• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ataque ao S. Macario e a Freita escondida (Rescaldo e Foto Report)

01smacario20120609.jpg


"Quando o óbvio engana, o inesperado acontece"

04smacario20120609.jpg


Sinceramente nem sei como começar o relato desta volta simplesmente para dizer que foi seguramente a melhor de 2012 e constará nos meus anais, como uma das melhores de sempre.
O desafio tinha sido lançado à alguns meses ao grupo de ciclismo de S. João de Ver(GCSJV), sobre a possibilidade de efectuar o ataque ao S. Macario. De repente vi-me confrontado com a magnitude da ideia e decidi 2 coisas:
a) Teria de ser forçosamente um passeio e alargado à Freita, para apimentar a coisa.
b) Decidi alargar a ideia e o convite ao pessoal do forum ciclismo (FC) a ver quem nos ia acompanhar.
A ideia foi esmorecendo, com 2 adiamentos devido ao estado do tempo. Sinceramente se não fosse este sábado, nunca mais seria....
Do GCSJV apenas comparecei eu e o meu amigo Apache, ao que se nos juntaram do FC apenas o DanielKezia, O Pedro Silva, o Xavier e o JNAP. Poucos mas, bons!
Logo à partida uma grande surpresa, o meu amigo Andre que decidiu juntar-se a nós, pessoa que sempre admirei pelas suas voltas ousadas, solitarias, duras mas .... bonitas. Um reforço e .... de peso!!!
Foi o mote que faltava para a partida, a cereja no topo do bolo .....
Lá partimos bem, em direcção a Arouca, bom ritmo e andamento, a partir de Arouca até Covelo ouvi o Apache "hum .... não estou a gostar disto Pedro, está a descer muito" ao que eu retorqui "é só um bocadinho". Ainda o ouvi dizer "ou és aldrabão ou mentiroso" ......
A partir de Bouceguedim a paisagem muda drasticamente e, em Covelo começa a subir ....
Ouço cá atras "O QUE È ISTO?????". Apenas uma subidita de 18%....
"bem disse que eras aldrabão" lá ouvi eu outra vez ......
Até ao S. Macario, ainda tivemos uma corrente partida, muitas vacas, uma velhota perdida na estrada e .... muitas paredes com pendentes de 2 digitos.
Finalmente chegavamos ao Portal do Inferno. O pior estava passado, dizia eu agora é só a subida da capela.
O Danielkezia retorquiu que "temos que ir rapido,tenho uma consulta às 17h".....
Lá a subimos e aqui 2 surpresas, encontramos o Carlos Carvalhas (esse mesmo ...) ao que o Danielkezia retorquiu "avante camarada avante ..." que postal.....
O Apache ainda tentou uma foto mas não foi possivel .....
A outra surpresa foi que o JNAP mandou vir a esposa e trouxe-nos isto.

74smacario20120609.jpg


JNAP és um DEUS!!!!

A partir daqui disse que ia-mos pela Coelheira e que o pior estava passado "é só pendentes de 6 ou 7%" disse. Mais uma aldrabice, pois claro .............
Mais uma vez o DanielKezia "ainda bem, tenho a consulta as 17h".
Os ultimos 5Klm de Manhouce e Gestoso até à Freita foram .... penosos. Começou a chover e foi duro...
Obrigado a todos pela fantastica companhia e pelo passeio. Uma palavra final:

Andre: Foi a surpresa que todos queriamos. Quando via aquela BMC, nem queria acreditar. Grande abraço é sempre bom por a conversa em dia contigo ...

JNAP: Parceiro, aquela merenda, foi divinal. Obrigado por tudo e agradece à tua senhora. Foi pena a corrente mas .... são ossos do oficio.

Daniel: Será que chegaste à consulta? Mais uma vez obrigado por tudo, pela companhia e pela boa disposição. PS: Não estás em má forma, se calhar aquele treino de endurance que fizeste a meio da semana "matou-te". De qq forma acho que estiveste bem como sempre.

Xavier e Pedro Silva: Foi muito bom conhecer-vos e partilhar as vossas historias. Já agora xavier aquela cassete era o quê? 32?????

APache: Parceiro que dizer, só tu para me aturares nestas maluquices. Obrigado por tudo, não te esqueças que fiquei com o teu ciclometro ....

Algumas fotos:

25smacario20120609.jpg

30smacario20120609.jpg

40smacario20120609.jpg

52smacario20120609.jpg

53smacario20120609.jpg

48smacario20120609.jpg

61smacario20120609.jpg
71smacario20120609.jpg


DADOS FINAIS: 93,5 Km / AC+ 2.439 mts
 

ivan

New Member
isto é que é Portugal, a beleza destes locais faz merecer o esforço que exijem para la se chegar.
força nas canetas e boas pedaladas
 

xavibike

Member
Boas amigos dou o meu relato ainda a quente........meio a ferver.
E começo por agradecer-te Pedro por este bom passeio convívio onde as médias passam ao lado e pedalamos pelo prazer de pedalar, foi fantástico.
Por precaução pelo acumulado previsto a cassete é uma Sram Apex 11-32........há pois é, homem prevenido vale por dois.....e que jeito deu!!!!!!!

O percurso foi um pouco duro mas para desfrutar daquelas magnificas paisagens tinha de ser não há bela sem senão nem belas rosas sem espinhos, é destes que eu gosto são os que ficam mais na memória.

Foi um dia bem passado com muita boa disposição onde nos podemos conhecer pessoalmente fora do (FC) e todos 5 estrelas.

Na ultima subida lonnnnnga ia acompanhado pelo Danielkesia e pelo Apache quando comecei a sentir a fome apertar e olho para um via um frango de churrasco olho para o outro era um bife com ovo a cavalo esfrego as vistas...eram alucinações...deve ser assim que nascem os canibais...por engano!

Um próximo passeio que se realize conto estar presente com a Sram Apex á Alberto Contador.

Abraços
 
Visto que tive direito a duas linhas a meu respeito, vou responder-te Pedro :D

Há dias em que as pernas não estão bem e nem vale a pena insistir....Mantive-me cá para trás nas subidas mas gostei imenso do dia acreditem.

Ainda hoje sai um relato fresquinho depois de uma noite bem dormida, já que na passada fiquei acordado e aterrorizado pelo "fantasma..."

Cumprimentos
 

pedro silva

New Member
olá amigos, antes de mais quero agradecer a todos pela companhia fantástica e todos os momentos vividos neste dia pois foram maravilhosos e irei recordar por muito tempo.

foi também o dia que conheci outros membros fo FC que só falava com eles por detras do PC e marcou-me pela positiva pois são pessoas fantasticas, simpáticas e bem dispostas, em suma estáva tudo perfeito para um dia bem passado :)

não posso esconder que este meu primeiro encontro me deixou com receio de não aguentar, não pela distância mas pela duresa do mesmo, o meu tempo de prática é pouco mas no final e revendo tudo e a minha prestação não podia estrar mais contente, correu tudo muito bem e até a corrente partida não conceguio deixar por terra os planos que tinha-mos de levar até ao fim este passeio :)

quanto ao percurso... podemos dizer muita coisa, talvez um amor ódio ou um misto de dor e alegria :), foram subidas duras e complicadas que por momentos dava vontade de parar mas que nos levaram a sitios lindos onde até as vista e as objectivas das máquinas fotograficas tinham dificuldade em alcançar, talvez tenham sido esses momentos que marca na memória e faz esquecer tudo o que sofremos e só nos faz dizer FAANTASSTICO :)

OBRIGADOOOOOO A TODOS :)

" SÓ UMA A PARTE (Ó QUIM DA PROXIMA NÃO DIGAS O TEU NOME) SE NÃO ÉS RECONHECIDO" :) és grande ...

deixo algumas fotos, as que concegui vá :)

































forte abraço a todos e até a proxima :)

"tenho que ir que ainda tenho uma consulta hoje" heheheh ;)
 

paradawt

Moderador
Grande passeio pessoal!

Deixaram-me um bichinho atrás da orelha! Na segunda semana de Julho tenho férias, terei que ir conhecer estas passagens :)

Abraços!
 

mrfo

Active Member
ANtes de mais os meus parabéns pelo passeio. Existem sem duvida lugares lindissimos por este pais fora. Eu gostava um dia de fazer esta volta, algum dos participantes tem o track gps?
 
Ataque ao São Macario...

À muito que era falada no fórum ciclismo uma incursão à Serra da Freita que por simpatia trazia agarrado uma perigosa passagem pelo São Macário que não seria facil a julgar pelo acumulado que a volta previa...Pensei seriamente em levar a bicicleta de btt para enfrentar algumas paredes, ainda hoje penso porque não o fiz!!!

8:30h encontrava-me no parque de campismo do Merujal e desde logo uma surpresa com a presença não anunciada do André com quem gosto de falar e é sempre bom rever amigos...



Da esquerda para a direita: André(Duchene), Eu, PedroLobo(desorganizador), José Nuno(Jnap), António(apache), Xavier e o Pedro Silva.

Bicicletas prontas e arrancamos logo a subir um pouco para aquecimento do arrefecimento perigoso da interminável descida que se seguiu durante uns bons km's...O local é belo e a velocidade praticada nas descidas foi pouco superior à das subidas bem por culpa dos dedos que não largavam os botões das máquinas fotográficas!



Entretanto a descida termina em Covelo e começam as rampas....O Xavier gabava-se da sua cassete 32 enquanto o guia era insultado, era só queixas! Até uma corrente se queixou e fez com que houvesse algum tempo de paragem para reparação e baboseiras...É triste ver uns com as mãos sujas meios atordoados sem saber o que fazer e o resto a rir-se. Eu ri-me!

Retoma-mos a subida mas estava num dia de muito "fume" e as pernas não estavam a corresponder aos pensamentos. Fui-me controlando como podia mas mesmo assim todos estavam a apontar para esta tartaruga em pedra e eu não vi-a nada! Agora penso como estava turva a minha visão...



Ao longe começamos a ver o São Macário mas ele aguardava-nos com calma e ria-se de nós enquanto passávamos pelo Portal do Inferno. Este local é qualquer coisa de fabulástico mas também duro de ultrapassar, no entanto trás um bom dividendo...



Vou tentar representar um pouco o que podemos ver por lá. A foto seguinte foi tirada num dia diferente.



Aqui nós no ataque a mais uma rampa...Parecíamos formigas!



Este santo é implacável e não mostra a sua casa a qualquer um que se atreva a ir montado em cima de duas rodas... A chegada ao seu topo, com mais uma rampa e outra, e ainda outra mas desta vez em calçada fazem-nos mostrar os dentes ao chão para que a custo consigamos ver o horizonte!



Hoje que estou em casa reparo que o homem tem poderes de cura para os ouvidos....Andei eu a enriquecer um médico ortorrino nas ultimas semanas!!!.....A história pode ser lida aqui: http://www.lendarium.org/narrative/lenda-de-sao-macario/
Além disso tinha em crer que ele tinha cometido uma atrocidade qualquer, coisa que confirmei em casa. Não é que o homem era rico e enquanto andava na curtição matou o seu pai, fugiu para o monte e tornou-se vegetariano? Senão leia-se aqui: http://www.lendarium.org/narrative/a-lenda-de-sao-macario/



Antes de iniciar-mos a descida avistamos um conhecido da televisão...Carlos Carvalhas, um comunista ferrenho com quem trocamos dois dedos de conversa e segundo entendi, quase todos o queríamos atirar de um penhasco! Até houve quem o chama-se aldrabão por entre os dentes.... :"Já foi tentar passar pelo meio do penedo à beira da capela? Olhe que só quem não mente é que passa...."
Ai António, todos te conhecem...Todas, inclusive!

Ao chegar ao parque de merendas o Zé Nuno presenteia-nos com um reforço feito pela sua esposa que não se livrou no entanto de umas bocas quanto à recente situação matrimonial que estão a atravessar! Presunto, chouriça, vinho, cerveja e pão fizeram-nos o gosto ao estômago...Tudo produtos que os ciclistas do furadouro usam claro!! Já estávamos a ficar sem comida e sem motivos para troça com o casal por isso decidimos arrancar...Afinal, eu tinha uma consulta às 5:30h!!!



Não foi fácil conseguir pedalar mais do que 5minutos porque as paisagens da serra da Freita e da Aldeia da Pena não deixavam que os dedos largassem os botões.



Lindíssima a silhueta da serra...



Depois de mais uma subida rompe pernas (para mim apenas para acabar de as romper) descemos um pouco para depois fazer o ataque à Freita que nos mostraria a Frecha da Mizarela.

Nesta subida nem sequer tentei seguir na roda de quem estava mais bravo, fiquei e arrastei-me na plateia subida fora enquanto que ouvia mais umas piadas do António e do Xavier. A brigada do reumático vinha bem disposta para disfarçar o cansaço e fazer esquecer a chuva que nos vinha a fazer companhia e mossa! No topo da subida não se via nada e estava frio...Enquanto eu penava à procura de um limpa vidros para conseguir ver, um casal embaciava os vidros de um carro. Ainda me lembrei de ir lá perguntar se não tinham pena de mim mas gosto pouco de surpresas tristes e fiquei-me pelos pensamentos!



Reagrupamos numa paragem de autocarro para trocarmos impressões enquanto o António terminava de contar o resto de uma anedota que ficou a meio no principio da subida...É uma personagem este homem/Hipie!! Vim embora a pensar contratar-lo para os Kézia em lugar do Cachaxxoo...Vamos negociar os honorários!

Mais 5km's e estávamos no carro onde trocamos de roupa e fomos lamber feridas para o café que tinha lá guardado mais um personagem para nos alegrar..."....44anos no estrangeiro e nunca disse mal de Portugal.....Lambões do governo que nos comem o dinheiro todo..."

Em suma gostei muito do dia, dos locais e da companhia de todos com quem fui trocando dois dedos de conversa. Foi um dia bem passado e consegui chegar a tempo da consulta :D

Podem não ter sido 94km's de prazer, mas sempre foram 2400m's de empeno!!!

http://connect.garmin.com/activity/187179879

Cumprimentos
 
Parabéns a todos os valentes do "Ataque ao S. Macario e a Freita escondida" pois essa volta não é para 'meninos de coro'...
Não querendo menosprezar ninguém, tenho de destacar duas personagens:
O @pedrolobo por ter sido o "desorganizador" desta volta e
o @duchene que apareceu mostrando estar vivo e de saúde! (esta volta não era apropriada a doentes...)
 

jnap

New Member
Como sou um gajo muito dado a escrever, torna-se complicado escrever... mas aqui vai....

Numa primeira abordagem à volta ainda fiquei um bocado reticente, meter-me com esta malta, e para tanto acumulado, as minhas pernas não têm capacidade para tal, mas lá decidi meter a fininha em cima da máquina e arrancar...
Ainda bem que fui, apesar de ter chegado ao fim meio morto e ainda à espera das rampas de 5 e 6%, foi excelente. ;)


PedroLobo, já o conhecia, mas nunca tinha andado com ele, impecável, mas a certa altura deu-me vontade de lhe enfiar com um pau no meio dos raios, vai um gajo a sofrer a subir uma parede e ele passa a sprintar só para chegar ao alto e tirar umas fotos...

Duchene, apesar de não o conhecer pessoalmente, já tinha uma vaga ideia de que era uma excelente pessoa, não só pela postura no forum, pelas pms com ele trocadas e pelas aventuras relatadas... O que se veio a confirmar na volta e com o extra de me ter segurado na bike para cravar a corrente.

DanielKezia, tal como eu suspeitava, pelos relatos, pela postura, o animador aka gozão de serviço, excelente companhia para andar de bike, ainda para mais se tiver num dia mau, pois assim não foge à malta, foi pena a consulta que tinha para as 17h30 e o "fume" todo que andava no ar... e não penses mais na média do outro, que a dele não se compara à nossa.
E não é presunto, é salpicão! E devo-te um elo, ou um salpicão, é como preferires :)

Apache, sinceramente é daqueles utilizadores que não "conhecia", deu para trocarmos uns dedos de conversa e rir-mo-nos um bocado, o homem tinha sempre uma ou duas anedotas para contar, é pena eu não gostar arroz de cabidela... senão já estava.

Xavier, eu a pensar que era maluco quando este senhor me diz que vem de Guimarães, foi o que se safou melhor nas subidas todas, 32 dentes e vai o homem descansado, o único problema foi a fome ao fim, parece que o piquenique deveria ter sido reforçado.

Pedro Silva, mais um "desconhecido" para mim, também 5 estrelas, quer como companhia quer com vontade de pedalar, pois nas subidas andava sempre à frente, para quem estava com medo, quando fores andar e estiveres em forma, não me chames... :) Estou a brincar, podes chamar-me, mas vais mais devagar...

Em relação à volta, a parte do lado de São Pedro do Sul a partir do portal do Inferno já a conhecia, agora o resto não conhecia, paisagens espectaculares, boas descidas e subidas ainda melhores... ou seja com partes que me pareciam só um bocado inclinadas de mais, para a minha excelente forma fisica, só me apetecia em algumas delas atirar com a bicicleta para o meio das silvas... Mas senão fosse assim de bike duvido que algum dia passe nessas estradas.

Para concluir, pessoal impecável, volta apesar do sofrimento impecável, só foi pena o tempo ter estragado o final e a foto em conjunto na Mizarela... pode ser que numa próxima vez se tire essa foto.

Obrigado a todos pelo excelente dia.
 
Jnap o começo da tua história está confuso até para ti :D

E como tive direito a 4linhas do teu resumo, se quiseres envio-te a minha morada para troca de produtos de fumeiro!
 

M1962

New Member
Olá

Antes demais parabéns pela concretização da volta , e que volta, só de ler já fico com dores nas pernas...

Apesar do belíssimo prato de fumeiro , das paisagens de cortar a respiração da companhia de elite, temo sinceramente que não teria canetas para tanto.

Abraço

Mário
 
Grande volta, parabéns a todos.
E excelente a ideia da cassete com 32 dentes, não chego a tanto mas não prescindo do meu 11-28.
Abraço
 
flavourflav: Também não prescindo do meu 11-28 ... :p

JNAP: Olha que os raios não são baratos ..... :mad:

Delamadera: Ficaste a faltar tu, mas agora sem problemas no cleat ......... :cool:

Danielkezia e JNAP: Os vossos relatos estão sublimes .... :cool:

xavibike: Xavier, eu é que te agradeço por teres comparecido. Tu e a tua Apex mais parecias o Xavier "contador" .... :D

pedro silva: Companheiro, compartilho a 100% com a tua frase: "quanto ao percurso... podemos dizer muita coisa, talvez um amor ódio ou um misto de dor e alegria" ..... :cool:
 

saurio33

Member
Valente volta! E para ajudar um tempinho 5* :) O que se podia querer mais? Nesta altura não há neve. Parece que o fórum anda mais animado ao nível dos relatos e "estórias". Ainda bem... Só uma questão: vocês desceram do parque de campismo para Moldes? Não era preferível ir por Candal? Um abraço
 
saurio33:
Por candal foi o regresso pela Coelheira, Candal e Manhouce. A descida foi por moldes para aproveitar a descida de Arouca a Bouceguedim e atacar a subida de Covelo ...
 
Top