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Conjunto Pedaleiro para Specialized Tarmac Comp 2008 Quick Step

Helder Pereira

New Member
Malta,

Preciso da vossa sabedoria.

Tenho este quadro:
http://specialized.pt/usWeb.php?sc=arq&yr=2008&rf=01080103&id=13
http://specialized.pt/usWeb.php?sc=arq&yr=2008&rf=01080103&id=14

Modelo réplica que equipou a equipa da Quick Step em 2008.
Tenho nela a transmissão Ultegra 6600, desde pedaleiro (53/39), desviador dianteiro, desviador traseiro. A corrente e carreto de 10v são Shimano 105.

A minha ideia é mudar para um pedaleiro compact (50/34) pois tou farto de levar porrada nas grandes subidas com o 39 e como não há treinos e a idade não perdoa decidi converter-me num pedaleiro compact.

E assim fui à procura e dei de caras com estes 2 pedaleiros:
http://www.probikeshop.pt/fulcrum-pedaleiro-racing-torq-r-10v-compact-34-50-2010/35946.html
que é vendido sem caixas (sei lá o que isso quer dizer. Será o rolamento?)
e
http://www.kompressor-bike.com/pedaleiro-sram-force-1725-3450-bsa-2010-p-1949.html

E é aqui que reside a minha grande duvida.
É que existem pedaleiros que dão para GPX, BB30, BSA, e eu não sei qual é o que dá para a minha bike, para além de terem de ser compativeis com Shimano.

Alguém percebe desta cenaça?

Thanks
 

tranquilo

Active Member
Se tens neste momento uma transmissão Ultegra, o teu pedaleiro é do tipo BSA (GPX é o nome que a SRAM dá a isso).
Quanto a trazer rolamentos não há nada como mandar um mail para a loja ;)

Abraço

edit:
No pedaleiro Fulcrum se calhar ainda tens de comprar isto e no SRAM outro do tipo GPX (rosca inglesa=BSA)

mais:
atenção que nos links que deste o comprimento do crank no Fulcrum é de 175mm e o SRAM é de 172.5mm
 

Figueiredo

Active Member
Fiz uma breve busca na net e quer me parecer que o pedaleiro que tens neste momento e BSA, o cumprimento do meu cranck e 172,5 experimenta a medir os teus... se estiveres mesmo interessado nalgum pedaleiro especificamente envia-me por e-mail que pergunto se e compatível com o teu quadro antes de mandares vir..

Abraco
 

Helder Pereira

New Member
Thanks Tranquilo e Figueiredo,

Daquilo que percebi, tenho presentemente um pedaleiro no formato BSA/GPX sendo que tanto a Fulcrum como a Sram Force são compatíveis nesse formato.
No entanto parece que tenho de ter em atenção 2 coisas: a 1ª é se são compatíveis com o resto que tenho em Shimano, a 2ª é se eu já tenho um rolamento e uns copos (vamos chamar isso à parte que fica fora do quadro), o que é que tenho de comprar adicionalmente, se apenas os copos ou tb o rolamento? (por acaso no kompressor o anuncio do Sram Force diz "vem com a caixa do pedaleiro" - será, penso eu o rolamento).

A questão de ser 175mm ou 172,5mm, eu penso que é cagativo, pois tenho a ideia de isso não alterar significativamente aquilo que presentemente tenho que é de 175mm. A maior diferença que vou notar será a mudança de 53/39 para 50/34.

Figueiredo, falei com o Hugo para ele ver lá na marca qual seria as medidas e tipo de pedaleiro que o quadro suportava, mas de momento não conseguiram ainda dar resposta definitiva, pois tinham de ver o quadro. Mas pelas vossas respostas o formato deve ser GPX/BSA.

Penso que dentro destes preços não arranjo nada com a mesma qualidade/preço/peso.

Penso eu de que........

Abraços
 

tranquilo

Active Member
o pedaleiro vai funcionar perfeitamente com o resto do teu sistema.
Tanto quanto sei quando compras os copos estes já trazem os rolamentos.
Os copos que tens actualmente não devem ser compatíveis com qualquer um destes pedaleiros. Tens mesmo de comprar os copos à parte (ou então vê se já estão incluidos na compra do pedaleiro).
Pessoalmente notei e bem a alteração de 175 para 172,5 :) mas também conheço gente que diz que não nota por isso pode ser que tenhas sorte.

Um abraço
 

DELTA

New Member
Helder,
Concordo com o Tranquilo. Penso que não será assim tão cagativo 175 ou 172,5 mm. Poderá parecer uma insignificância 2,5 mm mas faz diferênça.

Eu comparo esta diferência ao uso de pedais de btt ou de estrada.

Eu, até agora, uso pedais de btt, porque gosto. Gosto do sistema de encaixe e acima de tudo, o sapato de btt é muito mais confortável quando descemos da bike e necessitamos de caminhar.

Apesar disso, comprei uns sapatos de estrada Sidi Pro 5 e pedais Keo Look Max 2 Carbono.
A semana passada, fiz a 1ª. experiência. Tirei os pedais de btt e coloquei os de estrada. De imediato, senti necessidade de subir o selim.
Será que é impressão minha?
 

Override

Member
não é impressão, basta a espessura de pedais ou sapatilhas alterar para fazer direfença entre o eixo do pedal e a parte superior do selim, daí ter de ser regulada a altura do espigão. Quando passei das DMT que tinha para as shimano tambem tive de subir o selim pk a sola das dmt é mais fina.
 

super.byke

New Member
cuidado que 175 ou 172,5 não é nada "cagativo" pelo menos para mim.
Eu tinha 172,5 no 53/39 e na altura de trocar para 50/34 aproveitei para passar para 170... e que diferença senti... deixei literalmente de bater com as pernas no estomago quando ia nos drops.

Agora a medida dos crancks é relacionada com a altura entre perna de cada um... eu no meu caso sou baixo, daí me sentir melhor com 170... pelo que ouvi dizer, o Andy Shleck usa 172,5 (é é bem alto :))
 

PedroH

Member
Os cranks não tem necessariamente só a ver com a altura do ciclista mas sim com o angulo da perna e o esforço, cranks compriddos esforçam mais articulação nos joelhos e originam ou favorecem mais lesões nos joelhos como Condromalácia patelar e a tendinite patelar.
 

tranquilo

Active Member
No meu caso a diferença que notei ao mudar o comprimento de 175 para 172,5 foi que a minha cadência subiu em média 5 a 10 rpm para evitar fazer tanta força. Para a mesma mudança com a mesma rotação fazes muito mais força com o crank menor. Por causa disso passei a usar mudanças mais leves e subi a cadência. Custou ao início pois as pulsações também subiram mas agora as pernas agradecem e sinto-me muito melhor em voltas maiores.

Abraço
 

zanzas

New Member
exacto . . . o comprimento do crank, tamanho do quadro, etc . . . tem mais a ver com o tamnho entre-pernas q propriamente a altura do ciclista, 1 vez q ha quem tenha o tronco mais comprido q pernas, vice-versa ou ate mesmo proporcional . . eu tinha (de fabrica), na primeira bike q comprei 172.5, quando comecei mm a gostar da bike de estrada (e 1 vez q trabalhava numa loja de especialidade), comecei a montar a minha propria bike, toda adaptada a mim, ou seja, mudei os cranks para 170, 1 vez q nao gosto de pedalar em esforço . . . a cadencia aumenta, com isto menos esforço, mais rapida será a oxigenação muscular, assim mais rapida a recuperação . . . notei bastantes melhorias mesmo em velocidades medias . . .

aparte disto, é necessário tb ter 1 guiador de acordo com o nosso corpo . . . bastantes coisas lol

la vai 1 link, para quem nao conhece, ajuda bastante a compreender o basico


http://www.tigresdopedal.com/index.php?option=com_content&task=view&id=33&Itemid=74


agr ate me lembrei de pessoal do meu trabalho q nao anda de bike, quando la chego todo equipado (principalmente no inverno) "nao sabes andar de calções e t-shirt como toda a gente ? ?" lololol . . . epa, conforto acima de tudo, e se a bike estiver adaptada o maximo possível, sera como 1 luva !
 

zanzas

New Member
acrescento : tudo é relativo . . . o link apenas diz o "geral", ha pessoal com a minha estatura (aproximadamente) e sente-se melhor com outro crank . . .

agr foi mto desviado o assunto com as medidas . . . e gosto do fulcrum . . . tem estilo agressivo e parece bom . . . pa por sram, punha red, na bike24 ha grandes promotions !
 

Helder Pereira

New Member
Malta, obrigado pelos comentários e pela informação adicional. Saber não ocupa espaço.........

zanzas, epá Sram Red com desconto mesmo na bike24, upa, upa. Tou a falar de Sram Force pelo valor de 188 euros, e na prática a diferença de peso do Force para o Red não vale a diferença dos aérios.

Penso eu de que.......
 

zanzas

New Member
falando bem a verdade . . . pelo peso nao :p é so mais pela "cagança" de dizer q a pedaleira é topo de gama LOLOL :x
 

rodd

New Member
Boas amigo,

Não percebo nada disto... E se me perguntares qual é o melhor, não te sei responder... :p Mas esteticamente gosto muito do Fulcrum...

Abraço,
Luís
 

paradawt

Moderador
Já aprendi bastante neste tópico devido aos tamanhos dos cranks... :) Obrigado pessoal!

Quanto ao pedaleiro sou um pouco resistente aos FSA. Não é que tenha alguma má experiência, mas algumas pessoas à minha volta sim!

Pelo valor que está esse Force... Acho que nem hesitava!
 
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