• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ao cronómetro - Arrábida (Secil - Antenas)

cokenim

Active Member
Alôô Fuso e companhia este Domingo alguém vai andar por ai?
Eu mais o Pteam vamos dar um salto para a outra margem, alguém com disposição de fazer de anfitrião ai pela Arrábida?
 

cokenim

Active Member
Boas!!
Fuso estive a ver os Horários e chegarei a Santa Apolónia pelas 7.25h.
Há barco pelas 7.40h,se a compra do bilhete não demorar muito acho que dá para o pessoal apanhar este,senão temos que ir no das 8.00h.
Estive a ver o horário Cais do sodré-Cacilhas,por isso se te der jeito o encontro pode ser em Cacilhas.
 

fuzo

New Member
Boas,
por mim é na boa está optimo,então vais chegar pleas 8h a cacilhas se tudo correr como previsto ;)...............

E so vens tu ou ja tens mais alguem confirmado!?

Vou enviar MP com o meu contacto para depois se algo acontecer podermos falar ;)

Abraço
 

marb

New Member
Eu também estou a pensar ir, mas vou de carro até ao Montijo, Moita ou Pinhal Novo (Ainda não decidi). Onde e a que horas me poderia encontrar convosco? De Cacilhas vão directos para Setúbal, ou sobem a Arrábida por Sesimbra?
 

cokenim

Active Member
marb o Pteam + Luis Mendes e Cokenim chegaremos a Cacilhas por volta das 8.00h.
O Fuso vai estar a nossa espera,a partir dai a volta é a vontade do anfitrião.
Vou-te enviar uns contactos!
 

orrap

Member
Secil-Antenas

No sabado fui testar a subida, muito calor, 24' em 39x22 sempre!!! Vou repetir a dose no próximo!
 

mario_ajp

New Member
Depois de uma semana na balda, fui fazer a subida, fiz o início mais rápido e no fim bati o meu recorde que agora é de 17'46''. Depois continuei a volta e fui até cabo espichel num total de 81,5 km

Boas Subidas
 

duarte82

New Member
6 meses depois do início do tópico, fiz o meu melhor tempo, 20m certos com uma média de 14,6km/h, retirei 2m20s ao meu primeiro registo, o que para quem só ainda tem 1500Km, e pouco mais de 6 meses, em estrada considero um excelente tempo.

Agora com o Verão em pleno até dá gosto fazer as subidas da Arrábida. Boas pedaladas.
 

mario_ajp

New Member
Boas

Hoje foi dia de volta pela serra, como perdi o TGV, fui sozinho e juntei-me a um grupo que estava a fazer a 3ª passagem pela Serra, um deles foi embora e eu mantive o meu ritmo, acabei por ficar sozinho e acabei por apanhar o que tinha fugido e resultado bati o meu recorde e fiz 17'18''. Inspirado acabei por dar a volta pelas praias e fiz mais uma subida, com o início ligeiramente mais calmo mas no fim 17'14'' nem estava à espera de melhorar. Agora os 16' já estão mais perto, já começo a evoluir, começa a ser viciante. Boas pedaladas
 

Stevenson

New Member
Depois de em Março ter feito a subida das antenas pela 1ª vez, não tendo qualquer noção do tempo que demorei, voltei no domingo passado para a fazer pela 2ª vez. Vindo de Alcochete, em mais uma jornada solitária, com 58 kms de distância e 680m de desnível acumulado nas pernas - fruto de ter colocado na minha rota a subida da Volta da Pedra até ao castelo de Palmela, as subidas ao alto das necessidades por Vendas de Azeitão e pela Aldeia Grande e ter ido para o Outão por Picheleiros e Vale da Rasca - comecei a subida às 8:45.
Apesar do vento forte que se fazia sentir, a serra dava abrigo a toda subida até às antenas. Com vontade de não fazer má figura, mas sem esquecer que ainda teria que fazer 55 kms de regresso com forte pela frente, lancei-me à subida.
Foram 18'25'' desde o cruzamento até ao portão das antenas, num total de 5020 metros. Temperatura média de 20º.
Fiquei com a ideia que para entrar no minuto 17 bastará voltar lá com mais frequência.

Boas pedaladas e boa sorte
 

mreis

New Member
Motivado por este tópico decidi começar também a cronometrar esta subida. Tal como o Stevenson (és tu que tens também uma série de registos de treino, na zona de Alcochete, no portal da Garmin Connect?) parto de Alcochete, iniciando a subida com 45 km, até aos quais as únicas dificuldades de relevo no meu percurso habitual são a subida da Lagoinha e o Vale da Rasca. Tento sempre gerir a subida, pois tenho sempre que contar com o regresso ainda algo distante (e normalmente ventoso às horas a que costumo ir).
No dia 24/4 fiz 19'55'' (para 4.92 km, velocidade média de 14.8 km/h, media de 75rpm). Já depois disso, mas com muito calor e sem ser para o tempo, fiz 20'40'' e 20'15'', sempre a gerir.

O meu objetivo (mas para quando passar lá mais pela fresca :)) é entrar no minuto 18. Vamos ver!

Como comentário final devo dizer que fico sempre impressionado com a velocidade do pessoal em descida: eu tenho pouca técnica mas, acima de tudo, muito receio das ultrapassagens dos carros em sentido contrário.

Boas pedaladas, e melhores subidas ainda!
 

mario_ajp

New Member
No sabado fui testar a subida, muito calor, 24' em 39x22 sempre!!! Vou repetir a dose no próximo!

Boas Luís eu também pertenço aos malucos do raid troia melides, a correr 43 km na areia a lutar contra o calor a areia solta e as marés, também tenho o vício da estrada e BTT. Também tou no forum do mundo da corrida. Pode ser que te encontre a subir a serra.

Mário Piteira
 

Stevenson

New Member
Regressado de férias, durante as quais desesperei por não ter a minha bicicleta pelos motivos que menciono abaixo, voltei às voltinhas. Hoje foi dia de esticar um pouco mais, com um percurso de 117 kms, e voltei a fazer a subida das antenas. Tenho andado todos os dias desta semana e estava um pouco receoso porque sentia as pernas cansadas e sem aquela força para carregar no pedal. Mas no final acabei por fazer 17'32'', o que representa numa redução de 43'' para o meu tempo anterior, o que me deixou muito satisfeito. Acho que o segredo passou pela leitura atenta do medidor de cadência (que instalei nesta semana), o que me permitiu uma gestão mais adequada das mudanças; coloquei mais rotação do que é habitual (81 rpm) e consegui compensar a menor potência que sentia. Gastei foi toda a energia na subida e os 55 kms até casa tiveram que ser bem geridos.

Durante as férias fui passear para os pirinéus e fiquei impressionado com a cultura de andar de bicicleta existente em França, particularmente de fazer as subidas habituais do Tour. Não levei a minha bicicleta, mas muita vontade tive de poder também experimentar a fazer o Col d'Aubisque ou o Col du Tourmalet. Foi fantástico poder ver a festa dos ciclistas (de todas as idades e de ambos os sexos) na preparação das subidas e a satisfação com que chegavam ao topo e lá tiravam as fotografias. De todos aqueles por onde passei (de carro), o Col du Tourmalet é o mais concorrido: são 19 kms de subida, a 7,4% com vistas magnificas e uns 3 últimos kms terríveis. Fiquei com vontade de lá voltar, mas com a bicicleta para fazer o gosto ao pedal. Duas últimas notas: (1) as subidas têm placas informativas para os ciclistas, a cada km, com a distância para o topo e com a inclinação média do km seguinte; (2) têm sistemas de registo (penso que pago) dos tempos que permite depois descarregar para um site onde ficam disponíveis as classificações.

Em resposta ao MReis, sou eu o sujeito de Alcochete que polui o portal da Garmin com treinos de estrada e btt entre Alcochete e a Arrábida. Pelo que percebo percorremos distâncias semelhantes a ritmos parecidos; podemos tentar agendar uma ida conjunta à Arrábida (onde vou sempre sozinho).

Boas pedaladas e boa sorte
 

orrap

Member
Raider & bike'r

Boas Luís eu também pertenço aos malucos do raid troia melides, a correr 43 km na areia a lutar contra o calor a areia solta e as marés, também tenho o vício da estrada e BTT. Também tou no forum do mundo da corrida. Pode ser que te encontre a subir a serra.

Mário Piteira

Olá Mário,
Só hoje vi o post, fomos à pouco subir a dita, mas nem cronometrei, tal era o empeno que já levava!!! Ainda andam aqui uma mazelas do nosso Raidezinho!!!!
Vemo-nos talvez nos trilhos do Monsanto ou no Avante?
Abraço
Luis P:cool:arro
 

Nacs

Member
Boa Noite,

Só recentemente descobri este tópico, desde então tenho andado a cronometrar o tempo de subida...comecei nos 25min, e ao fim de um mês e menos uns kg a mais, o meu melhor é 22m:27s! :D Espero daqui a um mês conseguir baixar dos 20min.

Para quem usa o gps e consequentemente o garmin connect, experimentem o strava! É semelhante ao garmin connect, mas tem uma especificidade que se aproxima deste tópico: ao fazer o upload da actividade, ele detecta automaticamente subidas significativas e faz um ranking.
E ainda calcula a potência (estimativa), mas não sei como...

Abraço a boas pedaladas pela Arrábida
 

mario_ajp

New Member
Boas

Já experimentei o stravas, obrigado pela página é bem engraçada. Este Domingo ia todo lançado a fazer a subida quando me mandam parar junto ao quartel. Fui pedalar para outras paragens.

Bons treinos
 

Nacs

Member
Boas,

No domingo devido a questões familiares tive que ir pedalar mais cedo, e tal não foi o meu espanto por volta das 7h30 na zona da 7ªBateria havia um grande aparato com batedores da Brigada de Trânsito...a meio da subida passou por mim uma grande comitiva com os batedores a fazerem a escolta. Penso que andavam a fazer gravações para a publicidade de uma carrinha, visto que na tal comitiva ia uma Ford com matricula estrangeira e com um braço que segurava uma câmara, mas ainda consegui passar!

mario_ajp,
No strava está um Mário que tem um tempo de 16m:41s, é tu? Grande tempo :p

Cumprimentos
 

mario_ajp

New Member
Boas

Nacs, sou eu mas o stravas interpretou mal os meus dados e transformou 17:14 em 16:41. Fiz 17:19 a cronómetro na 1ª passagem e melhorei na segunda passagem. Espero conseguir esse 16:41 só faltam 33 s, mas agora tou mais dedicado aos treinos de atletismo.

Boas subidas

Mário
 

SantiBoteroo

New Member
Boas a todos!

Sou novo neste fórum e em especial porque este tópico me chamou a atenção. Tenho andado a andar de BTT aí entre a zona dos Alto das Vinhas e do campo de golf, mas queria ir mais além e subir a Arrábida pelo Casais da Serra. Alguém que já tenha feita a subida por este lado tem ideia de quantos km's/tempo é mais ou menos? É tão dura como da Secil?

Obrigado desde já e cumprimentos !
 

Stevenson

New Member
Olá,

SantiBoteroo, os detalhes dessa subida podem ser encontrados em http://app.strava.com/segments/732655

Considero que a subida pelos Casais da Serra é mais acessível que a da Secil, porque existem muitas zonas intermédias que são rolantes. Só logo no início e após a passagem pelo convento é que fica mais inclinado. Principalmente no último km existem rampas com uma inclinação que não existe do lado da Sécil.

Votos de boas pedaladas
 
Top