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Cannondale Synapse - sensação de desconforto

nloio

New Member
Olá a todos,

Comprei há pouco tempo uma Cannondale Synapse 5, catalogada como confortável e mesmo eleita bicicleta do ano pela CyclingPlus. Ora, como procurava uma bicicleta para longas distâncias com o máximo conforto possível, nem hesitei.

Contudo, estou algo desapontado. Em estrada irregulares, é tão desconfortável que às vezes sinto-me numa sessão de "vibroplate". Então quando passo por Pinheiro de Loures, onde a estrada principal é por placas, fico com as costas numa lástima! Alguém é aqui desta zona que me possa dizer se lhe acontece o mesmo quando passa por este troço?

Comporta-se muito bem em piso bom, mas o problema é que opto quase sempre por estradas secundárias. Vem com penus Schwalbe Lugano 700x25, será que mudando para uns 28 fica melhor?

Por outro lado, também faz barulhos parasitas.

Se me puderem aconselhar, agradeço.

Obrigado!
 

Skyforger

Active Member
nloio, o que entendes como conforto numa bicicleta de estrada? É que a noção de conforto associada a uma bicicleta, principalmente a uma de estrada, não pode ser entendida da mesma forma que entendemos o conforto quando associado a um sofá, a um automóvel ou a uma cadeira...! Toda e qualquer bicicleta é desconfortável. O que há é bicicletas mais ou menos desconfortáveis e isso pode advir do material, da geometria do quadro, da nossa posição na bicicleta, do selim, dos calções, etc, etc.... Interessa aqui perceber qual o teu background, ou seja, no que te baseias em termos comparativos para afirmar que a Synapse é desconfortável? Que bicicleta usavas antes?

Quanto a formas de minimizar o desconforto, sim, uns pneus mais largos poderão ajudar, mas não farão milagres. Se já usas 25C, já é uma medida supostamente mais confortável, normalmente as bicicletas de estrada vêm com 23C. Podes experimentar os 28C, mas confirma se os teus aros e se o quadro o permitem. Quanto à questão do carbono, há-o de diferentes níveis de rigidez, sendo que o da Synapse deverá ser do teoricamente menos rígido, logo mais confortável. Mas mais uma vez, o carbono não faz milagres...
 

Diogo112

New Member
Pelo que vi essa bike vem de origem com 700x28C, é estranho, este fim de semana vou experimentar uma, mas fico já de sobre aviso.

Nloio, atenção essa estrada torna qualquer bicicleta desconfortável, pode também acontecer o facto de não teres a bike devidamente ajustada para ti, aconselho-te primeiro a fazeres um bike fit ou ajustares por ti, para ti.

Espero ter ajudado!
 

undernardo

Active Member
A bicicleta está ajustada ao teu corpo? Talvez umas aulas de flexibilidade poderão ajudar na posição que tens em cima da bike e assim minimizar as dores.

Lembro-me que quando comecei tinha algumas dores de costas (especialmente a lombar) e no pescoço. Com o avançar do tempo desapareceram e encontrei uma posição na qual me sinto confortável.

Um bikefit também poderá ajudar a eliminar muitos desses factores que causam desconforto.
 

Plobo

New Member
A minha Cannondale Synapse, infelizmente de alumínio, material que, independentemente do peso e do comportamento, é muito mais confortável que o carbono (na carteira, claro), tem pneus 25 e é uma bicicleta bastante confortável, dentro do desconforto que é andar de bicicleta e que o skyforget tão bem abordou. Porém, e indo diretamente ao assunto em que te posso ajudar com a minha experiência, os barulhos, devo dizer-te que não é suposto existir nenhum. Comprei a minha cannondale na bikezone, cá no Porto e efetivamente também fui confrontado com uns barulhimhos parasitas que me obrigaram a ir à loja umas duas vezes, mas ficou tudo completamente resolvido. No meu caso faltava um pouco de lubrificação na caixa da direcção e no próprio selim (nos rails do selim, mais precisamente), talvez devido à forma como a bicicleta foi transportada ou armazenada. Mas tudo se resolveu. Tirando o problema das subidas, claro. Mas isso dizem que não há remédio senão treinar mais...
 

torui

Well-Known Member
Para quem não está minimamente habituado qualquer bicicleta de estrada é desagradável. Só com kms em cima é que o corpo se adapta à mesma
 

scubalu

Active Member
Já tive uma Synapse da geração anterior, é uma excelente bicicleta mas não se pode esperar conforto numa bicicleta de estrada principalmente
em relação á vibração, as chamadas bicicletas de endurance são essencialmente mais confortáveis em ralação á posição de condução
pois têm uma testa mais alta e um pouco mais de distância entre eixos o que as torna mais estáveis.
Neste momento possuo uma Roubaix e uma supersix Evo e em relação á transmissão de vibrações não existe uma grande diferença usando
os mesmos pneus, a Roubaix é muito mais estável e segura a descer e tem uma posição mais descontraída, a Evo é muito mais reativa e rápida
a subir, é a minha preferida.
 

nloio

New Member
nloio, o que entendes como conforto numa bicicleta de estrada? É que a noção de conforto associada a uma bicicleta, principalmente a uma de estrada, não pode ser entendida da mesma forma que entendemos o conforto quando associado a um sofá, a um automóvel ou a uma cadeira...!

Sim, bem sei que não posso esperar um conforto desses. De resto, em piso regular sinto-me muito bem, por isso o quadro está ajustado à minha estatura.

O que acho estranho são as vibrações e mesmo ressaltos que sinto quando passo por mau piso. Não estou a exagerar quando falo num vibroplate :p

Depois de ler todas as vossas opiniões, creio que o melhor mesmo é ir à loja explicar o meu ponto de vista. O pior que pode acontecer é passar a consultar um reumatologista ;)

A bicicleta é linda e com uma qualidade de construção acima da média. Mas às vezes pode falhar um pormenor aquando da montagem.

Muito obrigado a todos!
 

Skyforger

Active Member
Não falta pormenor nenhum, é simplesmente natural que qualquer bicicleta de estrada vibre imenso em terreno irregular...não há milagres! Quem está habituado, por exemplo, às bicicletas de BTT e dá as primeiras voltas numa de estrada normalmente sente uma grande diferença ao nível do poder de travagem e das vibrações em terreno irregular. Daí eu ter questionado qual a tua anterior bicicleta? Uma bicicleta de estrada pode ser mais ou menos rígida, mais ou menos confortável, mas não há nenhuma que passe sem vibrações ou ressaltos em piso irregular. Desconforto numa bicicleta de estrada é se andares com dores de costas, de pescoço, etc...isso sim, deve ser alvo de correção.
 
eu uso 8 bar em pneus 23 e as rodas não felctem pelo que apenas conto com a carneira dos calçoes e a flexao das escoras. o quadro é de carbono e absorve alguma coisa mas como já foi dito, o conforto numa bici de estrada advém da posição; ao fim de uma carrada de km vai-te doer tudo mas se a posição estiver ajustada, serão apenas dores em vez de lesoes
 

Skyforger

Active Member
eu uso 8 bar em pneus 23 e as rodas não felctem pelo que apenas conto com a carneira dos calçoes e a flexao das escoras. o quadro é de carbono e absorve alguma coisa mas como já foi dito, o conforto numa bici de estrada advém da posição; ao fim de uma carrada de km vai-te doer tudo mas se a posição estiver ajustada, serão apenas dores em vez de lesoes

Exactamente! E se fosse para estar confortável ficava no sofá ou viajava de carro :)
 

Adamastor

New Member
nloio, o que entendes como conforto numa bicicleta de estrada? É que a noção de conforto associada a uma bicicleta, principalmente a uma de estrada, não pode ser entendida da mesma forma que entendemos o conforto quando associado a um sofá, a um automóvel ou a uma cadeira...! Toda e qualquer bicicleta é desconfortável. O que há é bicicletas mais ou menos desconfortáveis e isso pode advir do material, da geometria do quadro, da nossa posição na bicicleta, do selim, dos calções, etc, etc.... Interessa aqui perceber qual o teu background, ou seja, no que te baseias em termos comparativos para afirmar que a Synapse é desconfortável? Que bicicleta usavas antes?

Quanto a formas de minimizar o desconforto, sim, uns pneus mais largos poderão ajudar, mas não farão milagres. Se já usas 25C, já é uma medida supostamente mais confortável, normalmente as bicicletas de estrada vêm com 23C. Podes experimentar os 28C, mas confirma se os teus aros e se o quadro o permitem. Quanto à questão do carbono, há-o de diferentes níveis de rigidez, sendo que o da Synapse deverá ser do teoricamente menos rígido, logo mais confortável. Mas mais uma vez, o carbono não faz milagres...

X2

Primeiro antes de gastares tanto dinheiro, deverias ter experimentado ou essa bicicleta ou uma com as mesmas características.
Não há bicicletas de estrada confortáveis, seria o mesmo que pedires uma moto de pista confortável, para conforto talvez te aconselhasse uma BMW GS.
Tal como os carros e as motos, existem bicicletas para todo o tipo de uso/gostos, e parece-me que fizeste a opção errada.
Dizes que queres uma bicicleta para longas distancias com o maximo conforto possivel, teria optado desde logo por uma bike de aço (aqui existem muitas opiniões) e depois algo com caracteristicas de turismo, com uma geometria mais relaxada e menos desportiva, pneus mais largos (30/32 por exemplo), existem grandes opçõs no mercado.
Eu ando com bicicletas de estrada (antigas) no meu dia dia e sempre que posso fujo do paralelo, estas bicicletas nao foram feitas para andar em cima de calhau, querem velocidade em estrada.
Quando quero viajar de bicicleta ou fazer muitos kilometros, estrada e trilhos, uso a minha Raleigh de Touring, com alforges, pneus 32, mais lenta mas que me leva ao fim do Mundo, sem exigir muito do meu corpo.
Mas como foi dito, dentro das bikes de estrada, essa é das mais confortáveis, uma boa bicicleta, mas não para o que procuras.

Abraço.
 

simon

New Member
Bom dia nloio,

Relativamente à tua opção pela Cannondale Synapse e se pretendias uma bicicleta para endurance, fizeste a opção correta. Sem dúvida que é uma bicicleta confortável (dentro do que é possível numa bicicleta de estrada e em carbono) e a prova disso são as várias reviews pelas revistas da especialidade (tal como já indicaste a cycling news; bikeradar; ciclismo a fundo; entre outras) que a consideram a melhor opção dentro da gama em que se insere.

Eu sou possuidor de uma desde setembro de 2013 e só posso dizer maravilhas. Tive que fazer algumas alterações para a tornar menos agressiva, nomeadamente diminuir o tamanho do avanço e invertê-lo, de forma a colocar o guiador numa posição mais elevada e menos agressiva para mim.

Afirmarem que não existem bicicletas de estrada confortáveis, não será bem verdade. Existem bicicletas que estão pensadas para proporcionar mais conforto e outras mais racing (cannondale synapse/cannondale supersix evo; specialized roubaix/specialized tarmac, entre exemplos de outras marcas).

Na minha opinião penso que fizeste a opção correta relativamente ao modelo. O que poderá estar errado?! Tamanho incorreto; falta de ajustamento da bicicleta às tuas características. Tenta fazer um bike fit e perceber o que está errado.

Tenho um amigo que também tem uma e até ao momento está muito satisfeito.
 

Adamastor

New Member
Simon,

Desculpa discordar, mas não podes dizer que uma bicicleta de estrada com características de perfomance que é confortável. Podes dizer que é das mais confortaveis dentro do seu genero, mas dizer que é confortavel, é não conhecer outras realidades.
Aliás comprar uma bicicleta de estrada em carbono e pedir que chegue ao paralelo e não salte é no mínimo uma utopia.
Agora como já disse anteriormente, é uma bicicleta fantastica, mas para o que foi pensada, estrada/performance.
 

simon

New Member
Boa tarde Adamastor,

A bicicleta cannondale synapse não está classificada com bicicleta de performance, mas sim de endurance (http://www.cannondale.com/2014/bikes/road#bikes_road_endurance-road), logo não tanto virada para a performance como afirmas, mas para longas distâncias e conforto.

Como afirmas e com razão qualquer bicicleta de estrada não tem conforto em paralelo e tem que saltar.

Agora bicicletas como a synapse e roubaix (falo destas por experiência própria, porque sei que outras marcas também possuem bikes de endurance) atenuam um pouco as vibrações transmitidas pelo piso irregular, dadas as suas características particulares, a 1ª com o seu sistema save plus micro-suspension system e a 2ª com as inserções zertz nas escoras traseiras, forqueta e espigão selim. Portanto não são bicicletas de performance e foi essa a diferença que estabeleci. São bicicletas de endurance e tem comportamentos diferentes de uma bicicleta de performance. Mais confortáveis e menos reativas.
 

paradawt

Moderador
Malta,

Estamos a discutir o sexo dos anjos... Todos têm razão no que estão a dizer. A questão é: Qual foi a anterior bicicleta do homem? Secalhar até foi uma bicicleta de BTT de suspensão total!!!!

Claro que ele vai sentir que a Synapse é muito mais desconfortável!
 

pratoni

Well-Known Member
Pois, não confundam conceitos, vocábulos de marketing e noções subjectivas...

O que é confortável para um, para o outro pode ser um autêntico objecto de tortura...
 

Adamastor

New Member
Caro simon,

Conheço esses sistemas que falas, é verdade que interferem no conforto, contudo sabemos que esse conforto é relativo, continuo a dizer que são bicicletas duras e desconfortáveis para quem as quer a andar em pedras, são bicicletas de estrada/endurance/performance/velocidade o que quisermos chamar, aliás excelentes para o que foram pensadas.

(fico-me por aqui) :)
 
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