• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Canyon CF SLX 2010

RJLA

New Member
Dando a minha achega nas técnicas rudimentares de pesagem de uma bicicleta, e que tal usares uma técninca que já usei e que dá resultado. Primeiro pesas-te, de seguida pegas no quadro e voltas a pesar-te. Subtrais o primeiro valor pelo segundo e o peso do quadro será a diferença obtida :)

Quanto ao quadro, também sou da opinião que deve pesar um pouco mais do que aquilo que pensas...mas isso é um pormenor, o que interessa é que tens ai um excelente quadro ;)
 

fuel100

New Member
Eu, quando ainda não tinha a chamada balança de peixe, dava-me à santa paciência de repetir o processo 10 vezes, subtrair o maior peso e o menor peso verificado e fazer a média das restantes 8 medições. A margem de erro era diminuta.
 

Joelmeida

Member
Olá a todos,

A minha próxima aquisição vai ser o Grupo Record Ultra-Torque da Campagnolo, só que tenho uma dúvida qual é o "Bottom Branket Cups" (Não sei como se diz em Português) para o meu quadro?
-BSA (1.37*24)
ou
-ITA (36*24)







 

Tiago Cunha

New Member
Foi um lapso meu,:eek: que confundi que este quadro era em alumínio, esses sim.:D
Os de carbono se fossem ao tanque da anodização deviam ficar lindos :confused:
 

Burning Dogma

New Member
Se conseguires arranjar um paquímetro consegues medir em condições pois esses 6,8cm foram com régua certo? Mas o ideal é mandares um mail à marca que eles já te dão a certeza. Eu quase que aposto que será a medida BSA pois a ITA costuma ser usada apenas por marcas italianas, daí o nome.
 

J.P.

New Member
Pelo que julgo saber:
A nomenclatura BSA ou ITA tem a ver com a rosca. O mais usual é a rosca BSA (Inglesa). A rosca Italiana está em desuso e é unicamente utilizada em alguns quadros "made in Italy".
A medida das caixas do pedaleiro com rosca Inglesa é normalmente (para não dizer sempre) 68 mm ( a não ser que seja BB30... o que não é o caso).
Pelo desenho que apresentaste o sistema é o Halowtech II (rolamentos exteriores que apertam na caixa do pedaleiro nuns "copos"... a medida 68 mm é standart e interessa-te pelo "tubo" de plástico que une os 2 rolamentos e impede a entrada de lama e lixo.
 

consciouness

Active Member
Joelmeida, estive a consultar o manual que vinha com a minha bicicleta Canyon, e eles são bem explicitos: para todos os quadros Canyon, rosca BSA.
TEm cuidado ao montares os componentes no quadro. Nunca fixes(ou deixes fixar) o quadro num suporte de montagem, por um tubo do quadro ou por um espigão de selim em carbono.
Isso é um erro que muitos mecanicos nas lojas fazem.
 

Burning Dogma

New Member
Bem lembrado! Já tenho visto bicicletas penduradas pelo espigão e fico a pensar se aquilo não será uma tremenda estupidez. Ainda bem que alguém confirma a minha ideia.
 

consciouness

Active Member
Bem lembrado! Já tenho visto bicicletas penduradas pelo espigão e fico a pensar se aquilo não será uma tremenda estupidez. Ainda bem que alguém confirma a minha ideia.

É uma de muitas coisas graves que se vê alguns mecanicos fazer. No citado manual da que acompanha a bicicleta Canyon, eles chamam a atenção para esse pormenor, dizendo mesmo para colocar um espigão em aluminio, enquanto a bicicleta estiver no cavalete de montagem. Ou então usar um cavalete com 3 pontos de fixação para o quadro, mas nunca apertando qualquer tubo de carbono. Outra coisa importante: nunca lubrificar componentes de carbono, por ex ao colocar o espigão de selim no quadro, seja o espigão de aluminio seja de carbono. Infelizmente já vi mecanicos em lojas fazerem isso.
 

consciouness

Active Member
Aliás, não sei se vocês já viram os mecanicos das equipas pro a trabalhar. Na última volta ao algarve, andava eu a passear por entre os camiões oficina das equipas e o que vi:
eles usam um suporte em que a bicicleta fica apoiada em 3 pontos, mas nunca apertando o quadro por qualquer parte em carbono.
 

rodd

New Member
Boas,

Ao ler os vossos posts lembrei-me dos suportes de transporte de bicicletas dos carros, como por exemplo os thule 591... Por esta ordem de ideias não se deve transportar as bicicletas neste tipo de suportes, correcto?
Desculpem-me o offtopic.

Abraço,
Luís
 

Joelmeida

Member
Olá Consciouness e Burning Dogma,

Obrigado pela alerta, ainda tenho o quadro dentro da embalagem e ainda não dei uma vista de olhos nos manuais da Canyon, que trás também um CD-ROM que ainda não vi no PC. Por acaso também comprei um cavalete na Bike24 da Park Tool PCS-10 que ainda está na embalagem. Já estou a vêr que tenho que tirar o espigão de selim da minha bicicleta de alumínio quando montar a nova bicicleta.





 
Last edited:

Varadero

New Member
O CD está muito completo, tem os manuais de BTT e Estrada em Portugues, e também, todos os manuais técnicos dos componentes em várias linguas.
 

Coppola

Member
Olá Rodd, a questão que colocas é bastante util. De facto o transporte de bicicletas de carbono não deve ser efectuado nesses suportes Thule. Tudo o que aperte o quadro num só determinado ponto pode danificá-lo de forma definitiva. Já coloquei essa questão por e-mail ao importador de uma conhecida marca e ele confirmou. Há uns suportes para quadros em carbono que te obrigam a retirar a roda da frente e a fixares a forqueta na travessa da frente e esses é que devem ser usados para transporte de quadros de carbono. A roda traseira permanece montada no quadro e nada mais aperta o mesmo. A Thule tem esse modelo que por acaso até é carote.
 

rodd

New Member
Boas Coppola,

Muito obrigado pela tua resposta. Andei a pesquisar e há uns que dizem que não há problema e outros têm a opinião inversa... Como as opiniões não são unânimes, hoje optei por transportá-la na bagageira...

Uma vez mais peço desculpa pelo offtopic.

Abraço,
Luís
 

Joelmeida

Member
Olá a todos,
Estou de volta e venho apresentar a minha nova aquisição que já foi em Janeiro 2011 mas só agora é vou colocar as fotos aqui no fórum.
Comprei o grupo da Campagnolo Record na Bike24 por 1400 €.
Nos próximos dias fiquem atentos vou mostrar a pesagem de cada componente.
















Pesa 403 gramas




Pesa 235 gramas


Peso total 638 gramas
 

Joelmeida

Member
Olá a todos,
Tenho aqui uma dúvida para montar os copos do movimento pedaleiro, convém meter um bocado de Loctite 222 como diz nas instruções da Campagnolo, ou posso nem sequer meter nada. O que voçês constumam meter?


Pesa 45 gramas
 

ivan

New Member
sim convem e tambem no parafuso que une os 2 crenques com um aperto entre os 40 a 60Nm
parabens pela aquisicao
 
Top