• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

EN 2 (Chaves - Faro)

albertosemcontador

Well-Known Member
este quadro...
Recordo-me quando descobri este negócio e fui mostrando fotos do quadro a amigos. Quase ninguém gostou daquilo que eu mostrei mas na minha cabeça eu já estava a montar a bike :)
A minha ideia era, segundo aquilo que eu sabia do peso dos componentes que eu ia lá montar, ter uma estradeira em aço com componentes recentes abaixo dos 7,5kg. Acabou por ficar mais leve do que eu imaginava.
Para ser verdadeiro só comecei realmente a perceber o valor (qualidade e história) deste quadro já depois de o ter comigo.
Tive a gigantesca sorte de ter o mesmo tamanho (parace mesmo que foi feito à minha medida. É um quadro custom) do ciclista que o usou. Na altura ele usava forqueta de 1' em aço e eu já só a experimentei com forqueta de carbono (primeiro uma de que não sei a marca e depois uma Easton EC90).

Percebo perfeitamente aquilo que dizes. A bike não é minha... eu tomo é conta dela ;)
Cheguei a trocar uns emails com a Scapin e foram mesmo eles que me deram a entender de que se tratava de um quadro valioso e para eu o guardar bem. Adoraram as fotos que lhes mandei e chegaram até a perguntar-me como é que a bicicleta se comportava nesta mistura de "old & new".

Nota-se bem que este quadro foi pensado para ser uma bike rolante, com centro de gravidade baixo (ao ponto dos bidons estarem mais baixos do que o normal. Quando cheios isso ainda baixa mais o centro de gravidade) e também boa para subidas em ritmo mais constante.
Nunca me deixou ficar mal. Já eu a ela... :)

O modelo parece ser uma Scapin Acciaio, as forquetas eram em aco pintadas de azul e normalmente o grupo era um Dura ace, no entanto prefiro ve-la assim, principalmente gosto do corte no seat tube na diagonal e de mestre, esta bem feito e sei que foi da tua autoria, pois o "estado" na altura era simplesmente um tubo ligeiramente mais comprido, topo paralelo ao chao e com um sistema de aperto tradicional ou seja com um collar de anel, estilo Caads.

Pela informacao que das e pelas imagens da tua estatura e conhecendo o atleta pode muito bem ter sido do Stefano Cattai....;)

Quanto ao que falas de sorte, sorte da muito trabalho e se estas a sentar bonito ai, nao foi so sorte no quadro, nota-se muito bem o teu conservadorismo no que diz respeito a altura do selim\seatpost, esta a uma altura correcta, ou seja, sem entrar em exageros, porque qualquer um consegue pedalar com o selim nas "alturas", no entanto ter o conhecimento de que, o selim demasiado alto pode sem duvida prejudicar a performance e conforto do atleta, ja e outra historia, por isso se tens bom rendimento nela tambem e gracas aos ajustes que fizeste, ou seja, conhecimento, planeamento e paciencia... Parabens...

No que diz respeito a potencialidade da bike, sem duvida que e um quadro para Allezzzzzz, ai nao e para passear, tambem da, mas esse tipo de quadro com um seatstay e com um rear triangle dessa espessura e nessa geometria, ou seja fininho e com esse quase "triangulo perfeito atras" quer e zarpar, ai a dissipacao da potencia da transmissao para a roda de tras e quase nula, toda a forca no pedal vai directamente para a roda...

Esses quadros dessa geometria, sao do mais all rounder possivel, excelentes a escalar e mesmo em descida e plano muito rapidos, nao e por acaso que nesse tempo tambem se via esse mesmo quadro a fazer time trial...

O unico senao nesse tipo de geometria puro racing e mesmo a descer e a curvar, ai sim, corta as curvas como de uma faca se trata-se, mas nesse caso, a "expressao kit de unhas" conta mesmo muito...

Obrigado pela partilha e com todo o gosto que estou a apreciar esta bicicleta, acredito que sejas o dono certo para ela, mereces...Parabens!
 

noca

New Member
:) cada vez mais reparo que sabes muito bem do que falas albertosemcontador

Este pormenor delicioso não se deve a mim mas sim ao mestre que construiu o quadro. Tenho encontrado iguais exemplos na nova tubagem "columbus XCR" (que custa aquilo que custa).


images hosting


image hosting without registration


image url upload

Este quadro tem vários pormenores que o denunciam como sendo um "custom made" e não como algo feito em série.
Já estive junto a uma Scapin com "columbus Nemo" e facilmente consegui reparar que não se tratava da mesma tubagem. Este quadro, para além de ter a indicação rara de "columbus NEMO "custom"", tem um cantar de tubagem bem diferente. Tenho, por exemplo, um quadro aqui em casa que é em columbus NEMO (isto dá para fazer uma bike BRUTALÍSSIMA) que tem um peso de 1320 gramas mas a secção dos tubos é sempre redonda e provavelmente de dupla espessura. O meu Scapin é "triple curve tubing" e com o toptube e downtube com secção ovalizada. Outro pormenor delicioso e, em parte, denunciador do factor "custom made" é o facto do seatube ter um angulo diferente do que teria a geometria pura deste quadro. O tubo não está soldado segundo um eixo entre o centro do BB e o centro do espigão de selim. A parte inferior do seatube está soldada ligeiramente à frente do centro do BB. Isso acaba por deitar o seatube mais um pouco embora o angulo real seja mais vertical. A posição dos suportes de bidom são também super curiosas. Nunca vi uma bicicleta com os suportes soldados tão abaixo. Quando montados os dois e com os respectivos bidons o centro de gravidade da bike fica bem mais baixo e acreditem que isso nota-se bem no rolar da bike. Só reparei nisso quando comecei a sentir que tinha que me baixar mais do que o normal para ir ao bidom. Daquilo que tenho lido este pormenor era pedido por vários ciclistas.

quanto ao Stefano Cattai... não confirmo nem desminto :p eh eh!

Sinto-me muito mais seguro a descer e curvar num quadro que vá para onde o mando. É claro que é preciso kit de unhas e alguma noção de trajectórias mas as unhas tento andar sempre com elas cortadas e as motas (sim, já fui bem doido por motas) deram-me uma boa escola de trajectórias.
 

noca

New Member
Gd aventura. Só de pensar que os randonneurs fazem essas distâncias non- Stop.......

durante a 3ª etapa recordo-me de ultrapassar um que devia andar a fazer uma jornada bem grande.
Notava-se que já vinha com mais de 10h de caminho e para tal teve que arrancar ainda muito de noite. São experiências bem diferentes, andamentos diferentes mas sorrisos idênticos :)
 
Top