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Especialistas em clássicas chamados ao balcão

Bruso

Well-Known Member
Brooks?? Mais caro que a bike? Para já só quero algo mais bonito que este.

Pensei em algo desde genero
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Por 6£ e está em territorio inglês.

Alguém conhece o Brooks Vitesse 100??

Já agora outra dúvida. Consideram a vulga fita de guiador de cortiça uma escolha acertada para esta bike? Estou indeciso entre o estilo retro do tecido e o conforto da cortiça.
 

GMQ

Well-Known Member
Por esse preço avança. Não é muito diferente de um que sugeri em castanho (mas também se arranja em Preto) mas do oriente.
 

Skyforger

Active Member
Parabéns pela compra! Foi a um bom preço e a Peugeot é uma marca que reúne algum culto entre as clássicas e que consegues sempre vender com alguma facilidade, sem perder muito dinheiro. Também tenho uma Peugeot na garagem e posso dar-te mais algumas informações sobre esse modelo.

No entanto, se o teu objectivo é extrair daí uma commuter, talvez não seja a bicicleta mais indicada para o efeito...pelo menos como está configurada. Sugeria que arranjasses uns pneus mais largos (caso os aros e o quadro o permita) e, para uma posição mais descontraída, que coloques um guiador recto, embora isto vá desvirtuar o conceito original da bicicleta, que não sei se pretendes manter. Também a podes converter em singlespeed ou fixie, embora esses quadros com dropouts verticais não sejam dos mais indicados. Tendo em conta a oferta de usados no ebay inglês, talvez até conseguisses um quadro de pista, com dropout horizontal, a um bom preço e muito mais fácil e menos problemático/dispendioso de converter a ss/fixie.

Quanto ao selim, se não pretendes gastar muito dinheiro e se não vais andar muitas horas em cima da bicicleta, esse que sugeres pode ser uma opção. Pessoalmente, não gosto, mas compreendo a escolha.

Vai deixando novidades. ;)
 

undernardo

Active Member
Um San Marco Rolls ou um Selle Italia Turbo casavam bem aí mas se podes dar 6 libras por esse que mostras em cima, porque não?
 

GMQ

Well-Known Member
Eu acho que este de 6 pounds sempre é melhor que aquele objecto sado-maso que a bike trás. Só o look daquilo me dá arrepios parece um di*****. ;)
Como não é para grandes voltas dá para safar.
 

Bruso

Well-Known Member
Compreendo o que dizes Sky e agradeço os conselhos.
Precisava de uma bike pronta para andar e quando vi esta beldade não hesitei. A ideia é no futuro é criar uma single speed ou fixie mas ainda não penso nisso. Até vou revelar uma coisa...a transmissão não está afinada e eu ainda não me adaptei à sensibilidade destas mudanças portanto não tenho dado uso 10 combinações de transmissão. Resumindo: single-speed.


O percurso casa-trabalho-casa é curto e gosto desta configuração. Tenho feito sempre de bolsa às costas e adoro a posição que vou.

Quanto ao selim vou experimentar este, por 3 razões: tem o estilo retro que pretendo, porque entregam rapidamente e está dentro das limitações orçamentais iniciais.
Obrigado pelas sugestões undernardo. Na minha pesquisa deparei-me com o turbo. E não tenho muitas dúvidas que será uma forte hipótese para o futuro. Encontrei alguns usados a bom preço, mas prefiro ir para um novo. Os usados que vi rondavam sempre as 20£ e tendo em conta o estado geral dos mesmos prefiro esperar mais uns tempos e comprar um novo. Mas ainda vou analisar melhor essa hipótese.

Eu sinceramente não tenho conhecimento algum deste mundo das clássicas e por isso nem sei bem o que casa ali. Mesmo ao nível das fitas de guiador estou na dúvida entre comprar fitas de tecido ou de cortiça.
 

undernardo

Active Member
As fitas cork são tendencialmente mais finas que as ditas normais. Pelo menos as Cinelli que experimentei são. Se o percurso que fazes é curto então com umas cork não deve haver problema mas se te alongares na volta, o feeling que se obtém da fita pode tornar-se chato, se é que me entendes. É diferente de uma fita de gel, que acaba por ser mais confortável.

O que casa ou não com o quadro fica ao critério de cada um desde que se mantenha algum critério. Umas fitas que gosto muito e que dão alguma personalidade à montagem são, por exemplo, estas. São diferentes, têm um ar retro. Se optasse por estas se calhar optava também por um selim dentro do mesmo esquema de cores com um design mais vintage e até algo gasto. Com o tempo, com as horas que perderás em pesquisas, com as montagens que vais vendo pela internet acabas por criar um gosto próprio, uma ideia só tua e depois é procurar por esses periféricos específicos. Deixo-te aqui duas montagens que encontrei e que me chamaram à atenção.

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Bruso

Well-Known Member
Esta segunda é de babar. É algo dentro deste género que pretendo. Mas a longo prazo.

A minha ideia vai mesmo nesse sentido. Ir investigando e adquirindo conhecimentos e gosto próprio porque sinceramente não tenho nenhum em relação a este tipo de bike.
Obrigado pela dica das fitas. Vou mesmo comprar umas de cork e guardei essas de pele na wish list. Muito giras.
 

pratoni

Well-Known Member
A minha opinião e nada mais que isto:

Não transformes isso numa singlespeed!! Não é nem nunca será a melhor opção. O Skyforger falou nos dropouts e faz todo o sentido...

O selim experimenta um charge spoon, tem um look suficientemente clássico (principalmente em castanho), com low profile, relativamente barato e o feedback é quase unânime aí por essas terras. Tanto é que deu origem a uma marca spinoff da charge (fabric).

Quanto às fitas coloca umas pretas (ou na mesma cor do selim para fazer pandan), o mais confortável possível....
 

Bruso

Well-Known Member
Amig Pratoni

Obrigado pelos concelhos. Esse Charge parece-me uma boa opção sim senhor. Obrigado pela dica.

Quanto ao jogo de cores acho que será sempre selim e fitas pretas. Se o quadro fosse branco só havia uma opção que seria selim e fitas castanho mas sendo preto tenho alguma resistência ao castanho. Tenho de procurar montagens a ver como ficam.

Quanto ao singlespeed tenho muito tempo para pensar nisso. Primeiro vou tentar afinar esta transmissão. Se não conseguir, logo tomo uma decisão do que faço.

Estou a gostar das dicas :D Continuem que estou aberto a todo o tipo de opiniões. Só relembro uma coisa: para já ainda não é nenhum projeto. É uma bicicleta para o presente e para me deslocar mas todas as dicas são válidas para um projeto a médio prazo.
 

Skyforger

Active Member
Já agora, e a título de curiosidade, parece-me que tens aí um exemplar do modelo P4 Corbier, da segunda metade da década de 80 (1986/1987). Consegues dar mais pormenores dos autocolantes que tens no quadro, nomeadamente em relação ao tipo de tubagem utilizada? Tem nº de série no BB ou nos dropouts? E que equipamento traz ao nível da transmissão e travões?
 

JPLopes_73

Well-Known Member
As fitas cork são tendencialmente mais finas que as ditas normais. Pelo menos as Cinelli que experimentei são. Se o percurso que fazes é curto então com umas cork não deve haver problema mas se te alongares na volta, o feeling que se obtém da fita pode tornar-se chato, se é que me entendes. É diferente de uma fita de gel, que acaba por ser mais confortável.

Boas,
da minha última experiência quando comprei a última fita de guiador ... tive duas nas mãos e não tive a mínima duvida ... escolhi a de "Cortiça" :eek:
mais leve ... mais confortavel ao toque e imaginem ... mais barata que a sintectica.

Dá-me ideia que pode ser produção nacional inclusivamente ...
desculpem este off-topic de classicas ... mas pareceu-me importante partilhar a minha última experiência ... :cool:

Resiliência na utilização? Não noto menor prestação ... e às vezes até tenho a mania de andar sem luvas. Resiste bem à transpiração ...
 

undernardo

Active Member
Skyforger, obrigado pela correcção no que diz respeito ao modelo. Fui enganado pelos autocolantes daí julgar tratar-se de um modelo mais antigo. Julgava também que os dropouts fossem horizontais pois admiti que o quadro do Bruso fosse igual a este, que tinha mencionado na primeira página.

JPLopes_73, é a cortiça que é portuguesa! Por isso é que elas são de tão boa qualidade :D
 

Bruso

Well-Known Member
Peço desculpa por nem ter mostrado mais detalhes da bike. Não tenho tido tempo para fotos.

Mas aqui fica:
Frame: Carbolite 103
Manetes de travão: Weinman
Travões: Weinman Type 500
Desviadores: Sachs Huret
Pedaleira 42x52 só faz referência ao país de origem: França
Cassete: ainda precisa de uma limpeza mas parece-me da marca Sachs igualmente.
Rodas: Rigida Superchromix 28 1 5/8 x 1 1/8 _ 700C
NºSérie do quadro: B606 05264

Fotos:
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Bruso

Well-Known Member
Já agora mais uma pergunta:

Acham que consigo montar pneus 28 nesta bicicleta? Ela vem com 700x25 à frente e tem alguma folga. Pelo que já li estes travões têm bastante folga para brincar com várias medidas de pneus.
 

pratoni

Well-Known Member
Tendo em conta que é um modelo antigo acho que isso tu serás a melhor pessoa para responder.

tenta medir a folga entre o pneu actual e o ponto mais apertado com o quadro.

lembra-te também da largura entre os calços dos travões e mede o ponto mais estreito com as maxilas abertas (na posição de tirar a roda)...
 

Skyforger

Active Member
Acho que, a nível de quadro e travões, não terás problemas com o pneu 28, ou até mesmo superior. A dúvida será com os aros, mas em princípio dará.

Os tubos Carbolite 103 são uma versão inferior e menos cobiçada que os Reynolds, mas foram muito usados pela Peugeot na década de 80. São tubagens relativamente vulgares, mas conhecidas por terem uma relação peso/conforto/resistência bastante simpática para os modelos mais baratos à época. Quanto ao restante equipamento, parece-me que está praticamente de origem e o material Sachs e Weinmann era muito comum nesse tipo de bicicletas francesas. O facto de ter nº de série indica que não é um modelo qualquer.

Quanto à questão dos dropouts e da possibilidade converteres isso a fixie/ss, o mais indicado será quadros com este tipo de dropout:

rear_dropout.jpg


Não sendo o teu caso, parece-me que esse quadro tem um dropout com o hanger para aplicar o desviador, sendo sempre mais conveniente usá-lo como multispeed. No entanto, não faltam por aí exemplos de fixies e ss convertidas através de quadros semelhantes ao teu. O vídeo que o undernardo deixou é um bom exemplo.

62550_largest_Sheldon_dropouts.jpg


Ela também merece é uma boa limpeza, tanto do quadro, como dos componentes. Lã de aço fininha, wd 40 e paciência farão milagres a erradicar os pequenos pontos de ferrugem nos aros, desviadores, travões e afins e a dar-lhes outra vida.

Já agora, como disse lá atrás, a Peugeot continua a ser um fabricante que reúne algum culto entre as clássicas e que produziu inúmeros modelos ao longo de várias décadas, não sendo muito fácil orientarmo-nos no meio de tanta referência e configuração. Mas ficam aqui uns links com imensa informação:

http://www.peugeotshow.com/

http://cyclespeugeot.com/Catalogs.html
 

Bruso

Well-Known Member
Eu já tinha noção da diferença entre os dropouts e percebi o que querias dizer quando afirmaste que não seria o quadro ideal para converter. Mas aí está o fator conversão. Se fosse um quadro com dropout horizontal de certeza que não seria uma conversão pois penso que quadros desse género são sempre montados como fixie/singlespeed.

Quanto à limpeza ainda estou a tentar colocá-la na minha agenda. A lá de aço e o WD40 são suficientes? Li algures num forum para usar uma mistura 50/50 de pasta de dentes e outra coisa qualquer que agora não me consigo lembrar. A ver se encontro. Depois é por mãos à obra.

Quanto ao equipamento pelo que tinha lido já tinha percebido que era tudo material "currente" sem nenhuma pérola.
 

Bruso

Well-Known Member
Deparei-me com uma situação que não estava à espera.

O seatpost desta bicicleta está curto e queria comprar um novo/usado mas ao investigar reparei que estes seatposts são rarissimos. São de 24mm.
Na minha pesquisa percebi que o que se costuma fazer é usar um adaptator ou fazer um "enchimento" num seatpost de 23,4mm.

Alguém com experiência neste tipo de adaptação?
 
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