• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Diário de Treino] A Carolina aprende a andar de bicicleta

Carolina

Well-Known Member
Uma dia, (quase) 100 milhas :p

Como sabem estava a fazer o plano de treino New Century e achei por bem que devia terminar em grande com um Century, ou seja, 100 milhas (161 kms). Durante o fim de semana foi o Festival Bike em Santarém, portanto tive de ir lá espreitar e nada melhor do que ir de bicicleta.

O plano era dividir 161 kms em duas partes. De manhã fazia o passeio Lx-Santarém organizado pela FPCUB e depois de ver a feira e almoçar voltava para casa. Nem o meu pai, nem o meu irmão queriam fazer ida e volta (que meninos pá!), portanto combinámos que ia para Santarém com o meu irmão e voltava com o meu pai.

Parte I: 9º Mega Passeio Lisboa-Santarém (Festival Bike)

O passeio começou em Sacavém, pouco depois das 9h da manhã. O ritmo inicial era um pouco mais alto do que estava à espera, especialmente tendo em conta que havia pessoas de todos os níveis. Durante a primeira metade do percurso fui entre o grupo principal e os últimos. Deixei-me ir ali no meio porque havia menos confusão e se quisesse uma roda para seguir também não faltava por onde escolher.

Devo admitir que as minhas pernas não iam muito famosas e fiquei com algum receio de não conseguir cumprir aquilo a que me tinha proposto. Sempre que o terreno inclinava parecia que ia ter cãibras, mas felizmente nunca apareceram. Foi um bocado estranho, não percebo o que se passou. Sei que não foi um problema de alimentação, porque estava sempre atenta ao relógio do gps para garantir que comia a cada 30-40 minutos.

Mais ou menos a meio do percurso o carro que marcava o ritmo diminuiu bastante a velocidade e rapidamente me juntei ao grupo principal. Depois fomos ali a pastelar durante uma série de tempo, foi um bocado chato. Mais ou menos por esta altura o lgass avistou-me e ainda deu para trocar 2 dedos de conversa.

Algures depois do Cartaxo paramos num café para comer qualquer coisa (compal+pampilho) e perdemos o pelotão. Quando voltamos à estrada fizemos um mini contra-relógio, mas nem demoramos muito a apanhar o carro-vassoura. Continuamos num ritmo mais elevado e ainda deu para apanhar um pequeno grupo de 4 ou 5 ciclistas pouco antes da chegada ao CNEMA.

Havia uma moto que andava a tirar fotos e tal, ainda não há nada no site da FPCUB, portanto não tenho nada para meter aqui.

Volta: https://www.strava.com/activities/746863440

Festival Bike

Quando entrei fui ver a sala do lado direito e levei logo com o stand da Pinarello na cara. Ainda por cima tinham uma GAN de senhora logo ali à frente. Fiquei-me a babar para cima da bike durante uns minutos (só não fiquei mais porque o meu irmão começou a chatear XD).

No stand da Specialized tinham lá a bike cor-de-rosa do Nibali, também fiquei a olhar para ela uma data de tempo. Ao lado tinham a do Sagan. O detalhe da pintura perde-se nas fotos, infelizmente. Na volta que pus acima têm lá as fotos das bikes.

Dei mais umas voltas por lá, no stand da BMC tinha esperança de ver a bicicleta dourada do Avermaet, mas não a tinham lá :(

De resto, estive a cuscar os sapatos da sidi e da mavic. Ainda tentei ver se encontrava fizik, mas pareceu-me que não estavam no festival. A mavic também tinha lá roupa em exposição, mas tirando 2 casacos, roupa de senhora nem vê-la :mad:

No stand da ElaPedala foi onde perdi mais tempo. (https://www.facebook.com/elapedalacycleco/) A roupa é feita pela Cofides e pareceu-me boa para o preço. A dona da marca estava lá e estivemos a conversar um bocado. Disse logo que também vivia em Lx e se fosse preciso arranjava-me os tamanhos todos para experimentar. Também quis saber o que eu achava dos padrões, cores, etc. Estavam lá mais 2 raparigas e estivemos ali a trocar ideias, foi engraçado.

Entretanto os meus pais chegaram, aproveitei para reabastecer os bidons, barras, géis, bananas. Comi uma bifana no pão (e todas as amostras no stand da goldnutrition XD) e estávamos prontos para seguir caminho.
 

Carolina

Well-Known Member
Parte II: Santarém - Lx, O outro lado do Tejo

Para a volta quis fazer o percurso pela margem sul, por serem estradas ainda desconhecidas para mim. A saída de Santarém foi tremida :p O caminho mais directo para a ponte que dá para Almeirim estava cortado, de maneira que tivemos de ir à volta e ainda apanhámos um bom pedaço de pavê.

Lá passámos a ponte e, infelizmente, rapidamente deu para perceber que andar a par ia ser impossível. Sempre muitos carros a passar e o pessoal estava todo muito mal disposto, provavelmente por o fim de semana estar a terminar. Era ouvi-los a apitar sempre que passavam. Optámos por seguir em fila e fomos alternando. Eu acabei por ir mais tempo à frente, mas é normal porque o meu pai anda com muito pouca frequência e a última vez que tinha feito mais do que 80 kms já tinha sido à mais de ano e meio.

As minhas pernas continuavam a não querer colaborar. Durante os primeiros ~40 kms se tentasse passar dos ~26 km/h começavam-se logo a queixar. O meu pai até queria aumentar o ritmo mas tive de lhe dizer que não dava. Em Samora Correia parámos num café e comemos qualquer coisa (compal+pastel de nata+banana). A partir daqui parece que as pernas ganharam vida nova. Os últimos 50 kms foram os que correram melhor (e aqui estou a contar com a parte da manhã), consegui aumentar para 30 km/h sem stresses. Sinceramente isto para mim ainda é um mistério. No Festival Bike estive o tempo todo em pé, só me sentei durante 2 ou 3 minutos. A alimentação foi sempre direitinha, tive imenso cuidado. No café estivemos sentados uns 10 minutos, será que foi disso? :confused:

Depois de Samora Correia chegámos à recta do Cabo (uma recta enorme que vai dar à ponte para Vila Franca). Aqui a berma era muito larga, tão larga que pude ir a par com o meu pai e ainda havia uma boa distância de segurança para os carros. Por esta altura passaram 2 ciclistas por nós que também vinham do Festival. Não iam muito mais rápido, mas também não tentámos ir na roda. O esforço extra não valia a pena. Ainda caíram uns pingos, mas nada que fosse incómodo e antes de chegar à ponte já tinham parado.

Peço desculpa pela falta de fotos :p Verdade seja dita que também não ia ter muitas fotos para tirar, só houve 2 ou 3 sítios onde ponderei parar para tirar foto, mas com a cena das pernas e íamos a um ritmo tão certinho, não quis interromper.

A partir de Vila Franca foi uma seca do caraças. Trânsito, semáforos, mais trânsito, mais semáforos. Lá se foi a média… Foi um pára-arranca constante, mas sem chatices. Chegando a Sacavém olhei para a distância e como pensava que de manhã tinha feito 68 kms, supus que bastava chegar ao outro lado do Parque das Nações para ficar com as 100 milhas completas. Lá telefonei ao meu irmão (cof cof taxi cof cof) para nos vir apanhar à marina. Infelizmente só quando lá cheguei e fui ver a distância das duas voltas é que reparei que afinal só tinha 65 kms e picos da parte da manhã. Ficaram 3 kms por fazer, mas paciência.

Volta: https://www.strava.com/activities/746864753

O rescaldo e o que se segue

Apesar de ter sido a maior distância que fiz no mesmo dia, nem foi dos dias em que fiquei mais cansada. Aliás, hoje deu para ir ao ginásio e não precisei de baixar as cargas, até consegui aumentar na maioria dos exercícios. Como é óbvio não fui treinar pernas, mas é um bom sinal de como o corpo não se ressentiu.

Dou o New Century como terminado :D

A última vez que fiz marginal+Malveira da Serra foi antes de iniciar o plano de treino e gostava de fazer o percurso no próximo fim de semana para poder comparar tempos. Só me resta esperar que não chova.

Nos próximos tempos vou me dedicar a fazer circuitos em Monsanto durante a semana e ao fim de semana dou umas voltas maiores. Há mais 2 Audaces até ao final do ano. Um deles começa no Feijó, em principio devo fazer, o outro ainda não tem lá a localização.

Entretanto também andei a planear um percurso e é capaz de haver um MiniPIF - Monsantofondo… :rolleyes:
 

Carolina

Well-Known Member
Treino: 5x2 km

mais umas voltas ao circuito :)

já começo a ganhar mais à vontade nas descidas, mas depois quando terminam e tenho de dar a curva é um valha-me deus lol. então a última, que é apertada e depois começa logo a subida, é um sarilho. um dos problemas que tenho aqui é que venho com uma mudança mais pesada, tenho de travar bastante para conseguir dar a curva e depois quando quero voltar a acelerar tenho dificuldade por causa da mudança onde estava. será que faz sentido colocar uma mudança mais leve antes ou meio da descida? é uma descida onde não pedalo.

Volta: https://www.strava.com/activities/749698934

------------------------------------------------------------------------------

para a semana arranjo um nome para este novo treino. entretanto também pensei uma maneira engraçada de avaliar a minha evolução, até porque aqui não é só o tempo que interessa. a forma como abordo o circuito não dá para avaliar pelo strava... :rolleyes: mas depois explico (se contar tudo agora depois perde a piada XD)
 

Bernalve

Well-Known Member
O ideal será neste caso pôr uma mudança mais leve ainda durante a descida. À pro será fazer a curva a "rasgar", depois levantar o cu do selim e fazer quase um sprint no início da subida e depois reduzir a mudança de acordo com as sensações.
 

Carolina

Well-Known Member
bom, fazer a curva a rasgar nem pensar. ainda não tenho kit de unhas para isso :p o mais provável seria acabar no chão. de qualquer maneira posso testar das duas maneiras e ver qual gosto mais.

o circuito tem 2 descidas. na primeira não tenho muitos problemas porque a seguir é plano. na segunda, como sobe logo a seguir, é que tenho mais problemas com os andamentos.

vou experimentar esses dois métodos para cada descida, a ver com qual é que me dou melhor.

obrigado :)
 

Bruso

Well-Known Member
Se não pedalas na descida porque vais numa mudança pesada? Mete já numa que te sintas capaz de acelerar à saída da curva.

Mesmo que tinhas de pedalar a descer e se a curva exigir bastante travagem, reduz mesmo antes de começares a travar, ou se conseguires, ao mesmo tempo. Tudo depende da inclinação da saída da curva.
 

Carolina

Well-Known Member
venho numa mais pesada porque antes de iniciar a descida é plano. para a semana vou testar, depois digo como correu :)
 

Carolina

Well-Known Member
Um belo passeio até à Malve... Monsanto :mad:

Hoje acordei mais tarde, saí de casa toda contente, já tinha tantas saudades de fazer a marginal e subir até à Malveira da Serra. Já se passaram meses desde que lá fui da última vez. Até estava a ponderar subir até à Peninha se me estivesse a sentir bem.

Vou muito bem a descer em direcção a Algés e passa um grupo de 5 ou 6 ciclistas com bikes de estrada no sentido oposto. Achei muito estranho. Normalmente só a malta do BTT é que vai para Monsanto ao fim de semana. Pensei logo para mim "queres ver que hoje há alguma corrida?!"...

Chego a Algés e está lá a policia, acesso à marginal cortado. Não dava para ir nem para Cascais, nem para o Cais do Sodré. Fiquei surpreendida. Começo a olhar para a zona do cruzamento a ver o que se passava e não é que estava um carro enfiado na lateral de um taxi?! fdx... eu nem quero imaginar a velocidade a que o gajo ia. Bom, a policia não estava a deixar passar, mesmo estando de bicicleta, portanto lá tive de me contentar em ir para Monsanto.

Aproveitei para fazer umas subidas que nunca tinha feito. As minhas pernas até estavam bem, mas não estava a conseguir controlar a respiração. Não levei o HRM, porque nunca olho para a pulsação em voltas descontraídas (e porque tive preguiça de pôr a fita :p), mas não teria sido má ideia.

Umas fotos para animar a malta:

KhZnZg8Y-Rog6xdQokXJLCJg9WXVjZcP3zgi4dXxZR4-2048x381.jpg


KCmNxgnu8acH1mwv12iZqmojrFphv0Av7F8yKaanLEA-2048x1536.jpg


Volta: https://www.strava.com/activities/753281672
 

Carolina

Well-Known Member
pois, acabei de ver a noticia na tv. ainda foi um ciclista que é bombeiro que ajudou as pessoas do outro carro.
 

Carolina

Well-Known Member
bom, esta semana não está a correr como esperava :p ainda não consegui ir andar de bike, provavelmente só na 6f.

os sapatos e pedais chegam amanhã, portanto ainda nem sei se vou fazer alguma coisa especifica esta semana. tenho de afinar os cleats, pode demorar uns dias a acertar.

para não deixar o tópico ao abandono:

Update nutricional:

baixei 100 kcal, porque o treino no ginásio já não é tão exigente (treinar força e movimentos olímpicos mata-me).

2000 kcal: 225-245g C, 50-56g F, 130-150g P, ~28g fibra

Plano até Janeiro:

Até Janeiro os meus treinos vão ser dedicados a fazer circuitos. De cada vez que for a Monsanto vou tentar fazer aquele circuito de 2 kms pelo menos 5 vezes. Os fins de semana ficam reservados para voltas maiores, de maneira a não perder aquilo que consegui ganhar com o treino do Carmichael. Vai ser um período para melhorar em termos técnicos. Quem leu o meu relato da Corrida do Jumbo certamente se recorda de eu referir falhas neste aspecto, especialmente a abordagem às curvas.

Para não tornar isto monótono tive uma ideia, mas gostava de obter o vosso feedback. Apesar de no strava poder comparar o tempo que demoro a dar o circuito e o tempo em cada segmento, pensei que talvez fosse engraçado levar a câmara de filmar e gravar-me a dar as voltas. A ideia era gravar 2 das 5 voltas para poder ter algum feedback sobre a forma como estou a fazer o circuito. Mais tarde, umas 4 semanas depois +/-, voltava a gravar e fazia-se uma comparação. O que acham? :confused:

Alongamentos?!

Sempre que treino pernas no ginásio faço uns 15-20 minutos de alongamentos só para as pernas, já tenho uma espécie de rotina. Se quiserem posso partilhar com vocês. O mesmo para o foam rolling. Sim, não? Digam de vossa justiça :p
 

Ganfas

Well-Known Member
Essa dica dos alongamentos era porreira Carolina. É algo em que facilito imenso tanto na corrida como no ciclismo.

Bons Treinos
 

Carolina

Well-Known Member
é a primeira que compro sapatos que têm um manual lololol

os pedais têm de levar uma massa ou gordura na rosca, certo? não sei o nome técnico :p
 

alemos

Member
é a primeira que compro sapatos que têm um manual lololol

os pedais têm de levar uma massa ou gordura na rosca, certo? não sei o nome técnico :p

tudo o que é aperto deve levar essa massa para que a corrosão depois não te dificulte o trabalho a desapertar. Eu nos sapatos, e tendo em conta que vais ter que andar a trocar de cleats com alguma frequência, se não tivesse à mão, não me chateava muito...
 

Carolina

Well-Known Member
5x2 km para variar :p

amanhã devo ir até à Peninha, portanto aproveitei para fazer o circuito já que durante a semana não consegui ir.

acho que abordei melhor o circuito, especialmente as curvas. não correram tão mal como das outras vezes lol. entrei nas descidas com uma mudança um pouco mais leve e depois da curva metia-me em pé para voltar a ganhar velocidade. tenho receio de me inclinar nas curvas, o que faz com que tenha de travar demasiado, mas é daquelas coisas que só vai lá com o tempo.

uma das coisas que fiz de diferente hoje foi as zonas onde pedalei em pé. começo a fazê-lo de forma mais natural, em vez de ser só ao inicio das subidas. e não tive de pensar muito no assunto, que era uma coisa que fazia e de vez em quando ainda tenho habito de fazer. quando me estou a aproximar de uma subida penso logo até onde é que vou pedalar em pé. não sei se vocês também fazem isto lol :p quando passei para a bike de estrada pedalava sempre sentada, tive que me obrigar a pedalar em pé, portanto ganhei esta tendência para pensar em pedalar em pé e só depois é que o faço.

começo a perceber o que o alberto quis dizer no seu post sobre fazer circuitos :D

as últimas 2 voltas podiam ter corrido melhor, mas apanhei grupos grandes a correr ou a andar de bicicleta e tive de abrandar porque as estradas não são muito largas.

apesar de achar que abordei melhor o circuito não consegui bater o meu melhor tempo :( mas para a semana não escapa.

Volta: https://www.strava.com/activities/759060389

quando estava a regressar a casa notei um barulho estranho na bicicleta. já o tinha ouvido a semana passada e pensei que fosse de ter a roda demasiado apertada. não sentia nada de diferente a manobrar a bicicleta, nem notei folgas na caixa de direcção. na altura tirei e voltei a meter a roda, mas não apertei tanto. hoje quando peguei na bike não ouvi nada e pensei que tinha ficado resolvido, mas lá voltou o barulho no final. acabei por passar no mecânico porque não ia arriscar ir com este barulho para Sintra. afinal era a válvula da camara de ar que com a trepidação batia na jante lol. foi só pôr fita adesiva à volta e ficou resolvido.

o mecânico também me confirmou aquilo que eu já desconfiava. tenho as manetes mal montadas... depois de ler a explicação do alberto sobre como montar as manetes fui ver como estava o meu guiador e realmente usando uma régua não estava como o alberto sugeriu. hoje aproveitei e mandei a dica ao mecânico "ah e tal, acho que o guiador não está bem". ele lá esteve a ver e depois deu-me exactamente a mesma explicação que o alberto deu ao daniel_mb1.

enfim... na biclas do rio (algés) montaram-me mal o guiador/manetes e depois ainda fiz bikefit no CAPFT e o gajo não referiu nada do guiador/manetes... :mad:

infelizmente ele hoje já não me conseguia meter bem aquilo, mas para a semana deixo lá a bicicleta, até porque precisa de uma revisão como deve ser e aproveito e peço para meter os pedais de estrada, que eu não tenho a massa para meter nas roscas.
 
Top