• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

BMC SLC01 Pro Machine

Há sensivelmente 1 mês, o meu (ex) quadro Massi Team Carbon foi substituído
por um magnífico (pelo menos para mim) BMC SLC01 Pro Machine.

Além do BMC estavam na discussão o Trek Madone 5.5 e o Scott Addict R3 sendo que escolha recaiu para o SLC01 principalmente por não ser "mais do mesmo", ou seja, este quadro não é um quadro comum como tantos que por aí andam e se por foto fiquei com uma pequena ideia da beleza do quadro, então ao vivo fiquei completamente rendido à beleza e à qualidade de construção.

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as fotos não estão grande coisa porque foram tiradas com o tlm.

Quadro: BMC SLC01 Pro Machine (1161g *)
Caixa de direcção:FSA Orbit integrated (63g *)
Forqueta: Easton EC90 SLX - coluna c/ tamanho original (326g *)
Rodas: Mavic Cosmic Elite (1850g +)
Pneus: Vittoria Corsa Evo CX (425g par*)
Câmaras de Ar: Bontrager (200g par ?)
Chavetas: Kompressor Ti/Carb. (43g par *)
Guiador: Easton EC70 Aero Carbon 31.6/44cm (235g *)
Fita de guiador: Fizik Microtex (75g ?)
Avanço: Massi Alum. 120mm (165g*)
Espigão: Easton EC90 25mm-offset 31.6/350mm (184g *)
Selim: Selle Italia SLR XC (178g *)
Manetes: Sram Red Double Trap (284g par *)
Travões: Kompressor CNC Racing (200g par c/calços Swisstop *)
Espirais e cabos: Sram (xg ?)
Pedaleiro: Sram Red 172,5mm 39/53 (752g c/ mov. ped. incluído *)
Desviador dianteiro: Sram Force braze on + clamp Shimano (87g+32g = 119g *)
Desviador traseiro: Sram Red caixa curta (146g *)
Corrente: Shimano 105 CN-5600 (280g +)
Cassete: Sram 1070, versão 11-28 (255 +)
Pedais: Exustar E-PR100 (268g par +)
Grades de bidão: Kompressor Carbon (29g/32g c/paraf. par *)
Ciclocomputador: Sigma 2006 HR

Peso total: 7,550g (já com as últimas alterações)

*peso comprovado por mim
+peso construtor
?peso estimado
 
Last edited:

dream_word

New Member
Parabens, vista ao vivo está ainda mais linda, agora é muitos km's para cima e a juntar o condutor perder uns kilitos para o conjunto fica equivalente =)
 

majorviriato

New Member
delamadera

Foi sem duvida uma excelente aquisição, mas pintas-te os travões? tenho a impressão de serem pretos. Quer-me parecer que o amigo dream_word é um homem com muita visão...

Parabéns
 
@Fausto Coppi - obrigado pelo elogio (ainda vou tentar melhora-la mais)

@dream_word -já decidi não perder peso para te ultrapassar a descer :D

@majorviriato - os travões da foto ainda são os Ultegra (325g) e o espigão ON OFF (310g) e as chavetas Mavic (135g) que entretanto foram substituídos
e já agora passa pelo tópico das apresentações e depois também podes iniciar um tópico com a análise da tua novíssima Trek 3.1 (ainda não foi estreada :p)
 
Mais algumas fotos...
aqui já com as últimas alterações:

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09042011007red.jpg


Ainda só fiz 250km pelo que ainda não posso fazer uma análise muito exaustiva.
 

JMA

Member
Os quadros da BMC são qualquer coisa...
Parabéns pela aquisição e pelo seu equipamento.
agora esses pneus precisam é de calor... : )
 

Mabcosta

Member
Olá Delamadera, quando vi este topico fiquei curioso...É que eu tenho uma Massi team carbon (já com alguns updates) e já estive a pensar em evoluir para um quadro superior, tanto em termos de peso (o que não é dificil) como de rigidez!
A unica analise ao quadro Massi team carbon que vi (bikeradar) dizia muito bem do mesmo..."Um quadro extremamente eficaz que exige ser conduzido com rapidez", nesse mesma analise atribuiram 5 estrelas ao conjunto Quadro, transmissão e rodas (Massi team carbon com shimano 105 e rodas shimano de base)!Claro que esta classificação deve ser baseada na relação preço-qualidade!


O que te gostava de perguntar é se notaste alguma diferença efectiva em termos dinamicos (rigidez e peso), relativamente á troca de quadro!

Cumprimentos
 

dream_word

New Member
Pois majorviriato já era altura de apresentar a trek 3.1, ja com os upgrades =), quanto a muita visão opa eu quer-me parecer que ele chega lá, isso mais km menos km, qualquer dia ja nem o apanho a subir
 
@JMA
@biza
@hitsugaya
obrigado pelos elogios

@Mabcosta
realmente existe pouca informação acerca do Massi Team Carbon, não sei se já pesaste o quadro (deve rondar 1200-1250g) e a forqueta (480-520g),
o que torna o conjunto um pouco pesado mas dentro de valores normais.
Eu andei 18 meses com o Massi e gostei bastante tanto da estética como da qualidade do mesmo.

O BMC é um quadro mais vocacionado para a competição do que o Massi que é um quadro indicado para o cicloturismo, devido à maior rigidez lateral do BMC (torna-o mais rápido e nervoso mas também mais exigente no que diz respeito à facilidade de condução)e devido à maior inclinação da forqueta do BMC (torna-o menos confortável) do que o Massi.

@Mabcosta - tens um bom quadro mas se realmente estás a pensar em trocar de quadro, troca por um quadro claramente superior ao Massi pois para trocar por um quadro equivalente ao Massi (mesmo que seja de uma marca mais "fashion") acho que fazes mal pois tens um bom quadro.
 
Algumas fotos dos upgrades feitos após a aquisição do quadro...


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Antes deste espigão esteve montado provisoriamente um ON OFF em alumínio,
este EC90 é o meu 3º espigão da Easton o que revela a minha confiança nesta marca.



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estas grades de bidão têm um bom acabamento e acho que encaixam bem no conjunto
mas em termos funcionais tenho alguma dificuldade em colocar os bidões.



06042011001red.jpg

os travões da discórdia :D
bom poder de travagem (mesmo para um ciclista pesado como eu), bem conseguidos
esteticamente e acho que também ficam bem no conjunto.
Em relação à questão da mola ficar sem força daqui a muitos kms (espero eu)
acho que todo o material tem um tempo útil de vida independentemente da marca
e quando os travões já não funcionarem bem vão para o estaleiro.



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Estas chavetas vieram substituir umas Mavic que pesavam 135g, para além de
estas serem muito mais leves também são de longe mais bonitas.



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09042011012red.jpg

inicialmente fiquei dividido entre o Easton EC70 (já tive 2 e gostei da estética deles) e o EC90 (mais feio),
acabei por optar pelo EC90 (184g) apenas por ser mais leve que o EC70 (225g).
Ao vivo o EC90 é muito mais bonito do que nas fotos pelo que fiquei satisfeito.
 
Last edited:
Já alguns meses que não actualizo "o estado" da minha bike aqui no forum.
Como não posso editar o post com a descrição terei de o colar aqui...

Quadro: BMC SLC01 Pro Machine (1161g *)
Caixa de direcção:FSA Orbit integrated (63g *)
Forqueta: Easton EC90 SLX - coluna c/ tamanho original (326g *)
Rodas: Mavic Cosmic Elite (1850g +)
Pneus: Vittoria Corsa Evo CX (425g par*)
Câmaras de Ar: Bontrager (200g par ?)
Chavetas: Kompressor Ti/Carb. (43g par *)
Guiador: Easton EC70 Aero Carbon 31.6/44cm (235g *)
Fita de guiador: Fizik Microtex (75g ?)
Avanço: Massi Alum. 120mm (165g*) ----> Avanço Syntace F109 31,8x110mm c/ paraf. titanio (117 gr.*)
Espigão: Easton EC90 25mm-offset 31.6/350mm (184g *)
Selim: Selle Italia SLR XC (178g *)
Manetes: Sram Red Double Trap (284g par *)
Travões: Kompressor CNC Racing (200g par c/calços Swisstop *)
Espirais e cabos: Sram (xg ?)
Pedaleiro: Sram Red 172,5mm 39/53 (752g c/ mov. ped. incluído *)
Desviador dianteiro: Sram Force braze on + clamp Shimano (87g+32g = 119g *) ----> Sram Force braze on + clamp Kompressor Carbon (87g+6g = 93g *)
Desviador traseiro: Sram Red caixa curta (146g *)
Corrente: Shimano 105 CN-5600 (280g +)
Cassete: Sram 1070, versão 11-28 (255 +)
Pedais: Exustar E-PR100 (268g par +)
Grades de bidão: Kompressor Carbon (29g/32g c/paraf. par *)
Ciclocomputador: Sigma 2006 HR ----> GPS Garmin Edge 705 (com sensor de cadência) (xXx gr.?)

Peso total: ??? (~7,500kg)

*peso comprovado por mim
+peso construtor
?peso estimado

Upgrades já efectuados:
-Selim San Marco Aspide FX (131 gr.*) - http://www.sellesanmarco.it/it/Collezione/Selle/62/Aspide Carbon FX.html
-GPS Garmin Edge 705 (com sensor de cadência) (xXx gr.?)


Upgrades para breve (já tenho os componentes):
-Abraçadeira para desviador frente Kompressor Carbon Clamp (6 gr.*)
-Avanço Syntace F109 31,8x110mm c/ paraf. titanio (117 gr.*)
-Cubos (par) 24/28 furos Dati Black (259 gr.*)
-Aros No Tubes ZTR Alpha 340 (par) 24/28 furos (716 gr.*)

--> faltam-me os raios (Sapim) e os nipples para montar as novas rodas que em princípio serão sub 1400 gr.

Em relação aos pneus, estou inclinado para os Veloflex Corsa 22 Black (recomendados pelo Tranquilo).
As camaras de ar estava a pensar nas FOSS 700 (~60gr.).

Irei colocar fotos logo que me seja possível.
 

Tremoço

Member
Bem bela maquina, para mim dos quadros mais bonitos que se fazem actualmente ;) Uma questão, os travões que tal se têm aguentado?? É que nunca ouvi nada sobre esse problema da mola ;)
 
@h_rd2 e @Tremoço obrigado pelos elogios

Em relação aos travões, inicialmente estava um pouco apreensivo porque uns afirmavam que a mola era fraca outros afirmavam que um par de ferraduras com 200gr. era demasiado frágil mas na verdade é que os travões já foram testados em descidas com 23% de inclinação na Serra do Caramulo, descidas no S. Macário, descidas na Serra da Estrela, etc e continuam impecáveis e o ciclista pesa apenas 95kg...
 

Tremoço

Member
Pois, eu realmente so tinha ouvido falar bem deles e nunca tinha ouvido nada sobre a mola principalmente ;) pois a estrutura ser fraca isso nao me parecia, pois não falavam tão bem da força de travagem deles.
Mas gostei de ouvir que dizes bem deles, pois temos pesos semelhantes ;)

Boa sorte com a bicicleta, eu só lhe punha era umas rodas com perfil ;)
 
Estes travões cumprem muito bem a sua função mas deve-se muito aos calços swisstop que trazem que na minha opinião são muito bons.
Ainda recentemente li algures neste forum que os Shimano Ultegra (os travões que usava antes destes) eram melhores que os travões Planet-X (os meus são Kompressor, não sei se são iguais...) mas no meu caso acho que agora tenho melhores travões não só em peso como em estética e também em eficácia de travagem.

Em relação à durabilidade das molas, até ver funcionam muito bem e espero que assim continuem mas mesmo que não durem muitos anos também não importa porque provavelmente daqui a 1 ou 2 anos terei outros travões e se calhar outra transmissão e quem sabe outra bike :p


Cheguei a ponderar umas rodas em carbono de 38mm ou até de 50mm mas houve 3 factores que me fizeram optar por aros em alumínio de 24mm:
-na zona onde vivo (Viseu) temos muita montanha (por vezes com vento) e também alguns percursos rolantes mas não justificam rodas de perfil alto.
-por vezes ando a solo em voltas de várias horas e se optasse por aros carbono seriam para tubulares (menor peso) e não de ter um furo num tubular seria mais complicado do que mudar uma simples câmara de ar.
-pesando eu 95kg, duvido muito que a travagem de uns aros em carbono (com pista de travagem em carbono) fosse tão eficaz como nuns aros em alumínio.
 
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