• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

As Voltas do Rodas

rodasepedal

New Member
Tendo já postado diversas voltas e voltinhas no tópico “Malta do concelho de Torres e Oeste, onde andam?” decidi abrir este tópico com o objectivo de dar a conhecer melhor alguns dos locais por onde tenho o privilégio de pedalar de fininha sejam eles no “Oeste” ou não.

Sendo assim o 1º relato será sobre a voltinha deste Domingo.

Silveira – Montejunto - Silveira
08-01-2011



Depois de ter sido desafiado pelo Shimano Dura-Ace a ir fazer séries para o Avenal e de sempre ter tido alguma curiosidade sobre as subidas de
Montejunto, aproveitei o facto de ter montada nova e desafiei alguns amigos a acompanhar-me, ou eu a acompanhá-los a eles :).


Aqui a menina em modo de longas distancias, com suporte para o Gps...

Combinou-se a coisa para partirmos ás 8h30 das Bombas da Total da Silveira, e como sempre a Dª Ana atrasou-se…
Resultado só começámos a pedalar ás 8h51m, Eu a Ana, o Póvoa e o Paranhos, seguimos em direcção e Torres Vedras e a 1ª surpresa foi “apanhar” um companheiro com uma relíquia que também ia para Montejunto fazer as tais séries.




Logo nos separámos visto ele ir com outro grupo, para mais tarde sermos companheiros de subida á serra.

De Torres Vedras seguimos a N8 até ao Ramalhal para depois tomar a estrada que nos levaria á Ermegeira, não sem antes cruzar a linha do oeste e o seu antigo apeadeiro agora convertido em central de transportes de farinhas para uma empresa bem conhecida.



Breve paragem para uma café no Maxial, e boa lá que a Serra espera por nós. A pressa era tanta que o Paranhos nem se lembrou de voltar á direita na localidade de Aldeia Grande, resultado? Para nós 5 minutos á espera dela, para ele 6 kms a mais. De novo reunidos encetamos a 1ª subida do dia que nos levaria á localidade de Lapadúços, nome curioso para uma aldeia :).
E no fim desta paragem para a foto de grupo




Descida rápida até Vila Verde dos Francos e aí sim começaram as subidas, 9kms seguidos praticamente sem descanso, com cerca de 8% de inclinação média e 35% (parece-me um valor absurdo, mas que custou, lá isso custou) de inclinação máxima.
Grande parte desta subida foi feita novamente na companhia do “Vilar”, esse grande pedalista que subiu a Serra numa Vilar em aço com cerca de 17kg. Como será que ele subiria com uma carbónica :).
Ainda tive tempo para voltar um pouco para trás para ir buscar o Póvoa e posteriormente esperar uns bons minutos pela Ana e pelo Paranhos no cruzeiro antes de me fazer ao último troço da subida que me levaria às “Antenas”.



Chegados lá acima breve pausa para fotonites e bora por aí abaixo que se faz tarde.




Acabámos por nos desencontrar do Povoa e da Ana o que nos obrigou a alterar um pouco o percurso e a fazer o novo desporto da moda o Ciclocross, minha rica bike…




Reencontrada a estrada que nos levaria ao Vilar virámos depois para o Outeiro com o objectivo de “apanhar” novamente a N8.
Depois do Outeiro acabei por me separar do resto dos meus colegas visto estar bastante atrasado para os compromissos familiares que tinha.
Se bem me lembro, acho que nunca rolei tão depressa, entre o Outeiro e Torres Vedras raras foram as vezes que pedalei abaixo dos 35 km/h acabando por pagar a fatura a chegar a casa e pedalar com dois “cêpos” no lugar das pernas.
Foram cerca de 90kms com 1250mts de acumulado em 3h44 a pedalar…
Segundo sei acabei por “tirar” 15 minutos aos meus companheiros, terminando a volta com cerca de 23.5 km/h de média.

Belo treino para o Silveira – Fátima.

Dados da Volta:

Distancia: 89.34 kms
V. Max : 66.45 kmm/h
Tempo deslocação: 03h44m
Tempo parado : 41 minutos
Deslocação Média: 23.34km/h
Acumulado: +/-1250 mts

Fotos AQUI

O TRACK ( o troço entre Pragança e a estrada Nacional para o Vilar, é estradão, ciclocross puro, no final da descida virar á esquerda antes da Igreja)

Peço desculpa ao "vilar" mas a foto dele ficou estragada, o meu lélé anda meio parvo e a habilidade tambem não é muita :)

Cumps
RODAS
 
Boas!

Folgo em ver novos relatos por aqui...Espero que continues a mostrar esse canto do nosso país para todos ficar-mos a conhecer o que há por cá!

Cumprimentos
 

rodd

New Member
Boas,

Muitos parabéns pelo relato.
Gostaria de ter-vos acompanhado, mais isto de não ter bike é uma chatice.

Continuação de boas voltas e consequentes relatos.
Abraço,
Luís
 

rodasepedal

New Member
Boas,

Ao sábado sabes que para mim é complicado, mas mais perto veremos...
Entretanto já tenho mais um ou dois testes de subidas aqui da zona.

Coisa para poucos kms mas algum acumulado...
Sabes que com os pútos agora é complicado saidas longas...

Cumps
RODAS
 

rodasepedal

New Member
A 05/02 tenho uns amigos da roda grossa a quererem ir para o Montejunto, mas devo-me cortar...

Não quero correr o risco de ir ao charco e depois não conseguir ir a Fátima no fds seguinte.

Cumps
RODAS
 

Cannondale_27

New Member
Eu ainda não sei se nesse fds estou em Lisboa ou Oeste, se tiver no Oeste, e se tu, Rodas, puderes, vamos lá dar um giro por Pregança, pode ser ??

Abraço
 

rodasepedal

New Member
Mais perto falamos...

Se bem que Pragança parece-me um bom teste.
Mas a ir terei que ir de carro para o Outeiro ou assim e depois arrancar daí, visto não querer estar muito tempo fora de casa.
Para longas jornadas teremos depois o 12-02...

Cumps
RODAS
 

Cannondale_27

New Member
Rodas, dia 04/05FEV2011, confirmado com a esposa, vou estar por Lisboa, a volta fica para mais tarde..

Podemos combinar uma volta mais perto mais para a frente, ponto de encontro em Santa Cruz, ver as babes na Ericeira e voltar...quantos kms dará ??
 

jimlizard

Member
Parabéns pela volta. :)
Só uma pequena correcção. A subida que indicas de Vila Verde dos Francos a Montejunto não tem 9Km com 8% de inclinação média, pois isso seria consideravelmente pior que uma Senhora da Graça, por exemplo. São sim 7.9Km a 5.7%, como se pode ver aqui:

http://app.strava.com/segments/669881

Tal como os 35% em parte do troço seriam impossíveis, mas os dispositivos de GPS por vezes assinalam uns valores instantâneos absurdos e tendem a exagerar ao longo de todos os percursos inclinados. ;)
 

rodasepedal

New Member
Sim, acredito que os dados não estejam 100% corretos, alem de que vi as percentagens no google earth e acho que aquilo não funciona muito bem...

Tenho que aderir ao Strava tambem :)

Cumps
RODAS
 

rodasepedal

New Member
Sim pode ser, mas mais perto falamos...

Amanhã se tudo correr como previsto (assim tenha vontade de sair da cama) :) ás 8h devo começar 2h de pedaladas...
No sitio do custume :)

Cumps
RODAS
 

rodasepedal

New Member
Com o domingo algo complicado para dar ao pedal no que toca a meteriologia e a tempo disponivel, acabei por dar uma rapidinha no Sábado.



Saída do sítio do costume pelas 8h30 em direcção a Stª Cruz com breve paragem para admirar a mansidão do mar, não muito normal para a altura. Bastante frio junto ao mar a pontos de enregelar as mãos, quem me manda a mim andar armado em menino com luvas de verão, brrrrrr.
Subida da Maceira para aquecer, a pontos de me deixar a pensar em mudar a cassete, o frio não ajuda nada quando se tenta controlar a respiração. A vista estava divinal, com a neblina a dar um toque místico ao vale do rio Alcabrichel.



Devido ao frio acabei por cortar duas subidas que pretendia ter feito e dirigi-me a A-dos-Cunhados á oficina do Peskadinha para alterar ligeiramente o cockpit da 9.2 (baixar o guiador e levantar as manetes) com o objectivo de aliviar a dormência nos pulsos que senti aquando da subida ao Montejunto. Alteração feita, e ala que se faz tarde, via Palhagueiras, e rolar a bom rolar passando pela Ponte do Rol e Casalinhos para chegar cedo a casa, a tempo de levar a filhota á natação :)

Dados da Volta:

Distancia: 32.01 kms
V. Max : 54.9 kmm/h
Tempo deslocação: 01h12m
Tempo parado : 5 minutos
Deslocação Média: 26.00km/h
Acumulado: +/-310 mts

Cumps
RODAS
 
Top