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Colnago World Cup Disc

ohomemdobussaco

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Para ires para 1x10 ou 1x11 tinhas outras opções mais baratas de pedaleiros e já 1x de origem com pratos NW. Mas percebo que assim tens a hipotese de ter que te fique com esse caso não o queiras...


Além disso, que desviador traseiro tens?
 

grouk

Active Member
aquilo trás 2anilhas grossas duas finas e uma anilha com rosca como as pedaleiras da rotor têm, mas também não sei se dá só com o movimento conseguirei saber e tenho também a duvida do chain line se ficará estável ou se vai saltar a corrente na frente
 

ohomemdobussaco

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Pronto, tens aí as anilhas para isso. Devem ter 2,5mm de espessura cada, as que precisas pra esse quadro. Portanto, a tua ideia é montar esse pedaleiro e usar um dos pratos para testar 1x?
 

grouk

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custou 100€ está como novo e como tinha quem me ficasse com ele arrisquei,
neste momento tenho 36/46 e 11/32, para ciclocross puro o 32 atrás e o 36 á frente é dispensável mas como a bike não serve só para isso, e se funcionar vou andar com o prato 39(o ideal era o 40) e atras vou por uma cog de 40 dentes e substituo o 17 e o 19 pelo 16, ou meto uma cassete 11 40 que custam 60€, o ideal era uma cassete general lee que trazem 40 e 9, mas essas custam 300€
o desviador já é o longo, sou é capaz de tentar adaptar uma cage dos desviadores xtr ou dos Zee com embraiagem
 

ohomemdobussaco

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Pois, é isso. Vejo aí algumas questões que me levantam dúvidas...

Se vais usar o prato grande, não deves ter problemas com o chainline. Mas logo para começar vais estar a usar um prato que não é Narrow-Wide, sem guia de corrente ou chain-catcher, e sem desviador com embraiagem. Isso cheira-me a que o resultado prático é que à mínima oscilação vais ter chain-drops. E então na terra, isso vai ser bonito... :(

Se queres optar por essa via, monta isso, testa na estrada ou assim, para ser se não estás sempre a parar para colocar a corrente. Se gostares do 1x10, vende esse pedaleiro XX, desviadores e pedaleiro original, e mete material dedicado a esse fim (pedaleiro com prato NW e desviador traseiro com embraiagem). Depois aí vão-te surgir problemas com as manetes e desviador traseiro, pois Shimano de 10v de estrada e MTB parece que não são compatíveis. Há forma de contornar isso com modificações à Frankenstein (também não sei se te safas com essa de adaptar cages de MTB num desviador de estrada), mas para isso mais vale investir um pouco mais e meter 1x11, parece-me...
 

grouk

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Não perceber nada disto complica muito as escolhas entao o que se passa é o seguinte

Quero passar para 1X11, a principal razão é mesmo desistir do desviador da frente
Então o quadro completo é

Tenho 105 11v com cassete 11/32 na colnago
Tenho ultegra 10v na roubaix
Tenho este pedaleiro xx
Haveria boa solução, era pegar em 850€ e comprar o sram 1x11 e problema resolvido, mas não iremos por ai, faltam os €€€€

Podia pegar no 10v da roubaix, arranjar um desviador xtr que ao que me parece é compatível com shifters de estrada,

ou então podia manter o 11v na colnago, e não optar por um desviador xtr, o sven nys este ano está a usar um prato 40 com um desviador ultegra di2 atrás(não usa DA porque não há DA com caixa media).
Nesta opção poderia optar por um chain guide

Quanto ao pedaleiro, gostava de manter este porque já ca está e já está pago, andaria com este prato por uns tempos se este permitisse e depois iria para um prato narrow wide a wolftooth tem nos a cerca de 60€
godCabD.jpg


Na verdade o que eu gostava mesmo de fazer era manter o grupo, comprar uma cassete deore 11/40 um prato para a frente e que ficasse tudo a funcionar direitinho e com 100 e poucos € fazia a festa.

Desta forma peço a quem percebe bem mais do que eu o que acha deste cozinhado
 

ohomemdobussaco

Active Member
Eu tenho uma conversão 1x10v feita numa bike de enduro, com material XT, prato NW RaceFace e big ring de 42 dentes na cassete (+16T mod) e funciona na perfeição. Também já pesquisei bastante sobre este assunto na eventualidade de no futuro avançar para 1x10 ou 1x11 na minha Gravel bike. O que te posso dizer quanto ao teu plano é que avançar para uma conversão dessas sem desviador traseiro com embraiagem será um erro. Mesmo com prato NW no pedaleiro... Essa conjugação de prato NW+desviador clutch é que faz com que a corrente não esteja sempre a cair!

Para manter essas manetes de estrada, com o desviador de estrada, não sei se a coisa vai correr bem. É que tanto quanto sei, as manetes e desviadores mecânicos de 10v e 11v da Shimano não são compatíveis entre BTT e estrada. Dizes que o XTR dá, mas sinceramente não sei (atenção que não estou a dizer que não dá)...

Eu tenho o caso estudado para avançar com uma conversão 1x11v com prato NW e uma mistura de material SRAM GX e Shimano XT 8000, mas que obriga a uma mod meia marada. E para isso ficarias com as manetes que tens só para os travões, não sei se te interessa. Com essas novas gamas mais baixas de 11v não fica um investimentos muito pesado, nada que se compare a investir num grupo completo de origem 1x11v.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...Na verdade o que eu gostava mesmo de fazer era manter o grupo, comprar uma cassete deore 11/40 um prato para a frente e que ficasse tudo a funcionar direitinho e com 100 e poucos € fazia a festa...

Festa, festa, não sei mas um velório animado é capaz de conseguir.

Não se meta nisso, há muitas incompatibilidades entre peças, e bicla ia ficar descasada (SRAM / SHIMANO) e depois de experimentar, mesmo que a funcionar tudo perfeitamente iria querer trocar tudo por um grupo completo de série. É quase quando se compra uma bicla razoável com a ideia de mais tarde tencionar melhorar as rodas e alguns periféricos. No final das contas saiu tudo muito mais caro e nunca damos uso conveniente ao material de origem, nem tão pouco o conseguimos vender, nem facilmente, nem a bom preço.


...Desta forma peço a quem percebe bem mais do que eu o que acha deste cozinhado

Já recebeu boas dicas de quem percebe e, tudo somado, nem para entrada de prato daria quanto mais para um bom prato principal...

ah! Uma (essa) COLNAGO merece sempre ser bem tratada e o Natal está aí à porta, escreva com antecedência ao Barbudo e porte-se bem pelo menos nestes dois meses que faltam!!!

Cumprimentos,
 

grouk

Active Member
entendo o que dizes mas dá me um gozo tremendo fazer algo funcionar quando à partida tudo indica que não, aliás é o que faço no dia à dia como profissão, quando montei a minha venge em di2 toda a gente dizia que o que queria fazer não dava, a shimano afirmava que nao era possível "hackar" as manetes no WW todos diziam que não dava e deu, já leva um ano e é uma maravilha de andar.
quanto a esta sei bem o que dizes quanto a gastar mais, quando montei as minhas primeiras rodas gastei mais do que se tivesse comprado umas já montadas mas foi graças a essas rodas que hoje sei montar rodas, aliás tenho para breve uma montagem para esta bike que vai por muita gente a chamar me maluco...
mas ainda nao sei... estou a recolher informação... gostava de arranjar um desviador tipo 2 xtr de 10v para fazer umas experiências...
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Não o desencorajo nessas peripécias do DIY, que são sempre louváveis.

E também percebo o gozo que dá contrariarmos um pelotão de engenheiros que, algumas vezes, pouco andam de bicla.

Esperamos por novidades, breves...

Cumprimentos,
 

grouk

Active Member
ainda nao, por acaso estive a desmontar tudo à bocado só para ver umas medidas...apesar da impaciencia ainda vai demorar um tempito, monta lá isso para vermos como fica.

quanto aos travoes depois direi mais mas para já posso dizer que valem quantos €€ custam, no domingo foi um trino 100% ciclocross, montar e desmontar e bunny hops com fartura
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grouk

Active Member
Update dos travões

Fáceis de montar, muito poucas afinações apenas permite afinar o curso do embolo e tem um ajustador do cabo. Tudo montado bota para a rua, aviso já que os primeiros kms fora de terror, apertava os travões e nada então o da frente era como se não existissem, comecei a stressar e a mexer nos afinadores mas pouco tempo depois a coisa começou a compor se e agora estão impec!!!, talvez fosse preciso passar alguma lixa nos discos ou nas pastilhas, não faço ideia porque aquilo no inicio se portou tao mal. As diferenças são notórias, o touch da manete é completamente diferente, tem alguma modelação,( se bem que estava a contar com mais, mas isto deve se a estar mal habituado aos super travões que são os ciamillo) e quando apertas a manete estas a derrapar. Deixei de andar a cortar fiambre, noto é que aquecem muito mais, nos outros o corpo do travão não ficava quente este fica mesmo mesmo quente, e notei também que ao contrario dos outros as pastilhas marcam muito mais os discos ou seja estão a assentar totalmente enquanto nos outros sempre tive a noção que não assentavam corretamente.
Se formos montar uma bike destas o melhor é ir logo para o Sram x1 e por 850€ ficamos completamente servidos, se não for esse o caso acho que este upgrade é muito bom e melhora em muito o comportamento da bike. Quanto ao X1 está em andamento mas em andamento lento devido à escassez de €€€ que se tem feito sentir!:p

Adoro a bike é super divertida e tem me tentado a participar numa prova da taça de ciclocross que vai ocorrer aqui perto(Vouzela) mas nunca vi provas por cá não faço ideia do andamento, tenho andado a treinar montar/desmontar e andar com ela as costas mas acho que antes de ir tenho que ver, não me está a apetecer chegar lá e levar uma barretada
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Ontem tive a hipótese de ver uma bike montada com o mesmo que a tua. O toque na manete é bastante bom, basicamente parece um hidráulico no toque mas sente-se que não o é.
Não sendo a solução ideal, parece-me uma opção bastante válida.

A propósito de provas, ontem em Penafiel houve uma e haverá no próximo dia 8 também, fui ver. Apesar de não ter visto a prova toda o que vi foi engraçado! A pista não parecia muito técnica e como não havia lama, não havia piada. Sinceramente as provas não me chamam mesmo mas dá para ver o andamento daquilo! Interessante é que o parque de bicicletas é muito fraco e as melhores acabam por ser as do pessoal espanhol com mais capital. Até quadro 26er vi montados com estas rodas e um guiador. Travões?! Para quê?! Aquilo simplesmente é deixar ir e escolher uma trajetória!!

Boas fotos Daniel :)
 

ohomemdobussaco

Active Member
@grouk, quanto ao teu update dos travões, creio que é normal aquecerem pois o reservatório do óleo está dentro da maxila e é pequeno/contém pouco óleo. E essa é uma questão que me desperta alguma curiosidade em comparação com os TRP HY/RD, que são maiores e mais pesados (e mais caros), mas têm um reservatório de óleo maior, que à partida vai aquecer menos por conter mais quantidade do fluido. Ao aquecer menos, perderão menos performance em uso intensivo. Depois de teres os discos/pastilhas devidamente acamados podes é tentar perceber se tens e se é significativa a degradação da travagem com esse aquecimento...

A Bikeradar também está a fazer um teste de longa duração aos Juin Tech R1 e devem compará-los com os HY/RD. Ainda deve é demorar a sair o resultado do teste: http://www.bikeradar.com/road/news/...es-promise-cheap-yet-powerful-stopping-45568/
 

grouk

Active Member
hoje aconteceu me algo que só numa bike destas:cool: tenho a certeza que numa bike de estrada algo semelhante seria muito difícil de acontecer
a dada altura olho para a roda da frente e tenho isto, como ia de phones nem me apercebi
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mas o melhor veio depois, vou na minha vidinha quando vejo a entrada para um terreno, terreno esse todo ladeado em árvores e a com bastante erva muito bom para derrapar, "bota" por ali a dentro,
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segundos após a decisão tomada sinto me a voar assim ao estilo super homem e caio a cerca de 2metros da bike olhando mais atentamente tenho isto
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não me aconteceu nada e sai dali a rir me com a situação
 

pratoni

Well-Known Member
hoje aconteceu me algo que só numa bike destas:cool: tenho a certeza que numa bike de estrada algo semelhante seria muito difícil de acontecer
a dada altura olho para a roda da frente e tenho isto, como ia de phones nem me apercebi
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Parece o guarda-lamas que tenho na btt... :p
 
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