• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ciclista preferido e porquê ?

fogueteiro

Active Member
....e difícil pois de todos que gostei, nenhum saiu bem na fotografia nos últimos tempos.

É isso mesmo. Que se lixem todos!!!

Mas sem dúvida alguma o Ullrich, foi o me fascinou mais. O seu estilo "smashing" e a sua atitude de não demonstrar o sofrimento que levava, eram para mim alicinates que me faziam ser seu fã incondicional.

A seguir Pantani... para não falar noutros mais antigos. De resto, para mim, é paisagem... dopada!
 

biza

Member
Sem duvida o Amstrong, pela sua história de vida... teve lá no alto, aos vinte anos foi campeão do mundo(acho que até agora é o mais novo a ganhar esse titulo), aos 23 anos apareceu o tal cancro nos testiculos já espalhado pelos pulmões e cerebro, 7 % de sobrevivência, todos os patrocinadores na altura a deixa-lo, menos a NIKE, este lá em baixo... mesmo em baixo...a morrer e depois com a força e contra tudo e contra todos aqueles que o abandonaram ganhou 7 tour de França... por isso a minha admiração por este homem fantastico!!
Por cá o nosso Joaquim Gomes!!!
 

hmbe

New Member
Só em 2009 comecei a acompanhar melhor o ciclismo. (Ainda me lembro do Ulrich que me fascinava noutra época em que também acompanhei, há mais de 10 anos)

De 2009 para cá quem limpou 2 Tour´s e muito possivelmente 2 voltas ao Algarve foi Contador.

Por isso Contador está muito acima de qualquer outro nas minhas preferências ciclistas

A seguir Cancellara e Cavendish que nas suas especialidades não dão hipóteses um como uma "locomotiva" impossível de parar em plano outro como "rocket-man" que quando embala já a "cheirar" a linha de meta raramente falha uma vitória.
 

salpicão

Member
Boas,
pelo que tenho lido, mas não vivi o seu tempo, Eddy merckx sem dúvida. Um campeão em todo o terreno e em todo o ano.
Nos meus tempo, e sem dúvida nenhuma Lance Amstrong. 1º pela sua história de vida e força pela vida, 2º pelas suas vitórias espetaculares.
Existem outros grandes nomes como o nosso Joaquim Agostinho, etc... mas estes, para mim, estão sem dúvida nenhuma no topo da piramide.
Abraço.
 

Cancellara

New Member
Por ordem cronológica, desde que comecei a acompanhar o ciclismo:
Alex Zülle, Jan Ullrich, Fabian Cancellara

Numa segunda linha:
Virenque, Basso, Menchov, Evans, David Blanco
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Amigo Biza, o Armstrong foi campeão do mundo com 21 anos e teve cancro aos 26 anos. Eddy Merckx foi o melhor de sempre, mas o meu preferido, não sei lá porque, sempre foi o Miguel Indurain.
 

MarceloBTT

New Member
Os manos Schleck! :D
Não estou muito dentro do assunto da roda fina, mas dos poucos que conheço, foram sempre aqueles por quem senti mais simpatia.
 

heldocas

Member
Eddy merckx , com bikes e condições que há hoje era imparável,quanto ao Joaquim Agostinho o mesmo digo,agora espectacular na verdade, o Pantani,Lutador o Jan Ullrich, quanto ao Amstrong só digo isto teve 7 cancros,cura-se(imaginem o tratamento),treina-se e ganha a volta à França e ainda tem um filho vai lá vai.O AMstrong ganhava as voltas com a maior das facilidades apenas precisava de controlar o ullrrch e o Pantani,e como sabem a qualquer dos dois deu etapas a ganhar,apesar de senhor era cavalheiro.
 
Last edited:

Helder Pereira

New Member
Bom tópico.

Eu embora com 42 anos, desde muito pequeno que "respiro" ciclismo. Já vi passar muitas gerações de ciclistas e muitos campeões, uns que viraram mitos e outros simplesmente passaram ao lado.

Não consigo dar uma resposta directa de qual o preferido ou qual o melhor ciclista, mas pensando no que aconteceu nas ultimas décadas houve uma inversão no ciclismo. O antes e o após os anos 90.
Anteriormente, o ciclista apenas era o "poço de força", pois tinha que carregar com bicicletas normalmente acima de 10kg, não havendo na altura grandes métodos de treino (por ex: em altitude), nem as evoluções tecnológicas tinham-se desenvolvido (de reparar que hoje tudo passa pelo fit and body geometry e a utilização banal de túneis de vento).

Assim catalogaria em 2 tipos de ciclistas: Os que nasceram predestinados de força e poder físico e os tácticos/inteligentes.

Nos primeiros terei de falar no Fausto Coppi, Eddy Merckx, Agostinho, Zoetmelk (eterno 2º na Volta a França), e o ultimo o Jan Ulrich (quem não se lembra de ver o alemão de dente arreganhado a subir montanhas com pedaladas tinha talega e o Armstrong na rotação do pedaleiro 34 à espera do desgaste do alemão), o Cippollini (na vertente de finalizador - que power) e o Indurain que foi o primeiro ciclista a ser trabalhado laboratorialmente.

Depois temos os tácticos/inteligentes e aqui forçosamente temos de falar do Armstrong, passando pelo Bernard Hinault, o Paolo Betini (grandes vitorias de inteligência táctica, incluindo as vitórias como Campeão do Mundo), o Laurent Jalabert, e a grande maioria dos corredores que hoje são vitoriosos.

Ainda uma nota especial para um corredor que apesar de ter controlado positivamente, tem uma característica muito inteligente. Falo do Rui Costa. É o único ciclista português com várias vitórias internacionais, visto que presentemente é um ciclista com uma leitura de corrida muito boa, aparecendo nos momentos chave das corridas e ganhando algumas, como todos sabem.
Ao invés, temos um ciclista que não tem essa característica, mas que tem um power muito bom, é um diamante em bruto que a RadioShack está a lapidar, o nosso Tiago Machado, que ainda não atingiu a perfeição de inteligência e leitura de corrida.
 
Last edited:

biza

Member
Amigo Afonso, é correctissimo em relação ao Amstrong eu enganei-me(imperdoavel porque eu li o seu livro) e tambem concordo contigo em relação ao Eddy Merckx foi o melhor de sempre, mas é não aquele que me influenciou, não é aquele que é a minha referência. Na actualidade é o Vincenzo Nibali
12482786416854dtl6b6ssp.jpg

aqui a passagem de testemunho...:D
 

rodd

New Member
Boas,

Sou novato nestas andanças e sempre acompanhei o ciclismo um pouco à distância, mas o meu ciclista preferido é o, recente retirado, Lance Armstrong. A minha escolha prende-se com história de vida deste, a força com que ultrapassou os cancros, e claro, pelas 7 voltas a França conquistadas.

Abraço,
Luís
 

NCIS

New Member
heldocas

Apesar de o Armstrong ter ganho 7 voltas a França, de certeza que não achou "fácil" ganhá-las todas. E quanto ás oferendas, ao Ullrich nunca deu de certeza.


Fico bastante feliz por haver muita gente a gostar do "Kaiser".
 

DELTA

New Member
Sou do tempo em que havia rivalidade no ciclismo em Portugal, ou seja havia as equipas do Benfica, Sporting e Porto. Fernando Mendes (benfica) e Leonel Miranda (sporting), depois o grande JOAQUIM AGOSTINHO. Toda a gente era "obrigada" a acompanhar o ciclismo, muito por culpa de Joaquim Agostinho, que muito alimentava os jornais, rádio e televisão, com os seus feitos não só em Portugal, mas principalmente no tour de França, giro de Itália ou vuelta de Espanha.
EDDY MERCKX, era nessa altura rei e senhor. GRANDE CORREDOR!
Merckx, foi o grande culpado de POULIDOR não figurar na lista dos vencedores. Foi 3x segundo e 5x terceiro.
Seguiram-se outros grandes corredores: Bernard Hinault, Indurian. Depois deixei de acompanhar, mas o ARMSTRONG, pela sua história de vida e pelas vitórias conseguidas, não passou despercebido a ninguém. GRANDE CICLISTA E GRANDE LUTADOR!
Quem foi o melhor? É impossível de dizer, porque cada um foi o melhor no seu tempo. Se fosse possível correrem todos juntos, seria mais fácil dizer quem era o melhor!
 

heldocas

Member
NCIS ,estás mal informado, na ultima volta que o Amstrong ganhou já na ultima etapa de montanha,em que o Amstrong já tinha vantagem suficiente para ganhar a volta deixou de pedalar em cima da meta e deu a vitoria ao ullrich,se te lembrares o Ullrich depois de cortar a meta abranda e dá a mão ao Amstrong.Boas pedaladas.Quando disse que era na maior das facilidades é verdade que exagerei,mas era um ciclista que controlava mto bem a volta e estava sempre com bastante segurança no dominio da volta não só pq tinha sempre bons elementos a trabalhar para ele,mas tb pq tinha o Power para quando fosse preciso arrancava e aí sim só o Ullrrich ,mas notava-se bem o esforço que fazia para o acompanhar.
 

NCIS

New Member
Na última volta a França que o Lance Armstrong ganhou (Tour de France 2005), o Ullrich não ganhou qualquer etapa. Esse comprimento de mão de que falas, ainda me lembro como se fosse ontem, foi no Tour de 2001, etapa nº 14 a finalizar no Luz Ardiden, e essa etapa foi ganha por Roberto Laiseka.
 

paradawt

Moderador
Embora demasiado novo para acompanhar as campanhas vitoriosas dele, mas por muito que já li e visualizei no youtube, Eddy Merckx, a seguir Lance devido à capacidade lutadora que demonstrou (e não me refiro ao ciclismo), Petachi e Cavendish ao nível de sprinters, Cancellara que após toda a polémica dos motores já mostrou de que é feito o Spartacus.

Em termos nacionais, o Joaquim Agostinho que também não tendo eu acompanhado a sua carreira vi um documentário sobre ele e alguns vídeos. Gosto do Sérgio Paulinho porque é daqueles ciclistas que vivem um pouco na sombra mas trabalham imenso, simpatizo com o Tiago Machado e com o Rui Costa.

Um à parte. Não curto mesmo nada o Cândido Barbosa e o mediatismo que fazem em torno dele.
 

Fausto Coppi

New Member
Para mim a ordem `e esta Coppi, Merckx "o canibal" a alcunha diz tudo, armstrong por tudo aquilo que o pessoal ja disse e agora Schleck porque na minha ignorancia penso ser o grande corredor , da gosto ve-lo pedalar.
Portugues tem de ser claro o GRANDE Joaquim Agostinho!
 
Top