• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cubo Novatec 11v

Pintas

Member
Olá a Todos, à algum tempo fiz o upgrade para 11v, no entanto as minhas rodas ainda têm os cubos novatec f482sb de 10v, tenho rolado bem com a cassete de 11 adaptada, que diga-se de passagem funciona muito bem, mas gostaria de ter todas as 11v disponíveis sem ter que trocar todo o cubo.
Já pesquisei extensivamente pela net mas não consegui chegar a um consenso, há sites que dizem que é possível o upgrade mudando o freehub, e outros que é de completamente impossível.
Vinha pedir a vossa ajuda e perguntar se alguém aqui do fórum fez ou tem conhecimento de alguém que tenha feito esta alteração e que me possa dizer se é possível ou não.
Muito Obrigado a todos
 

grouk

Active Member
se nao quiseres mudar o cubo tens outras 2 alternativas. vais a um torneiro e mandas cortar 1mm no cepo(isto se ele tiver metal suficiente se não cortas esse mm na cassete, desta forma a cassete vai entrar mais para dentro e desta forma dá espaço para conseguires apertar. eu numas rodas cortei no cepo aquilo demora 1minuto e o homem nem me levou nada
 

Pintas

Member
Olá Grouk obrigado pela resposta, pelo que li acho que tenho que tirar 1,8mm para ser exato, e acho que tenho metal que chegue para tal.
 

klaser

Well-Known Member
O valor deve ser em torno de 1,5mm é bem pouco,mas funciona...os cubos são diferentes como se pode ver na imagem abaixo,mas é uma diferença bastante pequena...
Comparisonofmodification_F482_SB9_Sto11_S_zps9706e56.jpg
 

grouk

Active Member
sim o ideal é 1,8mm é essa a diferença de 10 para 11, mas 1mm chegaem vez de dares 3 voltas na porca de aperto vais dar 2,5. mas como disse podes sempre tirar na cassete
 

DMA

Well-Known Member
Dependendo do cubo (que não conheço) pode é haver a questão de aproximar excessivamente a cassete dos raios. Principalmente se o último carreto da cassete for um 32
Acho que é um fator a ter em conta antes de levar ao serralheiro.
 

Pintas

Member
Obrigado DMA, o último carreto da cassete é um 28 mas vou estudar bem a situação antes de qualquer intervenção, afinal de contas o sistema funciona perfeitamente tal como está e o carreto que falta é a meio da cassete e nem me faz muita falta, era mais um preciosismo de ter todo o grupo com 11 como devia.
 

DMA

Well-Known Member
De nada :)
Eu não quero dar a ideia que não dá. Não faço a mínima ideia, era só para estares atento a esse detalhe.
 

DMA

Well-Known Member
Mas se tens a chance de teres 11 vel funcionais, acho que deves explorar esse potencial.
 
Eu levei o cepo das minhas RCZ de 10 velocidades a um torneiro e ficou perfeito (é Novatec, desconheço o modelo). Se porventura ficar a cassete próxima dos raios, o que duvido já que por regra os cubos têm possibilidade de troca de cepo para Campagnolo que é mais largo, basta meteres anilhas por trás da cassete de 10.
DT-Swiss-Shimano-11-speed-hub-diagram2.gif
 

DMA

Well-Known Member
Porreiro o esquema.
É isto que adoro nos bons fóruns. A ajuda mútua e a troca de informações. Toda a gente a evoluir, a ganhar mais conhecimentos.
Maravilha :)
 
Top