• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Encontro Nacional / Encerramento do Ano – FPCUB em Sesimbra (Foto Report)

Figueiredo

Active Member
Km: 57,05
Tempo: 2h43m57s
Média: 20,8

sesimbra.jpg



Mais fotos aqui: http://ciclofigueiredo.blogspot.com/2010/11/encontro-nacional-encerramento-do-ano.html
 

angel@

Member
Este passeio foi bastante calmo e eu que nem fazia planos de ir, não fiquei nada arrependida. Como principiante nestes eventos de cicloturismo, o balanço tem sido bastante positivo e agora é continuar a treinar.
Depois da chegada ao Cabo Espichel (o vento soprava forte, mas não tanto que me derrubasse da bicicleta), no regresso eu e mais um colega da minha equipa optamos por outro caminho: fomos pela estrada da Lagoa que a certa altura era sempre a subir, a subir (já rogava pragas), mas o que não mata fortalece e assim chegando à rotunda do Marco do Grilo já tinha 55kms em 2h30.
Foi esta a minha 1ª experiência a pedalar até ao Cabo Espichel por estrada e correu bem.
Um abraço a todos os que me acompanharam e obrigada pelo bom ambiente de convívio e boa disposição
 

Figueiredo

Active Member
Mais de quatro centenas pedalam na festa do cicloturismo na Quinta do Conde

Texto e fotos: José Morais

Domingo, 21 de Novembro, o penúltimo passeio de cicloturismo do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) foi para a estrada, a Serra da Arrábida esteve como pano de fundo, mais de quatro centenas de participantes alinharam à partida, num percurso que teve uma extensão de 56 quilómetros mais 700 metros.
A Quinta do Conde, Sesimbra, foi o ponto de encontro deste evento, o XXI Encontro Nacional de Cicloturismo, concentrou junto à Junta de Freguesia da Quinta do Conde pelas 8,30, uma hora depois era dada a partida, com um circuito inicial pela freguesia, seguiu depois a caravana por Marco do Grilo, Santana, Cabo Espichel, Aldeia do Meco, Lagoa de Albufeira, Marco do Grilo, e a Quinta do Conde, onde cerca das 12,30 chegou toda a caravana ao mesmo local da partida.
Passeio de tradições este Encontro Nacional de Cicloturismo, onde quase em final de época, participantes e equipas um pouco oriundas de vários locais, se junta e fazem, como uma festa da modalidade em, final de época, onde muitos fazem questão de estarem sempre presentes, e ainda poucos, mas alguns, se encontram aqui desde a primeira edição.
E qual o significado deste evento ao longo destes anos, tentamos saber pelas palavras de José Manuel Caetano, presidente da FPCUB, ao qual nos dizia no final do mesmo; “ Este passeio tem tradição, é um dos primeiros passeios que a Federação começou a organizar anualmente, e já lá vão 21 anos. Os tempos são de crise, as pessoas vão envelhecendo, as condições climatéricas têm estado instáveis, é certo de que em tempos este evento chegou a juntar mais de mil cicloturistas, mas, com tudo o que referi atrás, este número é bastante positivo, mais de 400 pessoas estiveram aqui hoje, e estou certo de que a semana tivesse tido umas condições climatéricas melhores para a prática da bicicleta, muitas mais aqui estariam.
A Federação fez o seu melhor, promoveu a bicicleta, que são os objectivos principais, para isso é que nós temos lutado ao longos destes anos, a implantação ao uso diário da mesma é o nosso objectivo, como as condições e segurança para pedalar, não só nos eventos, mas na utilização diária, casa/trabalho/casa, casa/escola/casa, a deslocação para pequenos trajectos, a actividade física, e fazermos um pouco o se faz noutros países onde a bicicleta tem outro impacto, mesmo a chover, porque não pedalar, por isso hoje aqui está a prova, todos estes participantes, que apesar de frio e chuva, fizeram questão de marcar a sua presença, ficamos gratos, e em 2011, cá os esperamos a todos”.

O Comentário final:
Num passeio organizado pela FPCUB, o qual contou com os apoios da Junta de Freguesia e do Núcleo de Cicloturismo da Quita do Conde, de dificuldade baixa/média, ao longo dos 56 quilómetros o convívio foi sem dúvida salutar. Dificuldades, a chegada ao Cabo Espichel, onde o vento forte se fazia sentir e o frio estava presente, o qual foi sentido em força por todos, na paragem para abastecimento neste maravilhoso local, depois o regresso, com a chuva a aparecer pouco quilómetros depois da saída do Cabo Espichel, e depois da passagem da Aldeia do Meco, onde mais uma vez a chuva forte esteve presente.
Bonitos locais, paisagens magníficas, bons momentos de bicicleta, proporcionou este Encontro Nacional de Cicloturismo, passeio de grandes tradições, de relembrar os bons momentos e os menos bons momentos, passados ao longo de mais uma época de milhares de quilómetros percorridos por esse Portugal fora, e que agora estão quase a chegar ao final.
E mesmo no final estamos nós com mais esta reportagem, não podendo deixar de referenciar o excelente trabalho feito pela Brigada de Trânsito da GNR, a qual deu apoio e segurança a este longo pelotão, à organização, os parabéns pelo excelente passeio, da nossa parte, ficam os votos de votar em 2011 para mais um encontro, por agora, ficam os votos e desejos de bons passeios, boas pedaladas, nós voltaremos com o último passeio de 2010 no próximo dia 12 de Dezembro em Lisboa “Passeio Solidário de Natal”, seja solidário, venha participar, faço o seu donativo com géneros alimentícios que reverterão a instituições de solidariedade para serem distribuídos nesta época especial que é o Natal, a pessoas de mesmos recursos, em especial numa altura critica que o país atravessa, marque já na sua agenda, DIA 12 DE DEZEMBRO, TERREIRO DO PAÇO, 8,30 HORAS, nós vamos lá estar.

Fonte: Eventos Cicloturisticos (FPCUB) *

Mais fotos aqui na galeria da FPCUB: http://picasaweb.google.com/fpcubicicleta/EncontroNacionalCIcloturismo2010#
 

Figueiredo

Active Member
eu não vos tinha avisado que previam chuviscos.

Felizmente não passou de uns chuviscos, nem chegou a passar o corta vento (se reparares nas fotos nem vês a estrada molhada...), mas cheguei a estar preocupado quase no final começou a chover perto da Lagoa de Albufeira e o céu estava tão escuro que pensei seriamente que se ía abater um diluvio sobre nós mas não passou de uma nuvem que seguiu noutra direcção...
 
Last edited:

DELTA

New Member
A bike que se vê acima, range por todo lado, mas anda ! sou testemunha disso.
Depois do abastecimento, andou algum tempo na frente do pelotão!
Quem sabe se não será uma boa máquina para subir à serra da estrela?
 

Figueiredo

Active Member
Amigo DELTA,

Por acaso estive uns minutos á conversa com o dono que me tentou convencer que o acto de pedalar não é adequado ao ser humano, e com aquela alteração um pouco arcaica as pernas apenas se movimentam para cima e para baixo segundo ele aproveitando melhor a pedalada e aumentando o rendimento, ou eu percebi mal ou disse-me que conseguia fazer médias de 37Km/Hora com aquilo e que se a engenhoca fosse montada numa bicicleta de carbono conseguia acompanhar a Volta a Portugal, enfim mais um artista Português... mas fiquei curioso de saber a opinião de um Eng.º da especialidade para saber até que ponto seria verdade ou não!!!
 

zorro61

New Member
por acasso tambem estive nesse passeio e por mim essa engenhoca não devia ser permitida cada vez que o via fugia só pensava se ele viesse para cima de mim como eu iria ficar todo enrolado no meio daqueles ferros todos mas estamos num pais em que tudo é primitido valha-me DEUS .................
 

tunes

New Member
Boas amigos
Epa uma coisa que me chamou logo à atençao nas fotos foi a seguinte: alguns cicloturistas apareceram no passeio e o capacete deles foi a outro!!!!:):):):):)
Nao pode ser!!! Amigo figueiredo tem de meter essa malta na linha!!!:)
Grande abraço
 

Figueiredo

Active Member
Por acaso até nem é nada hábito mas o colega que tirou as fotos nesse dia esqueceu-se do capacete em casa... felizmente cada vez são mais raros os casos de pessoal sem capacete está-se tudo a conscencializar do perigo que podem correr ao sofrer uma queda:(
 
Top