• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A incrível história de Andrey Amador

JMA

Member
Esta história já tem cerca de 3 meses mas nunca é demais ler.

Andrey Amador ficou inconsciente, junto de um rio, durante seis horas após ter sido alvo de um ataque de um grupo de desconhecidos que queriam apoderarem-se da bicicleta do costa riquenho que fazia o último treino do ano. “Deixaram-no inconsciente e, muito provavelmente, golpearam-no em seguida. Esteve seis horas inconsciente.

Andrey Amador é um ciclista relativamente desconhecido, mas devido a um azar da vida pode vir a entrar no imaginário de muitos adeptos da modalidade. Costa-riquenho de nascimento, Amador prepara-se para correr esta temporada ao serviço da Movistar (antiga Caisse d’Epargne), mas por pouco não viu a vida andar para trás.

Amador_400x6001.jpg


Numa entrevista ao diário Marca, o ciclista de 24 anos conta uma história digna de um filme de acção (ou terror, depende da perspectiva): “No dia 29 de Dezembro fui até à zona de Heredia, a 50 quilómetros da capital San José, para realizar um treino em altura. Estava a subir e reparei que havia dois carros com os vidros fumados que passaram por mim lentamente várias vezes. Minutos depois, ao fazer uma curva, um dos veículos estava atravessado na estrada e três homens aguardavam por mim. Dei a volta e a escassos metros estava o outro carro também a bloquear a passagem. Por sorte encontrei um caminho de terra e não hesitei. Comecei a acelerar o ritmo, mas não tardei em vê-los atrás de mim com um todo-terreno”, recorda o ciclista.


Mas a perseguição à Jason Bourne (personagem do filme "Identidade Desconhecida") não ficou por aqui. Amador conta que “a dada altura decidiu deixar a bicicleta pelo caminho e escapar a pé, mas qual foi a minha surpresa quando não contentes em ficarem com a bicicleta, continuaram-me a perseguir e a disparar com pistolas eléctricas”, algo que o ciclista da Movistar apenas se deu conta à posteriori, já que num primeiro momento pensou que fossem armas de fogo. “Só escutava os disparos e sentia o impacto nas minhas pernas. Saltei várias cercas e procurava o sangue, mas pensava que o medo não me deixava ver com clareza. De repente escutei um outro disparo e tudo ficou negro. Quando voltei a abrir os olhos estava caído junto de um riacho. Estava tudo escuro e só podia ver o que o luar iluminava. Sentia dores no corpo todo”.

Entre o ataque e o despertar tinham passado várias horas, pelo que quando o costa-riquenho acordou já era de noite. Amador caminhou vários quilómetros até chegar a um supermercado onde conseguiu ligar ao irmão a pedir ajuda. Nessa mesma noite começaram os problemas de saúde: “Comecei a vomitar e fui ao hospital. Aí detectaram que os rins não estavam a funcionar, mas como o tratamento não fez efeito os restantes órgãos começaram também a falhar. Tive um edema pulmonar, comecei a perder tecido muscular do coração e estava tão inchado que parecia um monstro. Só conseguia respirar com uma máscara de oxigénio e estive três dias a tossir sangue”.

Com tudo isto poder-se-ia pensar que o ciclismo tinha sido colocado de parte, mas o resistente Amador “só pensava em recuperar”. Curioso é que algumas semanas mais tarde, quando regressou a casa, deparou-se com um pedido de resgate pela bicicleta. Tendo negado qualquer pagamento, o corredor da Movistar veio a recuperar a máquina mais tarde, depois desta ter sido abandonada e consequentemente encontrada por um desconhecido, que a troca de um punhado de euros a devolveu.

Radicado em Pamplona, Andrey Amador está novamente de regresso à competição, apenas pouco mais de um mês após esta experiência perfeitamente surreal.
 

fogueteiro

Active Member
São estas e outras histórias que nos deviam fazer pensar quando nos queixamos com uma dor numa unha.

Força Andrey. Mostra o que vales!!
 

Figueiredo

Active Member
Não conhecia mas a partir de hoje já ganhou um adepto sempre que a Movistar estiver presente numa prova vou procurar o nome de Andrey Amador e torcer por ele... agora digam-me lá sinceramente o que é que este grupo de "bestas" merecia:mad:
 

Burning Dogma

New Member
Chiça, eu lembro-me de ter lido qualquer coisa sobre o incidente mas fiquei com a ideia de que ele abandonou a bike e foi agredido mas nada que o deixasse inconsciente e com tantas mazelas. Não terá sido isto algum ajuste de contas ou algo assim? Para roubar a bicicleta não era de certeza se não não a abandonavam de seguida.
 

SPETTACOLO

New Member
Não conhecia a historia e já estou como o figueiredo... Ganhou mais um adepto!!

Há situações na vida de muito azar mesmo, mas com a força de vontade tal como Amador teve naqueles momentos de pânico e problemas á posterior, tudo se ultrapassa =)

A esses senhores eu sabia bem o que lhes fazia sabia!!! Ás vezes ate tenho "medo" que isso aconteça por cá e que algum deles se consiga reconhecer!
 

JMA

Member
Inicialmente quando comecei a ler a notiçia pensei que tinham feito a perseguição para extrair orgãos, um rim por exem...
Ultimamente tem havido relatos de traficantes que procuram atletas ou desportistas que treinam sozinhos para extrair orgãos e depois abandonam os corpos em locais ermos.
Felizmente em Portugal ainda não há relatos destas histórias...
 

Samuel.R

New Member
Também não conhecia a história e é daquelas coisas que apesar de nos apetecer dizer tudo e mais alguma coisa, ficamos absolutamente sem palavras....

Por acaso já me passou pela cabeça essa história de "bikejacking"... e se algum dia, uns engraçadinhos se lembram de "assaltar" o pessoal e levar a bike??
Se já as roubam dentro das próprias garagens, imaginem se, se lembram de roubar na estrada...
 

Figueiredo

Active Member
já me passou pela cabeça essa história de "bikejacking".

A moda só ainda não pegou porque felizmente a maior parte dos "amigos do alheio" não lhes passa sequer pela cabeça o valor de algumas bicicletas e depois não estão por dentro do mercado para as despachar porque hoje em dia nalguns casos era mais rentável que assaltar uma ourivesaria...
 

biza

Member
Este senhor Atleta tem mais um fã, força Andrey:D... em relação a nós, já ouvi algumas coisas pros lados de Setubal que já fizeram bikejacking, não sei ao certo mas houve algo desse genero, do tipo chegar uma Ford Transit parar á frente de 3 ciclistas e saltarem lá de dentro 4 gajos com arma em punho e tiram as bikes a eles...
è o que se conta...não sei ao certo a veracidade...

Boa sorte a todos nós!!!

Bons treinos e abraços de Alverca!!!
 

FDias

New Member
Estória do caraças esta. Já nem a dar uma voltinha de bike se pode andar descansado.
Eu estou como o SPETTACOLO. Tendo hipótese bem sei o que lhes fazia, se me acontece-se a mim e eu reconhece-se a cara de algum tenho a impressão que lhes tirava o vício do gamanço. É melhor nem pensar nisso.
 
Top