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Canyon endurace al 6.0

josealpinto

New Member
Boa tarde.

Hoje fui dar a primeira volta na minha fininha. É a minha 1ª bicicleta de estrada, e nunca antes andei numa. Por isso optei por fazer uma viagem mais curta, aqui pela zona, de modo a testar e a ganhar alguma confiança para andar em cima dela. Decidi ir ao monte de nossa senhora da Assunção a ver como ela se comporta a subir, e depois a descer. Basicamente ainda ando a testar e a habituar-me a andar numa bicicleta de estrada.

Ela chegou na 6ª passada, depois levei-a à Duobike para que lhe dessem uma afinação geral, e hoje comecei a rolar nela.

https://www.strava.com/activities/382348594

A 1ª impressão foi fantástica. Rola bastante bem, as transmissões parecem um relógio suíço, e o tamanho é o ideal para mim (eu que estava com dúvidas entre M e L. Optei pelo M e não poderia assentar melhor).

Aspectos que quero realçar:

Notei que me cansei mais a subir do que me cansava na minha de btt, apesar de fazer a subida muito mais rápido claro. Não sei se é normal para um principiante.

À entrada de Santo Tirso tem um pouco de paralelo, e notei que a bicicleta Vibrava muito. Não sei se também é normal, mas se andar a uma velocidade elevada naquela zona pelo menos, sente-se bastante a vibração.

Os travões ainda não estão a travar a 100 %, mas penso que poderá ser por ainda serem novos.

Senti um pouco os pés a dormir e certas alturas. É normal também? Será de não estar habituado a Pedais de encaixe? A nível de dores nos joelhos, não senti nada.

Agora uma dúvida que pode parecer estúpida, mas que eu senti. Ao andar com as mãos nos "cornos" do guiador, tenho dificuldade em travar (puxar a manete do travão). Isto é normal? Quando coloco as mãos em baixo, travo perfeitamente, mas em cima, acho que tenho uma pegada muito em cima, e dificuldade em puxar a manete. É normal isto, ou preciso de ajustar qualquer coisa? Se me pudessem ajudar...


Por fim, quero contar as duas peripécias que tive, mas das quais me safei com bastante sorte. Uma foi a descer o monte, logo na primeira curva apanhei um pouco de areia e terra no chão. Ao fazer a curva ia com um pouco de velocidade, e o pneu de trás fugiu, Não sei como consegui controlar a bicicleta sem cair, mas vi-me aflito naquele momento. Depois foi a chegar cá baixo, em que tive de parar por causa de um cruzamento. Não sei como tiro um dos pés, mas a parar inclino para o lado oposto. Felizmente sou um rapaz cheio de calma, e já em fase de queda consigo desencaixar o outro sapato e segurar na bicicleta. Por hoje tive sorte. A ver se para a próxima tenho mais cuidado com estas situações.

Deixo uma fotos que tirei. O porta bidões e o bidão ainda eram de uma outra bicicleta que tinha cá em casa. Não tive tempo ainda de comprar uns em condições xD

Desculpem se estou a dizer alguma barbaridade em cima, mas como disse sou completamente novo nestas andanças, e estou aqui para aprender com vocês que já sabem muito mais disto que eu xD


o1X67GG.jpg


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xD1uWKo.jpg
 
experimenta em primeiro lugar a copiar todas as medidas que tinnhas na btt para a de estrada , desconta a medida dos pedaleiros .

experimenta a meter o volante na posição horizontal ao solo , parece um pouco virado para cima .

depois com o tempo vai afinando conforme a flexibilidade do ciclista , mas inicialmente é melhor andares com as mãos nas manetes na zona das proteções de " borrachas" .
 

pratoni

Well-Known Member
Muito bonita!

Se puderes mete mais fotos.

Quanto aos travões, tens as mãos pequenas? Penso que hajam uns espaçadores para colocar as manetes de travão mais próximas do guiador se for isso que te apoquenta...

Para travar nos hoods, ou seja com as mãos em cima das manetes, penso que seja mais uma questão de habituação e de veres como colocar melhor a mão, se calhar roda um pouco os pulsos para que as mãos envolvam melhor toda a manete...
 

jpacheco

Well-Known Member
è normal que sintas vibrações em paralelo...ainda por cima sendo a bike de aluminio... é normal e não parte :D Dormência nos pés também... questão de tirar um pouco o pé do encaixe numa descida ou desapertar um pouco o sapato para deixar o pé respirar. De cair para o lado acho que ainda, por muito que te esforces, vai acabar por acontecer. Claro que quanto menos vezes melhor para ego :D O que interessa é que não te magoes. A descer, prudência que estes bichos alcançam grandes velocidades muito rapidamente.

Dá-lhe quilometros que tens uma bela bike para isso :D
 

pratoni

Well-Known Member
Se os pés continuarem a ficar dormentes mesmo em voltas que não andes em paralelo vai verificando a posição dos cleats. Que sapatos tens? Tem uma sola rigida e são confortáveis? Não iriam demasiado apertados/soltos?
 

josealpinto

New Member
Pratoni, Obrigado pelos conselhos. As minhas mãos até são grandes, mas deve ser mesmo falta de experiência ainda. Irei experimentar o que disses-te. Quanto aos sapatos são uns Mavic Ksyrium elite. São super leves e super confortáveis e a nível de tamanho estão-me bem. Acho que se calhar iam era um bocado apertados. Os cleats ainda ontem os tinha ajustado, porque tive a ver se o meu pé ficava confortável no pedal, e tive de os ajustar pois o calcanhar ligeiramente para fora. Mas agora sinto os pés confortáveis e sem ter a sensação de estarem forçados. Pode ser por ser a 1ª vez. Agora também vou ajustando aqui e ali de forma a ficar cada vez mais confortável em cima da bicicleta.

Depois tirarei mais fotos, que hoje foi um pouco à pressa a volta, e não deu tempo para mais :)
 

torui

Well-Known Member
Atenção que os travões devem de estar a 100%, tu é que deves de estar habituado a travões de disco. Os de estrada são mais abrandadores do que travões...
 

duchene

Well-Known Member
José
Tudo o que referes é normal e sintomático de uma bicicleta de estrada. A única excepção é a dormência nos pés que deve ser averiguada e eliminada. Seja pelo reposicionamento dos cleats, seja diminuindo o aperto dos sapatos. Se não fores um sprinter, não precisas de ter os sapatos apertados como se não houvesse amanhã. O pé incha com decorrer do tempo em exercício e por isso deve andar sempre à vontade no sapato.

Quanto aos travões, penso que os companheiros leram a tua descrição ao contrário. Não é um problema de chegar às manetes nos drops (que seria resolvida com as tais cunhas) mas sim uma questão da força necessária para travar nos hoods.

A alavancagem que consegues fazer com as mãos nos hoods (a tal parte de cima das manetes) é muito menor do que quando tens as mãos nos drops (a parte curva em baixo). Por isso é que sentes mais dificuldade em travar. Podes contornar isto apertando a manete mais junto à ponta inferior. Terás de rodar a ponta dos dedos mais em direcção à estrada e não é uma posição tão natural para ficar durante longos períodos de tempo. Contudo, com o tempo irás aprender a controlar melhor a travagem e também a ajustar a antecipação necessária em cada posição das mãos no guiador.

Tudo isso se ganha com a prática e, para primeira volta, não começaste nada mal...

Boas pedaladas!
 

josealpinto

New Member
José


Quanto aos travões, penso que os companheiros leram a tua descrição ao contrário. Não é um problema de chegar às manetes nos drops (que seria resolvida com as tais cunhas) mas sim uma questão da força necessária para travar nos hoods.

A alavancagem que consegues fazer com as mãos nos hoods (a tal parte de cima das manetes) é muito menor do que quando tens as mãos nos drops (a parte curva em baixo). Por isso é que sentes mais dificuldade em travar. Podes contornar isto apertando a manete mais junto à ponta inferior. Terás de rodar a ponta dos dedos mais em direcção à estrada e não é uma posição tão natural para ficar durante longos períodos de tempo. Contudo, com o tempo irás aprender a controlar melhor a travagem e também a ajustar a antecipação necessária em cada posição das mãos no guiador.

Era exactamente isso que referiste. Já fui dar mais umas voltas e segui os teus conselhos. Já consigo travar com maior facilidade quando vou com as mãos nos Hoods. Obrigado
 
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