• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bruso às voltas

Bruso

Well-Known Member
Obrigado pratoni!!

Fico contente por tere percebido a intenção daquela passagem de música. Queria algo tão agressivo como a mudança de declive. Pode é ter ficado algo exagerado :cool:
 
Muito bom. Assim já dá para perceber que sobe bem ;)
Gostei do pormenor ao principio do vídeo com um grande ciclista a passar :p
E paisagem final também muito boa.
 

Bruso

Well-Known Member
Gabriel
nada de especial, mas é o meu terreno favorito. Esse pormenor inicial foi uma das recomendações do nosso amigo jpacheco! Acho que até ficou bem conseguido :D

Faria
Esta estrada faz-me lembrar aquelas clássicas do norte...tipo volta à Flandres (com as devidas diferenças claro). Só lhe faltava a calçada. Mas mesmo sem calçada estrada era escorregadia.


que tipo de suporte usas?
Eu quando estou a filmar e pedalo em pé evito ao máximo abanar a bicicleta. se não estivesse a filmar de certo que abanaria muito mais. É tudo uma questão de prática.


Obrigado a todos...se houver mais alguma sugestão quanto a melhorias futuras estou todo de ouvidos!! :D
 
Gabriel
nada de especial, mas é o meu terreno favorito. Esse pormenor inicial foi uma das recomendações do nosso amigo jpacheco! Acho que até ficou bem conseguido :D
ahh se foi esse gajo, então já não gosto :p
Ainda bem que gostas desse terreno se não estavas lixado :D
 
Muito bom, Bruso!

O início do vídeo ficou muito bem conseguido! :)

Essas paisagens, WOW, que fantástica envolvente!

Também percebi a intenção da mudança da música aquando do início da subida. Está uma passagem brusca que, na minha opinião, é facilmente contornada com uma primeira música com mais ritmo, mas lá está, a questão da música será sempre muito pessoal!

Parabéns!
 

Bruso

Well-Known Member
Gabriel
obrigado a gostar!! Ou isso ou passava o dia nos rolos xD

Carlos
A música é onde encontro sempre mais dificuldades e às vezes são quase escolhidas ao calhas.
Quanto a paisagem concordo. E se juntares o silêncio absoluto é um completo paraíso. Muito bom :D
 

jpacheco

Well-Known Member
Excelente Bruno ;D Estás mesmo a dar-lhe!! Gostei do pormenor dos planos iniciais e finais. Se calhar gostei mais da parte final do Video por ser mais ficar com o ar mais artistico... e concordo contigo com a duração mais curta dos vídeos. Explora nos sitios para fixar a camera na bike por ventura poderás ter outros planos que possa dar uma graça extra aos videos :p
 

Bruso

Well-Known Member
Jpacheco

aquele plano final do campo de golfe ficou bem conseguido :D

Quanto à fixação da máquina acho que não dá para variar muito. o Suporte que tenho não é prático para mudar de sítio. A própria caixa estanque é aparafusada com uma chave sextavada.

Era para ter adicionado no fim um género de fails mas só houve um...quase que ia ao tapete depois de fazer aquele vídeo de entrada!!
 

Lyp

Active Member
Muito bom Bruso. Está a melhorar ;)

Tens ai umas paisagens brutais para passear. É certo que ai, rolar é para esquecer, mas ficas como o aço :)

As dicas do Pacheco são sempre validas, se mudares pontos de vista a coisa melhora e torna-se menos monótona. Mas tendo em conta que o objetivo é mostrar a dureza da subida entre outras coisas, pareceu-me muito bem.

Poderás colocar a camera no espigao, a filmar para tras.

A parte inicial está bem conseguida, e poderás fazer algo identico a meio da volta... Também valoriza o video, mas lá está, tem que haver pré disposiçao para tal.

Continua :)
 

Bruso

Well-Known Member
Aquela parte inicial foi já a meio da volta. Eu fiz um grande plano (tipo a d campo de golf) logo no inicio só que não sei por que razão não gravou :/.

Vou aproveitar essas sugestões na próxima volta :D

Obrigado
 

Lyp

Active Member
Sim, mas o que quero dizer é entremear pontos de vista diferentes. Claro que dá mais trabalho, mas valoriza e agarra mais quem está a ver. No fundo o que queria dizer, é um plano idêntico a meio do vídeo, e não a meio da volta :)
 

duchene

Well-Known Member
Bruso, duração. Foca-te na duração.

Se consegues contar uma história em 3 minutos, não uses 10. Pessoalmente preferia ver pequenos clipes curtos com as melhores zonas da subida do que ver o segmento completo. Por exemplo, tens ali ao minuto 4:10 um bom pedaço com uma carrinha branca e umas vedações enormes de rede que não trazem nada de novo e até anulam algum efeito sedutor que as melhores partes da subida poderiam ter. Foca-te nas curvas e recantos, nas zonas em que se nota que de facto há uma inclinação de respeito e onde possas extrair sumo. O resto é acessório.

Faz uma experiência. Vê 3 segundos deste teu último filme e salta 30 segundos com o rato. Depois do salto vê mais 3s e salta mais 30s. Vais ver que chegas ao final do video e ficaste na mesma com a sensação de viagem, e de ter feito o percurso. Com a vantagem de existir menos saturação. O mesmo se aplica no vídeo anterior. Apesar de mais curto, tenho alguma dificuldade em ver as sequências em tempo real até ao final.

Fazer vídeo é tudo acerca do storytelling. Contar uma história e cativar o espectador. Numa longa metragem tens possibilidade de usar longos trechos do filme para criar essa oscilação da narrativa. Num vídeo pequeno não. Tens de o fazer em menos tempo. Repara nos clipes de promoção das câmaras de acção. Cenas curtas, com muito sumo, câmara lenta a espaços para abrandar o ritmo e variedade de planos para manter o interesse. Raramente verás uma descida de esqui completa desde o cume até ao sopé da montanha...

Ou seja. É bastante interessante o trabalho que estás a fazer e deverás aproveitar esta fase de motivação para afinar o que fazes. O cenário já tens, agora só precisas de o mostrar na sua melhor forma!

Boas filmagens e vai mostrando!
 

Bruso

Well-Known Member
Obrigado pelos conselhos. Quanto à duração já aqui tinha dito que o meu objetivo é sempre fazer vídeos curtos. Mas outros dos meus objetivos é mostrar o segmento todo. Mas nesta matéria será uma questão de feedback e também da minha satisfação com o produto final. É uma questão a rever...Neste caso e tratando-se de uma estrada com um perfil algo diferente do comum (estreita, piso em maus estado, rodeada de vegetação, tirando claro a parte da carrinha branca) agradou-me bastante a ideia de passar o segmento todo, embora tenha ficado demasiado longo. De qualquer maneira podia ter finalizado o vídeo no momento que acaba essa estrada, mas decidi acabar o vídeo no campo de golfe para mostrar a panorâmica.

Quanto aos diferentes planos já vi que é o próximo passo (3 pessoas a aconselhar). Vou trabalhar nisso e ver o que posso fazer. Pessoalmente não gosto das imagens da câmara no espigão mas é uma questão de experimentar. De qualquer maneira, os próximos a experimentar deverão ser na forqueta ou no suporte de peito. Fazer mais paragens como a da introdução do último vídeo também já está na lista.
Há muito a evoluir. Já tinha alguma experiência em edição de vídeo mas nada que se pareça com este tipo de vídeos e agradeço os feedbacks. Tem me dado um certo gozo fazer estes vídeos. A esta altitude tirando um ou outro mirador não há nada de especial para fotografar e o vídeo dá um ponto de vista diferente.
 

jpacheco

Well-Known Member
Se conseguires, para além de variar os planos (capacete, mais planos na estrada, reflexos espelhos de estrada, câmera no chão e passa rente a ela), tenta humanizar os vídeos... paragens em miradouros. Com a câmera à mão / cabeça e simulas que vais a frente e olhas para baixo.

Agora sempre que olhares para clips vais estar sempre a pensar como é que eles fizeram aquilo para pores em prática :D Há alguns muito bons feitos para divulgar Trial bike ride... Olha este exemplo que pode dar algumas boas ideias :p

[video=youtube;5z1fSpZNXhU]https://www.youtube.com/watch?v=5z1fSpZNXhU[/video]

Acho que o segredo são ditos "planos de corte" como faz o gajo neste no segundo 41, 42 e 43... Mas o video está muito interessante dará para teres umas ideias :D

vai dar trabalho? Vai! Mas no fim vais sentir uma bela satisfação com o resultado final acredita!
 

Bruso

Well-Known Member
Vídeo é inspirador mas isso já é uma edição profissional e com camera-man.
Uma coisa é sair de bicicleta para fazer um vídeo e outra é fazer um vídeo enquanto andas de bicicleta. Este tipo de vídeos é o primeiro caso. Eu sou o 2º. Ok posso parar uma vez ou outra para apanhar um plano diferente mas o meu interesse é sempre desfrutar do tempo em cima da bicicleta. Vídeo fica espetacular mas não é bem o meu objetivo.

Mas dá para tirar algumas ideias de planos. Obrigado pela sugestão :D
 
Vídeo é inspirador mas isso já é uma edição profissional e com camera-man.
Uma coisa é sair de bicicleta para fazer um vídeo e outra é fazer um vídeo enquanto andas de bicicleta. Este tipo de vídeos é o primeiro caso. Eu sou o 2º. Ok posso parar uma vez ou outra para apanhar um plano diferente mas o meu interesse é sempre desfrutar do tempo em cima da bicicleta. Vídeo fica espetacular mas não é bem o meu objetivo.

Mas dá para tirar algumas ideias de planos. Obrigado pela sugestão :D
Era isso que ia te dizer. Qualquer dia passas mais tempo a fazer planos para as filmagens do que a andar de bike. O que mais interessa é andar de bike e fazeres uns vídeos ao teu gosto enquanto te divertes a andar de bike.
 

jpacheco

Well-Known Member
Pronto pronto... não está cá quem falou :p E sim, uma segunda pessoa para fazer alguns planos ajuda sempre. Vou ficar aguardar pelos próximos :p
 
Top