alexandre68
Member
Fds granda confusão ele diz uma coisa e o desenho mostra outra assim é complicado.
É melhor porque a posição do carro e da bike na foto não ajuda.JLuís às riscas têm que estar do lado esquerdo. Quando estiver em casa faço um desenho para melhor poder explicar o sucedido. Quero deixar bem claro que se eu acha-se que tivesse a culpa nem sequer protestava nem possivelmente iria apresentar o caso aqui no fórum. Agora eu vi nitidamente o desvio que a senhora fez, mas segunda ela diz que fez o pisca e isso não posso afirmar se seria verdade ou mentira pois não reparei. O que é certo é que ela queria ir em frente e lembrou-se que queria ir para a esquerda como não viu ninguém do lado dela fez a manobra inconsciente de que eu iria aparecer.
ya ou seja o inverso do que eu disse... tinha na ideia que o embate tinha sido na lateral do carro (lado condutor.) afinal não .Do que percebi, ela ia ah tua frente em cima da linha que separa a faixa central da faixa exterior e decidiu de repente mudar para a faixa interior da rotunda, fazendo com que batesses nela porque se atravessou ah tua frente (dado que ias na faixa central).
Se foi assim, eh uma manobra muito imprudente da parte dela. No entanto, como ela nao tinha a faixa bem definida, podia sempre meter-se ah tua frente bastando colocar-se completamente na faixa central.
Mas só se ela ia para a faixa de dentro de marcha atrás.Do que percebi, ela ia ah tua frente em cima da linha que separa a faixa central da faixa exterior e decidiu de repente mudar para a faixa interior da rotunda, fazendo com que batesses nela porque se atravessou ah tua frente (dado que ias na faixa central).
Se foi assim, eh uma manobra muito imprudente da parte dela. No entanto, como ela nao tinha a faixa bem definida, podia sempre meter-se ah tua frente bastando colocar-se completamente na faixa central.
Mas só se ela ia para a faixa de dentro de marcha atrás.
No desenho as trajectorias estao incorrectasDizes que ela de repente decidiu mudar para a faixa interior da rotunda, exactamente o contrário do que está no desenho, das duas coisas uma está certamente mal , ou o que ele conta ou o desenho.
Caro amigo , antes de começar aconselho a pegar na figura e ires a um destacamento de transito ou escola de condução tirares as dúvidas , aqui só crias confusões e muitas , aparecem uns a dizeres que és culpado outros nem sabem quem é ou outros sei lá ...
Olha , se o risco vermelho está bem situado a tipa devia ter logo saído na primeira saída da rotunda , andou marada dentro da rotunda extraviada --- pois , para sair onde ela quer teria de ter logo entrado o mais dentro da rotunda , aparecia por trás de ti ... logo aqui estão 60 euros de infração .
http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/p/rotundas.html
Depois de ler o tópico todo, como é meu apanágio , só fiquei com uma dúvida: Se não ias ao lado dela, pois caso contrário ela ter-te-ia visto, mas sim "atrás dela mas mais à sua esquerda" como é que ela te bate e tu voas por cima do capot do carro?
Do meu entender, após ver o esquema que postaste e de ler o "relatório", parece-me que estavas no chamado ângulo morto da senhora daí ela não te ter identificado pelo retrovisor o que só aí representa um erro para quem anda de bicicleta. Devemos tornar-nos sempre visíveis aos olhos dos outros mais não seja porque estamos a conduzir uma bicicleta dentro de uma rotunda.
O segundo erro foi o "teres assumido que"... os acidentes nas rotundas muitas vezes acontecem porque nós assumimos que os outros vão fazer isto ou fazer aquilo.
A ultima coisa que me saltou à vista foi a trajectória que desenhaste para ti próprio que dá a entender que cortaste a rotunda e, ainda para mais, deves ter entrado na mesma bem acima dos 30 km/h. Se ias sair na segunda saída, deverias ter circulado na faixa do meio o mais à direita possível e efectuado a mudança de direcção para a faixa exterior logo após a penúltima saída. Isso ia fazer com que ficasses sempre atrás do carro da senhora.
Honestamente, era o que eu faria e é o que geralmente faço quando entro em rotundas de três faixas com movimento. Acho que isto vai ficar em águas de bacalhau... Provavelmente não acontecerá nada mas o que interessa é que não ficaste mal nem partiste nada
Boas amigo undernado.
O desenho é meramente ilustrativo pois representa apenas como o acidente ocorreu, e como é obvio se volta-se a fazer outro desenho as linhas não ficariam iguais a estas e basta por vezes mudar um pouco o trajeto para se ter outra interpretação do acidente.
Basicamente quando ela guinou para a esquerda não deu tempo de reacção indo eu embater mesmo na lateral do carro entre a porta do condutor e a cave de roda. Ou seja imagina tu circulares a 30km/h e enfiares-te contra um muro para aí de 60cm. És capaz de "voar" para a frente, que foi o que aconteceu. Por um lado tive sorte em ter batido já na parte do capot que é mais baixa por isso é que lhe passei por cima, se fosse no meio das portas iria com o peito contra elas pois a altura aí já é maior.
Quanto á parte de entrar na rotunda e circular na via correta para sair na saída desejada, não está errada mas agora imagina-te(se é que já não te aconteceu até de carro) de repente o carro que vai á tua frente guina-te para a esquerda cortando a tua direcção. Ou das duas uma ou somos bruxos e adivinhamos o pensamento das pessoas ou então travamos para não provocar acidente indesejável, o que neste caso nem isso deu para fazer.
Por mais que me digam que sim fui culpado pelo acidente, ou até que nem tive culpa, que deveria entrar mais á direita que deveria ter deixado circular o carro, que deveria estar mais atento etc etc, ninguém me tira da ideia que se a senhora não tivesse desviado abruptamente a sua trajetoria muito dificilmente o acidente se daria.
Agora é como tu dizes, está feito não á nada a fazer o que importa mesmo no meio disto tudo é estar bem sem nada partido nem ter sofrido lesões graves e ter aprendido com os erros de ambas as partes. Se tivesse falecido no acidente nunca ninguém iria saber como ele teria acontecido pois seria só o testemunho da condutora e nunca saberiam a outra versão. São lições de vida que nos fazem repensar na nossa maneira de estar e de ser, pois ainda hoje mesmo irei já tratar de fazer um seguro para mim e para a bicicleta(neste campo desconheço se á seguros que cubram também danos na bicicleta) e se o acidente não tivesse acontecido certamente que continuaria sem seguro.
Abraço