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Ajuda - Acidente de bicicleta

Jluis

Member
JLuís às riscas têm que estar do lado esquerdo. Quando estiver em casa faço um desenho para melhor poder explicar o sucedido. Quero deixar bem claro que se eu acha-se que tivesse a culpa nem sequer protestava nem possivelmente iria apresentar o caso aqui no fórum. Agora eu vi nitidamente o desvio que a senhora fez, mas segunda ela diz que fez o pisca e isso não posso afirmar se seria verdade ou mentira pois não reparei. O que é certo é que ela queria ir em frente e lembrou-se que queria ir para a esquerda como não viu ninguém do lado dela fez a manobra inconsciente de que eu iria aparecer.
É melhor porque a posição do carro e da bike na foto não ajuda.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Do que percebi, ela ia ah tua frente em cima da linha que separa a faixa central da faixa exterior e decidiu de repente mudar para a faixa interior da rotunda, fazendo com que batesses nela porque se atravessou ah tua frente (dado que ias na faixa central).
Se foi assim, eh uma manobra muito imprudente da parte dela. No entanto, como ela nao tinha a faixa bem definida, podia sempre meter-se ah tua frente bastando colocar-se completamente na faixa central.
 

Jluis

Member
Do que percebi, ela ia ah tua frente em cima da linha que separa a faixa central da faixa exterior e decidiu de repente mudar para a faixa interior da rotunda, fazendo com que batesses nela porque se atravessou ah tua frente (dado que ias na faixa central).
Se foi assim, eh uma manobra muito imprudente da parte dela. No entanto, como ela nao tinha a faixa bem definida, podia sempre meter-se ah tua frente bastando colocar-se completamente na faixa central.
ya ou seja o inverso do que eu disse... tinha na ideia que o embate tinha sido na lateral do carro (lado condutor.) afinal não .
 
Do que percebi, ela ia ah tua frente em cima da linha que separa a faixa central da faixa exterior e decidiu de repente mudar para a faixa interior da rotunda, fazendo com que batesses nela porque se atravessou ah tua frente (dado que ias na faixa central).
Se foi assim, eh uma manobra muito imprudente da parte dela. No entanto, como ela nao tinha a faixa bem definida, podia sempre meter-se ah tua frente bastando colocar-se completamente na faixa central.
Mas só se ela ia para a faixa de dentro de marcha atrás.
 
Dizes que ela de repente decidiu mudar para a faixa interior da rotunda, exactamente o contrário do que está no desenho, das duas coisas uma está certamente mal , ou o que ele conta ou o desenho.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Como lhe bateste, idealmente nao terias razao. No entanto, tendo sido um toque lateral (e nao na parte traseira) e como por certo nao ias depressa, talvez seja possivel demonstrar que ela mudou de faixa(s) sem prudencia e de repente.
 

royal636

Active Member
Antes de mais não quero que com este tópico se criem chatices entre membros pois , quando o abri foi no sentido de poder averiguar possíveis soluções para o desfecho do acidente.
Vou deixar um um desenho(uns riscos que desenho nunca foi o meu forte) para poderem analisar melhor o acidente.

 

albertosemcontador

Well-Known Member
Antes de mais não quero que com este tópico se criem chatices entre membros pois , quando o abri foi no sentido de poder averiguar possíveis soluções para o desfecho do acidente.
Vou deixar um um desenho(uns riscos que desenho nunca foi o meu forte) para poderem analisar melhor o acidente.


Royal...Pronto...Ja percebi tudo amigo...Nao e preciso mais nada...

O mal disto tudo e tu dizeres que a mulher e que te cortou a trajectoria...E ai claro, eu e todos no inicio defendemos-te e pensamos, ela cortou a trajectoria a culpa e dela... Ora bem...Mas nao foi assim...

Se e como esta nesse croqui...

Nao foi a mulher que cortou a trajetoria na rotunda...

Tu e que cortas-te a rotunda e seguiste em frente assumindo que ela ia sair na mesma saida que tu ou anterior...Ou seja, Cortas-te tu a rotunda em vez de a circundares atras dela...Tinhas que ser paciente e esperar atras dela...A culpa e tua....

Amigo se sincero?? Para isto acontecer?? Estas a falar comigo!! Sou experiente... para isto acontecer!! Nem sequer paras-te!! Nem sequer paras-te na rotunda...Devias ter parado!! Se tivesses parado isto nao acontecia...Impossivel isto acontecer se tivesses parado na rotunda...E tu es obrigado a parar!! Como qualquer veiculo...

Amigo Royal, como te disse fui dos que mais te defendi.. Porque pensava que tinha sido ao contrario...Sendo assim..A culpa e tua amigo...

Antes de mais não quero que com este tópico se criem chatices entre membros pois , quando o abri foi no sentido de poder averiguar possíveis soluções para o desfecho do acidente.


OFF TOPIC: eu bem disse no inicio deste topico que ele ia ter mais paginas que o topico do Tour de France 2015...:)

grande abraco...
 

royal636

Active Member
Amigo albertosemcontador quem conhece a rotunda sabe o que vou dizer. Vindo eu de cima dá para ver perfeitamente bem quem esta para entrar na rotunda ou quem já está dentro dela. Eu antes de entrar na rotunda ainda vinha a descer já tinha visto o carro a entrar na retunda. Abrandei ligeiramente para lhe dar passagem. Em tempo algum eu me meti ao lado do carro. Eu fiquei sempre mais atrás do carro pois como disse abrandei ligeiramente para lhe dar passagem. Posso é sim confessar que pensei que ela iria seguir em frente e por isso fiquei surpreso de ela guinar para a sua esquerda. Aliás amigo eu levava o gps ligado e na altura do embate eu ía a 33km/h que já confirmei que foi a ultima leitura antes de ficar a 0km/h.
De onda ela vem existe uma rotunda nem a 100m ou seja ela iria voltar para trás porque segundo ela iria á farmácia que efectivamente existe entre as duas rotundas. Ou seja no meu entender ela iria seguir certamente a mesma direcção que eu mas a meio da rotunda lembrou-se que tinha que ir á famácia por isso ter feito a tal guinadela no carro pois como eu vinha atrás dela mas mais á sua esquerda ela não me viu, porque se eu fosse ao lado dela na rotunda ela teria-me visto.
Repara amigo eu não estou com isto a querer deitar as culpas para a senhora porque sei que se apresenta pela direita. A mim o que me mete confusão foi ela ter feito a tal guinadela e não querer assumir isso, porque acredita que se ela não guinasse de repente e mesmo que vira-se á esquerda mas sem passar repentinamente quase duas faixas, como o fez, eu teria tempo para travar e mandar-lhe umas caralhadas é que nem tempo tive de reacção.
 
Caro amigo , antes de começar aconselho a pegar na figura e ires a um destacamento de transito ou escola de condução tirares as dúvidas , aqui só crias confusões e muitas , aparecem uns a dizeres que és culpado outros nem sabem quem é ou outros sei lá ...

Olha , se o risco vermelho está bem situado a tipa devia ter logo saído na primeira saída da rotunda , andou marada dentro da rotunda extraviada --- pois , para sair onde ela quer teria de ter logo entrado o mais dentro da rotunda , aparecia por trás de ti ... logo aqui estão 60 euros de infração .
http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/p/rotundas.html
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Caro amigo , antes de começar aconselho a pegar na figura e ires a um destacamento de transito ou escola de condução tirares as dúvidas , aqui só crias confusões e muitas , aparecem uns a dizeres que és culpado outros nem sabem quem é ou outros sei lá ...

Olha , se o risco vermelho está bem situado a tipa devia ter logo saído na primeira saída da rotunda , andou marada dentro da rotunda extraviada --- pois , para sair onde ela quer teria de ter logo entrado o mais dentro da rotunda , aparecia por trás de ti ... logo aqui estão 60 euros de infração .
http://dicascodigoestrada.blogspot.pt/p/rotundas.html

Ehhh Ehhh o Bike evora!! Tens Razao!! Alias...Ela e que ate devia de ter parado o carro e tudo...

Ela e que devia de ter parado o carro na rotunda...

Ela via a bicicleta e dizia assim...Deixa passar...Deixa passar o rapaz da merida que eu vou atras dele...E virava-se para ele e fazia sinal com a mao e dizia assim...Entra meu rapaz!! Entra que tens uma bike como a do Rui Costa...Entra primeiro...

Por amor de deus o bike evora?? Onde e que ela tem culpa?

Entao agora e preciso ir perguntar a policia??? Entao a policia teve la e resolveu alguma coisa?? Nao resolveu...E era do destacamento!!

E a uma escola de conducao?? Por amor de deus...Eu nao estou a chamar ao rapaz de criminoso, ate porque aconteceu a ele podia ter sido a mim...

So nao acontece a quem nao anda na estrada...

Agora nao vou fazer dele estupido e manda-lo ir a uma escola de conducao!! Tenho respeito por ele, digo-lhe sinceramente o que acho...

grande abraco...
 

undernardo

Active Member
Depois de ler o tópico todo, como é meu apanágio :p, só fiquei com uma dúvida: Se não ias ao lado dela, pois caso contrário ela ter-te-ia visto, mas sim "atrás dela mas mais à sua esquerda" como é que ela te bate e tu voas por cima do capot do carro?

Do meu entender, após ver o esquema que postaste e de ler o "relatório", parece-me que estavas no chamado ângulo morto da senhora daí ela não te ter identificado pelo retrovisor o que só aí representa um erro para quem anda de bicicleta. Devemos tornar-nos sempre visíveis aos olhos dos outros mais não seja porque estamos a conduzir uma bicicleta dentro de uma rotunda.

O segundo erro foi o "teres assumido que"... os acidentes nas rotundas muitas vezes acontecem porque nós assumimos que os outros vão fazer isto ou fazer aquilo.

A ultima coisa que me saltou à vista foi a trajectória que desenhaste para ti próprio que dá a entender que cortaste a rotunda e, ainda para mais, deves ter entrado na mesma bem acima dos 30 km/h. Se ias sair na segunda saída, deverias ter circulado na faixa do meio o mais à direita possível e efectuado a mudança de direcção para a faixa exterior logo após a penúltima saída. Isso ia fazer com que ficasses sempre atrás do carro da senhora.

Honestamente, era o que eu faria e é o que geralmente faço quando entro em rotundas de três faixas com movimento. Acho que isto vai ficar em águas de bacalhau... Provavelmente não acontecerá nada mas o que interessa é que não ficaste mal nem partiste nada ;)
 

royal636

Active Member
Depois de ler o tópico todo, como é meu apanágio :p, só fiquei com uma dúvida: Se não ias ao lado dela, pois caso contrário ela ter-te-ia visto, mas sim "atrás dela mas mais à sua esquerda" como é que ela te bate e tu voas por cima do capot do carro?

Do meu entender, após ver o esquema que postaste e de ler o "relatório", parece-me que estavas no chamado ângulo morto da senhora daí ela não te ter identificado pelo retrovisor o que só aí representa um erro para quem anda de bicicleta. Devemos tornar-nos sempre visíveis aos olhos dos outros mais não seja porque estamos a conduzir uma bicicleta dentro de uma rotunda.

O segundo erro foi o "teres assumido que"... os acidentes nas rotundas muitas vezes acontecem porque nós assumimos que os outros vão fazer isto ou fazer aquilo.

A ultima coisa que me saltou à vista foi a trajectória que desenhaste para ti próprio que dá a entender que cortaste a rotunda e, ainda para mais, deves ter entrado na mesma bem acima dos 30 km/h. Se ias sair na segunda saída, deverias ter circulado na faixa do meio o mais à direita possível e efectuado a mudança de direcção para a faixa exterior logo após a penúltima saída. Isso ia fazer com que ficasses sempre atrás do carro da senhora.

Honestamente, era o que eu faria e é o que geralmente faço quando entro em rotundas de três faixas com movimento. Acho que isto vai ficar em águas de bacalhau... Provavelmente não acontecerá nada mas o que interessa é que não ficaste mal nem partiste nada ;)

Boas amigo undernado.

O desenho é meramente ilustrativo pois representa apenas como o acidente ocorreu, e como é obvio se volta-se a fazer outro desenho as linhas não ficariam iguais a estas e basta por vezes mudar um pouco o trajeto para se ter outra interpretação do acidente.
Basicamente quando ela guinou para a esquerda não deu tempo de reacção indo eu embater mesmo na lateral do carro entre a porta do condutor e a cave de roda. Ou seja imagina tu circulares a 30km/h e enfiares-te contra um muro para aí de 60cm. És capaz de "voar" para a frente, que foi o que aconteceu. Por um lado tive sorte em ter batido já na parte do capot que é mais baixa por isso é que lhe passei por cima, se fosse no meio das portas iria com o peito contra elas pois a altura aí já é maior.
Quanto á parte de entrar na rotunda e circular na via correta para sair na saída desejada, não está errada mas agora imagina-te(se é que já não te aconteceu até de carro) de repente o carro que vai á tua frente guina-te para a esquerda cortando a tua direcção. Ou das duas uma ou somos bruxos e adivinhamos o pensamento das pessoas ou então travamos para não provocar acidente indesejável, o que neste caso nem isso deu para fazer.
Por mais que me digam que sim fui culpado pelo acidente, ou até que nem tive culpa, que deveria entrar mais á direita que deveria ter deixado circular o carro, que deveria estar mais atento etc etc, ninguém me tira da ideia que se a senhora não tivesse desviado abruptamente a sua trajetoria muito dificilmente o acidente se daria.

Agora é como tu dizes, está feito não á nada a fazer o que importa mesmo no meio disto tudo é estar bem sem nada partido nem ter sofrido lesões graves e ter aprendido com os erros de ambas as partes. Se tivesse falecido no acidente nunca ninguém iria saber como ele teria acontecido pois seria só o testemunho da condutora e nunca saberiam a outra versão. São lições de vida que nos fazem repensar na nossa maneira de estar e de ser, pois ainda hoje mesmo irei já tratar de fazer um seguro para mim e para a bicicleta(neste campo desconheço se á seguros que cubram também danos na bicicleta) e se o acidente não tivesse acontecido certamente que continuaria sem seguro.

Abraço
 

open

Active Member
Provavelmente vou confundir mais, mas...

creio que algo que o novo código (ou a alteração do mesmo) veio reforçar foi a abordagem às rotundas!

A trajetória do carro demonstra que cometeu uma infração, porque se pretendia fazer a rotunda e sair na 3ª saída logo devia ter entrado na rotunda pela faixa de dentro, porque ao entrar na faixa de fora (ou entre faixas) o carro devia ter saído logo na 1ª ou 2ª saída!!!

É o mesmo que um carro entrar numa rotunda por fora e depois fazer a rotunda toda, saindo só na última saída e cortar a passagem a todos os que querem sair!

Quanto à trajetória da bicicleta, aqui eu não sei a questão das prioridades, mas creio que agora a bicicleta deve atuar como um carro, mas se fosse eu e fosse de carro fazia precisamente a mesma trajetória, entrava para a 2ª faixa para sair na 2ª saída!

Logo vou estar com um amigo que é polícia e vou tentar esclarecer isto melhor!
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Boas amigo undernado.

O desenho é meramente ilustrativo pois representa apenas como o acidente ocorreu, e como é obvio se volta-se a fazer outro desenho as linhas não ficariam iguais a estas e basta por vezes mudar um pouco o trajeto para se ter outra interpretação do acidente.
Basicamente quando ela guinou para a esquerda não deu tempo de reacção indo eu embater mesmo na lateral do carro entre a porta do condutor e a cave de roda. Ou seja imagina tu circulares a 30km/h e enfiares-te contra um muro para aí de 60cm. És capaz de "voar" para a frente, que foi o que aconteceu. Por um lado tive sorte em ter batido já na parte do capot que é mais baixa por isso é que lhe passei por cima, se fosse no meio das portas iria com o peito contra elas pois a altura aí já é maior.
Quanto á parte de entrar na rotunda e circular na via correta para sair na saída desejada, não está errada mas agora imagina-te(se é que já não te aconteceu até de carro) de repente o carro que vai á tua frente guina-te para a esquerda cortando a tua direcção. Ou das duas uma ou somos bruxos e adivinhamos o pensamento das pessoas ou então travamos para não provocar acidente indesejável, o que neste caso nem isso deu para fazer.
Por mais que me digam que sim fui culpado pelo acidente, ou até que nem tive culpa, que deveria entrar mais á direita que deveria ter deixado circular o carro, que deveria estar mais atento etc etc, ninguém me tira da ideia que se a senhora não tivesse desviado abruptamente a sua trajetoria muito dificilmente o acidente se daria.

Agora é como tu dizes, está feito não á nada a fazer o que importa mesmo no meio disto tudo é estar bem sem nada partido nem ter sofrido lesões graves e ter aprendido com os erros de ambas as partes. Se tivesse falecido no acidente nunca ninguém iria saber como ele teria acontecido pois seria só o testemunho da condutora e nunca saberiam a outra versão. São lições de vida que nos fazem repensar na nossa maneira de estar e de ser, pois ainda hoje mesmo irei já tratar de fazer um seguro para mim e para a bicicleta(neste campo desconheço se á seguros que cubram também danos na bicicleta) e se o acidente não tivesse acontecido certamente que continuaria sem seguro.

Abraço

Partilho da tua opinião. Ela teve uma condução imprudente. Deves procurar informar-te de como deves proceder (expôr o caso à seguradora dela, etc.).

Tens o seguro da FPCUB que cobre os danos nas bicicletas (http://www.fpcub.pt/seguros).
 
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