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B'Twin Triban 5 (modelo 2012) primeiras impressões

N00bie

New Member
Pessoal,

Em primeiro lugar quero dizer que não sei os termos técnicos para alguns componentes das bicicletas por isso queria apenas partilhar as minhas últimas experiências com a Triban 5, modelo 2012 (branca).

Eu tenho adorado a bicicleta, especialmente por tê-la comprado em promoção e ter percebido que o meu dinheiro inicial (pois pretendo fazer alguns upgrades) foi bem aplicado.

A primeira coisa que fiz foi tentar adaptar-me às mudanças e ao sistema Shimano Sora. Como todos sabem, é um sistema para lazer e mais recreativo que profissional, que proporciona algumas facilidades para uso não profissinal. Eu realmente senti isso mas incomoda-me sempre os barulhos que a corrente faz quando utilizo algumas combinações de mudanças. É que eu faço combinações com regularidade, não ando sempre na mesma velocidade no desviador dianteiro. E às vezes as mudanças "saltam", provocando algum desconforto, especialmente nas subidas, em que queremos mais controlo e em que estamos a despender mais energia. Não sei ao certo a melhor forma de contornar isto mas creio que é apenas uma característica deste sistema Sora e claro que um upgrade pode resolver, apesar de esses componentes serem bastante caros, do Sora para a frente.

O quadro: para mim é extremamente confortável, além de esteticamente agradável. A escora e a forqueta em carbono proporcionam uma maior distribuição das vibrações, quando passamos por aquelas estradas maravilhosas em empedrado, mas acho que a bicicleta no geral podia estar com o peso mais bem distribuído. Pensei que pudesse ser algo que se resolvesse, em parte, recorrendo à troca do espigão do selim em alúminio por um em carbono. Penso que enriqueceria o conforto e dava um downgrade no peso.

Travões: apesar de serem btwin (aliás todos os componentes, desde rodas, pneus e tudo são btwin) parecem-me bastante sólidos na sua construção. Não sei se é da minha falta de habilitade, mas penso que eles abrandam mais do que travam (afinal não é uma BTT) e por isso tenho sempre cuidado em antecipar as minhas travagens. Não sei se sentem o mesmo com travões mais de topo. Quando vou nos drops, o meu acesso aos travões é optimizado por isso penso que seja apenas uma questão de posição e de ergonomia do próprio volante.

Estou bastante satisfeita com os materiais dos componentes no geral, desde o avanço (alumínio?) até ao alúminio do quadro.

Pedais: o setup original da bicicleta foi previsto para encaixe. vem com uns btwin delta compatible. eu não uso pedais de encaixe mas sim aqueles de plataforma com uns toe clips à moda antiga. montaram uns pedais de resina e alumínio com uns "recreational" toe clips. O problema disto é que quando se vira o guiador, e estando o pé em determinada posição no pedaleiro, o toe-clip bate na roda. nada bom. e ainda tenho de arranjar uma solução para isto. Vi no site da btwin uns road toe clips, mas não sei se arrisco comprar sem os testar, embora não sejam nada caros.

De modo geral, penso que a Triban 5 é um excelente investimento para quem quer andar na estrada e não tem muita experiência (nem capitais - ou créditos - avultados para investir). Já fiz alguns quilómetros, até mesmo por estradas menos recomendáveis em termos de condições e ela aguentou-se melhor do que eu.

Fico a contar com os vossos comentários a esta análise/opinião/etc e obrigada pelo tempo que passaram a ler isto.
 

duchene

Well-Known Member
N00bie,

A desafinação nas mudanças é natural. Numa bicicleta nova, os cabos esticam, as espirais acomodam-se nas suas posições e tudo isso provoca alterações na indexação das mudanças. Quando puderes passa na Decathlon para te fazerem uma afinação pós-venda e vais ver que tudo isso fica resolvido. Não deves, no entanto usar combinações demasiado extremas, e que obriguem a cruzamentos de corrente. Prato de dentro com a metade superior da cassete, prato de fora com a metade inferior. Ocasionalmente podes cruzar para evitar mudar de prato, num pequeno topo manter o prato grande e subir um pouco mais na cassete, por exemplo, mas deves evitar.

A travagem nunca será tão potente como na BTT, mas também não é tão fraca em potencial como poderá parecer à primeira impressão. Podes, para já, investir num bom conjunto de pastilhas de travão, que já te deverão trazer melhorias assinaláveis. Mais tarde, a troca para uma espiral de qualidade (pex. Jagwire) fará com que tires o máximo de poder de travagem do sistema que tens. Isto porque grande parte da força exercida nas manetes se perde na flexão das espirais mais fraquitas. Até podes experimentar: Fora da bicicleta trava a fundo com o travão de trás. Se depois deres uns apertões extra, repara como o pedacinho de espiral que fica entre o quadro e o travão de trás se torce todo... essa torção é força de mordida desperdiçada.

Podes tentar procurar umas pastilhas SwissStop que te roubarão uns 20€ ao orçamento ou então um pack da BBB que deverá custar um pouco menos. Estas pastilhas que refiro são feitas de uma borracha mais macia e que, por isso, proporciona uma mordida mais eficaz do que a borracha mais fraca e dura que costuma vir nos travões B'Twin.

O problema que tens com os pedais é o famoso toe overlap. Isso acontece frequentemente em geometrias mais pequenas e não há muito que possas fazer a não ser evitar pedalar quando precisas de fazer viragens tão pronunciadas, o que raramente acontece em estrada, provavelmente só em manobras a muito baixa velocidade.

Como os toe clips exigem que andes a dar pancadinhas com a biqueira do pé para os colocar na posição certa para enfiar lá o pé, podes usar essa destreza que já tens e ir fazendo a adaptação aos pedais de encaixe tradicionais. O sistema delta da Look já é algo antigo e podes não encontrar as travessas com facilidade, mas se tiveres uns sapatos que permitam colocar travessas de encaixe, experimenta-os. Em breve não quererás outra coisa!

Como vês, os pontos que te preocupam resolvem-se com alguma facilidade, por isso mãos à obra disfruta da tua nova companheira!
 

arzebiu

New Member
Olá,

Já tenho uma dessas há cerca de um ano com 2000 km em cima. Para o preço acho que é uma boa compra, embora tenha várias queixas, especialmente com as mudanças que estão sempre a ficar desafinadas. Ainda tenho de lá ir novamente. É estranho porque na BTT nunca tenho problemas de afinações. Já me afinaram na decathlon 2x e já preciso de ir lá novamente.

Os travões penso que é normal. Estranhei imenso quando peguei nela. Para travar tem de ser sempre com os 2 travões, se não só abranda. Com os 2 travões já abranda mais rápido. :)
Ainda não lhe mudei nada, mas os pneus já não devem durar muito mais...
 

N00bie

New Member
Agradeço esses excelentes conselhos duchene!
arzebiu com 2000 km em cima e as mesmas pastilhas de travão já é uma sorte ela abrandar :p
 

Dono do asfalto

New Member
Boas Noobie,

Antes de mais parabéns pela tua nova aquisição...ainda para mais em promoção;);).

Quanto aos barulhos da corrente, referes-te ao roçar o desviador da frente, certo? Quando compraste a bike, antes de te entregarem não te fizeram o controlo de afinação final? Como foi aqui dito tudo o que seja barulhos e travagens deficientes é pelo facto da bike ser nova...o remédio santo para isso é Km's & km's. Não há transmissão que não desfine e é natural que de tempos a tempos a tenhas de afinar. Só para te dar o meu testemunho, tenho uma triban 3 (a tua é um pouco melhor que a minha) desde o início do ano e, seja em subidas, descidas, rectas...não tenho razões de queixa...acho a bike bastante porreira. Reparei que substituíste os pedais...mas ficaste com os pedais de encaixe de origem, certo? Ok, ao início também andei com os pedais de origem até me habituar à bike e só depois passei para encaixe. Acredita que com pedais de encaixe o conforto, a estabilidade e precisão na pedalada é muito maior, com o tempo vais-te habituar;). Até lá, vai-te habituando à bike. Boa sorte e boas voltas:)
 

rstudio

New Member
Boas.
Também tenho uma triban 5 (preta) à muito pouco tempo, e estou contente, gostava mais que o quadro fosse como a triban 5 (branca)..
Quanto ao roçar da corrente em algumas combinações penso que seja normal, tens que ter em atenção ao que o duchene disse, não fazer combinações extremas, outra coisa que tens que ter em atenção, por vezes quando metemos outra mudança , a corrente fica a roçar no desviador da frente, então temos que fazer um ajuste no desviador, apenas um clique costuma resolver.

Os travões já tinha pensado nisso também, e estou a pensar em seguir o conselho do duchene, meter uns calços como estes ou estes (penso que as borrachas serão diferentes e não apenas a cor) como podem ver Aqui embora estes sejam os BXP..

Também estou a pensar em comprar o kit JagWire, penso que este dá.



sugestões são bem vindas.
cumprimentos e Boas pedaladas!
 

Dono do asfalto

New Member
"Apenas um clique costuma resolver".

Explica-me como é feito esse clique, para no caso de me acontecer saber como proceder:)

Abraço e boas pedaladas:)
 

passarotrovao

New Member
O que ele quer dizer e que alarga o "percurso" que o desviador dianteiro faz, assim ja a corrente nao roça no desviador no seting mais estremos por exemplo as duas rodas dentadas maiores ou as duas rodas dentadas menores. Mas pelo que li tambem nao resolve visto que para alem deste problema tem o excesso de torçao feito no conjunto de transmisao.
 

jocarreira

Well-Known Member
Na minha transmissão Shimano Tiagra com pedaleira compacta o desviador da frente tem 3 posições: na roda mais pequena (34), na maior (50) e depois tem um clique que fica ali um pouco a meio termo precisamente para as situações em que a corrente possa roçar no desviador dianteiro. Acho que era este clique que o user se referia.
 
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