• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Assunção: ao cronómetro

Mabcosta

Member
Olá a todos...Moro a cerca de 15 km de Santo Tirso e nos ultimos tempos tenho subido muitas vezes a Assunção (sem cronometrar)...Nos ultimos tempos tenho andado focado na minha tecnica de pedalada, tenho experimentado pedalar em frequencia ao invés de utilizar potencia (também devido a dores de costas que por vezes sinto) e tenho-me sentido bem melhor, consigo medias superiores sentindo menos desgaste...
Então nesta ultima vez que lá fui (3ªfeira) senti-me bastante bem, mantive uma frequencia alta de pedalada, ritmo constante e durante a subida só olhei para o crono mesmo na parte final...quando dei conta do tempo que poderia fazer fiquei surpreendido... Então ai comecei a carregar a sério e consegui 19m45s. Na rampa de paralelo quase que me vinham os pulmoes pela boca...
Numa das ultimas vezes que tinha cronometrado tinha feito 22m32s!
 

duchene

Well-Known Member
Depois de fazer a Agrela ao cronómetro há dois dias, hoje foi a vez de cronometrar a subida da Assunção, seguindo o desafio deste tópico.

Como não vim ao tópico antes de sair de casa, acabei por iniciar a contagem 100m antes do ponto correcto, começando eu a cronometrar desde a placa dos 0m. Tendo em conta o perfil plano e a minha velocidade média, será uma questão de tirar 12 segundos ao tempo final.

Já não ia à Assunção à bastante tempo, salvo erro desde o início do ano....

Mesmo assim ainda me lembrava do que é necessário penar por lá acima. No entanto não baixei o ritmo desde que saí de casa, já que era para fazer o treino na melhor média possível. Até Santo Tirso praticamente não baixei dos 35km/h e só reduzi na zona da grande recta depois do corte para a Agrela porque ia mais à frente um daqueles camiões de carcaças em decomposição para as fábricas de farinha, que quase me ia fazendo espalhar o lanche pela estrada. Já é o segundo que apanho este ano e é um cheiro nauseabundo indescritível.

E agora uma confissão. Apesar de já ter ano e meio de estradista, de já ter subido por 4 ou 5 vezes e descido por uma ocasião a Assunção, nunca tinha ido mesmo até lá acima ao patamar do miradouro. Por constrangimento de tempo seguia sempre para Monte Cordova directo.

Ontem não, fiz a subida toda. Com a pedalada certa, redonda e convicta, 95% sentado, só sendo necessário levantar do selim nos últimos cotovelos, para rentabilizar o esforço. Como não tinha visto no tópico as viragens, abrandei um pouco o ritmo lá em cima, convicto que já tinha passado a viragem certa, e que agora só me iria aparecer a última, em alcatrão.

Mas não, consegui virar no sítio certo e fazer o último bocadinho em paralelo. Bocadinho que ainda é comprido, embora menos penoso do que estava a contar.

Cheguei então lá acima, na primeira cronometragem completa que fiz na Assunção, com este simpático tempo:

dy3yg6.jpg


Tendo em conta que comecei a contar 100m antes do sítio correcto antes e que reduzi na parte final por pensar que já tinha passado a viragem, conto, numa próxima subida em que me sinta bem, baixar dos 24 minutos. Nada mau para 88 quilos de mamífero pedalante!

Dados completos de mais um treino em força, aqui.
 

NiKES

New Member
Hoje lembrei me de ir subir a Assunção por uma estrada diferente, com bastante paralelo e com rampas mais acentuadas, que deram cabo de mim... não sei se la volto não :D São uns 5km a 7% de média +/-, últimos 3km a 8.5%.

E subi novamente pela estrada normal, com um tempo medíocre de 24'52... :( tavam la uns meninos que deviam tar a treinar para a volta a Portugal... tipo foguetes a passarem por mim :|
 

Lyp

Active Member
@mnunes, já estamos 2.

Subi a assunção 2 vezes apenas, e de facto pena-se bem... Não faço ideia quanto tempo demorarei porque nunca me lembrei de cronometrar... Quando lá voltar a ver se me lembro, para depois comparar com os vossos tempos e ficar deprimido eheh.
 

indy

Active Member
Essa é a subida por Monte Córdova, não gosto nada. Nem de descer por aí.

Se a parte final é que é mais dura, não deve ser a de Mt Córdova mas sim a que começa em Burgães.

É, para mim, a mais dura das alternativas para chegar lá acima. Pelas minhas contas são 5.2km, 6.7%. Tem uma zona muito dura junto à fábrica Bracara, após a viragem à esquerda no cruzamento e umas rampas curtas mas bem puxadas perto do final. O paralelo, pessoalmente, não incomoda muito (para subir, claro).
 

NiKES

New Member
É essa mesmo Indy ;) Essas rampas matam me... fico logo em baixo qdo vejo que estou abaixo dos 10km/h :D

Conheço 4 subidas, a "normal", a de Burgães, e Monte Cordova tem duas, uma que vem um pouco sobe e desce desde a agrela ou paços e uma que passa numa aldeia chamada carreira e que vai ter a Monte Córdova. Essa ultima nunca fiz a subir.

Bem, e concluindo, a Assunção nunca me deu grandes alegrias. sempre em sofrimento, deve ser psicológico... :(
 

duchene

Well-Known Member
Hoje foi dia de integrar a Assunção num treino mais longo, ou pelo menos, mais exigente.

Ao invés de ir até ao sopé pela N14, fui à volta, subindo São Miguel o Anjo e o monte de Vilar da Luz, que já deu para aquecer bem, atacando depois a Assunção.

Fiz 25m53s, o que dá cerca de dois minutos a mais do que a última subida. Paragem para algumas fotos promocionais e depois foi a todo o gás até Valongo, para evitar chegar já com pouca luz. Já tenho saudades dos dias gigantes de Junho e Julho...

No final 60Km, com 920 de acumulado a uma média de 26,5. Já fiz voltas de fim-de-semana com acumulados mais pequenos!

Telemetria, como sempre, aqui
 

indy

Active Member
Boas, Duchene.
Se foste ao final do dia às tantas eras um dos ciclistas com quem me cruzei quando descia. Subi +/- entre as 19:30 e as 20:00 e depois desci pelo mesmo caminho.

Já agora aproveito para dizer que, talvez ainda com a embalagem do Viso :) , hoje fiz o meu melhor tempo: 23m00s exactos.
 

duchene

Well-Known Member
Acho que só me cruzei com dois ciclistas a descer, cumprimentei ambos, e lembro-me que um deles era bem mais velho do que tu...

A subir só ia eu e mais dois amigos de BTT que passei antes do cemitério. Pelo menos quando cheguei lá acima e mesmo nos cotovelos não vi mais ninguém.

E faça favor de contar como foi essa ascensão ao Viso, porque com 23 minutos na Assunção, até eu vou lá beber um bocadinho dessa subida para ver se me mexo melhor!
 

super.byke

New Member
Lista actualizada:

Mabcosta - 19:45
FLECHA - 20:10
richardworx - 20:43
karaté kid - 20:45
Super.Byke - 21:18
NiKES - 21:30
santow - 22:18
Indy - 23:00
Pantani - 23:04
Oscargoka - 23:25
fogueteiro - 24:01
mnunes - 24:20
duchene - 24:31
silvioferraz - 24:37

Abraço :)
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
Bem, eu hoje fui à Assunção, e embora nunca faça a cronometragem das subidas, lembrei-me de fazer só para "apalpar o pulso":

24:01

Dei o litro e depois é que foram elas....;);)
 

duchene

Well-Known Member
O pessoal brinca, mas às vezes nem temos noção que a Assunção é uma subida de segunda categoria na Volta. E por isso, é sempre saboroso fazer lá um bom tempo, mesmo que não tenhamos 150km nas pernas a uma média de 34 ou 38Km/h. E já com poucos quilómetros ela faz mossa... imagino com várias dezenas...
 

fogueteiro

Active Member
Agora eu estou a juntar as peças do puzzle. Aquele atraso "técnico", antes da Assunção, para comeres alguma coisa, estava nos planos.;););) Tens que me dizer como fazes para teres essa força toda treinando só aos Domingos, pelo que leio.;););)
 
Last edited:

super.byke

New Member
Olá Fogueteiro, claro que eu já tinha isto em mente :D, ou seja, juntar-me ao pessoal do PIF e aproveitar para cronometrar a subida na esperança de ter companhia (como tive na Agrela)... depois esperar pelo resto para a foto como fizemos :D

Posso dizer que fiquei um pouco desapontado comigo mesmo... depois de ter batido o meu melhor tempo na Agrela, esperava pelo menos estar próximo do meu melhor tempo na Assunção... mas não deu :(, em todo caso não está mal.

Quanto à minha preparação, ela não tem segredos, mas passo a explicar:
- Sou pequeno... mas não muito pesado (67kg) logo já tenho alguma vantagem para subir :)
- tento fazer 2x por semana 1h de spinning em casa (não tenho tempo para ginásios)
- Em termos de treino tento seguir a filosofia do "Via Simples" que já coloquei algures por aqui. Mais importante do que ter muitas horas de bike é fazer um treino com método e ter um plano. O meu objectivo é estar o melhor possível em Maio para fazer a Povoa Sra. da Graça :)
- Quando me chateio de fazer o Via Simples meto uns videos do Les Mills e sigo a "coreografia"...

E tu tens dado uso à bike de spinning???
abraço
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Este Sr. Super. Byke anda mesmo bem, eu bem vi o que tive que penar para os acompanhar no regresso a Ermesinde, vai lá vai foi um dos tais companheiros que nem para a roda de traz olham, parabéns.

Um Abraço
 
Top