• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Desafio Audace FPCUB "Ericeira XXI - reserva mundial surf" - Ericeira - 02 Out. 2011

Figueiredo

Active Member

PROGRAMA
DESAFIO AUDACE FPCUB
“Ericeira XXI”

02 Outubro DE 2011
Data limite de inscrições: 25 de Setembro 2011
INSCRIÇÕES ABERTAS
Nº DE INSCRITOS - 0
Concentração, partida e chegada: Ericeira, Largo de Santa Marta (Junta da Freguesia da Ericeira)

7h00m – Abertura do secretariado (recolha de cadernetas e entrega da carta de rota)
8h30m – Encerramento do secretariado
7h30m – Briefing antes da partida
8h00m – Inicio de contagem de tempo (partida)
PC1 – Malveira (km 22)
PC2 – Peniche (km 85)
09h27m – Encerramento do PC1
13h40m – Encerramento do PC2
17h27m – Encerramento do controlo de chegada
Notas:
Os autocolantes comprovativos da conclusão do desafio serão entregues à chegada.
No final são atribuídos 142 pontos (142km) a cada participante que termine o percurso antes do encerramento da chegada.
Os pontos contam para o Ranking Desafio Audace FPCUB 2011
No final, há banhos.
Data limite de inscrições: 25 de Setembro 2011

Concentração, partida e chegada: Ericeira, Largo de Santa Marta (Junta da Freguesia da Ericeira)

7h00m – Abertura do secretariado (recolha de cadernetas e entrega da carta de rota)
8h30m – Encerramento do secretariado
7h30m – Briefing antes da partida
8h00m – Inicio de contagem de tempo (partida)
PC1 – Malveira (km 22)
PC2 – Peniche (km 85)
09h27m – Encerramento do PC1
13h40m – Encerramento do PC2
17h27m – Encerramento do controlo de chegada
Notas:
Os autocolantes comprovativos da conclusão do desafio serão entregues à chegada.
No final são atribuídos 142 pontos (142km) a cada participante que termine o percurso antes do encerramento da chegada.
Os pontos contam para o Ranking Desafio Audace FPCUB 2011
No final, há banhos.

Regulamento particular do Desafio Audace FPCUB

“Ericeira XXI”
REGULAMENTO
Artigo 1 — ORGANIZAÇÃO
1/1 - O Desafio Audace FPCUB “Ericeira XXI” é organizado pela comissão técnica da FPCUB com o apoio da Junta de Freguesia da Ericeira.
1/2- O Desafio Audace é um evento exclusivo para associados da FPCUB
Artigo 2 — INSCRIÇÕES
2/1 – As inscrições para o evento são efectuadas para a comissão técnica dos Desafios Audace, na sede da FPCUB.
2/2 – Todos os participantes (individuais e equipas) terão que estar devidamente inscritos no evento.
2/3 – A inscrição será gratuita para todos os associados da FPCUB (com a cotização 2011 liquidada)
2/4 - Os participantes menores de 18 anos deverão ser portadores de uma autorização assinada pelo encarregado de educação.
2/5 – A data limite para a inscrição no evento é o dia 25 de Outubro 2011.
Artigo 3 – Banhos e refeições
3/1 – A organização disponibiliza banhos no final.
3/2 – A organização não disponibiliza refeição no final.
.
Artigo 4 – CARTÂO DE VALIDAÇÂO E SECRETARIADO
4/1 – Os participantes devidamente inscritos farão prova de presença, entregando a respetiva caderneta no secretariado antes da partida. Esta será devolvida após a conclusão do percurso.
4/2 – Todos os cicloturistas que participam pela primeira vez num Desafio Audace, recebem a respectiva caderneta após a conclusão do percurso.
4/3 - Aos participantes devidamente inscritos, será entregue, antes da partida, um cartão de validação do percurso, mapa e roadbook .
4/4 – Será entregue um dorsal a quem participa pela primeira vez num Desafio Audace FPCUB. Os restantes participantes utilizarão o dorsal Desafio Audace FPCUB entregues anteriormente.
4/5 – Em caso de extravio da caderneta ou dorsal, terão que ser requesitados novos aquando da inscrição.
4/6 - É obrigatorio a entrega do cartão de validação do percurso à chegada, no posto de controlo, para registo do tempo realizado no evento.
4/7 – À chegada, após a entrega e certificação, pela organização do cartão de validação do percurso, será devolvida a caderneta com o selo alusivo ao evento devidamente colado.
Artigo 5 — PERCURSO
5/1 – O percurso tem uma extenção de 142 km.
5/2 – O percurso tem inicio e fim na Ericeira – Largo de Santa Marta (Junta de Freguesia)

Artigo 6 — PARTIDA e HORÁRIOS
6/1 – A partida será dada às 8h00m para inicio de contagem de tempo (horário a cumprir).
6/2 - A paragem nos PCs é obrigatória.
6/3 – É obrigatorio nos PCs carimbar e colocar a hora de passagem no cartão de validação do percurso.
6/4 - O tempo limite estipulado para a conclusão do percurso por todos os participantes é de 09h27m (até ás17h27m). Inclui eventuais paragens que o participante decida realizar. O tempo limite é estipulado pela média horária de 15km/h. Após o horário limite, o controlo de chegada será encerrado e não serão aceites mais cartões de validação de percurso. Considera-se o participante «fora do controlo».
Artigo 7 — SEGURANÇA
7/1 - Todos os participantes serão responsáveis pela sua própria segurança e rigoroso cumprimento do Código da Estrada, devendo circular em bicifila, ocupando apenas a metade direita da faxa de rodagem, de forma a não afectar o trânsito normal e cumprir escrupulosamente as regras do código da estrada, legislação regulamentar e complementar.
7/2 – A organização não se responsabiliza pelo incumprimento do Código da Estrada e infracções dos participantes e seus acompanhantes se os houver.
7/3 – Não é obrigatório o uso do capacete. No entanto, o seu uso é fortemente recomendado pela FPCUB, dada as condições de circulação e distâncias a efectuar.
O partecipante fará todo o percurso em autonomia, cabendo-lhe o rigoroso cumprimento do código da estrada.

Artigo 8 — CARROS DE APOIO
8/1 - Não será permitido o acompanhamento por carros de apoio, ou outras viaturas com o mesmo fim durante o percurso.
8/2 – A assistencia dos carros de apoio, apenas será permitida nos postos de controlo.
8/3 – O não cumprimento dos pontos 8/1 e 8/2 terão como consequência a desclassificação do participante ou equipa.
Artigo 9 –DESISTÊNCIA
9/1 - Será obrigatório a comunicação de desistência à organização.
9/2 - A retirada do percurso em caso de desistência será da responsabilidade do participante. Em caso de necessidade a organização terá á disposição de todos os participantes 1 carro de apoio no percurso.
Artigo 10 - PONTOS
10/1 – No final são atribuídos 142 pontos (1ponto por km) a cada participante que termine o percurso antes do encerramento da chegada.
Os pontos contam para o Ranking individual Desafio Audace FPCUB 2011.
10/2 - Será atribuido ás equipas o somatorio de pontos, ganhos pelos seus elementos. Os pontos contam para o Ranking de equipas Desafio Audace FPCUB 2011.

Fonte: http://fpcub.blogspot.com/
 

hmbe

New Member
Ao Audace da minha terra e com um percurso sobejamente conhecido do "meu" pessoal (PNSC) não se pode faltar.

Quem está a pensar ir para além dos inevitáveis Hélder e Eduardo?
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Muitos parabéns aos inscritos do Audace da ERICEIRA um belo numero de inscritos >> 100 <<
Assim é que é.

Uma boa prova para todos.

Talvez vá fazer o Audace de Ota Montejunto
 

Figueiredo

Active Member
A solução para terem mais inscritos era muito fácil, ao longo destes meses tenho falado com vários companheiros que acham o conceito dos Audaces (roda livre) muito bom, e até demonstram grande interesse em participar mas não o fazem devido ao elevado n.º de Km.
Nem toda a gente têm preparação para fazer 140km ou mais como já aconteceu noutras ocasiões nem têm disponibilidade para chegar a casa lá para as 15/16h da tarde...

Uma boa aposta seria seguir o "BOM" exemplo das maratonas de BTT, em que existem normalmente 2 percursos, se neste caso em vêz de terem apenas os 140Km tivessem outra alternativa aí de uns 80Km por exemplo (em que cada participante pudesse optar por um ou outro que mais lhe conviesse) não tenho duvidas nenhumas que em vêz dos 100 tinham 200 inscritos, e até era relativamente fácil de colocar em prática bastava a seguir ao 1.º ponto de controlo seguiam direcções diferentes...

Mas provavelmente também não interessa á organização ter muita gente inscrita pois tal implica aumento de trabalho e recursos que não sei se têm ao dispôr!

Domingo lá estarei no meu passo caracol para mais 6h e tal de bicicleta, de certeza que antes das 14h30 não me despacho:p, mas o objectivo é cumprir o percurso independentemente da média pelo menos no meu caso:)
 

Figueiredo

Active Member
Vejam a diferença entre estas duas noticias publicadas no Jornal Ciclismo esta semana, e digam-me se não tenho razão:confused:

Noticia 1: "...Às 8h, e como sempre pontualmente, sendo um apanágio dos desafios AUDACE, era dada a partida, 36 participantes inscritos oficialmente..."

Noticia 2: "...Foi este domingo para a estrada, o 13º Passeio de Cicloturismo do Centro Cultural e Desportivo da Câmara Municipal de Oeiras (CCD Oeiras), inserido no calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que contou com 389 participantes divididos por 39 equipas e individuais..."

E é assim semana após semana, sou fã n.º1 dos desafios Audace mas se o objectivo fôr atrair mais adeptos para este novo tipo de cicloturismo vão ter que mudar alguma coisa, é só a minha modesta opinião..

O maior "tiro no pé" foi talvez na minha opinião a Subida á Serra da Estrela, apesar de a organização vir desmentir de certeza, senão vejamos:

16.ª Edição "Serra Acima" (Passeio cicloturismo tradicional + roda livre) = 394 participantes http://eventoscicloturisticosfpcub.blogspot.com/2009/09/16-edicao-serra-acimana-rota-dos.html

17.ª Edição "Serra Acima" (Passeio cicloturismo tradicional + roda livre) = 327 participantes http://eventoscicloturisticosfpcub.blogspot.com/2010/09/mitica-subida-da-serra-da-estrela.html

18.º Edição "Serra Acima" (Desafio Audace) = 106 participantes http://jornalciclismo.com/18ª-edicao-serra-acima-novo-exito-audax
 

Helder Pereira

New Member
Figueiredo,

Já falamos pessoalmente nisto, mas acho que estamos a falar mesmo de 2 coisas diferentes.
1º porque nunca vai deixar de existir passeios de cicloturismo, por variadíssimas razões. Essas razões são imensas, mas entre elas é a possibilidade de toda a gente poder rodar numa média entre os 15 e os 20km/h e de irem perfeitamente protegidos com o carro à frente, com o policiamento devido e com os carros de apoio atrás. Adicionalmente também tem a característica de ter uma moldura humana simpática e cujas médias de idade são elevadas e onde entra o cariz objetivamente de lazer.
2º o Audace foi criado para "atingir" aquelas pessoas que gostam acima de tudo de desafios pessoais entre o cicloturismo e as provas desportivas (masters, desportivas, as antigamente chamadas clandestinas, etc), e que percorrem distâncias maiores a uma média maior. Aqui só existe partida, pontos de controle, monitorização do tempo pessoal e chegada, e cada um está entregue a si mesmo, não havendo nem carros de apoio nem nada.

De notar que no principio do Audace prevê que cada desafio tenha uma distância que tem de ser maior que 100kms (limite minimo) e como sabemos o cicloturismo situa-se na sua grande maioria entre os 40 e os 60kms.

Portanto, a minha opinião é que não deveremos misturá-los pois destinam-se a "clientes" diferentes. Embora há quem goste dos dois no devido peso e medida.

Agora, eu estou contigo, e apesar de ter feito os Audaces todos este ano, faço-os ao meu ritmo, não me importando se chego à frente do "X" ou atrás do "Y", quero é faze-los dentro do tempo, embora reconheça que parte do pelotão que aparece no Audace tem motivos diferentes, quer em tempos/lugares quer em médias, mas para esses, por mim se querem competição as portas dos Masters estão sempre abertas para esses campeões.

Mas também reconheço que fisicamente alguns Audaces se tornam muito dificeis, o que logicamente não se torna apelativo aos "clientes" puros de cicloturismo.

Abraço
Helder Pereira
 

DELTA

New Member
Boas,

Penso que os passeios de cicloturismo e as etapas audace são coisas completamente diferentes. Digo isto porque já participei nos 2 formatos e é fácil chegar a esta conclusão.
Vejamos as diferenças:

AUDACE
Distâncias superiores a 100 kms
Nivel de dificuldade elevado, para quem só anda ao fim de semana ou é cota
Roda livre
Competição
Necessário ter sentido de orientação
Grandes deslocações
Logistica por conta e risco de cada ciclista
Etc.

PASSEIOS DE CICLOTURISMO
Normalmente, a distância ronda os 50 kms
Nível de dificuldade baixo
Ausência de competição
Carro vassoura
Ambulância
Batedores da polícia
Acessível a cicloturistas dos 8 aos 80
Pequenas deslocações

Não sei se haverá espaço para um 3º. formato intermédio. Há muita gente a andar de bike em pequenos grupos isolados, que não estão interessados em faze-lo em pelotão.
 

Figueiredo

Active Member
Atenção que eu não estou a misturar 2 coisas distintas só acho que os Audaces poderiam ser uma alternativa viável aos passeios de cicloturismo, contudo para que tal acontecesse talvez baixar um pouco a kilometragem ou criar 2 percursos, quem te diz a ti que secalhar não há pessoal que prefere fazer 80Km a 35km/hora de média do que 140 mais devagar, existem provas de Masters com 70Km por isso não acho que seria vergonha nenhuma se os tornassem acessiveis a mais gente, mas se a organização fica satisfeita apenas com 36 inscrições não digo mais nada...

Basta ser um bocadinho racional e olhar com atenção á nossa volta no atletismo e no BTT tens meia maratonas qual era o problema de acontecer o mesmo nos Audaces se foi uma coisa inventada (ou copiada dos Randonneurs) e adaptada por 1/2 duzia de individuos que levam isto para a frente apenas por carolice, estão a tornar os passeios algo elitistas e os nùmeros estão aí para demonstrar a Serra este ano teve um decréscimo de participantes superior a 68%...

Cada um que tire as suas conclusões!
 

Figueiredo

Active Member
"...Experimente participar num passeio de Cicloturismo de média ou longa distância.

Experimente partir para um percurso num pelotão em roda livre.

Experimente a sensação de sentir o pelotão a “esfrangalhar-se”, cada um procurando a companhia que mais lhe convêm.

Pedale no seu ritmo com outros cicloturistas que tenham objectivos iguais aos seus, onde o convívio surge naturalmente.

Pedale cumprindo com o código da estrada. Circule sempre dentro da metade direita da faixa de rodagem para não afectar o trânsito normal.

Pedale sem stress, aprecie a paisagem. Os seus adversários serão a sua mente, a forma física a distância e o tempo limite para completar o percurso.

Pedale até aos postos de controlo, carimbe a carta de percurso.
Aproveite para se alimentar, hidratar, descansar e conviver.
Os postos de controlo são o local de eleição para reagrupar.

Pedale para ser mais rápido que os seus amigos.
Pedale para bater o seu recorde pessoal do percurso.
Pedale com força porque a sua forma física assim o permite.

No final faça prova com a carta de percurso devidamente carimbada nos postos de controlo, que completou o percurso na íntegra e antes do tempo limite.

Se foi o primeiro ou ultimo não importa. Cada km é igual a um ponto. Acumule pontos e no final da época talvez seja um dos primeiros posicionados do ranking e seja galardoado com um troféu Desafio Audace FPCUB em cerimónia pública.

Coleccione os selos DESAFIO AUDACE FPCUB
Os selos são alusivos a cada evento.
No final de cada desafio cole um na sua caderneta e exiba-os perante os seus amigos..."

@ Delta e Helder Pereira

Onde é que aqui refere a palavra "competição" ou que têm que ter mais que 100km para ser um Audace, ou será publicidade enganosa:confused:
 

Helder Pereira

New Member
Luis,

Não te agarres às "expressões" e aos números.

Sabes tão bem quanto eu que uma coisa é as inscrições outra coisa é o nº de malta que aparece sem estar inscrita para o evento (pois isso obriga a ser sócio da FPCUB)
Tenho-te a dizer que em Tavira não tiveram 36 há partida, tiveram bem mais, e na Serra aconteceu o mesmo.
E isto são apenas numeros, a essencia e o conteudo é que estamos a falar.
Eu não sei onde está escrito, mas sei que os Audaces (incluindo a base estrangeira) tem de ter kilometragem minima, que neste caso são os 100kms. Lembraste que no 1º percurso agora do Audace de Castelo Branco-Torre inicialmente estava marcada a volta para se chegar à Torre com 80km e depois descer até à Covilhã para fazer os 100kms. Depois opinou-se, e muito bem, acabar lá em cima, mas teve de se alterar a volta para perfazer os 100kms na chegada final à Torre.

Agora se vires o original francês "Audax/Raddonneur" verificas que tens que acumular brevets que começas nos 100, depois 200kms, depois 300 ou 400 e a seguir os 600kms, e só depois disso tudo é que no ano a seguir estás habilitado para fazares o TOP dos TOPS do Audax que é o Paris-Brest-Paris de 1.200kms.
http://www.paris-brest-paris.org/pbp2011/index.php


Aqui em Portugal, apenas se consegue fazer uma amostra de 100km......
 

Figueiredo

Active Member
Mas em Portugal tens os Randonneurs http://www.randonneursportugal.org e os Audaces http://fpcub.blogspot.com, são coisas distintas no regulamento inicial dos Audaces não encontras essa novidade do minimo de 100Km, mas já percebi devem-se tar a querer "afiambrar" á história dos Randonneurs e para obterem o certificado já estão a mudar as normas...

Sendo assim percebo o rumo que a organização pretente e não faço mais comentários...

Eu é que pensei que o futuro do cicloturismo e com a crise aí há porta pudesse passar pela extinçao dos passeios tal como os conhecemos e passassem a ser estilo Audace para poupar nos custos!
 

Helder Pereira

New Member
Nunca vão acabar os passeios de cicloturismo, isso faz parte do bê-á-bá do lazer do ciclista.
Agora que vão diminuir é certo, pois os apoios e a crise veio para todos.

Efectivamente quem organiza por carolice os Audaces, quer apanhar a fatia de outro tipo de clientela.
Tens razão quando falas nos Randonneurs que este ano se lançaram (e são quem tem os direitos de conceder os brevets), mas por exemplo no percurso de 600kms, sabes quantos o fizeram......4.

Os audaces estão no meio e apanham clientela bem definida.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Mondando aqui o ritmo da conversa, que até está agradável, mas eu não comento ok
Só para informar o amigo Eduardo que vai ter companhia de peso, pois o meu colega JOÃO PIRES vai estar presente ele tem o dorsal 0411. ( não o deixem ir para a frente, se não ele muca mais para )

Bom Audace da Ericeira.

Estou a contar ir fazer o AUDACE de Montejunto.
 

hmbe

New Member
Figueiredo, deixa-te de tretas e vem participar nos Audaces.

Quanto ao número de participantes tem vindo a crescer e é preciso ver que é o 1o ano minimamente organizado com um calendário mais recheado. De resto, para andar a bom ritmo é melhor andar com 50 gajos que pedalam relativamente bem que com 400 barrigudos que já não sabem andar de bike e de vez em quando se enrolam todos uns com os outros no meio do pelotão e lá vamos nós parar ao chão sem saber como.

O número de participantes no "serra acima" foi bem superior, mas muitos não se inscreveram, não sao socios e vao apenas com o pelotao, isso tem acontecido em todos os Audaces

Quanto no número de kms de facto o regulamento diz que tem que ser mais de 100 (senão nao tinha "audácia" nenhuma).

Quanto à média de velocidade fazes à que decidires, seja a 20 ou 30 ou 40km/h, ninguém te chateia.

Como vês são só vantagens, e poupas nos calços de travão que gastas atrás daquelas carrinhas do cicloturismo, é só travar nas descidas e ainda temos que levar com o fumo do gasóleo pois a média de idades das ditas carrinhas está pelos 25 aninhos... ( embora um bom fumo de uma peugeot 504 arranjada no zé manel mecânico tenha o seu encanto :)

Vá lá, aparece na Ericeira que desta vez prometo que ninguém me engana no percurso :)

Abraços ao pessoal
 

Figueiredo

Active Member
400 barrigudos que já não sabem andar de bike e de vez em quando se enrolam todos uns com os outros no meio do pelotão e lá vamos nós parar ao chão sem saber como.

@ hmbe

Antes de escreveres certas coisas devias ponderar um pouco, da próxima vez que um "barrigudo" te entrar na loja não lhe vendas nada pois não vale a pena assim como assim não sabe andar de bicicleta e só serve para fazer cair os outros...

Costuma-se dizer que o sono é bom conselheiro e neste caso fez-me vêr que eu já tenho idade para ter juizo, e aprender a estar calado, não tenho nada que "meter a foice em ceara alheia", mas na qualidade de sócio da FPCUB há 6 anos com quotas em dia, apenas tentei dar uma sugestão para que os Audaces tivessem mais participantes, se alguém da organização por acaso lêr os meus comentários e achar que pode aproveitar alguma coisa muito bem, caso contrário o modelo montado como está é PERFEITO!!

Só por curiosidade alguém sabe onde estão as classificações dos Audaces da "Serra da Estrela", "Alpiarça" e "Tavira", é que deixaram de publicar a lista de inscritos e as classificações finais...

Até Domingo e bom Audace para todos!
 

Figueiredo

Active Member
O blog dos desafios Audace penso que acabou de ser actualizado, dando uma espreitadela ao regulamento encontrei isto:

B — DISTÂNCIA
Os desafios em estrada desenvolvem-se entre 100km e 1.000km. As distâncias superiores 300km caracterizam-se pela sua neutralização ao final do dia.
Na vertente de BTT as distâncias poderão ser inferiores ás praticadas em estrada e serão válidas para o ranking.
A FPCUB e seus associados colectivos poderão organizar distâncias mais curtas em estrada que servirão apenas para divulgação e captação de novos cicloturistas, não servindo para validação de desafios.

Era aqui que eu queria chegar mas secalhar não me fiz entender convenientemente... mas acho que se em cada Audace tivessemos a opçao de podermos escolher entre 2 distâncias uma de 100km e outra para os mais Audaciosos já era suficiente para captar mais gente:)
 
Top