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Cantilevers porque não?

pratoni

Well-Known Member
Eu tenho uma dúvida.

Aviso já que sou novato em questões de bicicletas de estrada. :)

Já ouvi/li várias vezes que os travões cantilevers são os travões de aro mais potentes que se podem usar com as manetes dos drop bars e daí se usarem muito no ciclocross.

A minha questão é, porque não se usam em estrada e usam-se esses travões em forma de "ferradura"?

  • É por uma questão de peso?
  • Realmente não são mais potentes que as "ferraduras"?
  • Por serem mais dificeis de afinar?
  • Ou as "ferraduras" são mais que suficientes para as necessidades da estrada?

Alguém me consegue elucidar o porquê de não se usar cantilevers em estrada? :)
 

duchene

Well-Known Member
Quase que aposto que um dos motivos é uma questão de simplicidade.

Não é necessário colocar pivots e batentes de cabo no quadro para os travões de maxila que actualmente são usados.

Basta furar o quadro e a forqueta no sítio certo e já está...
 

el gato

Member
...a principal razão de se utulizarem os cantiliver em ciclocross deve-se ao facto de estes permitirem a utilização de pneus com maior diâmetro bem como não acumularem lama em comparação aos tradicionais travões de ferradura...

... na minha opinião os travões mais potentes que existem para as rodas com aro são os velhinhos hidráulicos da magura, em termos de potência equivalentes só mesmos os de disco hidraulicos em btt...

...para o ciclismo de estrada propriamente dito os tradicionais de ferradura são suficientes em termos de potência e melhores em relação aos cantiliver e já agora de fácil afinação e claro em termos de peso são imbatíveis...
 

Burning Dogma

New Member
Não sei se os cantilever são mais potentes que os de duplo pivot, mas não estrada ninguém precisa de travões ultra potentes. Aliás, muitos dos travões ultra potentes só funcionam tipo "on-off" o que é bastante perigoso numa bicicleta de estrada.

Mas como foi dito, os cantilever são muito usados no cyclocross por causa menor acumulação de lama e porque permitem pneus de maior diâmetro. No Paris Roubaix há que use destes travões para poder montar pneus de 28mm.
 

nogueira.nuno

New Member
Gostei dessa ideia e memória aos Magura e sem duvida que são os melhores mais potentes e tudo mais!!

Ainda os conservo, custaram-me 42 contos na altura e nem pelo mesmo dinheiro os vendo!!
 

pratoni

Well-Known Member
Mas esses magura não dão para utilizar com os manipulos dos drop bars, certo? Se assim for, não entram para estas contas. :)

Vêm algum inconveniente em usar cantilevers numa bike em estrada(bike de ciclocross)?

Burning Dogma, existem travões de "ferradura" (existe algum nome melhor?) que permitem colocar pneus de 28mm. ;)

Ex: http://www.konaworld.com/bike.cfm?content=honkytonk
 
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