Bike-fit

ruilebs

Well-Known Member
#1
Gostava que me ajudassem sobre o que acham da minha posição, se haverá ajustes a fazer.
Junto umas fotos que tirei.

A bike é uma triban 520 e tem um avanço de 80mm!
Eu tenho pouca flexibilidade, e sinto-me bem. Vou numa posição muito confortável sim.
O único desconforto que é normal ter é começar a "prender-me" um pouco o topo das costas, na base do pescoço.
É uma zona algo massacrada porque jogo ténis/padel, e aquela zona é muito propensa a contraturas, que nunca passam totalmente, e que devido à posição na bicicleta aparecem dores logo passado 20/30mins a andar.
Ou seja, no ciclismo nao sei se consigo de todo eliminar esta dor (a nao sei tratando as contraturas claro, mas isso é complicado continuando a jogar tenis/padel), mas o que interessa é minimiza-la.

Eu: 1m83, 82 kilos, 90cm cavalo, 59.5cm tronco, 44cm largura tronco, 66cm braços (medições feitas num bike-fit que fiz na Canyon)
Bike: triban 520 tamanho M, avanço 80mm.
top tube 548mm, stack 580mm, reach 380mm, tubo selim 500mm, escora 415mm, dist entre eixos 995mm (stack e reach medidos por mim, não vêm na tabela)

Obrigado desde já :)





 
#2
Eu sou pouco entendido e baseio-me na teoria, mas parece-me que na segunda foto, tens os braços muito hirtos. Mas o pessoal mais experiente certamente terá uma opinião mais fundamentada. Ficava com as mãos dormentes na minha bicicleta de BTT, porque estrangulava o tendão, devido a um agarre deficiente.
 
#3
Eu sou pouco entendido e baseio-me na teoria, mas parece-me que na segunda foto, tens os braços muito hirtos. Mas o pessoal mais experiente certamente terá uma opinião mais fundamentada.
concordo, mas talvez que o problema esteja só na "dobradiça"... @ruilebs toca a "cair" para cima do guiador... (mas olha...nao ligues ao que eu digo...nao percebo nada...por isso é que vou fazer um bikefit)
 

pratoni

Well-Known Member
#4
Eu diria que esses braços deveriam estar menos retos e deveriam ter uma dobra maior nos cotovelos.

Como se faz isso? Boa pergunta...

Eu diria que uma das soluções seria inclinares-te mais sobre o guiador e ter quer os ombros quer os cotovelos menos rígidos.

Como sou um gajo com problemas de flexibilidade como tu sei que é mais fácil dizer do que fazer.

Se esse quadro tem realmente 548mm de ett penso que já estará no limite superior do aceitável para ti.

Como tens um avanço bem pequeno diria que colocar um ligeiramente maior poderá ajudar-te a deitares-te sobre a bike, mas tens de adoptar uma posição relaxada, Senão é pior a emenda que o soneto.
 

jpacheco

Moderador
Staff member
#5
veste a roupa de ciclismo que ve melhor as linhas. depois encaixa os sapatos porque so assim se vê a posição certa nos pedais. E o ideal seria filmar. a imagem dinamica é sempre preferível a uma estática.

Sem o calção com a almofada dá ideia que estas a esticar os braço para não ter muito peso sobre o rabo :D Como é que se pode relaxar quando o traseiro não está confortável? :D brincadeira.

Mas já me pareces ter uma posição até bastante erecta na parte superior.. só mesmo descendo o selim para endireitar mais as costas. Mas eu se fosse a ti deixava ficar assim e deixava de jogar tenis/padel para ver se isso passa.
 

ruilebs

Well-Known Member
#6
Eu sinceramente sinto-me bem. A minha dúvida principal é se n devia ter um avanço algo mais comprido. Às vezes acho que vou "demasiado confortável" :)
A cena das costas tou lixado, além de deixar de jogar (especialmente padel), tenho é mta fisioterapia pela frente também, aquilo é mta pedra para partir, não há volta a dar.
 

ruilebs

Well-Known Member
#11
A minha questão é essa...
Então se vai por um avanço maior é exige maior flexibilidade, que ele não tem, não é contrasenso?
Sim, mas repara... na posição que estou, com as mãos ali à frente, já estou super vertical. Imagina como fico quando me ponho apoiado na barra horizontal do guiador.
Essa sim, tem que ser a minha posição confortável, e porventura quando vou na posição da foto, já um pouco à frente, tenho que ter uma posiçao um pouco mais aerodinámica.
Às vezes acho que tenho dificuldade em encontrar uma posição mais aerodinamica, por exemplo em descidas. Ou pode ser falta de hábito :D
Enfim, é como diz o jpacheco, só experimentando e vendo.
 
#13
@ruilebs , temos combinar um bike fit em conjunto aqui na zona do Porto ;)

Eu apesar de ter uma estatura parecida com a tua, a tua postura na bike é bastante mais vertical do que a minha, sendo certo que a geometria da minha bike é bastante diferente. Na minha tenho um avanço de 100mm.

Acho o teu avanço um pouco curto, o que não ajuda quando te queres colocar numa posição aerodinâmica, por outro lado, deve ser melhor para a tua falta de flexibilidade...

O @zorza penso que fez um bike fit aqui no Norte e gostou bastante.
 

pratoni

Well-Known Member
#14
A posição mais confortável a rolar deverá ser a da primeira foto. No topo do guiador serve mais para subir ou quando o piso é mau e usas os braços como suspensão para absorver pancadas
 

sidorio

Well-Known Member
#15
A posição mais confortável a rolar deverá ser a da primeira foto. No topo do guiador serve mais para subir ou quando o piso é mau e usas os braços como suspensão para absorver pancadas
Eu costumo fazer isso, no entanto vejo muita gente que vai 90% da viagem no topo do guiador porque não vão confortáveis nas manetes!

Como dizes quando o piso é mau não há melhor que usar os braços como amortecedores, talvez para o Froome todos os pisos sejam maus :p
 
#18
Leia o que user respondeu em #6 e já agora a minha resposta inicial em que sumariamente digo, "Mas eu se fosse a ti deixava ficar assim ".
@jpacheco estou de acordo contigo... o @ruilebs vai ter que se deitar mais para cima do guiador. Tem que dobrar mais as costas.
A questão é que isso tem que ser um processo gradual. O melhor seriam exercícios de alongamentos, porque se for gradual com experiências em cima da bicicleta, vai sentir muito desconforto. E andar de bicicleta pode deixar de ser um prazer... isto é a minha modesta opinião.
 

ruilebs

Well-Known Member
#20
@jpacheco estou de acordo contigo... o @ruilebs vai ter que se deitar mais para cima do guiador. Tem que dobrar mais as costas.
A questão é que isso tem que ser um processo gradual. O melhor seriam exercícios de alongamentos, porque se for gradual com experiências em cima da bicicleta, vai sentir muito desconforto. E andar de bicicleta pode deixar de ser um prazer... isto é a minha modesta opinião.
Era fazer umas aulinhas de pilates... faz bem a toda a gente, e entao a mim! só é preciso é pachorra. Só me apetece ir ao RPM :D