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A minha SuperSix HiMod

tranquilo

Active Member
Tudo jóia. Só preciso de ter um pouco de cuidado com o vento lateral.
Noto uma GRANDE diferença (para melhor) quando o vento está contra ou um pouco de lado. A subir umas rodas com menos 0.5kg ajudam sempre. A descer ainda não fui ao meu máximo mas até agora não me assustei e, claro, os Veloflex dão-me muita segurança.
 

Camburano

Member
Um update.

Já não actualizava isto há uns tempos...

Juntei as prendas de anos e de Natal e ofereci-me umas rodas chinesas de 1131g (com 20h/24h! Experimentei-as ontem e portaram-se lindamente, mesmo a descer que era o meu principal receio. O dono é que continua a não andar nada :cool: mas com tempo estou a ir ao sítio. Como é óbvio, os tubulares são uns Veloflex, neste caso os Carbon (colados, como é óbvio), fica tudo suave :D Também coloquei uma cassete Ultegra 12-25.



Outros updates são também os pratos, os CT2 50/34 da Stronglight, e o guiador, o Zero100 da Deda. As fitas continuam a ser (e não prevejo que mude) Fizik Microtex.




Com estas brincadeiras todas a bicicleta já pesa 6450g.
Só me falta um espigão novo para ficar ao meu gosto, mas para esse ainda falta mais uma prenda de anos :cool::cool::cool::cool:

Abraço

Olá,

Que grades de bidons são essas?
Abraço!
 

Nuno Félix

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tranquilo,

olhando para estas fotos acima, não tens o selim mal colocado?

Para além de estar demasiadamente inclinado, está no limite frontal dos carris...
 

Nuno Félix

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Ok!
No entanto, parece-me estar no limite.
O estar confortável não é necessariamente sinónimo de estar bem.
No Fórumbtt, o MGanhão andava com o selim todo virado para baixo e teimava que assim é que se sentia bem, muito embora toda a comunidade lhe dissesse que estava mal e só lhe criava uma muito má posição, tendo em conta o binómio ergonomia/rendimento.
Se sentes necessidade de ter o selim tão para trás, ou o quadro é curto ou o avanço é curto.
É só a minha opinião e, obviamente, vale o que vale.
Cumps.
Nuno
 

tranquilo

Active Member
Se sentes necessidade de ter o selim tão para trás, ou o quadro é curto ou o avanço é curto.

Nada disso, é simplesmente o meu ponto de equilíbrio. O tamanho do quadro em nada influencia a posição (altura e setback) do selim em relação ao pedal.
 

bigben

Member
eu nada percebo do assunto mas estou de acordo com o Nuno... no caso de sentires muito para a frente não seria no selim que devias mexer mas sim colocar um avanço mais longo.. abraço
 

tranquilo

Active Member
Então se não percebes nada disso :D Estou a brincar :D

Vamos lá ver, a posição em que se mete o selim não tem nada que ver com com isso. É independente do quadro. Por exemplo, há muita gente que acha que se deve ter o joelho por cima do pedal etc. depois há a questão da altura a que se mete o selim usando umas fórmulas xpto etc... Isto não depende do quadro! Nada mesmo. Basta pensar um bocado para perceber isso.
O tamanho do quadro vai influenciar a altura a que se mete o guiador bem como o avanço deste e nada mais que isso.
Eu nunca disso que me sinto curto! de facto até estava a pensar mudar o avanço de 110mm para 100mm.
A questão é que é naquela posição que estou equilibrado em cima da bicicleta, sem pressão nas mãos nem força nas costas. Ok?

Obrigado pelos inputs
 

pratoni

Well-Known Member
o que deviam ter dito é que devias ter um espigão com um recuo maior para o selim não estar apoiado no limite, o que a longo prazo pode não ser muito saudável para os carris ou mesmo para o espigão...
 

tranquilo

Active Member
Nada!
A minha intervenção teve a ver com o recuo do selim, essencialmente.
No entanto, se te sentes bem assim, siga!
Ok, não era isso que estava a perceber quando falaste de tamanhos de bicicletas :rolleyes:


o que deviam ter dito é que devias ter um espigão com um recuo maior para o selim não estar apoiado no limite, o que a longo prazo pode não ser muito saudável para os carris ou mesmo para o espigão...
Com isso concordo, o problema é arranjar um espigão com um setback maior que 25mm. Sei que a FSA tem um ou outro mas são caros.
 

pratoni

Well-Known Member
O canyon vcsl acho que vai até 35mm mas não tenho a certeza...

Acho que há uns ritchey's também...
 

Nuno Félix

Active Member
Bom, então se necessitas de mais recuo, é sinal que o selim está mais para lá do que a conta.
Era isso de que falava.
E sim, um quadro e a sua geometria influenciam, mas isso já são otros quinhentos.
Tenta um avanço maior, emprestado, antes de adquirires um espigão com mais recuo...
Ou então experimenta um espigão como pretendes.
 

tranquilo

Active Member
Nao, Nuno, não influencia, seja qual for o tamanho do quadro, a altura e o recuo do selim é sempre o mesmo. E se discordas então peço que me mostres provas ;)
E vou colocar, quem sabe, um avanço mais curto.
 

pratoni

Well-Known Member
Também concordo que a distancia (na vertical e horizontal) entre o selim e os pedais deve ser sempre igual, independentemente de que quadro estamos a falar.

Existem é casos, como o do tranquilo, em que o equipamento e quadro levam a posições extremas do selim.

Daí aconselhar a troca do espigão para um com mais recuo porque o selim nessa posição qualquer dia estraga qualquer coisa...
 

Nuno Félix

Active Member
Não quero de forma alguma discordar com quem quer que seja, até para não entrar em off-topic.

No entanto, estive a ver, por ex., o site do Bike Discount, onde nas bikes que têm à venda, têm um gráfico com medidas e ângulos.

Consoante se muda de tamanho de bike, o ângulo entre o tubo do espigão a a escoras horizontais difere, o que, a meu ver, influencia o ângulo entre selim e centro do eixo pedaleiro.

Para além de que a oscilação da medida do tubo horizontal influencia a posição de condução e, consequentemente, a ergonomia do rider na bike.

Mas isto é só uma opinião de quem pouco ou nada percebe de estrada... :)
 

tranquilo

Active Member
Existem é casos, como o do tranquilo, em que o equipamento e quadro levam a posições extremas do selim.
É mesmo o meu corpo... tenho as pernas um bocadito curtas :D

Consoante se muda de tamanho de bike, o ângulo entre o tubo do espigão a a escoras horizontais difere, o que, a meu ver, influencia o ângulo entre selim e centro do eixo pedaleiro.
Mas, novamente, isso não altera a altura e recuo do selim em relação ao eixo pedaleiro, que é o que interessa.

Para além de que a oscilação da medida do tubo horizontal influencia a posição de condução e, consequentemente, a ergonomia do rider na bike.
Isso é outro assunto, não estávamos a falar da posição do selim? ;)
 
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