• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Fábricas de Bicicletas Nacionais

Tiago Navarro

New Member
Viva,

Na já demasiado larga pesquisa que tenho vindo a fazer na procura do meu primeiro veículo de estrada surpreendo-me por não encontrar grande produção nacional de bicicletas de estrada e por aquela que existe, pelo menos minimamente publicitada, não fazer grande jus à crise. Sei que existem várias empresas/fábricas sediadas em Águeda e arredores, mas a pesquisa digital tem-se revelado algo infrutífera. Estranho também ainda não me ter deparado neste forum com as mensagens de algum membro com contactos estabelecidos com as mencionadas que lhe(nos) possibilitasse a aquisição de bicicletas nacionais a preços mais apelativos.

Tenho curiosidade em saber o que outros pronunciam, portanto, digam de vossa justiça.

cumprimentos,
Tiago
 

consciouness

Active Member
fábricas portuguesas de bicicletas? está tudo virado para a China, caro amigo.
Existem por cá alguns artesãos, tipo Vladimiro e a Masil, que ainda resistem, fazendo quadros por medida...
É muito mais barato, mandar fazer no mercado asiático, e colocar a marca.
E sem descurar a qualidade.
 

Tiago Navarro

New Member
Julgo que a Órbita será um prefeito exemplo daquilo a que anteriormente me referi como a falta de competitividade das marcas nacionais. Certamente que não sobrevive com o comércio de bicicletas de estrada. Da Masil nem consigo encontrar evidência digital de que ainda se encontre no activo. O Sr. Valdemiro, no seu admirável trabalho de artesão, como referido, não obstante das vantagens ergonómicas do desenho personalizado, não consegue bater os preços praticados por marcas competidoras.

Certo está que a indústria de transformação se tem vindo a deslocalizar para a Ásia e a produção de bicicletas não é excepção. Contudo, continua-se a produzir por cá. Ao que me parece a divulgação será pouca, embora admita que a importância do sector de mercado representado pelos veículos de estrada será limitado. Gostava de comprar nacional a bom preço se houvesse possibilidade e acredito que não serei o único com este desejo. Poderia acontecer alguém em situação similar encontrar-se em circulação com informação ainda não divulgada que agora pudesse partilhar.

A exemplo, em notícia já antiga: http://www.massacriticapt.net/?q=blogue/fabricantes-de-bicicletas-pedem-redu-o-do-iva-e-incentivos-fiscais-para-maior-uso-do-ve-culo
 

pantani

Member
Boas Tiago Navarro, essa reportagem fez-me recordar os tempos em que eu trabalhei na fabrica de bicicletas VILAR, chegamos a ser 900 trabalhadores.
 

spartaan

New Member
Boas,
Eu até queria ter uma made in portugal, estive num fabricante até me tirou as medidas, deixei o meu contacto, tudo isto no verão passado, nunca fui contactado, e até estive em portugal no final de dezembro, há coisas que eu não entendo, mas quando assim é, mudo para outro lado, e esse lado foi comprar uma Wilier.
Eu não consigo perceber, depois de tirar as medidas, de deixar os meus contactos, só posso pensar em um coisa, falta de profissionalisno. Enquanto for assim, não vamos a lado nenhum, tem que haver dedicação e profissionalismo aos clientes.
Referindo isto, não vou fazer mais comentários sobre este fabricante, porque não vale mesmo a pena, por isso é que as marcas de fora vendem mais.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

consciouness

Active Member
Como eu te entendo, spartaan... Já há muito tempo que praticamente deixei de comprar seja o que for em portugal. Falta de profissionalismo, e depois queixam-se de que o pessoal compra na net.
 

dekeriel

Member
Consciouness fazes muito bem em não comprar nada em portugal.... e depois sempre podemos meter a culpa do desemprego no Sócrates que ele não se importa.

E a falta de profissionalismo não está nos portugueses nem espanhóis, nem alemães, está em certos indivíduos independentemente do pais de origem.

Pelo menos dos artesãos que conheço são todos bom profissionais, mas é impossível concorrer com os preços asiáticos actualmente, é uma arte destinada a morrer como muitas outras já defuntas á alguns anos.
 

zemusica

Member
E verdade, a Masil ainda funciona, agora dedicado mais á venda de outras marcas, como a Pinarello entre outras de renome.
O pessoal agora dedicou-se ao material da moda e eles nao acompanharam essa tendenciia, mas bicicletas de tubagem Cro e aluminio é com eles, assim como reparaçoes e pinturas
 

SithLord

New Member
Provem-me o contrário, mas na minha opinião há uma fraca aposta no design e na imagem.
As bicicletas até podem ser as melhores do mundo mas o site da Jorbi é muito fraquinho, parece feito por amadores. O da Orbita a mesma coisa.
Temos em Portugal pessoas muito boas, com know-how a fazer produtos muito bons (Vejam as bicicletas que o Dinis Ramos faz há anos!!! TOP!!)
Vejam os sites das marcas italianas, já para não falar das mega empresas americanas. Os suiços fazem qualquer coisa e é um produto premium...
A imagem conta muito no produto que queremos vender.
 
Top