• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

BTT vs Fininha

pedrofeijo

New Member
No inicio de praticar estrada ,passava o tempo a cumprimentar quem passava ,porém penso que nessa altura andava a treinar mais descontraidamente ,pelo que estava mais à vontade para o fazer.E ficava passado por não ter, por vezes retorno.Conforme fui evoluindo no treino,por ex. a fazer series de potência
vou de tal maneira compenetrado no esforço que nem reparo no que se passa à minha volta.Por isso não penso que se trate só de uma causa em particular,mas de várias.É lógico que há sempre aquelas bestas mal encaradas ,mas não é por causa disso que vou deixar de cumprimentar quem se cruze comigo.
Quanto à suposta rivalidade não creio que ela exista ,porque quem gosta de dar ao pedal,aprecia o que faz , respeita e ajuda todo aquele que compartilha desse espírito.
Por isso seja de Btt,pasteleira,ou seja lá no que for,muita saúde e força nessas canetas....
 

Gualdinof

New Member
Boas

Eu comecei a andar há 3 anos em btt, logo após ter deixado de fumar e ter chegado aos 100Kg, inscrevi-me numa Maratona de 100Km (Idanha) sabendo que não tinha nem preparação nenhuma para isso.

Adquiri uma "Fininha" para me auxiliar nos treinos e de lá para cá faço as 2 coisas com imenso gosto.

Em relação a cumprimentos, sou dos que cumprimenta todas as pessoas incluindo os locais que estão a repousar nos celebres banquinhos.

reconheço que a Malta do BTT é mais amigável (pelo menos por Alcobaça, Marinha, Leiria e afins) pois quando estou a fazer BTT cumprimento a malta das fininhas e nunca recebo resposta e quando é ao contrario recebo sempre um cumprimento.

Enfim, já aqui foi dito, a boa educação cabe em todo o lado e como felizmente habito numa aldeia em que cumprimento tudo e todos, levo esse habito comigo.

Cumpts. GAF
 

pauloeste

New Member
O que é que os BTtistas têm contra os da roda fina? ;)

Nas minhas voltas encontro pessoal a rolar nas suas "fininhas " e cumprimentamo-nos como se fossemos velhos amigos. E dizemos palavras de apoio como: Força ai.
Mas se passo por BTtistas, não recebo o cumprimento de volta. Porquê? :confused:

Somos todos companheiros de estrada quer seja em BTT ou fininha.


Ia dizer que é mais ao contrário.

Faço uns treinos em estrada desde há 1 ano a esta parte e mesmo quando vou na minha fininha o feedback ao "tudo bem" por parte do pessol que faz estrada é mínimo, para não dizer mesmo residual.

Se calhar é impressão minha.
 

Gualdinof

New Member
A excepção do vento Bom tempo BTT mau tempo fininha

O material de BTT é mt caro se não e com companhia seria maioritáriamente BTT

Cumpts GAF
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal

Pessoalmente não ligo muito se me saúdam ou não. Existem muitos factores que contribuem para isso, tipo de concentração que a pessoa leva na altura, se vai ou não em grupo, etc. Agora que o pessoal do Btt é mais amistoso que o de estrada, ou vice-versa, que o pessoal desta modalidade é mais aquilo que o da outra vertente eu acho isso ridiculo. Ontem, como já não andava há algum tempo por causa da chuva, fui fazer uma volta que é muito concorrida pelo pessoal aqui da zona de V.N.Gaia. Para quem conhece: Espinho, Furadouro, Ponte da varela, Estarreja, Ovar e depois subi os "dezassete". Cruzei-me com imensos estradistas, bttistas, e pasteleiras. Para fazer a experiência cumprimentei todos de igual maneira, e posso dizer-vos que a questão é horizontal. Recebi feedbacks positivos de muito pessoal (independentemente do tipo de bike que levava) e igualmente muitos negativos. Agora deixemo-nos dessa questão que uma modalidade é melhor que a outra, e que numa o pessoal é melhor que a outra, e concentremo-nos naquilo que realmente nos dá prazer fazer e que nos une que é montar uma bicicleta, seja ela qual for, nem que seja uma de madeira.
 
Boas

Eu faço BTT e Ciclismo, e digo-vos uma coisa

Consoante a idade dos ciclistas/bttistas, uns falam, outros não, eu até falo com os velhotes que vão nas suas pasteleiras :D

Outros, ficam lixados, quando as de btt passam por eles, como já me aconteceu:
--»» uma BH L20 a passar por mim na de btt, ele a dizer: "está quase lá", eu dei ao pedal, atingi os 35km/h para o conseguir alcançar, passei por ele e disse-lhe: "anda lá agora" :D

Isto apenas fiz porque ia com a minha esposa e ele estava no gozo, pois eu fui atrás dele :mad:

O pessoal tem de falar todos, seja novo, meia idade ou de idade avançada, estes ultimos são os melhores
 

fuel100

New Member
Os do BTT acham que são superiores porque podem andar na estrada e estão em vantagem sobre os de roda fininha que não podem ir para o mato.
Os da asfaltica consideram-se superiores porque o ciclismo tem muito mais projecção mediática que o btt e para além disso andam mais que quem anda com roda grossa com tacos.
É como a clubite. Os do Benfica desprezam os outros grandes e vice - versa.
O que é que há-de fazer-se.

Sou daqueles que faço tanto btt, como estrada.
Quando encontro uns e outros na estrada, cumprimento-os sempre.
É que na estrada temos que ser solidários e estar unidos contra um inimigo comum, os enlatados de 4 rodas.
Um dia podemos precisar uns dos outros, não custa nada acenar-mo-nos quando nos cruzamos.
 

Scorpio

Banned
Boas pessoal,

Não vale a pena tentarmos perceber o porque de as rodas largas cumprimentarem ou não cumprimentarem, ou vice-versa.

É tudo uma questão de boa educação!

Boas pedaladas a todos
 

crockett

New Member
sempre gostei mais de estrada mas de há 3 anos para cá comecei a pedalar no mato, e sinceramente gosto muito das duas vertentes (embora continue a gostar mais de estrada).

em relação ao Às questões levantadas, penso que narizes empinados há em todo lado, regra geral, comprimento sempre todos os ciclistas que vou encontrando, seja estrada ou btt (às vezes por distracção ou concentração no esforço não o faço), às vezes respondem às vezes não,eu faço a minha parte...faz parte da minha maneira de ser.

em relação ao facto de malta de btt ser mais amistosa em relação à de estrada e vice versa, se calhar é impressão minha, mas acho a malta do btt mais "acessível", embora nesta vertente também haja narizes empinados...na estra há mais competição,, mais picardias, que por vezes azedam um pouco o ambiente.

mas como já foi dito, gente boa e má há em todo lado...

abraço

ps: é impressão minha ou a malta mais nova, sobretudo a que faz competição, não costuma responder aos cumprimentos do pessoal??
 

luisbiclas

New Member
Eu até acho o pessoal do BTT mais simpático do que os estadistas.
Eu normalmente cumprimento toda a gente que passa por mim de bike, quando vou concentrado (a trabalhar para o contra relogio :D), não falo, apenas levanto a mão, quando vou na relaxe digo boa tarde ou bom dia conforme.

Acho que o pessoal de estrada fica mais lixado quando é passado por alguem, então se for uma BTT, ui, é vê-los pedalar que nem o Armstrong só para passarem um gaijo...:D:D:D
 
boas,

sou mais um bttista que se inciou hoje nas fininhas e sou daqueles que cumprimenta toda a gente

a ausência de respostas não me parece que dependa do tipo de roda mas sim do tipo de pessoa que vai montada nessas rodas.

não é uma coisa que me afecte muito, devo dizer...

PS levei um semi empeno :D
 

dmpn

New Member
Bons dias, ora eu sou um amador no btt e amador nas ditas "fininhas", eu qd vou a pedalar seja na de estrada ou na de btt, qd passa outro ciclista por mim falo sempre ou dio bom dia ou boa tarde conforme o caso, ou se for mais cansado levanto a mão, até mesmo aos velhotes nas suas pasteleiras a caminho da horta, ñ deixam de ser ciclistas lá por terem 70/80 anos e andarem montados numa yéyé...
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Pois eu ontem passei por dois marmanjos de BTT, cumprimentei-os DUAS vezes com o habitual "Boa Tarde" e os doutores nem à mer... me mandaram !!!
 

RJLA

New Member
Normalmente, quando passo por outro ciclista, seja BTT ou de fininha, tenho por hábito pelo menos dizer um "bom dia". Da experiência que tenho enquanto praticante das duas vertentes, quando faço estrada o pessoal do BTT que passa por mim não me liga nenhuma. Quando ando na de BTT e passo por pessoal de roda fina são esses que não me ligam nenhuma. Quer queiramos, quer não, apesar de sermos todos ciclistas há uma certa rivalidade entre as duas vertentes. Mas também gente mal educada também há em todo o lado.

Por outro lado, eu próprio também poderei passar por mal educado. Quer seja porque vou concentrado no esforço e nem força tenho para fazer um aceno, quer seja porque actualmente faço essencialmente estrada e, para quem conhece a zona das estradas ao longo da costa atlântica e nas matas nacionais entre a Vieira de Leiria, São Pedro de Moel e Nazaré, encontra-se uma enorme quantidade de pessoal a pedalar por ai ao fim de semana (quer seja estradistas, Bttistas, ciclistas ocasionais, pais a passear com os filhos, etc..) , e se vou acenar a todos não faço mais nada :rolleyes:
 

ventura

Member
Eu quando vou andar, quer seja de btt ou de estrada, cumprimento sempre o pessoal que passa por mim, quanto mais não seja levanto a mão.
Há rivalidades entre o pessoal de estrada e o pessoal de btt, eu não me enquadro em nenhum tipo de rivalidades. o que é certo é que tenho tido alguns episódios caricatos nestes últimos tempos, principalmente desde que comecei a andar na bicicleta de estrada.
Já me aconteceu, passar por grupos de btt, cumprimentar e não obter resposta, ou então, ouvir coisas que não são muitos próprias e não contemplam em nada a boa educação.
No último Troia-Sagres, ia de fininha e contam-se pelos dedos das mãos os ciclistas, também de estrada que passaram por mim e me falaram... E foram muitos.
 

ricardoc

New Member
Ehehehe, eu faço BTT e "fininha" e cumprimento o pessoal todo! :D Assim é que deve ser, desportivismo saudável, e o pessoal também responde, sejam de estrada ou de btt. Não sei se também é por pedalar numa zona com poucas rivalidades xD
 

rfcarvalho

Active Member
Era para criar um tópico sobre este assunto, mas já vi por experiência própria que a questão após estes anos continua na mesma :)

Na minha ultima volta fiquei meio chocado com a falta de civismo de um Bttista, iamos ambos a subir, ultrapasso-o bem devagar e quando ia ao seu lado digo "Bom dia!"... a cara do homem, que carrancudo. Picou-se todo, aumentou logo o ritmo, passou por mim nem me disse nada, enfim, um bronco. De qualquer forma mais à frente foi comido de novo :)

Começo a reparar que os Bttistas, alguns quando fazem a tal "avaliação" a 50 metros de distância, nem levantam a cabeça ao passar do outro lado da estrada. Já o pessoal de fininha cumprimenta quase sempre.
 

napster

Member
Eu pessoalmente falo a toda a gente, sejam bttistas, malta de estrada, até mesmo aos caminhantes e aos idosos.
Já houve algumas vezes que não obtive resposta, mas não é por isso que desanimo :p
 
Top