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A qualidade das nossas estradas

RJLA

New Member
Recentemente expressei por aqui a minha vontade em adquirir uma bicicleta de estrada. Pratico BTT há alguns anos mas tendo em conta que faço bastante estrada achei que seria uma boa opção. Ponderei bastante sobre o assunto e começo a desistir da ideia, isto porque considero que com uma bicicleta de estrada vou ficar bastante bem mais limitado em termos de percursos. Na zona onde vivo vejo apenas 2 ou 3 estradas realmente apropriadas para andar numa bicicleta de estrada. As restantes ou estão em mau estado, ou têem bastante tráfego, ou estão cheias de tampas de esgoto, buracos e outras ratoeiras, ou têem troços de paralelo...Dentro da cidade e arredores são lombas sem fim, tampas levantdas, etc... Por tudo isto acho que irei arrepender-me investir numa bicicleta para andar sempre nos mesmos sítios, isto porque aborreçe-me repetir percursos. A versatilidade de uma bicicleta de BTT começa a falar mais alto e o mais provável é investir nuns upgrades para a minha, possivelmente até prepará-la para fazer estrada. Para além de ficar mais barato julgo que fico melhor servido.

Penso que as nossas estradas e cidades (pelo menos onde vivo, Leiria) não estão preparadas para a prática do ciclismo seguro e prazeiroso. O que acham?
 

pantani

Member
Acho que tens toda razão , seja no norte , centro ou sul 80% das estradas são autênticas ratoeiras.:mad:

Cumprimentos
 

Nolimits

Member
Boas,infelizmente a nossa realidade mostra-nos isso mesmo,á ke ter 7 olhos bem abertos pra nao sermos vitimas dessa mesmas "ratoeiras"......................cumps
 

Leafman

New Member
Bom dia a todos, infelizmente há estradas que mais parecem caminhos de cabras, em vez de se fazer tanta auto-estrada, a solução talvez passa-se por uma revisão profunda, e consequente reparação da maioria das estradas nacionais...gastava-se menos e ficávamos com um leque de opções mais alargado ! Contudo, como este vício está no nosso ADN, jamais desistir...mas todo o cuidado é pouco ;)
 

SLM

New Member
Boas RJLA! Também sou de Leiria e sinto um pouco o que dizes. Começei há pouco tempo com bicicleta de estrada e é uma pena verificar a (falta) de qualidade do asfalto. De tal forma que quase chorei quando alcatroaram a estrada das cortes, não sei se estarás familiarizado:D (que diferença na condução:eek: Passei de slalom em bicicleta a contra-relógio).
Assumo que não vario muito nos percursos, sobretudo nos quilómetros iniciais, porque a região não se dá a esses luxos. O meu percurso habitual consiste em ir até batalha, via telheiro, seguindo depois para a Serra D'Aire, onde há muito a descobrir. O asfalto que encontras nem sempre é da melhor qualidade, mas vale a pena para desfrutar da paisagem. Para além de que o tráfego é naturalmente pouco.
Enfim, não sei se o tema do tópico será reflectir sobre o estado das estradas ou para te convencer a comprar uma fininha, de qualquer forma, se optares por o fazer, não é pela qualidade das estradas que ela vai ficar na garagem. A minha não fica:D

Abraço
 

fuel100

New Member
Eu sou da opinião que devemos comprar a bicicleta mais apropriada ao terreno em que nos podemos movimentar com mais facilidade.
Também existem locais de caracteristicas muito urbanas em que será dificil encontrar trilhos para a prática de btt e com poucas estradas (e muitas avenidas e ruas pejadas de transito) em que o pessoal ou tem que levar as bikes no carro ou tem que fazer spinning no ginásio.
Quem vive no Alentejo nem sequer tem a feciliadde de fazer downhill
Eu vivo aqui em Coimbra e não me posso queixar nada com belas estradas á porta, montes e vales ao sair da cidade e algumas serras num raio de 15 km.
Há por aqui um percurso extraordináro que é a estrada panoramica do Mondego que liga Coimbra a Penacova e a partir de lá existem algumas variantes no regresso. O asfalto era de tal má qualidade que só numa btt se podia desfrutar das paisagens com alguma segurança. Felizmente que a pavimentaram com asfalto de qualidade e transformou-se numa pista. Agora é um regalo e até a promoveram com a pomposa classificação de Estrada Verde.
Há regiões em que realmente será mais dificil encontrar aquilo que gostamos.
Olhem , é como gostar da praia e viver a 200km dela. Ou vais à piscina ou, ou aproveitas as férias para ir lá.
Realmente a zona de Leiria, pelo que conheço, não deve ser muito propícia às asfalticas.
O melhor é esperares mais algum tempo e ponderares a aquisição da roda fina e concluires se realmente vale a pena numa zona com poucas potencialidades para a prática de ciclismo de estrada.

Podiamos era aproveitar este tópico para iniciar uma espécie de calssificação das estradas através da elaboração de fichas com a definição de alguns itens como :
1)- Interesse paisagistico.
2)- Intensidade de trafego / versus segurança rodoviária.
3)- Médias quilométicas feitas.
4)- Tipo de pavimento.
5) - Tipo de percurso (montanha / planicie / curvas / rectas, etc.)
6)- Localização e totalidade de quilometros.

Enfim foi o que me ocorreu e que seria interessante já que permitiria elaborar uma espécie de mapa de portugal aplicado ao nosso desporto favorito.
 
Last edited:

KLUCA

New Member
lol

nós estamos no país em que se pensa em fazer o TGV e nem tão pouco há dinheiro para de pintar os traços na estrada:(

bom, eu não li o tópico todo, mas tenho a acrescentar que já me perguntaram porque não comprar uma bike de estrada.

a primeira razão que me ocorre é logo essa,

onde está a qualidade das nossas estradas para a malta andar por aí com pneu fininho???

ainda mais para quem está habituado a inventar percursos, acho as fininhas muito limitadas...embora goste de percorrer estrada a pedalar.
 

RJLA

New Member
Boas RJLA! Também sou de Leiria e sinto um pouco o que dizes. Começei há pouco tempo com bicicleta de estrada e é uma pena verificar a (falta) de qualidade do asfalto. De tal forma que quase chorei quando alcatroaram a estrada das cortes, não sei se estarás familiarizado:D (que diferença na condução:eek: Passei de slalom em bicicleta a contra-relógio).
Assumo que não vario muito nos percursos, sobretudo nos quilómetros iniciais, porque a região não se dá a esses luxos. O meu percurso habitual consiste em ir até batalha, via telheiro, seguindo depois para a Serra D'Aire, onde há muito a descobrir. O asfalto que encontras nem sempre é da melhor qualidade, mas vale a pena para desfrutar da paisagem. Para além de que o tráfego é naturalmente pouco.
Enfim, não sei se o tema do tópico será reflectir sobre o estado das estradas ou para te convencer a comprar uma fininha, de qualquer forma, se optares por o fazer, não é pela qualidade das estradas que ela vai ficar na garagem. A minha não fica:D

Abraço


Caro SLM! Por acaso não sabia que a estrada das Cortes tinha sido arranjada. Já há algum tempo que não vou para esses lados, tenho de ir experimentar. Quanto à ida até à Batalha via Telheiro acho essa estrada péssima, pelo menos na parte inicial...Cruz da Areia, Telheiro e por ai fora... São lombas, buracos, rasgos do saneamento...enfim, acho que não me arriscava por ai com uma fininha.
Comecei a pensar por onde poderia andar e realmente só vejo a nacional até à Figueira da Foz, algumas zonas da Serra de Aire e as estradas da Mata Nacional, sendo que para estas implicaria levar a bicicleta no carro até à Marinha Grande porque de Leiria até lá não me arriscaria. Vivo praticamente no centro da cidade e só o facto de sair com ela à porta até apanhar a estrada que pretendo já seria uma aventura. Para já a aquisição da fininha fica adiada. Continuarei a apostar no BTT que também me dá enorme prazer e tem a vantagem da versatilidade. Ao mudar de casa (que será dentro de 2 a 3 anos) pode ser que vá para uma zona mais convidativa e mude de opinião.
 

RJLA

New Member
Eu sou da opinião que devemos comprar a bicicleta mais apropriada ao terreno em que nos podemos movimentar com mais facilidade.
Também existem locais de caracteristicas muito urbanas em que será dificil encontrar trilhos para a prática de btt e com poucas estradas (e muitas avenidas e ruas pejadas de transito) em que o pessoal ou tem que levar as bikes no carro ou tem que fazer spinning no ginásio.
Quem vive no Alentejo nem sequer tem a feciliadde de fazer downhill
Eu vivo aqui em Coimbra e não me posso queixar nada com belas estradas á porta, montes e vales ao sair da cidade e algumas serras num raio de 15 km.
Há por aqui um percurso extraordináro que é a estrada panoramica do Mondego que liga Coimbra a Penacova e a partir de lá existem algumas variantes no regresso. O asfalto era de tal má qualidade que só numa btt se podia desfrutar das paisagens com alguma segurança. Felizmente que a pavimentaram com asfalto de qualidade e transformou-se numa pista. Agora é um regalo e até a promoveram com a pomposa classificação de Estrada Verde.
Há regiões em que realmente será mais dificil encontrar aquilo que gostamos.
Olhem , é como gostar da praia e viver a 200km dela. Ou vais à piscina ou, ou aproveitas as férias para ir lá.
Realmente a zona de Leiria, pelo que conheço, não deve ser muito propícia às asfalticas.
O melhor é esperares mais algum tempo e ponderares a aquisição da roda fina e concluires se realmente vale a pena numa zona com poucas potencialidades para a prática de ciclismo de estrada.

Podiamos era aproveitar este tópico para iniciar uma espécie de calssificação das estradas através da elaboração de fichas com a definição de alguns itens como :
1)- Interesse paisagistico.
2)- Intensidade de trafego / versus segurança rodoviária.
3)- Médias quilométicas feitas.
4)- Tipo de pavimento.
5) - Tipo de percurso (montanha / planicie / curvas / rectas, etc.)
6)- Localização e totalidade de quilometros.

Enfim foi o que me ocorreu e que seria interessante já que permitiria elaborar uma espécie de mapa de portugal aplicado ao nosso desporto favorito.


Concordo plenamente! Acho que não se pode apenas gostar de fazer ciclismo de estrada, tem que haver condições. No local onde vivo actualmente não me arrisco a adquirir uma fininha. Sei que seria para me chatear passado pouco tempo de ir sempre para os mesmos percursos e dar o dinheiro por mal empregue. Como referi no tópico acima, vivendo quase no centro de Leiria vejo apenas três ou quatro estradas em volta para onde arriscaria andar. E mesmo para algumas delas teria de levar a bike no carro até certo ponto. Acho que esta é uma questão que deve pesar bastante na compra de uma bike de estrada, a não ser que não se importem de fazer sempre o mesmo percurso.
Claro que há regiões do país com condições bem melhores para o ciclismo de estrada, principalmente o Alentejo e algumas estradas de serra bem conservadas. Depois o que temos são mantas de retalhos, ou seja, estradas com troços muito bons para de seguida se transformar numa série de ratoeiras.
Na minha decisão de adiar a compra pesa ainda o desrespeito dos automobilistas pelos ciclistas. Este é um assunto que é discutido noutros tópicos, mas sinto-me mais seguro a descer um trilho cheio de pedras e buracos do que em algumas estradas.

Quanto à ideia de contribuirmos para um inventário das estradas do nosso país com boas condições para o ciclismo acho excelente. Poderá criar-se um tópico ou secção destinada a esses contributos.
 

Burning Dogma

New Member
Aqui pela zona de Lisboa e Sintra, eu não acho que as estradas sejam particularmente más. Claro que há sempre alguns troços maus, mas no geral é tudo mais que ciclável.
 

Hudju

Member
Pela zona do Porto, há de tudo, desde a Cidade do Porto, repleta de paralelo, a estradas de alcatrão, em que são mais os buracos que o inverso, a boas estradas de alcatrão, mas com bastante movimento!
Temos um pouco de tudo, mas no global o estado das estradas, embora não sendo o melhor, dá para dar umas boas pedaladas!
 

fogueteiro

Active Member
Pessoalmente não me queixo. As estradas que uso, estão duma maneira geral em boas condições. Acho bem pior o transito que os buracos, e para fugir dele vou para as estradas de Castelo de Paiva, Arouca, onde passa um carro de longe a longe e a natureza é amiga constante. É claro que para lá chegar terei que usar a Nac. 1, mas bem chegado à berma. Quanto aos buracos, realmente penso que o cenário já foi bem pior.
 

patrick pires

Well-Known Member
na minha zona.. bbbufff que dizer..
ja estiveram pior, mas ainda falta muito para se considerarem ciclaveis!!!
não nos podemos é queixar do transito.. :D
 

MFMS

New Member
Eu sou da opinião que devemos comprar a bicicleta mais apropriada ao terreno em que nos podemos movimentar com mais facilidade.
Também existem locais de caracteristicas muito urbanas em que será dificil encontrar trilhos para a prática de btt e com poucas estradas (e muitas avenidas e ruas pejadas de transito) em que o pessoal ou tem que levar as bikes no carro ou tem que fazer spinning no ginásio.
Quem vive no Alentejo nem sequer tem a feciliadde de fazer downhill
Eu vivo aqui em Coimbra e não me posso queixar nada com belas estradas á porta, montes e vales ao sair da cidade e algumas serras num raio de 15 km.
Há por aqui um percurso extraordináro que é a estrada panoramica do Mondego que liga Coimbra a Penacova e a partir de lá existem algumas variantes no regresso. O asfalto era de tal má qualidade que só numa btt se podia desfrutar das paisagens com alguma segurança. Felizmente que a pavimentaram com asfalto de qualidade e transformou-se numa pista. Agora é um regalo e até a promoveram com a pomposa classificação de Estrada Verde.
Há regiões em que realmente será mais dificil encontrar aquilo que gostamos.
Olhem , é como gostar da praia e viver a 200km dela. Ou vais à piscina ou, ou aproveitas as férias para ir lá.
Realmente a zona de Leiria, pelo que conheço, não deve ser muito propícia às asfalticas.
O melhor é esperares mais algum tempo e ponderares a aquisição da roda fina e concluires se realmente vale a pena numa zona com poucas potencialidades para a prática de ciclismo de estrada.

Podiamos era aproveitar este tópico para iniciar uma espécie de calssificação das estradas através da elaboração de fichas com a definição de alguns itens como :
1)- Interesse paisagistico.
2)- Intensidade de trafego / versus segurança rodoviária.
3)- Médias quilométicas feitas.
4)- Tipo de pavimento.
5) - Tipo de percurso (montanha / planicie / curvas / rectas, etc.)
6)- Localização e totalidade de quilometros.

Enfim foi o que me ocorreu e que seria interessante já que permitiria elaborar uma espécie de mapa de portugal aplicado ao nosso desporto favorito.

Acho que seria interessante abrir um tópico próprio para o pessoal poder "dar a conhecer as estradas" onde andam e assim todo os membros podiam consultar quais as estradas onde poderiam andar segundo os vários critérios que o user desse da estrada onde costuma andar.
O que acham?
 
Incrivel mas mesmo hoje pensai mesmo neste assunto...foi dar uma volta como de costume tentando de inserir algumas novidades come meu costume no sentido de fazer mesmo estradas mais que secundarias:) e sem transito que o meu principal objectivo e a voltar passai por um "pavé" de cerca 1km que deu a volta aspecto mais francês :)..as pernas agradeceron :)....passai por todos os tipos de estradas. Vivendo na Figueira da Foz posu dizer que do lado de Soure a qualitade é melhor, aquí perto com a fininha é preciso cuidado porqué os buracos cada ano aumentan , pelo meno é minha sensação que as estradas nos arredores de Figueira estão a ficar pejor.....por exemplo na Serra da Boa Viajem com a fininha é complicado e é pena em quanto aquela estrada é bonita.
Em todos os casos a qualitade da paisajem sobretudo a Sul de Figueira é espetacular....eu nunca ando na nacional , sou adepto do sobe e deixe parte pernas..o plano mete-me tedío:)..por tanto falo da zona entre Soure e Figueira ou Condeixa...hoje por exemplo fez 81km de sobe e deixe puro ..chegai partido mas o percurso foi otimo ...bem se quiserem eu posu descriver nos pormenores todas as variantes entre Coimbra, Condeixa Penela , Soure do lado Sul..estrada secundarias com muito pouco transito e que proporcionam uma paisajem se calhar desconhecida por aqueles abituados as grandes estradas.....tambem o lado nord é interessante onde podem brincar com passagems na Serra da Figueira e até Bussaco.........eu sou da opinião que nestas zonas mas não só pneus de 25 melhoram o comfort...sempre tive esta ideia. Agora estou a andar com o meu "muletto"..uma BTT de 12kg com pneus de estrada de 1.50 esperando para a proxima fininha e por caso uma grande diferencia é mesmo esta, osseja a major libertade de uma bike adaptada a estrada em relação a um meio specialistico como uma fininha que é muito mais limitado sobretudo em estradas não boas.
Bem quando quiserem info eu estou disponivel em fornecer dados...boas pedaladas!

Fabry
 
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