Pessoal,
Em primeiro lugar quero dizer que não sei os termos técnicos para alguns componentes das bicicletas por isso queria apenas partilhar as minhas últimas experiências com a Triban 5, modelo 2012 (branca).
Eu tenho adorado a bicicleta, especialmente por tê-la comprado em promoção e ter percebido que o meu dinheiro inicial (pois pretendo fazer alguns upgrades) foi bem aplicado.
A primeira coisa que fiz foi tentar adaptar-me às mudanças e ao sistema Shimano Sora. Como todos sabem, é um sistema para lazer e mais recreativo que profissional, que proporciona algumas facilidades para uso não profissinal. Eu realmente senti isso mas incomoda-me sempre os barulhos que a corrente faz quando utilizo algumas combinações de mudanças. É que eu faço combinações com regularidade, não ando sempre na mesma velocidade no desviador dianteiro. E às vezes as mudanças "saltam", provocando algum desconforto, especialmente nas subidas, em que queremos mais controlo e em que estamos a despender mais energia. Não sei ao certo a melhor forma de contornar isto mas creio que é apenas uma característica deste sistema Sora e claro que um upgrade pode resolver, apesar de esses componentes serem bastante caros, do Sora para a frente.
O quadro: para mim é extremamente confortável, além de esteticamente agradável. A escora e a forqueta em carbono proporcionam uma maior distribuição das vibrações, quando passamos por aquelas estradas maravilhosas em empedrado, mas acho que a bicicleta no geral podia estar com o peso mais bem distribuído. Pensei que pudesse ser algo que se resolvesse, em parte, recorrendo à troca do espigão do selim em alúminio por um em carbono. Penso que enriqueceria o conforto e dava um downgrade no peso.
Travões: apesar de serem btwin (aliás todos os componentes, desde rodas, pneus e tudo são btwin) parecem-me bastante sólidos na sua construção. Não sei se é da minha falta de habilitade, mas penso que eles abrandam mais do que travam (afinal não é uma BTT) e por isso tenho sempre cuidado em antecipar as minhas travagens. Não sei se sentem o mesmo com travões mais de topo. Quando vou nos drops, o meu acesso aos travões é optimizado por isso penso que seja apenas uma questão de posição e de ergonomia do próprio volante.
Estou bastante satisfeita com os materiais dos componentes no geral, desde o avanço (alumínio?) até ao alúminio do quadro.
Pedais: o setup original da bicicleta foi previsto para encaixe. vem com uns btwin delta compatible. eu não uso pedais de encaixe mas sim aqueles de plataforma com uns toe clips à moda antiga. montaram uns pedais de resina e alumínio com uns "recreational" toe clips. O problema disto é que quando se vira o guiador, e estando o pé em determinada posição no pedaleiro, o toe-clip bate na roda. nada bom. e ainda tenho de arranjar uma solução para isto. Vi no site da btwin uns road toe clips, mas não sei se arrisco comprar sem os testar, embora não sejam nada caros.
De modo geral, penso que a Triban 5 é um excelente investimento para quem quer andar na estrada e não tem muita experiência (nem capitais - ou créditos - avultados para investir). Já fiz alguns quilómetros, até mesmo por estradas menos recomendáveis em termos de condições e ela aguentou-se melhor do que eu.
Fico a contar com os vossos comentários a esta análise/opinião/etc e obrigada pelo tempo que passaram a ler isto.
Em primeiro lugar quero dizer que não sei os termos técnicos para alguns componentes das bicicletas por isso queria apenas partilhar as minhas últimas experiências com a Triban 5, modelo 2012 (branca).
Eu tenho adorado a bicicleta, especialmente por tê-la comprado em promoção e ter percebido que o meu dinheiro inicial (pois pretendo fazer alguns upgrades) foi bem aplicado.
A primeira coisa que fiz foi tentar adaptar-me às mudanças e ao sistema Shimano Sora. Como todos sabem, é um sistema para lazer e mais recreativo que profissional, que proporciona algumas facilidades para uso não profissinal. Eu realmente senti isso mas incomoda-me sempre os barulhos que a corrente faz quando utilizo algumas combinações de mudanças. É que eu faço combinações com regularidade, não ando sempre na mesma velocidade no desviador dianteiro. E às vezes as mudanças "saltam", provocando algum desconforto, especialmente nas subidas, em que queremos mais controlo e em que estamos a despender mais energia. Não sei ao certo a melhor forma de contornar isto mas creio que é apenas uma característica deste sistema Sora e claro que um upgrade pode resolver, apesar de esses componentes serem bastante caros, do Sora para a frente.
O quadro: para mim é extremamente confortável, além de esteticamente agradável. A escora e a forqueta em carbono proporcionam uma maior distribuição das vibrações, quando passamos por aquelas estradas maravilhosas em empedrado, mas acho que a bicicleta no geral podia estar com o peso mais bem distribuído. Pensei que pudesse ser algo que se resolvesse, em parte, recorrendo à troca do espigão do selim em alúminio por um em carbono. Penso que enriqueceria o conforto e dava um downgrade no peso.
Travões: apesar de serem btwin (aliás todos os componentes, desde rodas, pneus e tudo são btwin) parecem-me bastante sólidos na sua construção. Não sei se é da minha falta de habilitade, mas penso que eles abrandam mais do que travam (afinal não é uma BTT) e por isso tenho sempre cuidado em antecipar as minhas travagens. Não sei se sentem o mesmo com travões mais de topo. Quando vou nos drops, o meu acesso aos travões é optimizado por isso penso que seja apenas uma questão de posição e de ergonomia do próprio volante.
Estou bastante satisfeita com os materiais dos componentes no geral, desde o avanço (alumínio?) até ao alúminio do quadro.
Pedais: o setup original da bicicleta foi previsto para encaixe. vem com uns btwin delta compatible. eu não uso pedais de encaixe mas sim aqueles de plataforma com uns toe clips à moda antiga. montaram uns pedais de resina e alumínio com uns "recreational" toe clips. O problema disto é que quando se vira o guiador, e estando o pé em determinada posição no pedaleiro, o toe-clip bate na roda. nada bom. e ainda tenho de arranjar uma solução para isto. Vi no site da btwin uns road toe clips, mas não sei se arrisco comprar sem os testar, embora não sejam nada caros.
De modo geral, penso que a Triban 5 é um excelente investimento para quem quer andar na estrada e não tem muita experiência (nem capitais - ou créditos - avultados para investir). Já fiz alguns quilómetros, até mesmo por estradas menos recomendáveis em termos de condições e ela aguentou-se melhor do que eu.
Fico a contar com os vossos comentários a esta análise/opinião/etc e obrigada pelo tempo que passaram a ler isto.