@Bruso porque tenho respeito pela postura que tens neste espaço aqui fica.
No caso que nos é colocado tamanho 58 Tamanho 56
Modelo Endurance Synapse - TT 57,5 Testa - 19,7 Modelo Endurance Synapse - TT 56,1 Testa - 17,3
Modelo "para tudo" Supersix - TT 57,9 Testa - 17,5 Modelo "para tudo" Supersix - TT 56,1 Testa - 15,5
Modelo "Aero" Systemsix - TT 57,6 Testa - 17,2 Modelo Aero Systemsix - TT 56 Testa - 14,9
A altura a que estamos sentados é sempre a mesma não varia independentemente do tamanho do quadro pois é dada pela perna que temos.
O que varia é a altura de partida (pois posso encher aquilo de anilhas e ter 4cm arranjados como alguns têm) do guiador e isso vai nos dar o ângulo mais ou menos agressivo (mais ou menos aerodinâmico) de condução.
Quando diminuímos o tamanho do quadro nestas bicicletas tiramos ao comprimento cerca de 1 a 1,5 cm de comprimento (tiramos 2,6%), mas na altura da testa 2 a 2,4cm (tiramos 11,4% na melhor hipótese) ficamos mais inclinado sendo tudo a partir daqui mais difícil e não vai lá só com avanço maior é preciso lá colocar anilhas (2 cm é aceitável em compressão de aperto e ou ângulo de força do tubo da forqueta dentro da testa do quadro, 4cm os dois que roubamos ao tamanho e os dois que precisamos já é duvidoso) ou um avanço com um ângulo diferente.
Por isso um profissional que precise de ser mais aerodinâmico (é uma grande vantagem), ter menos peso na bicicleta, numa atividade onde se ganha a vida por diferenças muito pequenas, mas esse individuo vai ter a bicicleta dele sem anilhas (porque é o que quer mais aerodinamismo) e se calhar com o avanço ainda com mais ângulo para baixo, eles têm bicicletas com quadros mais pequenos, o resto da malta tem de pensar em tudo o que já foi dito por vários de vocês.
A geometria (que a diferença maior é o tamanho da testa que vai dar a nossa posição mais ou menos confortável à partida mas depende das características de cada um) entre endurance, race, aero o que for.
Depois ao comprarem o que gostam até podem comprar o quadro race, para ele ser confortável, mas se forem comprar um tamanho mais pequeno que o que devem vão ter de fazer ajustes alguns deles desnecessários se comprassem o tamanho recomendado.
O tal primeiro é se o espigão que vem dá para o vosso tamanho, pois algumas (as mais clássicas em que o tubo que suporta o espigão é mais elevado em relação ao TT as aero já não por norma trazem um espigão que nunca mais acaba) o espigão é de 280, mesmo 250 mm.
Depois de saberem qual a posição que querem estar a conduzir conseguem meter essas medidas e ângulos em vários tamanhos de quadro, agora se os vão meter com muitas alterações (algumas meio à queima) ou se vai ser com pequenas afinações isso já vai depender da vossa escolha de tamanho de quadro.
Para mim importante a pensarem (é para mim e respeito perfeitamente quem não concorde), quando vão escolher o tamanho do quadro.
Se conseguem ter o espigão com o mínimo de segurança dentro do quadro;
Se a pedalar em pé não batem com os joelhos no guiador;
Se quando têm as mãos no drops (posição de condução aerodinâmica e meter mudanças braços fletidos),os joelhos não são incomodados pelos cotovelos.
Se estão confortáveis a durante duas horas ou mais comprem o tamanho que vos apetecer.
Agora quem desenha as bicicletas e faz R&D (Research and Development - pesquisa e desenvolvimento de material) qd faz o trabalho faz com base em tabelas ergonómicas da população e nos ângulos mínimos e máximos da nossa posição na bicicleta aconselhados para a performance (não estou a falar de logistas nem mecânicos).
Como já foi referido por outros à algum tempo atrás neste forum aconselhava-se coisas que cabem na cabeça de alguns e até acredito que a maioria o faça de boa fé deixo aqui três exemplos sem identificar as pessoas pois acredito que como em tudo na vida dp que analisarmos as diferentes situações evoluímos e mudamos algumas ideias ou as defendemos ainda mais acérrimamente.
E isto sim para mim são péssimos conselhos:
as duas primeiras são relativas a uma situação de um user em que o tamanho dele a tabela da marca aconselhava um L:
o 1º "o M deve ficar bem, mas experimenta também o S.
se o empregado falar no L, diz que não queres."
Devia ter sido "Experimenta o M vê bem, testa tb o L o S já é demais, fica com a que te sentires melhor"
O 2º também no mesmo tópico por alguém que tem uma tem uma altura similar e está contente. "....Recomendo.
Tenho 1.82/1.83m e está-me perfeita. O único porém, se há um, é o banco que está quase no mais alto possível (no 1.5 sendo 1 o máximo), e devia pôr um nadinha acima mas tenho medo q fique muito na ponta."
Logo não está perfeita?!?!!?
A terceira não é nesta situação é outra de alguém que já tem, mas quem aconselhou..... isto sim é péssimo conselho para mim mas aceito perfeitamente que para muitos de nós não seja.
Se não consegui elucidar todos as minhas desculpas, assim como pelo tamanho do testamento, mais do meu e do vosso tempo com isto não gasto.
Muitas e boas pedaladas e todos.