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"Diário de Bordo" da minha 1ª bicicleta estrada

João Costa

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Antes de mais, quero pedir desculpa á moderação se este tópico não se encontrar no sítio certo e caso exista, não me importo que o mudem.
Posto isto, como venho do mundo dos automóveis e kart's, onde toda a gente, cria um diário de bordo sobre a sua viatura onde documenta tudo o que faz com o seu carro ou kart, decidi criar algo do género, mas para a minha 1ª bicicleta de estrada.

Assim, posso ter a informação junta e organizada pelo menos cronologicamente:D

Quanto á dita, bem, não é uma bicicleta completa ainda, comprei hoje, um quadro Giant OCR de 2008, tamanho 56(depois de muitas medidas e através do site http://www.competitivecyclist.com, que desde já digo pareceu-me o mais correto de todos os que vi), e com isto ter um quadro que já se aproxima imenso do que necessito.
Agora só precisa de uns pequenos toques para ficar mesmo á "medida".

Com o quadro também veio:

Forquilha original, visto que é uma OCR3, a gama de entrada, é aço, para já vou deixar ficar até porque o meu intuito não a bicicleta ser um peso pluma mas sim ser extremamente fiável, se é que se pode aplicar o termo e confortável.
O peso para mim, nesta situação vem em 2º lugar.

Também traz: guiador original e avanço original, caixa de direção, carreto frontal original e tubo de assento original.

Com isto, espero ter uma bicicleta relativamente barata, introdutória a este tipo de bicicletas e que me faça gostar tanto disto quanto eu idealizo.

Fotos de momento não tenho, mas tenho desde já uma dúvida que espero conseguir resolver:

Que tipo de equipamento aconselham a montar? como disse antes não procuro nada de extravagante, mas sim, material que não me dê chatices de maior, que tenha uma boa para não dizer excelente relação qualidade/durabilidade.
 

João Costa

New Member
Par de rodas Mavic CXP 22 novas,"completas", pois não trazem pneus nem jogo de relações traseiras, é coisa para valer quanto?

Que acham deste modelo de rodas? algum feedback?
 

20fps

Member
Mavic CXP 22 são só os aros. Podes sempre fazer a montagem ou comprar uma já feita, como aqui por exemplo.

Tudo depende do dinheiro/objetivo. Talvez umas rodas de fábrica, gama de entrada te fique mais em conta.
 

João Costa

New Member
Pois nas rodas terei de perder mais um tempo a investigar quais serão umas boas rodas como "versão de entrada", resistentes e relativamente acessíveis.

Quanto ao grupo de transmissão, estou enganado ou o shimano 105 ou sora, é o equipamento de média gama?

O quadro que tenho já vem com desviador frontal 105, não sei é se é para 2 ou 3 velocidades, existe alguma maneira de saber? código ou coisa parecida?
 

João Costa

New Member
Ora muito bem, já tenho algumas novidades


Arranjei um conjunto shimano 105, 10 velocidades 50/34(não será um pouco curto), só faltam as pinças de travão, tudo em muito bom estado e está claro tem de levar cabos novos.
Alguma recomendação nos cabos?

Um amigo meu arranjou-me umas rodas vuelta em ótimo estado(acreditando nele pois tem alguma experiência destas andanças e porque foram compradas por ele em inglaterra)
imagem exemplificativa:
6640709241_0abdd2ae06.jpg


O único senão, é que trazem o cubo livre para cassete campagnolo e preciso para uma cassete shimano, onde arranjo isso?

O problema de fazer uma bicicleta ás peças e com peças usadas dá nisto, o que se poupa não é assim tanto quanto se pensa.
A única diferença é que se pode fazer uma avaliação do material e montar tudo limpo e lubrificado.

O que falta e gostaria de ter alguma ideia é:

-fita de guiador(alguma coisa em especial?)
-pedais, quais aconselham para um principiante nestas lides?
-pneus, não importa o preço, logo que sejam bons
-selim, existem alguma marca/modelo com bons modelos? tenho visto muita coisa da selle italia, mas não faço ideia o que seja um bom selim e um menos bom.

De momento não tenho pois estou a organizar o albúm e será tudo "catalogado" e pesado antes de montar para se criar uma "base de dados" para a minha fininha

Muito obrigado a todos pelos vossos comentários
 

João Costa

New Member
Ora muito bem, visto que não deixava aqui novidades á imenso tempo, aqui ficam as "últimas":

Como estudo na FEUP, os exames meteram-se pelo meio e só á pouco tempo é que tive disponibilidade para montar a "burrinha".....

Quanto ás coisas que me faltavam em relação ao último tópico, optei pelas seguintes:

- Rodas: acabei por seguir o conselho do Armando e mais alguns e comprar um conjunto Mavic Aksium, em muito bom estado por sinal. Foram lavadas, afinadas e lubrificadas.

-Fita do guiador: escolhi mais uma vez á custa aqui do fórum, Fizik MicroTex preta, toque suave.
Na fita, ainda preciso demais algumas voltas, mas fico sempre com a impressão que preciso de mais "espessura" no guiador, aconselham enrolar outra fita igual por cima para dar melhor enchimento?

-Pneus: montei uns usados só para pôr a bike a rolar, por isso não tenho dado muita atenção a isso, tirando olhar para a pressão dos pneus.

-Selim: visto que é uma bicicleta para recomeçar nestas andanças, optei por um selim San Marco Base, bastante confortável. Algo pesadito mas neste momento não estou muito preocupado com isso.

Como tinha a bicicleta toda desmontada, decidi pesar tudo para se um dia mais tarde decidir mudar algo, encontrar mais facilmente aquele componente que me trará mais vantagens.
Assim sendo:

- Quadro Giant OCR 2008, tamanho L com aperto espigão e caixa direcção: 1640 Gr;
- Forqueta em aço: 1150 Gr;
- Movimento Pedaleiro Shimano BB6700: 87,5 Gr;
- Anilhas caixa direcção: 20 Gr;
- Desviador Frontal Shimano 105 5600 com adaptador e parafusos: 98,9 + 10,3 Gr;
- Espigão selim 27,2 x 275mm com guias selim e parafuso guia/espigão: 220 + 102,7 + 16,1 Gr;
- Cranks Shimano 105 5600 FC-R600, 175mm, pratos de 34 e 52 e parafusos: 782 + 26 Gr;
- Desviador Traseiro Shimano 105 5600: 275 Gr;
- Selim San Marco Base: 305,4 Gr;
- Roda Mavic Aksium traseira: 990 Gr;
- Cassete Shimano 105 5700 12-25: 246,5 Gr;
- Chaveta traseira: 25,7 Gr;
- Pneu Maxis Detonator 700x23C: 240 Gr;
- Câmara de Ar: 80 Gr;
- Guiador 465mm: 440 Gr;
- Avanço ITM Millenium 100mm: 160 Gr;
- Manete Shimano 105 5600 Dir: 262 Gr;
- Manete Shimano 105 5600 Esq: 248,3 Gr;
- Corrente Shimano 105 6701: 240,2 Gr;
- Fita guiador Fizik Microtex Logo: 100,8 Gr;
- Chaveta frontal: 23,0 Gr;
- Roda Mavic Aksium frontal: 880 Gr;
- Câmara ar: 100 Gr;
- Pneu Specialized Pro: 240 Gr;
- Pedais Shimano PD-R540: 331 Gr
- Travão frente Shimano 105 5700:
- Travão traseiro Shimano 105 5700:

Os travões e os cabos não foram pesados porque com o entusiasmo montou-se tudo e esqueci-me por completo de pesar:D

Depois de montada e afinada pelo ricardo da AdnBike Ponte de Lima, pesei a bicicleta novamente: 9,83Kg's.
Eu sei que é um valor bastante modesto, mas sinceramente, até pensei que fosse ficar pior.

Certamente já passa dos 10kg's, visto que já montei os sensores de cadência e velocidade assim como o suporte para o relógio no guiador da Polar.

Ainda falta uma grade de bidão para as voltas mais longas.

Agora deixo aqui as 3 fotos melhorzinhas que tirei:

DSC04501.jpg

DSC04502.jpg

DSC04503.jpg


Nestas fotos, ainda não estava montado os acessórios Polar e não estava afinada em termos de ciclistica

Peço desculpa pelo atraso na atualização, mas como se diz cá por cima, mais vale tarde que nunca:p
 
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