• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A minha bicicleta - Jerónimo

Guerreiro_76

New Member
Parabéns companheiro!! Excelente maquina para rodar nas estradas algarvias!!!
Estou à espera do Scorpio este ano para darmos umas voltas por cá!!!!
Já agora parabéns tb ao Jaime pelo excelente trabalho e bom gosto!!
 

paradawt

Moderador
Bem está na hora de eu comentar a máquina... :)

Sou-te sincero... O titânio ainda não está nos meus planos, mas não descarto nadinha quando chegar aos 40/45 anos ter uma coisa destas ;)

O que eu mais gosto?

Conjunto avanço/guiador. Acho que são lindissimos. Nada a que a Ritchey nestes últimos tempos não nos tenha habituado.

Gosto imenso do espigão e dos porta bidão!!!! Até equaciono uns para mim. Mas não podem ter as letras dessa cor.

Embora não seja Shimanista, o Ultegra dispensa apresentações! Mas porquê o preto?! Não sei até que ponto o cinza não ficaria melhor. Ou até não! Dada a cor do quadro. Só vendo mesmo.

O quadro tem linhas rectas, mesmo ao meu gosto!!!!

Essa forqueta é muito bonita. Só não encaixa melhor aí porque inevitavelmente a caixa de direcção fica no exterior. Mas mesmo assim não deixa de ser bonita.

Basicamente tens aí um avião, construído à tua medida e que deve ser confortável q.b.

Aproveita e espeta-lhe muitos e muitos kms.

Cumprimentos.
 
Last edited:

pemartins

Well-Known Member
boas Tavira, a bicicleta está muito bem conseguida, gosto deste tipo de projetos onde a originalidade vem ao de cima. Parabéns pela montagem e disfruta ao máximo da tua nova bicicleta.
Para melhorares o teu tópico podias juntar uma lista de todos os componentes e pesos quer das partes, quer do todo.
abraço e boas pedaladas
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Primeiramente, PARABÉNS!

Depois, QUE OUSADIA! Para quem não passou pelo carbono, enveredar de cabeça no titânio é de louvar e aguadar pelo melhor feedback, que não será, desta feita, condicionado por experiências anteriores com o referido carbono.

Por fim, a minha modesta e humilde opinião, que vale o que vale, ou seja: para Si nada! Pois gostos / opções pessoais são isso mesmo e não podem nem devem ser contrariadas, antes e apenas só comentadas...

Geometria / desenho do quadro: nada a apontar, porque facilmente se percebeu a ideia de ir de encontro ao retro, até pela opção de caixa de direção externa... (acho que é assim que se donomina, ou será semi-integrada...)

Porém, ou o quadro é um pouco grande ou o espigão de selim caiu para dentro do tubo, dado que o próprio selim está praticamente ao plano do guiador e numa bicicleta de estrada a posição de condução é muito mais racing... (a não ser que tenha sido prepositado, por opção, por questões de conforto/saúde, etc).

Periféricos: se a escolha do conjunto guiador / avanço recaiu no material Ritchey, já o espigão de selim não deveria ter saído dessa linha, por forma a homogeneizar a bicicleta (talvez aqui o fator peso/preço tenha prevalecido, pois os Ritchey não são ávidos no peso). Já agora o avanço, parece-me que está montado ao contrário. Será para melhorar a ergonomia / conforto...

Quanto às grades de bidão, desculpem-me a contrariedade mas discordo que as de titânio tivessem ficado melhor, até porque as que lá estão dão um belo contraste entre o escuro (carbono) e o claro (titânio). Contudo, aquelas letrinhas laranja deveriam ter os dias contados, é que não combinam com o resto dos pormenores em vermelho que se instalaram...

Protecção de escora: soberba! (quero uma para mim, ou melhor duas ou três para quando as anteriores se estragarem). Parecem-me que são qualquer coisa "Hand Home" e ajudam e muito a criar o tal contraste.

Fita de guiador: existem no mercado opções mais felizes - uma com textura em carbono daria outra beleza. Reconheço que talvez o conforto saísse, porventura, prejudicado!

Grupo: Shimano Ultegra, mais do que suficiente para ser duradouro, eficaz, belo, preciso e astuto sempre que solicitado...

Forqueta: eu sei que já vem de fábrica com o quadro. Ou era essa ou a EASTON EC70, mas bem negociado e adquirida uma Ritchey a bicicleta não ficava nada pior!

Rodas: não tenho grande opinião por desconhecimento de causa, mas a moda, atualmente recai nas de médio/alto perfil, opções...

De resto, sublinhando os parabéns, é usar e abusar disfrutando ao máximo!

PS: porquê que não se deu continuidade a este tópico? http://www.forumciclismo.net/showthread.php?4721-Jerónimo-Czar-Ti-do-TAVIRA-by-Scorpio

Cumprimentos,
 

TAVIRA

New Member
Viva

Cantona, pelo comprovar das ideias que manifestou, e as quais concordo, quase na integra (uma delas serão as fitas, e para que estas não perdessem o contraste do guiador e avanço, optamos pela côr preta.Também eu compartia essa mesma idéia, e comprei anteriormente umas em toque carbono na côr cinza clara e imaginava que ficariam a matar....mas na realidade e com a bicicleta há vista não concordamos com a sua aplicação.
Cantona, depois de ler o post e concordar com quase tudo, me quer parecer que tinhamos feito um belo trio na escolha da roupagem da dita cuja... he he HOUVESSE MASSA PARA GASTAR QUE CONCERTEZA MELHOR FICARIA .....

Gostaria de agradecer em meu nome e do Jaime que foi o mentor e designer da ideia, os vossos comentários em relação á menina he he .

Saúde P.S.S
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member

TAVIRA

New Member
Cantona

Só mais tarde percebi que a opção seria a aposta no preto ... mas também teria de optar pela comodidade, daí o tal de GEL na fita....já que me abeiro-me dos cinquenta, he he
A minha primeira opção que pairava na minha cabeça:
http://www.jeronimocycles.com/images/stories/cZar_FFF/DSC_5133.jpg tenho-as, é só dar cabo das pretas que coloco-as de seguida.
Mas também é verdade que sempre quiz uma bicicleta como uma que tive á 30 anos atrás quando desfrutava dos belos passeios pela pista do Tavira.Talvez que uma das razões que me fez ainda acreditar no ciclismo e consequentemente levar -me na compra da dita, foi o de comemorar a volta a Portugal ganha por um Algarvio....ou melhor 1º - 2º - 4º lugar.

Saúde P.S.S
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Vendo bem... a fita cinza não fica nada pior.

Quanto ao conforto deixo uma dica que uso há muitos anos: por de baixo da fita nova, nas zonas onde mais coloco as mãos (drops e zona reta do guiador) enrolam-se as fitas antigas por forma a criar mais volume e melhor "almofada".

... por curiosidade e algum interesse talvez, qual foi o tempo que demorou a elaborar todo o projeto e construir o quadro até à sua entrega.

Comenta-se que pode demorar meses!!! Sendo que o tempo médio de espera sejam as 10 / 12 semanas, desde que se aprova o projeto até à sua entrega em casa (por correio, presumo).

Depois, ao que pude perceber, o fabricante é Português. Qual foi a relação que estabeleceram entre ambos, ou seja, a disposição que o mesmo entregou ao projeto. E se o produto final correspondeu realmente ao que foi sendo comunicado / desenhado.

Tudo isto porque, numa busca aqui no FORUM CICLISMO, verifiquei que o início da apresentação desta marca (JERONIMO) foi algo atribulada... http://www.forumciclismo.net/showthread.php?1368-A-minha-nova-JER%D3NIMO-Czar-Ti

E é sempre importante termos informação por alguém que tem real conhecimento de causa e não porque um amigo do amigo diz que disse ou que viu...

Se pudesse facultar a Sua sincera opinião, no que diz respeito a garantias e qualidade do material, montantes, formas de pagamento, comprovativo de compra (fatura), valor do IVA aplicado, extras faturados ou não, embalamento, porventura se abrissem novas oportunidades de negócio para outros tantos Users!

Obrigado e cumprimentos,
 

TAVIRA

New Member
Viva Cantona.

Sobre o fabricante Pedro Jeronimo, só posso dizer bem, ou melhor, muito bem.... e porquê ? O Pedro sempre me demonstrou uma grande vontade em explicar o porquê do quadro ter as especificações ou as medidas por mim enviadas em amplo questionário, e que eu percebesse o porquê da biciclete benefeciar de uns determinados ângulos em relação a outros. Foi excedivél na forma do trato, para um "CICLISTA", que já não andava á cerca de trinta anos de bicicleta, e que me encontrava bastante desactualizado ou melhor... sem saber como referenciar a complexidade em pedir um quadro xpto . Felizmente para mim que nesta conversa, o Scorpio ou o Jaime intervio como moderador, para que eu conseguisse realizar o melhor pedido do quadro bicicleta consoante as minhas aptidões.... Nesta conversa que foi a três saiu um belo de um resultado com a entrega do quadro e forqueta muito antes da média de entrega do mesmo. No final o Pedro como gentelman que é, ainda me ofereceu algum que outro pormenor.
O Quadro, assim como todos ELES, têm garantia vitalicia, QUE SE TRADUZ NUM GRANDE DESCANSO PARA QUEM OS PEDE.
Cantona, qualquer dúvida que tenham sobre a sua empresa a PEDRO JERÓNIMO, Falem com o Pedro e verão que é uma pessoa que se pode passar horas A FIO, a falarmos deste tema que nos une.
Saúde P.S.S
 

Man_In_Blue

New Member
Antes de mais dou-te os meus parabéns pela máquina :)

Não vou discutir gostos pois cada um tem os seus.

Como é que a máquina se comporta no asfalto?
 

TAVIRA

New Member
Viva

É LEVE... e quando levantamos o rabo e pomos as mãos na parte de baixo do guiador.... os outros ficam para trás he he . Bem a verdade é que estou encantado com a sua suavidade na absorvência das irregularidades do piso assim como da sua rápida resposta quando esta é solicitada. A minha biciclete é a melhor... para a minha idade e para algumas voltinhas rápidas á TAVIRA
Saúde P.S.S
 

TAVIRA

New Member
TAVIRA estás a querer dizer que mesmo absorvendo as irregularidades do chão quando pedalas em pé ela não se torce toda é isso?


Viva

Man- Escolheste as palavras certas para o comportamento do quadro. Mas também não nos podemos esquecer de toda a involvência que são os perifericos na ajuda desta não enrolar quando levantamos o rabo para puxarmos por ela . Ah, apesar de perceber quase nada das questões técnicas, me parece que as rodas ajudam e bem...

Saúde P.S.S
 

Man_In_Blue

New Member
É claro que a rigidez das rodas influencia em muito a torção da bicla quando se pedala em pé.

Essas em particular não tenho nenhum feedback mas dada a pessoa que as escolheu de certo que são de excelência tal como o quadro.

Dá kms à bicla e vai actualizando o tópico com as tuas opiniões e sensasões :)
 

pemartins

Well-Known Member
Tavira gosto bastante do conjunto avanço + guiador Ritchey, e como estou a pensar comprar um, tenho algumas dúvidas relativamente ao peso. Pelas imagens vi que usas um avanço de 100mm, chegaste a comprovar o peso, é mesmo 100gr? E o peso e tamanho do guiador? Acho que no outro tópico criado pelo Scorpio vinha lá os pesos do conjunto mas esse tópico já não está disponível
 
Top