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Descer rápido

Bernalve

Well-Known Member
O que é que uma bicicleta precisa para descer rápido só por ela mesma. Quanto mais pesar a bicicleta e o ciclista mais ela desce rápido? Será um quadro leve mais rápido a descer do que um pesado? Aerodinâmica? Rodas? Pneus?

Bem tenho esta dúvida já algum tempo. Sem estar a pedalar e sem contar com a técnica do ciclista, porquê que há bicicletas que descem mais rapidamente que outras?

Se este tópico não estiver bem aqui podiam mudar para o sitio certo sff
 

Plobo

New Member
A força da gravidade é proporcional à massa, ou seja, quanto maior o peso, maior a velocidade. Depois tens o fator aerodinâmica, que é influenciado pela própria bicicleta, pelas rodas e, sobretudo, pela posição do ciclista. Há ainda a questão do atrito (rolamentos, pneu), que pouco influenciam.
 

otreblig

Member
A bicicleta pode ajudar o ciclista a ter mais confiança na descida, mas se ele não tiver a destreza suficiente, não há bicicleta que lhe valha.
 

Bruso

Well-Known Member
Ao nível de material acho as rodas o mais importantes. Nas descidas que encontro aqui na Madeira com muitas curvas vejo que as rodas tem grande influencia na estabilidade da bike na saída das curvas. Fiz uma vez uma descida a full-gas com um amigo: Ele com uma scott em carbono com umas rodas shimano de perfil (não sei o modelo exacto) e eu com as minhas fracas sem perfil e notava uma diferença abismal durante e à saída da curva. Entrava nas curvas encostado à roda dele e à saída ele levava uns 15 metros de distância (isto em curvas apertadas).
Outro componente que faz bastante diferença é claro o quadro. Não tanto em termos aerodinâmicos mas mais ao nível da rigidez. A aerodinamica tem influencia mas não sentes tanto. O que te vai dar confiança para arriscar numa descida é a rigidez da bicicleta.
Mas claro que tudo depende do perfil da descida. Se tiveres uma descida pouco técnica a aerodinâmica tem mais influência do que numa descida muito técnica.

Depois há sempre a maneira mais rápida de descer que é ires com um carro à frente!! Mas isso já não é recomendado pelos médicos da EMIR!!
 

Plobo

New Member
A bicicleta pode ajudar o ciclista a ter mais confiança na descida, mas se ele não tiver a destreza suficiente, não há bicicleta que lhe valha.

Malta, têm toda a razão, mas recordo que a pergunta é "O que é que uma bicicleta precisa para descer rápido só por ela mesma", pelo que pedalar e e destreza ficam de fora. Mas contam, e muito. Já "tomates", penso que só se podem considerar na vertente do peso...
 

Morg

Well-Known Member
Se considerarmos apenas a bicicleta acho que o mais importante é o peso, seguido pela aerodinâmica das rodas e atrito dos rolamentos.
No entanto se metermos o ciclista na equação acho que o mais importante é a aerodinâmica como se pode comprovar quando levantamos o tronco a descer.
 

grouk

Active Member
a coisa mais importante sem sombra de duvida é a postura na bicicleta. desço relativamente rápido e por vezes só pela postura passo pessoal a pedalar
 

Wawando

Well-Known Member
Aerodinâmica, peso e cojones. Os cojones ficam tanto maiores quanto mais experiência e maior a solidez da bicla/rodas, ou seja confiança pq não somos suicidas.

Gosto de descer a abrir e sou pesadote (78kg-79kg). A descer se me baixar (mesmo sem naquela posição no ferro) ganho imensa velocidade por causa do peso, por ir baixinho e por não travar :)

Mas como em relação ao peso n se pode fazer nada e tanto o nosso como o da bicla devem ser o mais baixos possivel por causa das subidas, há o resto:
Essencial
- Agachares-te ao max
- Não travares
- Fazeres as curvas com uma linha sólida, tentanto deixar de travar o mais cedo possível (ou não travando :)
- Rodas que rolem bem
Tb ajuda mas n essencial
- Rodas/bike e o resto do material aero

Melhorando qq item do essencial (principalemnte a posição) é 10x mais importante que o resto a não ser que estejas a andar com pessoal que já tenha o essencial bem optimizado.

Para curvares bem tens que te sentir seguro e para isso é preciso experiência. EU faço uma coisa que aprendi no btt que é apoiar a perna de fora no quadro. E nada de curvas com perna de dentro à motard a não ser que seja para arejar a fruta ;)
 

gonçalo 2

New Member
Aerodinâmica, peso e cojones. Os cojones ficam tanto maiores quanto mais experiência e maior a solidez da bicla/rodas, ou seja confiança pq não somos suicidas.

Gosto de descer a abrir e sou pesadote (78kg-79kg). A descer se me baixar (mesmo sem naquela posição no ferro) ganho imensa velocidade por causa do peso, por ir baixinho e por não travar :)

Mas como em relação ao peso n se pode fazer nada e tanto o nosso como o da bicla devem ser o mais baixos possivel por causa das subidas, há o resto:
Essencial
- Agachares-te ao max
- Não travares
- Fazeres as curvas com uma linha sólida, tentanto deixar de travar o mais cedo possível (ou não travando :)
- Rodas que rolem bem
Tb ajuda mas n essencial
- Rodas/bike e o resto do material aero

Melhorando qq item do essencial (principalemnte a posição) é 10x mais importante que o resto a não ser que estejas a andar com pessoal que já tenha o essencial bem optimizado.

Para curvares bem tens que te sentir seguro e para isso é preciso experiência. EU faço uma coisa que aprendi no btt que é apoiar a perna de fora no quadro. E nada de curvas com perna de dentro à motard a não ser que seja para arejar a fruta ;)
ate sou um gajo que curte de descidas, e ate desco razoavelmente bem, a comparar com os meus colegas mas faço-o sempre com a perna ligeiramente afastada do quadro, nao como os motards mas um pouco
estás a dizer que se deve por a perna de fora encostada ao quadro
referes-te por exemplo, numa curva para esquerda ter a perna direita encostada ao quadro ?
 

Bernalve

Well-Known Member
Obrigado pelo esclarecimento. Quanto à minha bicicleta actual, deve ser mais lenta a descer que maior parte das outras bicicletas, muito por causa das rodas e rolamentos. Vou tentar baixar o corpo ficando numa posição mais aerodinâmica sempre que quiser descer mais rápido já que até não tenho má técnica nas curvas.
 
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