada que tinha ligaçao directa atraves de carretos á pedaleira pelo interior do tubo que vem do selim até á pedaleira e que era activado atraves de um botão na manete, que permitia um desmotiplicação muito maior e maior velocidade, isso foi verificado numa prova, fica aqui o link http://jornalciclismo.com/doping-tecnologico-o-video-da-polemica
Isto é ou não permitido, não é dopping mas não deixa de ser uma grande vantagem em relação a todos os outros, é incrivel a velocidade que o cancellara consegue em relação todos os outros corredores.
 
Last edited by a moderator:

plx

New Member
isso do motor na bicicleta dele é uma bela palhaçada, acham que eles iam arriscar assim a carreira do homem?
Ele pesa 80 kg, no ataque decisivo ele fazia 18-20 km/h numa inclinação de 10-15% logo a potencia é um pouco superior a 400W
o motor forneceu 130 e ele 270? é possivel mas porque diabo havia ele de arriscar a sua carreira com um desempenho que ele ja provou ser capaz de fazer?

não faz muito sentido
 

alpha

New Member
Irra! Outra a vez a cena do motor!

O uso de substâncias que potenciam o desempenho fisíco é avassalador. Nem imagino o que se passa nas camadas amadoras.
Não me surpreendem os resultados obtidos e é de louvar a luta a favor da limpeza no desporto e particularmente no ciclismo.
 
Top