• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Benção dos Ciclistas em Fátima 2012 - 12 Fevereiro 2012

rodasepedal

New Member
Tá tudo preparado :)

As mantas e samarras arejadas e prontas para arrancar ás 4h30m :)

Se Deus quiser tudo correrá pelo melhor.

Até já, desta feita já em Fátima.
Cumps
RODAS
 

rodd

New Member
Vim aqui ao tópico para vos desejar uma óptima jornada e que tudo vos corra pelo melhor.

Boa sorte.
Abraço,
Luís
 
não sei se vou a tempo (porque me vou deitar que também vou amanhã) mas vi algures neste tópico umas percentagens completamente exageradas. de tornada (8 km depois de cladas) até ao facho (a 8 km de alcobaça) a subida pior é a da pousada da juventude em alfeizerão (começa a subir depois do cruzamento para são amrtinho do porto) e, no máximo, tens 7 ou 8% e só surante 1 ou 2 km.
a de aljubarrota também se faz na boa...
boa viagem para amanhã
 

Cannondale_27

New Member
Rodas, como disse anteriormente, podes fazer neste "cantinho"

Aqui vai a minha:

Sábado, 03h48, a minha esposa acorda para ir ao WC, dei sinal, olhei para o relógio, estava quase na minha hora, pelas 04h35 toca o despertador e toca a levantar, vestir, devidamente agasalhado, devidamente sinalizado, luz á frente e atrás, casaco florescente, para estar visivel durante a viagem.

Pelas 05H, após ter bebido um chá quente, saio de casa, luzes ligadas, GPS a funcionar e lá vou eu ao encontro do grupo do amigo Rodas, demorei cerca de 35m a percorrer os 15km de distância até ao Bombarral, onde me iria encontrar com eles, até 06H, como não havia sinal dos mesmos, liguei para saber onde vinham, estavam a passar a rotunda do Outeiro da Cabeça/Torres Vedras, devido ao atraso dos outros elementos, ainda demoravam cerca de 15m, pelas 06h25 chegaram perto de mim, já eu estava á 50m á espera, tive de me proteger do frio atrás de um pilar de um stand de automóveis.

Logo de seguida, meti-me novamente, á estrada, agora acompanhado do grupo de 5 que vinham da Silveira/Torres Vedras, um dos elementos trazia uma estradista de ferro, 5 mudanças ao quadro, é preciso coragem, sempre bem disposto e falador, verdade amigo Rodas ??

Desde Bombarral até antes de chegar a Óbidos, a estrada é bastante acidentada, sem muita luminosidade, pelo que tinhamos de circular no centro da via, devido a alguns buracos que havia na estrada, do lado direito. A partir de Óbidos, até chegar as Caldas da Rainha, tivemos a nossa primeira paragem, o 1º café matinal, já se encontrava junto de nós a carrinha de apoio, conduzida pelo pai do amigo Rodolfo.

Como quase todos tinham passa-montanhas, podiam pensar que seria um assalto á mão armada (neste caso, com bicicletas), tivemos de os tirar para beber café, alguns minutos sentados, está na hora de seguir viagem, saindo das Caldas em direcção a S. Martinho do Porto/Nazaré, onde começavam algumas rectas para rolar, sempre juntos uns aos outros, o vento fazia-se sentir, ainda mais do que quando se saiu de casa, vinhamos sempre na ordem dos 30/35km/h, acaba-se mais á frente as rectas das Caldas e começa a primeira subida, Alfeizerão, eu e o Rodas fomos na frente, sempre na levezinha, tuca tuca subida acima, sempre com o apoio necessário do carro caso surgisse algum problema, coisa que não foi preciso, apenas para retirar algum peso de cima do corpo (roupa).

Acaba-se a primeira subida, e novamente algumas rectas e descidas até chegar a outra subida, onde novamente entrava a levezinha e deixa-te ir sossegado, o vento era teimoso e continuava a não ir embora, o grupo estava animado, bem dispostos, acho que o mais novo seria eu, de seguida com uma nova paragem para o 2º café, cá em cima, o local desconheço (seria Aljubarrota ??), apenas eu, o Rodolfo e o amigo Paulo é que bebemos, os restantes 3 amigos seguiram viagem, sendo que tivemos de ir ao encontro dos mesmos mais á frente, antes de entrar em Alcobaça, uns seguiram pela Variante, eu, o Rodas e o amigo Ricardo Oliveira fomos por dentro de Alcobaça, passando mesmo em frente ao Mosteiro, espectáculo, com direito a foto e tudo.

A ultima chegada estava para breve, Batalha, algumas dores nas costas já se faziam sentir, eu já tinha cerca de 80km, os colegas uns 25km a mais, heis que surge uma outra recta grande, já na Nacional 1, frente ao ExpoSalão, uma boa recta para puxar mas as pernas não deixavam, até que mais á frente, viramos á direita, temos o Mosteiro da Batalha, e mais uma ligeira subida até entrar na derradeira subida, até chegar a Fátima eram cerca de 11km, cá em baixo já tinha a placa a dizer 10km e lá vamos nós, Serra acima, antes encostamos á direita, para retirar passa-montanhas, o calor já se fazia sentir no pessoal, o vento ainda se mantinha, mas já não havia assim tanto frio.

Após cerca de 5m, seguimos todos em conjunto, para começar a subir, já se via algum pessoal a descer do lado de Fátima e outros a caminho, em btt e estrada, pelo que o 1º elemento a ir na frente foi uma sr.ª da zona de Mafra, segui no seu encalce, eu na levezinha e a menina ainda lhe faltavam 2, vai lá vai, mas esperar não faz parte dos seus planos, só esperou pela malta, mesmo no topo da Serra, após ter terminado a ultima subida para Fátima, os colegas vinham mais atrás, depois passou-me outro colega, eu esperei pelo Rodas e de seguida, cá do alto, com uma vista fantástica sob a Serra de Aire, esperamos pelos outros 2 colegas que vinham mais devagar e, seguimos depois todos direitos ao Santuário de Fátima, tivemos de fazer algum corta-mato, devido ao piso em obras, ruas cortadas, tivemos de nos deslocar pelas laterais, junto ás obras e, passando por cima do Passeio, junto aos transeuntes que andavam a pé.

Chegados ao Santuário, local religioso, onde sempre existe gente, seja que altura do ano for, a cumprir promessas, a rezar, etc...eu fiz o mesmo, logo que cheguei, benzi-me, chegamos ao centro do Santuário, foto da praxe, estacionamento das bikes, alguem para tomar conta das mesmas, meter moeda, comprar velinha e colocar no devido lugar, com a devida reza e que corra tudo bem, essencialmente, familia e saúde, e amigos.

No final, o grupo ia seguir viagem até ao Oeste, eu fiquei por lá, á espera da esposa e do casal amigo que acompanhou, despedida e até breve amigos.

A viagem, contabilizei 102km desde a Lourinhã até Fátima, enquanto que os colegas devem ter ficado na ordem dos 130km, o Rodas oportunamente fará o seu rescaldo.

Obrigado a quem me acompanhou, tudo de bom para vocês!!
 

rodasepedal

New Member
A minha crónica da peregrinação Silveira - Fátima, AQUI

Obrigado a todos pela companhia...
Hugo :) muita força e saude para a nova fase da tua vida que aí vem :)

Cumps
RODAS
 

Luís Nazaré

New Member
Caros ciclistas

para este ano, já tou abençoado. No passado dia 12 Fev, eram 04h, quando acordei. Lá fora estava um frio de rachar, mas não havia volta a dar. Toca a vestir o equipamento e montar a fininha. A saída, de Alverca, foi às 05h, juntamente com os Kondores Carlos Reis, Luís Felgueiras e Paulo Loulé, com o Sérgio Silva e a TNT, Sónia Ramalho. A Sónia, q já vinha da Póvoa de Santa Iria, já vinha com o aquecimento feito.

A peregrinação até Fátima foi feita em ritmo de passeio, até deu para subir, por 2 vezes, o Covão do Coelho. É q neste dia só se estava bem a subir, pois a descer a temperatura baixava drasticamente.

Chegada a Fátima cerca das 11H15, com um solinho bem agradável, apesar de não ter conseguido "descongelar" os pés, principalmente, o direito, que estava em pedra. Fomos directos ao Santuário, cumprimos com a nossa função de peregrinos e fomos comer uma bifana e beber uma coca - cola.

Às 13H10, saída de Fátima, com destino a Alverca. O regresso, foi mto rápido, foi feito em pouco mais de 3h ( o vento estava de feição). O Kondor Carlos Reis e a TNT Sónia Ramalho, ficaram por Santarém e fizeram o resto do percurso de comboio.

Num total de 232 kms, em mais de 9h de pedaladas, esta peregrinação terminou em bem.

Abraço e boas pedaladas.

Luís Nazaré, Kondores.btt, Alverca do Ribatejo.
 

Cannondale_27

New Member
Boas

@ Luis Nazaré, ainda pensei que fossemos tirar foto juntos, o grupo dos Kondores BTT e o PóTrilhos BTT (Rodas e amigos, Ea Motors/LRP (Cannondale_27) mas foram-se logo embora, isto é, foram colocar as velinhas.

Foi uma manhã de Domingo bem passada, com algum frio e vento á mistura.

Até breve amigos.
 

fmm

Member
Boas

Aqui fica o relato da minha ida e vinda à Benção do Ciclista 2012.


dsc00404px.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Cicloturistas : Filipe, Joaquim, Pedro, Xico e Carlos(este só fez percuso para cá), Juntamente com os amigos do btt (Miguel, Ricardo e Paulican)

dsc00406do.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]

Kilometragem = 140 kms
Duração da Viagem : 8:30 (Ida, Peregrinação, Almoço, Compra de Lembranças e Regresso)

Tudo ficou apontado para nos encontrarmos ás 7:30 junto ao café Tobajara (Arreciadas e local onde o grupo se encontra), ora passam mais ou menos 15 minutos do combinado e o Pedro sem chegar, resolvi ligar-lhe e o desgraçado lá andava de volta do compressor para ainda conseguir encher os pneus. :p
Como se isto não chegasse o meu Polar também não funcionava e ainda tive que ir a casa trocar de pilha.
Bem posto isto, pernas em movimento e lá fomos ter com o Xico para seguirmos para Fátima.
O percurso que seguimos foi : Tramagal, Tancos, Entroncamento, Meia Via, Torres Novas, Pafarrão e Fátima. Nestes + ou - 70 kms a verdade seja dita que nenuhm de nós sentia parte que fosse do corpo, era um frio quase desumano. :rolleyes:
11:15 e chegamos ao Santuário onde nos encontramos com amigos e colegas de pedaladas mas que por sua vez fizeram o caminho em versão btt (grande dose de sofrimento):).
Posto a cerimónia da Benção propriamente dita e com a barriga a dar tantas voltas como pedaladas já tinhamos dado, fomos ao Mr. Leitão onde nos deliciámos com umas maravilhosas sandochas de leitão. (Deliciosas).
Bem o tempo passava e era altura de regressar. Com apenas uma pequena alteração no percurso de regresso, mas a fazer a mesma quantia de kms, lá nos fizemos novamente ao asfalto e com toda a calma do mundo fizemos os ditos 70 kms, desta vez sem frio mas com muito, muito vento contra o que acabou por maçar mais as pernas.
16:30 e chegamos novamente ao ponto de partida onde nos esperavam umas taliscas de presunto e umas minis. ;)
É este o meu relato.
Espero que tenham gostado.

Abraço

Filipe
 

Cannondale_27

New Member
Boa tarde

@ fmm, só uma questão, do teu grupo, não estava nenhum elemento com um jersey da RTP, ou estava ??

Pergunto isto porque estava um grupo de amigos com malta do btt junto a mim, no muro do lado esquerdo do santuário, descendo as escadas do lado das lojas e pediram-me para lhes tirar foto...e eram da zona de Tomar/Abrantes
 

fmm

Member
Boas Cannondale27

No meu grupo não ía nenhum elemento com o jersey da RTP.
Nós tirámos as fotos perto da igreja nova.
É pena a malta do forum não se conseguir reconhecer no meio de tanta gente.

Abraço

Filipe
 
Top