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Bomba

100do

New Member
Alguém me esclareça uma duvida por favor.
Dá para controlar a descarga do cartuxo de CO2 para o pneu?
Ou seja, se eu quiser colocar só 3 Bar de pressão num pneu dá?

Já agora se não for pedir muito, como funcionam essas bombas de co2?
É que estou a pensar em comprar uma, aqui á dias furei um pneu da fininha e vi-me á rasca para o encher com a bomba normal de mão.

Sim, dá para controlares. A maioria das bombas de CO2 têm uma torneira rotativa que te permite controlar. No entanto, não têm manómetro.
Nas minhas voltas (btt e estrada) levo uma destas bombas de CO2.

Na estrada só a usei 1 vez. Curiosamente no início da primeira volta que andei com a fininha, hehe.
Fui às bombas e quando enchia o pneu deixei cair a bike. A válvula partiu e tive que meter uma câmara nova. Como se não bastasse a ponta da válvula que partiu saltou com o adaptador junto e só os encontrei já depois de ter enchido o pneu com CO2.

Em casa sempre usei um "compressor caseiro". Tenho um motor de 1 frigorífico que serve para encher os pneus. É uma maravilha para a btt. Já para a fininha, como debita pouco ar e se perde algum pelo adaptador, é difícil atingir a pressão indicada.
 

fogueteiro

Active Member
Comprei esta
Blackburn_AirStik_SL_full_view-399-75.jpg
mas no manual diz que tenho uma peça para alternar altas e baixas pressões mas não vejo nada na bomba que faça isso.

Carlos,

eu também tenho uma bomba que serve para baixas e altas pressões e o dispositivo que acciono para fazer a alternância é no topo da bomba. Pelo que vejo na foto, na extremidade da bomba parece ter um bojão rotativo, muito parecido com o meu. Se ele rodar para a esquerda e direita penso que será aí.
 
Last edited:

ivan

New Member
boas,
hoje necessitei da minha bomba e ela falhou-me, ja no ano passado a que tinha tambem me falhou.
que bomba que aconcelham para ter na fininha, de preferencia uma pequena e que aguente altas pressoes
obrigado e boas pedaladas
 

pratoni

Well-Known Member
Eu tenho a versão do ano passado desta (em preto) no quadro e o facto de ter um tubo flexível permite que, por mais força tenhas que fazer, não arriscas a partir a válvula.

787ae9ec9023a82f5aa7e4c1a64f73cb_L.jpg

http://www.lezyne.com/road-drive

Adquiri também o tubo que permite ver a pressão do pneu e, embora carote, penso que dá jeito.
6f43b5263fbba79c5962514b85d34738_L.jpg

http://www.lezyne.com/Pen-Gauge

Já a usei na estrada, mas acabei por acabar o serviço com uma carga de CO2, e tenho a certeza que conseguiria colocar o pneu na pressão certa, mesmo que levasse mais tempo. ;)
 

ivan

New Member
pois o problema sera mesmo colocar o pnau na pressão certa, a que dantes tive nao o fez. e um tipo lonje de casa andar apenas a 4 bar é mesmo so para nao ficar a pé.
tenho de ver o que me aparece por aqui nas lojas antes de pedir pela net
 

Morg

Well-Known Member
Carlos,

eu também tenho uma bomba que serve para baixas e altas pressões e o dispositivo que acciono para fazer a alternância é no topo da bomba. Pelo que vejo na foto, na extremidade da bomba parece ter um bojão rotativo, muito parecido com o meu. Se ele rodar para a esquerda e direita penso que será aí.

Eu tenho uma igual mas em preto. Na extremidade tem apenas uma tampa, não é botão.
Qual é a diferença de ter os dois sistemas para encher uma roda de estrada? O débito é maior?

Para o amortecedor e suspensão no BTT tenho outra específica.
 

torui

Well-Known Member
Eu utilizo uma Blackburn e nunca tive qualquer tipo de problema. Seja em estrada seja no btt, nunca me deixou ficar mal...
 

pratoni

Well-Known Member
ivan, se andas por tão longe e sempre sozinho, para além da bomba, uns cartuchos de CO2 e respectiva bomba, podem-te salvar o dia....

Ou pelo menos evitar que fique arruinado. Eu bem sei o jeitão que me deu...
 

pratoni

Well-Known Member
Existem suportes para colocares os cartuchos C02 no quadro ou mesmo agarrados aos parafusos do suporte de bidão...

Em autonomia total, como tu fazes, não é de arriscar, pelo menos é a minha mentalidade...
 

ivan

New Member
exactamente nao se deve de arriscar nem eu costumo fazer isso normalmente ando sempre com o tele, mas umas quantas sms de aviso de roamming limparam-me o saldo que restava (pago saldo pelas sms de roamming).
isso dos cartuchos é tudo igual ou existe diferenças por acaso estive a ver e os mais em conta eram da zefal
 

pratoni

Well-Known Member
Os cartuchos podem variar em 2 coisas:

Com ou sem rosca;
Tamanho/capacidade;

É mais importante escolheres a bomba de CO2 e depois é só comprar os cartuchos compatíveis (ou seja, com ou sem rosca, o tamanho é irrelevante para a compatibilidade).

Na bomba de CO2, o conselho que ouvi é comprar uma que dê para dosear a saída de gás, ou seja tem uma alavanca que permite parar a saída de gás quando quiseres.

Isto evita que o gás seja desperdiçado caso coloque mal a bomba e ele saia para fora em vez de ir para dentro da câmara.

Outro cuidado que tem que se ter é com o cartucho, usa luvas ou uma protecção que vem com algumas bombas, porque aquilo congela quando é activado e pode queimar os dedos.

Eu tenho a seguinte bomba(BBB BMP-30), tem doseador, se quiseres fica apenas a cabeça e levas os cartuchos à parte, aquela coisa preta à volta do cartucho é a protecção para o frio, mas não trás suporte para o quadro(costumo levar na bolsa do selim):

41I-j36d%2B7L._SL500_AA300_.jpg


Em geral, tirando o facto do doseador e de usar cartuchos com ou sem rosca, é quase tudo igual e vai do gosto particular de cada um...
 

patrick pires

Well-Known Member
jnap
As que tenho comprei numa loja em Espanha.. são dificeis de encontrar.
Neste site tens talvez o que procuras, mas não tem esse modelo.
O bom que tem esse adaptador é que regula a entrada do Co2.

vais precisar é disto:

m_81266_13764.jpg
 

klaser

Well-Known Member
Bom recebi de Natal essa famosa bombinha

Blackburn_AirStik_SL_full_view-399-75.jpg


Desculpe lá,ou eu sou muito exigente ou não sei,mas essa bomba a mim não satisfez...160 PSI ? Só se for o Hulk...Testei no meu pneu dianteiro que só tem 100 PSI e não consegui por mais ar lá para dentro...Testei em câmaras vazias..ok...testei na bike de BTT,depois de pegar o jeito de apoiar a mesma,ok..enche...Acho que ela deve servir se temos um furo e temos de encher uma câmara completamente vazia,para poder seguir....Tinha a esperança de poder "calibrar" meus pneus de estrada com essa bomba,mas não dá...Mesmo se conseguir deve-se fazer uma força muito grande...
O bom dela mesmo é só o tamanho,mesmo o tamanho....pelo peso,deu 59g..eu tenho uma bomba em condições da Pro que enche bem,com mecanismo para bloqueio na válvula (essa tem de se fazer força com a mão) e pesa 77g....pelo peso eu não trocava,só que ela é maior e fica para fora no bolso da camisola....
Essa versão não tem dois modos de pressão,aquele "botão" que se vê na extrimidade se rodado desmonta a bomba...
Pela força que eu já estava a fazer num pneu de BTT já com uns 3BAR eu duvido que alguém consiga meter 8BAR com uma bostinha destas,nem o mais fitado....
Como não tenho compressor em casa vou ter de continuar a calibrar do modo antigo,que é meter ar rápido com a bomba normal (Pro) e depois dos 80PSI usar a bomba de suspensão de alta pressão para chegar aos 105/110 que uso....
 

pratoni

Well-Known Member
Estas bombas são apenas para desenrasque, por mais que as publicitem de alta pressão.

Se queres uma de jeito para ter em casa para por os pneus à pressão certa antes de sair, arranja uma de pé, que consegues por a pressão desejada numa meia dúzia de bombadas.
 
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