Boa tarde Sky,
sim, percebo perfeitamente a tua situação a cerca da duvidas e confusão. Hoje em dia não é facil escolher um "rumo" porqué o mercado das bikes que sejam de estrada ou de btt é muito especializado; por exemplo quando começai com a btt havia só uma btt!!...hoje temos bikes de crosscountry, all-moutain,trail, enduro, dowhill com os relativos componentes adaptados a cada especialidade..uma jungla!!..o que cumprar, mas sobretudo qual é o produto que é ideal para aquelo que faço?? Porqué nós devemos adaptar a bike ao nosso fisico e não o contrario!! O marketing que cada ano envia mensajem de tipo "mais xxx.." cada ano é sempre "mais leve"..."mais rijo"..etc etc e isso em cada desporto!!Eu praticai kitesurf durante 10 anós e é o mesmo osseja transmitir a ideia que há um melhoramento dos materiais e das prestações.
Eu são italiano que viví e vivo a bike ( agora não tenho porqué foi roubada
) como simple praticante, mas cuidado que as minhas são sempre opiniões por tanto filtra bem aquelo que escrevo ok? Cada um sabe aquele que quer e sobretudo aquele que por me é prioritario se calhar por te não tem importancia nehuma, por isso é tudo reltativo aquele que se escreve nos forum.
Mas falamos de bikes "versáteis", um conceito que começou a entrar na minha cabeça desde que voltai a pedalar em Portugal. Eu gostu muito de btt mas tambem da estrada por isso sempre tive as duas tipologias de bikes em casa, é o ideal..e a pasteleria ovviamente para ir no supermercado
. No ultimo ano, utilizai uma btt adptada a estrada, simplemente mudando os pneus. A Pinarello que tinha foi vendida porqué o quadro era um bocado grande e em quanto foi cumprada a preço realmente baixo no circuito oficial Pinarello italiano ( a Pina costuma fazer isso de vez em quando), pensai de aproveitar a fazer um negocio especulativo (não sabia que em Portugal as Pina eram consideradas as Ferrari! Curioso como a percepção de uma brand varia de pais em pais!.) para ter dineiro por uma nova road-bike que ainda deve chegar ahimé não sei quando. Praticamente chegai a conclusão que com a btt bem mais pesada conseguia fazer os mesmos kms que com a Pinarello, não precisa ser um Nobel para entender isso
... mas tinha melhor desempenho nas travajem sobretudo com piso molhado ( costumo sair sempre de inverno ), isso por montar pneus de 38mm, tinha mais comfort pelas minhas costas devido a menor pressão nas cameras logo maior efeito amortecedor, tinha menor problemas de furos ( nunca forai ), tinha o feeling de ir descansado na estrada sem o stress de ver se há buracos a frente...os aspectos negativos como ovvio são as medias e a velocidade a subir
..será que isso me afasta deste tipo de bike?? No, embora gostu da velocidade!!. Posu sempre correr/treinar ou simplemente passeiar nas minhas saidas indipendentemente da bike que tenho verdade??.
Agora o ponto é: qual bike pode ter estas caracteristicas sem perder muito do lado "racing" mas sobretudo que não seja eccesivamente pesada?... em minha opinião o peso começa a sentir-se acima dos 90 kms onde há muita subida ou muito sobe e desce, pelo meno esta é uma diferencia que reparai ao fim de uma volta ed é logico isso em termos ergonomicos!!...Engraçado que desde que começai a pensar neste tipo de bike ouve uma resposta das brands no mercado!!..por exemplo adoro a BMC GF02 com discos embora nunca tenho esperimentado....esta realmente é um tipo bike que gostavo ter ( mas confesso que a Think2 Hydro da Pina gostavo ter mesmo para aqueles dias esplosivos
).....
A minha bike deve ter discos ( mecanicos o idraulicos não há importancia), possibilitade de montar pneus de secção maior que os classicos 23mm....acho os 28mm ser um otimo cumprumisso, geometria não demasiado racing ..não dico bike para Granfondo come escrevem nos forum porqué na Italia as Granfondo são corridas feitas a quase cronometro onde cada ciclista é um inimigo e mais do lado anaerobico que aerobico, isso é uma Granfondo italiana, tudo meno relax
..atenção a não confundir os termos quando fazemos relações entre comfort e bike de Granfondo...já lí isso, completamente errado, esperimentar a fazer uma Granfondo italiana e depois falamos
).
Digo BMC gf02disc mas tambem uma Specialized Secteeur não é mal.
Voltando a tua situação eu pessoalmente não vendia a btt....agora não sei se tu mesmo odeia o btt e nunca fazes todo terreno então percebo isso neste caso, mas em caso contrario seria renunciar a uma saida diferente porqué a btt se é feita mesmo nos trilhos e não na estrada ajuda a desenvolver o controllo da bike e depois proporciona paisajem que só a btt pode ofrecer é toda uma outra coisa. Se calhar era mais logico vender a Tarmac e com este dineiro cumprar uma de estrada que tenha mais comfort...isso parece-me o percurso justo, mas es tu que sabes
.
Se gostas de quadros classicos isso pode ser feito igualmente com o carbonio, há muitas brands a construir bike de forma classica mas com material moderno. Uma outra solução que dura no tempo sobretudo em relação a resistencia a corrosão é o titanio....Van N. não é eccesivamente caro. Depois há o caso dos quadros em aço inox (os da Legend são bonitos ), lindos mas custam bastante.
Agora não cumpravo um quadro de aço mesmo pelo motivo que tu leste, nas nossas bandas tem vida muito curta!!.
Uma outra bike desta tipologia que gosto era a Colnago World Cup, mas esta é mesmo bike de ciclocross por tanto a geometria deve ser bem estudada para não resultar mais cansativa que um quadro de estrada normal!!...bem eu aguardo tempos melhores e depois vejo em base ao dineiro disponível mas sobretudo as ofertas que passam no meu pais...a final acaba sempre que vamos cumprar coisas que se afastam da nossa ideia inicial, há demasiado factores envolvidos!!!.
ciao
Ps: se aparece na Figueira apita que vamos a tomar um café e assim falamos de bikes
).