• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ciclista com uma protese na perna !!!

guzz

Member
Boas pessoal !!!
No sabado ( etapa rainha seia-torre ) fui assistir a etapa para a lagoa comprida onde pela primeira vez assisti ao vivo !!! Enquanto esperava para ver passar os herois do dia, vi o verdadeiro HEROI !!! Um ciclista a pedalar com uma protese na perna esquerda e ainda para mais a pedalar a serio !!! Um bem haja para esse ciclista, esse sim mostra o querer e gostar pela modalidade !!!
Abraço e boas pedaladas !!!
 

Figueiredo

Active Member
Não sei se será o mesmo Sr. mas há uns tempos num dos passeios de cicloturismo que habitualmente frequento também reparei num individuo com uma protese... é nessas alturas que nos lembramos do bem mais precioso que temos que é a nossa "saúde"!
 

Nosoul

New Member
Sem dúvida Figueiredo. Nós que nos queixamos imensas vezes, por uma simples dores de cabeça ou porque estamos cansados depois de um dia de trabalho e não nos lembramos destas coisas.

Eu vou deixar aqui um relato. Não é relacionado com ciclismo, mas que relata bem a importância da saúde e de não darmos importância ao facto de a aproveitarmos como deveria ser aproveitada.

A vida normal - Por Carla Machado
“Todos passamos a vida a desejar a vida que não temos. Queixamo-nos do emprego, dos colegas que são chatos, do chefe que não nos dá valor, do muito que trabalhamos e do ordenado que é fraco.Reclamamos do tempo, que chove e não se pode ir à praia, que não chove e faz mal à agricultura, do sol que é pouco ou demasiado, do suor, do frio e do vento, do calor que nunca mais se vai embora e do Verão que nunca mais chega.A família cansa-nos, mas odiamos quando esta nos ignora; dizemos mal do amigos sem os quais não sabemos passar; suspiramos pelo fim do serão em que as visitas se vão embora, mas despedimo-nos combinando um novo jantar.Estamos fartos dos filhos, mas passamos o tempo a falar deles e a mostrar as suas fotografias aos amigos. O barulho que fazem enlouquece-nos, mas o silêncio da sua ausência é insuportável.Queixamo-nos do marido ou da mulher, que não são como dantes, que nos irritam, que não nos surpreendem, mas suspiramos quando nos faltam e reclamamos quando fazem alguma coisa com a qual não contávamos.Estamos no Algarve a suspirar pela frescura do Minho, no Minho damos por nós desejosos da brisa costeira, na cidade irrita-nos o artificialismo e em Trás-os-Montes formigamos com a ânsia de fugir à ruralidade.E do país, todos nos queixamos do país até ao momento em que "lá fora" concluímos com um orgulho disfarçado que realmente "comer, comer bem, só mesmo em Portugal".De queixume em queixume, passamos pela vida muitas vezes sem deixar verdadeiramente que a vida nos atravesse. E só quando somos roubados ao quotidiano que tanto maldissemos damos conta do tempo que perdemos nos lamentos sobre o tempo que os outros nos fazem perder.Há pouco mais de um mês, numa consulta que era suposto ser de rotina, foi-me diagnosticado um tumor. Felizmente benigno, como soube após 24 horas de espera. E, tal como seria de prever, naquele momento inicial em que o espectro de algo mais grave ainda não tinha sido afastado, o meu pensamento imediato foi: "Mas afinal porque é que eu estou aqui, afundada em Braga a trabalhar, em vez de ter já há muito tempo fugido para Bora-Bora?" Passado contudo tal instante, e nas 23 horas que se seguiram, foi da vida normal que tive saudades antecipadas. A vida normal: trabalhar, ir ao cinema, abraçar quem amo, rir-me das pequenas parvoíces do quotidiano, ver a minha filha a dormir e sentir o seu cheiro.A vida normal está aqui mesmo ao lado. E aposto que Bora-Bora tem imensos mosquitos.”

Professora Doutora Carla Machado in PUBLICO, 24.08.2006
 

Miro

New Member
Essa senhora tem realmente toda a razão. Eu penso muitas vezes nisso e é por isso mesmo que muitas vezes agarro na bicicleta de manhã e volto quase à noite. Há uns tempos atrás cheguei a agarrar na bike de BTT parar a 2 km de casa, deitar-me debaixo de uma figueira e ali ficar. Acordei não sei quanto tempo depois, já com a ideia de estar rodeado de bichos. Mas parece que ali ficaram alguns dos meus problemas e preocupações enquanto dormi aquela bela sesta.

Das coisas que mais me arrepiam na vida e ainda esta semana o vi, é ver pessoal com amputações de pernas. Para mim e também para todos aqueles que adoram andar de bicicleta (eu não adoro, já passou mais a vício) seria daquelas coisas de nos levar ao fundo. Esse senhor é de facto um vencedor. Parabéns para ele e muita saúde a todos.
 

Nosoul

New Member
Pois é Miro, o que fizeste é de facto fantástico! Muitas das vezes vou eu a pedalar e a dar por mim a pensar, mas porque vou tão rápido? Antes de ser um treino, isto deve ser um passeio relaxante :p e ai diminuo a intensidade. Devemos gozar cada momento. O verdadeiro Carpe Diem!

Não sei se estou enganado, mas houve uma equipa que participou na Nissan Titan Desert ou na Cape Epic (ano passado) em que um dos membros dessa equipa, também sem um perna, fez toda a prova. Fantástico mesmo!
 

duchene

Well-Known Member
Sandro.jpg


Será que te cruzaste com o Sandro Borges?

Além dele conheço um outro caso de um colega do BTT que vi na maratona dos 5 cumes e que não tinha um braço. Nada que o impeça de desfrutar ao máximo este desporto!

Mais do que uma justificação, a deficiência deve ser, acima de tudo, um pretexto para a superação. Pretexto que muitas vezes nos falta perante as dificuldades que a estrada da vida nos coloca.

Como diria a minha avó: "Bota os olhinhos!"
 

guzz

Member
Nao era o Sandro Borges !!! Era outra pessoa de cor branca !!! De qualquer forma tinha uma protese igual a do Sandro Borges !!! É incrivel como estas pessoas tem força para superar todas as dificuldades da vida !!!
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Então aqui vai mais uma, aqui na zona do Algarve há um Sr. que faz BTT costuma se apresentar em algumas provas de BTT.

De salientar que só pedala com uma perna leva a muleta entre o quadro e a suspensão.

Há por ai algumas fotos dele em passeios de BTT aqui em baixo.
 

cokenim

Active Member
Deixo mais um exemplo de grande determinação e força de viver!!
Esta foto guardo como fonte de motivação desde 2007 e é de um atleta em competição no Transalp de 2007.
Transalp é uma das mais duras provas Mundiais de Btt.
Nos videos da altura era impressionante ver este Homem transpor trilhos e ribeiros tão técnicos em que alguns ciclistas sem qualquer limitação física tinham que desmontar.

mjgqu995175602gn2.jpg
 

Miro

New Member
Já agora e já que estamos nesta, aqui fica a notícia que pela 1ª vez vamos ter um atleta paraolímpico a disputar os mundiais de atletismo que começam esta madrugada se não estou em erro.

Mas o que acontece é que este homem amputado em ambas as pernas, faz o tempo de 10.91s nos 100m. Absolutamente impressionante.

Fica aqui então o link para que possam ver: http://esporte.ig.com.br/maisesportes/atletismo/infografico+conheca+oscar+pistorius+o+atleta+paraolimpico+que+vai+ao+mundial/n1597176859118.html
 

gtid10

Member
Para mim os melhores exemplos de determinação são estes : 2.4 milhas de natação + 112 milhas de ciclismo + 1 maratona, tudo seguido e só com uma pernóca... FANTÁSTICO !!!!
Ironman Hawaii :
[video=youtube;oLdi0hMkinM]http://www.youtube.com/watch?v=oLdi0hMkinM[/video]
 

Nolimits

Member
Para ti NOSOUL,nesse texto que transcreveste,está tudo dito,essa realidade que todos nós, temos á nossa frente,e que tantas vezes dela fugimos até............................................................até ao dia em que vemos a verdadeira importancia dos pequenos momentos,que nos preenchem as 24 horas de todos os nossos dias.
 
Top