• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bike-fit

Carolina

Well-Known Member
duvido muito que num modelo de endurance tenhas esse problema, só se tiveres a flexibilidade de uma tábua hehehe e olha que mesmo assim...
 

Jorge Simões

Active Member
Juntas uns troços, fazes um bike fit com a bicicleta que tens, fica com ela afinadinha e já ficas com todas as medidas num relatório, para a eventual compra de uma bicicleta de futuro...

A outra opção mais económica é ouvires aqui os users que percebem mais disso de tamanhos e geometrias e confiarei neles e nos seus conselhos.
 

rkixa

Well-Known Member
Cada vez mais me convenço que cada corpo é um corpo e tabelas e relações entre alturas e Top Tubes na maioria do casos não têm relação, eu por exemplo tenho 1,76 andava com um ETT de 55cm e andava bastante confortável, quando fiz aí um post com as medidas da bike não sei se a @Carolina se lembra ela ficou escandalizada de como andava naquilo! Certo é que tinha um avanço de 90mm que passei para o quadro que tenho agora de 53 ETT no entanto foi falado aqui que o melhor para mim seria um 52 ETT, a verdade é que agora estou para inclinado a mudar o avanço para um 100mm ou 110mm quem sabe! A flexibilidade é para mim parece um factor tanto ou mais importante que alturas! Para terem noção eu ando confortavelmente nesses tamanhos mas chego facilmente com os dedos ao chão e pernas esticadas e a nível de anca colocar as duas pernas atrás da cabe tipo contorcionista :) quanto a ombros e braços para aguentar a posição sou magro mas seco com background de musculação tudo isto são factores que podem influenciar nas sensações em cima de determinado tamanho de bike! O melhor será mesmo fazer um bikefit e treinar flexibilidade! Corrijam-me se estiver errado!
 

DMA

Well-Known Member
O que ele diz é verdade, por isso, se tens pouca flexibilidade, devias optar por uma bike de endurance. O stack é maior e o reach é mais curto.

O que ele não te diz, é que em vez de andares mais dobrado vais andar mais esticado... e entra as duas opções, venha o diabo e escolha.

Resumindo: por muito que queiras ter uma determinada bicicleta, tens de ter consciência das tuas limitações físicas. Da próxima vez que fores a uma prova só tens de olhar para quem tem bikes aero. 99% andam com uma mão cheia de espaçadores debaixo do avanço e/ou avanço minúsculos e/ou avanços virados ao contrário.

É para emoldurar sff

E podemos também falar nos "pros" que querem a bike mais racing e mais aero possível e depois não conseguem ir "30 segundos" nos drops.
Se a pessoa não consegue ir uma percentagem razoável da volta nos drops a geometria da bike era errada. Não era a bike adequada, ponto!
Se há que meter um avanço invertido, a geometria era errada ... não há que enganar.
 

ruilebs

Well-Known Member
Vivam,
Estou a pensar investir numa bike, para trocar a minha triban.

Recordando:
1m83, 80 kilos, 90cm cavalo, 59.5cm tronco, 44cm largura tronco, 66cm braços. Pouca flexibilidade, em distâncias grandes tenho dores frequentes no trapézio.
Bike: triban 520 tamanho M, avanço 80mm.
top tube 548mm, stack 580mm, reach 380mm, tubo selim 500mm, escora 415mm, dist entre eixos 995mm

Depois dos comentarios acima, e do muito que fui lendo no forum, já percebi que devo buscar um ETT de 53-54cm, até porque sinto que preciso mesmo reduzir o reach, para ver se elimino as dores no trapézio.
Dependendo das marcas, implica deixar o tamanho 54, e ir para os 51/52.
A minha principal dúvida tem a ver com as implicações de descer o ETT face ao que tenho.

Pretendo manter uma geometria de endurance, e portanto isso significa baixar o stack (dos 570/580) uns 20 ou 30 mm.

Nao vai ser pior a emenda que o soneto?
Eu consigo compensar isso com os espaçadores?
 

jpacheco

Well-Known Member
A testa da bicicleta é realmente importante mas com mais espaçadores a maioria dos casos fica resolvido.

Procura geometrias endurance, R3, synapse...
 

joseruivo

Well-Known Member
Vivam,
Bike: triban 520 tamanho M, avanço 80mm.

Pretendo manter uma geometria de endurance, e portanto isso significa baixar o stack (dos 570/580) uns 20 ou 30 mm.

Eu consigo compensar isso com os espaçadores?

Doi-te o trapézio e queres baixar o guiador para ter geometria de endurance??
Se te questionas sobre se a questão é o reach, podes sempre fazer a experiência com um avanço mais curto ( 7 ou 6 cm) antes de avançar para outra bike. Poderás compensar ou não com os espaçadores dependendo da bici em questão. Qual é ela?
 

ruilebs

Well-Known Member
Doi-te o trapézio e queres baixar o guiador para ter geometria de endurance??
Se te questionas sobre se a questão é o reach, podes sempre fazer a experiência com um avanço mais curto ( 7 ou 6 cm) antes de avançar para outra bike. Poderás compensar ou não com os espaçadores dependendo da bici em questão. Qual é ela?
Doi-me o trapézio e quero baixar o ett.
Já pensei em baixar o avanço, para testar como dizes, mas vou ter que meter um de 70, o que nao me agrada muito. Mas concordo contigo, é boa ideia fazer nesta fase.

A bike em questão ainda nao sei...
Tenho olhado para: bmc roadmachine, trek domane, defy, synapse, ... (mais ou menos por esta ordem)
 

SBRDYDY

Well-Known Member
Pela minha experiencia, dor no trapézio normalmente é um problema que tem haver com o guiador, pode ser algo estreito para vc, se usas 44 devias experimentar um 46
 

jpacheco

Well-Known Member
Pela minha experiencia, dor no trapézio normalmente é um problema que tem haver com o guiador, pode ser algo estreito para vc, se usas 44 devias experimentar um 46

Duvido que seja da largura do guiador. Será mais do angulo necessário para olhar para a frente, que obriga o pescoço/zona do trapézio a estar muito inclinado para trás?!
 

Carolina

Well-Known Member
A dor no trapézio pode ser provocada por qualquer coisa que nada tem a ver com a bicicleta. O andar de bicicleta pode simplesmente agravar a situação.

A minha sugestão é que faças um bikefit como deve ser. Depois logo vês se precisas ou não de uma bike com outras dimensões.
 

ruilebs

Well-Known Member
Duvido que seja da largura do guiador. Será mais do angulo necessário para olhar para a frente, que obriga o pescoço/zona do trapézio a estar muito inclinado para trás?!
Também me parece.
Do que tenho lido as pessoas com a minha altura (1m82/1m83) têm comprado bicicletas com ett 52/53.
Eu, que tenho pouca flexibilidade, tenho 55...
 

Bk75

Member
Também me parece.
Do que tenho lido as pessoas com a minha altura (1m82/1m83) têm comprado bicicletas com ett 52/53.
Eu, que tenho pouca flexibilidade, tenho 55...
Viva.
Com menos flexibilidade, optaste por mais comprido?
 

ruilebs

Well-Known Member
Viva.
Com menos flexibilidade, optaste por mais comprido?
Não.
Eu tenho uma com ett 550.
tenho ideia que que qd for comprar nova devo mudar para 520/540, pelo que leio por aqui, e por ter fraca flexibilidade.
Além de que posso ajustar com avanços maiores (o meu é de 90, portanto já a pisar o risco)
 

ruilebs

Well-Known Member
A dor no trapézio pode ser provocada por qualquer coisa que nada tem a ver com a bicicleta. O andar de bicicleta pode simplesmente agravar a situação.

A minha sugestão é que faças um bikefit como deve ser. Depois logo vês se precisas ou não de uma bike com outras dimensões.
Verdade Carolina.
Só estava a tentar não ir já para o bikefit ;)
Mas antes de avançar p a compra tenho mesmo que ir por aí
 

cenazia

Well-Known Member
@ruilebs o pessoal tem o estigma das bicicletas de mulher, mas em certos casos tenho a certeza que são a geometria mais indicada para quem precisa de um reach curto e um stack alto, ainda por cima normalmente não dá para identificar como sendo de mulher, exemplo:

https://www.merlincycles.com/eddy-merckx-milano-72-105-ladies-road-bike-2017-104236.html?source=PHG
GeoChart_Milano72.gif


mesmo no
 

ruilebs

Well-Known Member
@ruilebs o pessoal tem o estigma das bicicletas de mulher, mas em certos casos tenho a certeza que são a geometria mais indicada para quem precisa de um reach curto e um stack alto, ainda por cima normalmente não dá para identificar como sendo de mulher, exemplo:

https://www.merlincycles.com/eddy-merckx-milano-72-105-ladies-road-bike-2017-104236.html?source=PHG
GeoChart_Milano72.gif


mesmo no
verdade, também tenho essa ideia! e eu nao tenho estigma nenhum
aliás já uma vez um gajo numa loja me disse isso, que eu tenho um bocado pernas altas para a minha altura total e que nessa perspetiva me aproximava de um quadro feminino
em todo o caso, a única vez que abordei essa hipótese junto de uma marca, eles torceram o nariz e recomendaram-me ir p um quadro masculino. Acho que o problema é que as pessoas nao têm conhecimento suficiente e têm medo.
Ou seja, ou fazia isso tendo por base um bikefit, ou era complicado. Tenho mesmo que ir por aí.

edit: bem gira essa!
 

HBento

New Member
BIKEFIT sim! 110% sem dúvida!! Logo de início ....não deixar acomodar o corpo a má posição.....pq dp...a adaptação demora mais e é mais dolorosa!
 
Top