Boa tarde,
fui a uma loja acertar o recuo do selim porque parecia estar a pedalar muito a frente...o senhor la se pos ao trabalho com nivel e metro e la acertou o selim....
A questão que eu tenho é a seguinte, assim que cheguei a casa fui experimentar fazer o tal teste do fio com pendulo a prumo e não consigo acertar com aquilo, parece que não é certeiro...então peguei no nivel e no metro e medi da ponta do selim ao centro do eixo pedaleiro tem um recuo de 3 centimetros aproximadamente...
A altura do selim essa esta correta....a minha altura entre pernas é de 83......a minha altura total é de 1.82....
Alguem que perceba um pouco disto podera esclarecer me um pouco?
cumprimentos e obrigado
Olá Hugo,
este é assunto é mais complexo daquelo que parece e sobretudo é tratado sempre em forma superficial..demasiados vendidores com fita metrica lá fora...."83 de entreperna?..precisa um 54"
)
Pessol temos 3 tipos fundamentais de corporaturas, mulheres incluidas: longilineos, normolineos e brevilineos.....osseja gente con proporciões diferentes nos artos, osseja com a mesma altura temos como neste caso gente com entrepernas de 83cm e braço cumpridos e gente com entreperna de 86 e braço curtos...
por tanto não tem sentido nehum calcular o quadro só pela medida deste dado.
Ó entre pernas é importante pelo calculo da altura do selim..mas é o tubo orrizontal e o avanço?? quando deve ser....
Pelo que lí temos um caso de uma corporatura com pernas curtas e braços cumpridos por tanto o tubo do selim é proporcionado a sua altura mas não é proporcionado o tubo orrizontal certo? daquí a sensação de pedalara a frente.
em todos casos a ponta do selim não significa nada porqué cada selim tem medidas diferentes, aquele que é importante no selim é o centro anatomico que normalmente em selim de estrada tipo de estrada é situato no ponto onde a largura do selim é de 72mm mais o meno logo está entre 15cm e 12cm do fim posterior do selim....mas vou por um site interessante onde pode calcular todas as medidas do seu quadro ideal incluindo a medida correcta do avanço que é aquela parte da bike que dá a possibilidade de "corrigir" e regular o quadro a sua medida.....sim porqué a parte fundamental e que deve ser feita como primeiro passo é aquele de determinar a correta posiçao do selim e avanço/recuo do selim e não adapatar as nossas medidas ao avanço!!...só depois vamos a calcular o comprimento do avanço do guiador .....e tambem a altura disso para ter o angulo idela com a sua bacia!!!.
Eu sei é em italiano mas lá fora não encontrai nada parecido....é intutivo..é só inserir os seus dados antropometricos e ver com que quadro está a andar.
http://www.sportpro.it/old_site/technics/misure/
o modulo onde está escrito "open"...temos dados de imput logo Cavallo=entrepernas...Pipa=Avanço ( onde escreve o comprimento do seu avanço actual em cm)..Sella= selim ( cumprimento em cm do selim)...Coscia=medida C.....Gamba= medida G.....Tronco= medida T.....Braccio= medida B...Avambraccio= medida A
onde está escrito PIPA ( avanço) sceglila da non deve por nada.....por tanto a direita temos os dados de saida output com todas as medidas da sua bike ideal em base ao avanço escolhido. Atenção todas as medidas no input devem ser escritas em cm
Não é um sistema super preciso porqué há sempre factores como elasticidade da costas, eventuaias assimetrias nos seus artos e etade que influenciam, mas é perto da realidade. Já usai varias vezes este modulo com varias bikes de estrada é devo dizer que não falha...é bastante preciso.
depois volto no assunto
ciao
Ps: 183/83 diria que é um caso de pernas curtas e probabilemente braços cumpridos