• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Fumar traz felicidade?

torrao

New Member
Um dos grandes objetivos para este ano era deixar de fumar e por enquanto estou a conseguir :) desde do dia 01/01/2013 que nao toque no tabaco acho que as tabaqueiras ja nao vão ganhar nada comigo lololol agora é tirar tudo o que esta dentro dos pulmões e a bicicleta esta a ajudar-me bastante ja noto diferenças do ano passado para este e so temos tres semanas deste ano heheheeh sinto-me mais leve hehehehe
 

Armando

New Member
É claro que fumar faz feliz todo e qualquer fumador, assim como a "Droga", alegra o dia de qualquer toxicodependente e uma bicicleta faz rejubilar qualquer ciclo-turista.

Agora se formos entregar uma bike a um motoqueiro, ele não vai achar piada nenhuma e não vê felicidade nenhuma nesse acto.
O mesmo se passa se formos oferecer umas sapatilhas de marca e uns calções a um sedentário. Com um bocado de sorte o máximo que possamos obter, é talvez ele mexer o pescoço para soletrar um pequeno, bahhh.

Existe muita coisa que faz felicidade, depois as consequências é que são difíceis de roer.
 

angel@

Member
Felizmente nunca fumei, mas conheço pessoas que fizeram um enorme esforço para se libertarem do vício e a bicicleta foi uma ajuda.
Tenho uma enorme admiração para com elas...porque a maior vitória não é quando são o nº1 num segmento do strava, mas quando vencem um adversário que são eles próprios (isso inclui a luta para perderem peso, deixarem de beber, o vício da net, e a lista de dependências é longa....).
É uma conquista que deixa feliz o proprio e os que vivem à sua volta.
Cumprimentos
 

angel@

Member
Felizmente nunca fumei, mas conheço pessoas que fizeram um enorme esforço para se libertarem do vício e a bicicleta deu uma ajuda.
Tenho uma enorme admiração para com elas...porque a maior vitória não é quando são o nº1 num segmento do strava, mas quando vencem um adversário que são eles próprios (isso inclui a luta para perderem peso, deixarem de beber, o vício da net, e a lista de dependências é longa....).
É uma conquista que deixa feliz o proprio e os que vivem à sua volta.
Cumprimentos
 

joao.ads

Well-Known Member
bem, eu no meu caso deixei de fumar a 4 de outubro e finalmente começo a sentir o pulmão limpo. A parte mais complicada foi a parte social, saidas noturnas com amigos, o intrevalo do café no trabalho.

O grande problema é que apesar dos Km que faço o peso aumentou 4 kg. Mas tambem não fiz grande esforço para fechar a boca.

A culpa é do @Testaroça e da @angel@ com as suas tortas de azeitão :D
 

torui

Well-Known Member
Eu deixei de fumar fez no passado dia 1 de Janeiro dois anos. Mas fumava mesmo a sério, chegava por vezes a fumar 3/4 maços por dia (em noite de fados e guitarradas), quando comecei a pedalar tive mesmo que deixar de fumar porque não dava...
 

ivan

New Member
nunca fumei nem penso nisso, beber de vez enquanto, mas é como tudo na vida ainda estes dias estava a falar com um amigo e a explicar-lhe como depressa consumimos 3000 kcal por volta, quando um sedentario anda nas 1800 2000 kcal por dia, ao que responde ele que ele é que estava certo eu iria degradar mais cedo por desgaste prematuro, nao me ri estupidamente da cara dele mas para mim pensei, es como aqueles animais que levam 2 palas nas laterais dos olhos so veem aquilo e mais nada.
ele pensa estar correcto do seu modo de vida eu deixo-o ser feliz na dele. o mesmo se pode dizer de um fumador bebedor ou viciado noutra coisa qualquer.
o importante é estar bem com nos e com a bike hehe
 

20fps

Member
Deixar de fumar é bem complicado. Os que fumam, bem sabem dos de se trata. Desed dia 10 de Janeiro que não fumo. Força a todos os que tb estão nesta luta.

Sim, a bicicleta ajuda.
 

napster

Member
não posso dizer se trás ou não, nunca fumei.
Mas penso que felicidade não trás nenhuma, sei que trás despesas e uma qualidade de vida que ao longo do tempo vai piorando.
Como já aqui disseram, o que me trás felicidade é pedalar, correr, jogar futebol e estar com as pessoas de quem gostamos :D
Para aqueles que querem deixar o vicio já experimentaram os cigarros elétricos? O meu pai não deixava de fumar com nada, e com isso foi tiro e queda, e já la vão 2 anos que não toca num cigarro.
 

torrao

New Member
Boas.
Eu tenho-me aguentado bem desde o dia 1 de janeiro sem fumar não tem sido facil como o amigo joão.ads diz o mais complicado é as saidas nocturnas mas ate nisso tenho me andado a cortar no trabalho é outro problema por causa do cafezito mas quando vejo que o desejo aperta não bebo cafe lolool .
 

joao.ads

Well-Known Member
sempre podes chatear os teus colegas apra deixarem de fumar hehehe.

Eu faço car sharing com uma fumadora. às vezes só dela entrar no carro às 7 da manhã a cheirar a tabaco chego a ficar mal disposto. Imagino o que os outros pensavam de mim quando me aproximava com aquele cheirinho
 

torui

Well-Known Member
ivan tenho um amigo meu que partilha da mesma ideia, ou seja, estamos a estragar o nosso corpo com o exercício, logo vivemos menos tempo. E não há forma de o demover desse pensamento... lol lol
 

joao.ads

Well-Known Member
ivan tenho um amigo meu que partilha da mesma ideia, ou seja, estamos a estragar o nosso corpo com o exercício, logo vivemos menos tempo. E não há forma de o demover desse pensamento... lol lol

podes apresentar esse meu amigo aos meus joelhos.

aos 36 anos comecei a ter problemas de joelhos por sedentarismo total. Ausencia de massa muscular, excesso de peso. Resultado: as cartilagens foram ao ar. Fui operado ao joelho esquerdo e o medico disse-me "até para o ano, quando começar a doer o direito".

quando fui fazendo a fisioterapia apercebi-me de melhoria da resistencia do joelho mas caí no sedentarismo de novo.

Aos 41 eram 90 kg para 1,74 de altura. Farto de dores nos joelhos e de me arrastar, entrei para um ginasio e deixei de fumar. A inicio era um tormento. Só podia fazer bicicleta, e nao mais que 15 minutos. Chegava a casa e tinha de por gelo nos joelhos.

Ao fim de 3 meses e algumas aulas de Spinning em que nem me atrevia a me levantar do selim, comecei a deixar de ter necessidade de fazer gelo.
Ao fim de 5, já corria. Dores nos joelhos eram cada vez mais raras.
Aos 8 meses comprei a minha primeira bicicleta :) uma Team de BTT comprada no continente. Cheguei à conclusão que andava muitooo mal hehehe

Um ano depois, exatamente na semana em que fiz um ano de ginasio arrastado por dois colegas de ginasio entrei no meu primeiro triatlo :). Foi a prova aberta do triatlo do ambiente de 2009. Fiquei quase em ultimo lol mas acabei a prova.

resultado disto tudo foi assombroso quando fui à consulta de medecina do trabalho

Joelhos: dores? tinha? já não me lembrava :D
tensão arterial: passou de 17/12 para 10/6
pulsação em repouso: passou de 85 para 58
colestrol: estava em 280 passou para 180.
visao: esta fiquei estupefacto. tinha 100/100 passei para 120/120

não há duvida que o desporto faz mal à saude LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
 

osicran

New Member
Deixem-me pôr a questão de outra maneira. Aceitando que fumar dá felicidade, mas colocando nos pratos da balança essa (efémera) felicidade e os malifícios que o fumar implica. Compensa o prazer momentâneo do acto perante as perspectivas (reais) de futuros (graves) problemas de saúde, já não falando do assalto à carteira que o fumar provoca? Vale a pena fumar?
Na minha perspectiva de ex-fumador e sem qualquer hesitação, a resposta é não!
E já agora e se isto puder ajudar alguém: (baseando-me na minha experiência pessoal) deixar de fumar é realmente difícil e pode até tornar-se impossível se a vontade não fôr suficiente. Se houver realmente vontade, se houver a determinação de deixar de fumar, deixa-se de fumar com a convicção de que nenhum vício é mais forte do que nós e a satisfação de constatar dia a dia que se está a conseguir. No meu caso, andei seis anos a dizer que queria deixar de fumar, sem que isso realmente tivesse acontecido. Passando por toda aquela tortura lenta da redução gradual, da limitação de manhã, à tarde ou à noite, etc, etc. Eu não tinha realmente vontade de deixar de fumar, eu apenas reconhecia nessa altura que devia deixar de o fazer, mas a força de vontade não era suficiente.
Um dia, a viver num apartamento em que chegava a casa ao fim da tarde, começava a fumar e passado pouco tempo todo o espaço estava impregnado de fumo e com um filho de três meses a respirar naquele ambiente, decidi mesmo que nunca mais fumaria. Até hoje e já lá vão muitos anos. Ou seja, no dia em que realmente tive vontade, lá se foram os cerca de trinta cigarros por dia, acabou o vício!... Difícil?!... Foram três dias a pensar constantemente no cigarrito e a dirigir o pensamento para longe. Depois, cada dia a ser uma vitória perante mim mesmo e cada vez a serem mais espaçadas as lembranças do fumo. Doze dias depois do início da "luta" tive um casamento, uma tarde a comer e a beber, uma discoteca até às três da manhã, todos os condimentos para ceder e eu com o maço no bolso... Mas eu tinha de resistir e resisti, estou em crer que essa provação foi um teste decisivo e depois cada vez me lembrava menos do cigarro, ele foi deixando naturalmente de ser alguma coisa a fazer parte da minha vida. Um dia, cerca de seis meses depois, sem mais nem menos, apeteceu-me fumar um cigarro. Foi uma lembrança que rapidamente afastei, não foi nada que custasse assim tanto e...até hoje! Não me faz falta nenhuma, deixei de queimar uns bons milhares de euros desde então e, mais importante ainda, preservei seguramente a minha saúde.
Em resumo,
Deixar de fumar?... Porque não?... É uma questão de vontade, se eu consegui, se tanta gente consegue...
Começar a fumar?...Que idiotice!...
Ou seja,
Fumar dá felicidade?... Fumar vale a pena?... Definitivamente, não!!!
 
Faz o que digo, não faças o que faço...
Esse é o lema mais fácil de seguir, todos sabemos os malefícios que traz o tabaco, o pior de todos os que querem deixar de fumar será sempre o tentar reduzir, o lema tenho de deixar no dia x ou y... e não o fazer na hora;
O mais complicado é o pensamento de: deixar para sempre... não é uma questão de felicidade mas uma pseudo-falta (falta de nicotina, vício-social, etc)
E para quem já deixou e voltou a pegar como é fácil ser criticado, principalmente quando alguém que deixou criticava os ex-fumantes...
Maldito vício que atormenta tanta gente, e então quem pratica uma modalidade desportiva e é acompanhado desse tormento de não conseguir largar de vez acaba quase por ser ridículo viver entre o bem do desporto vs o mal do tabaco.
O mais fácil seria e será sempre sem dúvida nunca iniciar este vício mas combatê-lo é uma guerra que fará muitas pessoas felizes...
Vou ser mais um a iniciar esta batalha e incentivar outros a fazê-lo sabendo que nos próximos dias muitas alterações de humor surgirão mas que o prémio é aliciante...
Estando na área da saúde mais fácil seria como muitos pensam poder alcançar o sucesso, o que nada tem a ver mas esse sucesso parte principalmente pela vontade da própria superação e vontade...
 
Top