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Bicicleta de estrada para começar? Giant equipa espanhola once (boa escolha)

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nuno_mota

New Member
Como referi na apresentação, pretendo iniciar no ciclismo de estrada. Para tal, pretendo adquirir uma bicicleta usada de valor não muito elevado.
Gostava que me dessem a vossa opinião sobre esta Bicicleta da marca Giant, toda equipada com Dura-Ace, em alumínio muito leve, forqueta e tubo selim em carbono, 8Kg, rodas Mavic.
O vendedor desconhece ano de fabrico (se alguém souber agradecia que informasse)
preço 300 euros

http://capelas.olx.pt/bicicleta-de-estrada-da-equipa-espanhola-once-iid-474750402


Agradecia a vossa ajuda
 

Morg

Well-Known Member
Tive uma bicicleta com esse dura-ace de 9v.
Assim por alto é bicicleta com 10-15 anos mas que se estiver funcional pode fazer uns bons milhares de kms.
Se não tiver algum componente mais caro que esteja estragada, por exemplo as rodas, acho uma boa compra.
As correntes e cassetes de 9v já só se encontram nas gamas mais baixas mas para quem quer gastar pouco não é problema.

Já reparaste que está em ponta delgada?
 

nuno_mota

New Member
Bom dia Morg.
Sim, já contactei o vendedor.
O problema é que ele diz não conhecer o ano de fabrico.
Tenho receio de comprar gato por lebre.
 

jpacheco

Well-Known Member
A unica questão dos usados é que convem ver... estando em ponta delgada farás essa viagem para aferir se o material está cuidado? Ou és de ponta delgada? dcp mas não li a tua apresentação... se não és de lá aconselhava-te a ver bicicletas usadas de pessoas da tua região onde as possas ver pessoalmente.
 

nuno_mota

New Member
Boa tarde Morg.
Desculpa estar a incomodar.
Achas que para começar a opção é válida? ou será melhor comprar uma nova de gama baixa, tipo berg ou b'twin?
 

nuno_mota

New Member
Boa tarde Jpacheco.
Trabalho na ilha de s. miguel.
Em principio irei ver a bike este fs.
Em relação ao desgaste dos componentes...
assemelha-se aos de btt ou há que ter atenção a outros pormenores?
 

Morg

Well-Known Member
Eu prefiro essa a uma berg ou b´twin nova do mesmo preço.

Os cuidados habituais do BTT.
 

jpacheco

Well-Known Member
Experimenta e dá umas voltas. Mete mudanças...vê o quadro de fio a pavio. E negoceia o preço se estiver tudo bem e vai preparado para negociar mais qualquer coisa se vires defeitos, riscos etc que desvalorizem ainda mais a bicicleta. 8kg de bike... eu duvido mas também não será isso o mais importante. Está sem pedais, vê isso que terás que comprar uns.

A bicicleta até parece ter bom aspecto,
 

undernardo

Active Member
Só a transmissão vale os 300€.. aliás. Vale mais até!! caso os cubos da roda sejam do mesmo modelo que a transmissão. Por acaso tinha essa bicicleta na minha lista de achados do OLX x) mas como estava nos Açores, tive que a eliminar automaticamente eheh :(

Na minha opinião ficarás mais bem servido com essa bicicleta do que uma Berg ou Btwin mais que não seja porque esse é o grupo Dura-Ace mais bonito que a Shimano fez (opinião pessoal) e um dos mais difíceis de encontrar actualmente à venda.

- O pedaleiro está em condições excepcionais (quando tem o logo visível é meio caminho andado para saber que a bicicleta tem poucos quilómetros pois é das primeiras coisas que desaparece com o uso) mas à partida será um 53/39 pois na altura não haviam compactos. Isso poderá ser um entrave para quem está a iniciar-se na modalidade especialmente porque para subir ou tens pernas ou não tens andamentos.
- A cassete parece-me ter 25 dentes ou mais o que é bom. Os DA 7700 eram muito comuns com cassetes de 21 e 23 dentes.
- Os aros CXP33 não são nada de outro mundo. São pesados e aguentam bastante porrada mas se os cubos forem Dura-Ace 7700 tens aí uma boa base para evoluir pois esses cubos aguentam bastante e têm uma manutenção super fácil de fazer. Mesmo que os aros estejam gastos não há problema. Os cubos são o mais essencial nesse tipo de montagens.
- O quadro é um TCR Team. O ano é difícil de prever mas diria que é de 2000 (ou 2001). Mas é um quadro de alumínio de qualidade não fosse esse um dos topos de gama da Giant na altura.
- As manetes são o ponto fraco da transmissão. Têm uma peça que parte facilmente e que torna a passagem de andamentos muito rígida. Se testares a bicicleta e sentires que a manete está muito rígida então esse é o problema. Mas nada que impeça o seu funcionamento. Ele continua a funcionar.. mas é menos smooth que o "normal". Eu arriscaria na mesma.

Não há muito mais que possa acrescentar. Vê apenas se a bicicleta é o teu tamanho e se conseguires negociar o preço força. Se algum dia pensares em mudar de bicicleta, para comprar uma superior, não terás dificuldade em despachar essa Giant.
 

jf_mrl

New Member
Bom dia!

Sou da opinião de que para se começar deve comprar-se algo barato apenas para confirmarmos o gosto pela modalidade e afinar o n/ desejo quanto à bicicleta que pretendemos ou gostamos mais. Parece-me que a bicicleta que indicou terá sensivelmente 10 anos (fiz uma breve pesquisa e parece-me que o desviador traseiro é de 2005).
Respondendo à sua pergunta: veja a bicicleta in loco e verifique se tem alguma fratura, desgaste e folga na pedaleira e rodas (principalmente) e depois não espere que ela dure mais de um ano, pois aqueles cubos, rolamentos e / ou esferas devem estar a pedir a reforma e poderá gastar outro tanto para os substituir (por novos claro).
Se a bicicleta apresentar um bom estado de conservação encare este investimento com o prazo de meio ano e / ou 2 a 3 mil Km, pois acredito que se gostar da estrada a bicicleta se vai mostrar insuficiente para si ou vão aparecer as mazelas de 10 anos ;-(
Abraço e boas pedaladas
 

nuno_mota

New Member
Bom dia!
Obrigado pela dica.
Opiniões diferentes deixaram-me baralhado!
Jf_mrl, ve por favor os comentários no separador discussão geral. Este tópico também está lá.
 

undernardo

Active Member
É natural que não rememos todos para o mesmo lado. Cada um terá a sua opinião mas cabe-te a ti relacionar/investigar/observar e chegar a uma conclusão final.

Quanto à análise do jf_mrl, acho um pouco dramática para ser sincero. Uns cubos DA 7700 fazem na boa 30000-40000 km apenas com umas trocas de esferas (20-30€) pelo meio. São das melhores peças que a Shimano produziu no final dos anos 90/inícios de 2000. A opinião é unânime (excepto no preço, claro)! Na questão das rodas, o ponto fraco poderá ser o desgaste do aro ou a corrosão dos aros. Mas lá está... estou a supor que os cubos são esses! Se forem esses, óptimo. É um bónus. Se não forem, é menos bom.

A questão do quadro também me parece dramática. Uma bicicleta com 10 anos não é velha. É uma bicicleta com uma idade normal. Ainda para mais, os TCR Team de 2000 eram construídos com tubagem Cu92 que foi desenvolvida para ser bastante resistente sem comprometer o peso do quadro. A forqueta, em principio, é num compósito com fibra de carbono.

Numa coisa terei de concordar. Se desenvolveres o bichinho do ciclismo rapidamente vais achar que essa bicicleta é insuficiente para ti e vais querer outra mas na questão monetária não há que enganar. Sinceramente, por 250-300€ dificilmente arranjas uma bicicleta tão boa como essa.
 
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