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1º bike de estrada, muitas dúvidas...

francisco

Well-Known Member
Vi também uma marca que não conhecia, Vitoria. Têm algum feedback? Gostei da cor e do quadro, penso que era tudo 105 menos a pedaleira, à volta de 1100€
 

Sword

Well-Known Member
Vendo bem ao pormenor as bikes da Decathlon são interessantes. Eles ganhavam em ter melhor gosto para os quadros, mas pronto. Paciência, mas que vendiam mais lá isso vendiam. E nem falo no design e afins em termos de geometria. Quando muito podiam adicionar um ou outro detalhe e falo mesmo é nas cores e um ou outro pormenor quanto ao lettering que utilizam.

Agora olhando ao que pesquisei e não sendo um entendido como tantos que aqui há o que parece que existe nas bikes é o mesmo que nos telemóveis ou computadores. Para terem determinada tecnologia poupam noutras. As combinações são do género.

Pelo orçamento e ao que há no mercado é impossível carbono + disco + grupo bom...
Pelo orçamento e ao que há no mercado é impossível carbono + v-brake + grupo...
Pelo orçamento e ao que há no mercado é impossível carbono + qualquer coisa...


Pelo orçamento e ao que há no mercado é impossível alumínio leve + disco + grupo bom...
Pelo orçamento e ao que há no mercado é possível alumínio pesado + disco + grupo bom...
Pelo orçamento e ao que há no mercado é possível alumínio levado + v-brake + grupo bom...


E sabendo que as pernas é que contam, bem como a vontade. Se se for para travões de disco leva-se com Claris ou Sora e a burra é pesada. Se se for para um grupo 105 os travões são v-brake e a burra é mais levezinha. E pronto. Abrindo a carteira para os ~1500 abrem-se outras possibilidades. Fico na dúvida se existe razoabilidade na produção das bikes. Por exemplo sei que nos telemóveis as marcas retiram certas características em prol de outras e não é pelo custo é mesmo para o cliente não se sentir satisfeito com aparelhos de gama mais baixa e o forçar a ir para gama seguinte onde tem já tudo o que precisa (excluindo topos de gama). Exemplo: Um telemóvel (melhor vários) hoje em dia não trazem o led de notificações. Isso seria caro para a marca em termos de produção? Não. As marcas apenas não têm porque sentem que isso é algo que faz diferença nos consumidores e que pelo led dar jeito preferem pagar 150 euros por um telemóvel do que pagar 100. Preferem ir para a gama seguinte .... ou seja propositadamente limitam algumas funcionalidades baratas em produção para o consumidor ir para outra gama sabendo que vai pagar mais por isso. São poucos os que conseguem encaixar-se na tarefa dificil de ter um compromisso entre o que precisa e dá jeito e o que lhe é oferecido de forma propositadamente limitada

Nas bikes será que acontece mesmo? Deixo no ar.
 

AGomes

Active Member
Eu acho que as novas da decathlon são bem bonitas!
Eu tenho uma triban520 das antigas. Feia, v-brake, sora e o caraças. Com boas pernas e afinadinha é uma bomba eheh

Acho que já alguém disse pelo fórum, que foi o facto de ter uma primeira bicicleta mais “barata” que lhe deu valor quando foi para comprar uma mais cara anos depois. Ou algo do género. Penso que foi o @cconst.

Eu sou a favor de serem contidos na compra da primeira bicicleta. Dá-se mais valor ao cuidar das pernas. E se fica parada, se chove, se te metes no paralelo não é tão traumático.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu acho que as novas da decathlon são bem bonitas!
Eu tenho uma triban520 das antigas. Feia, v-brake, sora e o caraças. Com boas pernas e afinadinha é uma bomba eheh

Acho que já alguém disse pelo fórum, que foi o facto de ter uma primeira bicicleta mais “barata” que lhe deu valor quando foi para comprar uma mais cara anos depois. Ou algo do género. Penso que foi o @cconst.

Eu sou a favor de serem contidos na compra da primeira bicicleta. Dá-se mais valor ao cuidar das pernas. E se fica parada, se chove, se te metes no paralelo não é tão traumático.
O problema da primeira bicicleta é que alguns são para-quedistas e não sabem se continuam ou se abandonam e para se tomar o gosto não é preciso gastar 10.000 e se gostarem não se perde muito para seguir na modalidade com bicicleta melhor, conheço alguns 1500 parados nas garagem que até mete dó, já nem falo em valores maiores, isto excluído os por que sim, porque podem, porque querem ou os porque gostam
 

MJC

Member
O problema da primeira bicicleta é que alguns são para-quedistas e não sabem se continuam ou se abandonam e para se tomar o gosto não é preciso gastar 10.000 e se gostarem não se perde muito para seguir na modalidade com bicicleta melhor, conheço alguns 1500 parados nas garagem que até mete dó, já nem falo em valores maiores, isto excluído os por que sim, porque podem, porque querem ou os porque gostam
Voltei! Já comprei a bicicleta! Para já acho que é suficiente para mim (após anos de paragem), o que mais condizia com o meu orçamento (dado que comprei tb material), por isso optei pela Triban RC500. Depois de afinados os pormentores (altura do selim, travessas do sapato, etc..) lá me fiz à estrada com ela, ontem, e simplesmente adorei! Com mais ou menos atrapalhação na transmissão (de quem vem do btt) ou de quem experimenta os pedais de encaixe pela primeira vez (em casa estar a treinar parado), simplesmente adorei!
Já agora, é normal o alcatrão comer as travessas Keo 3 quase todas só numa viagem, ou é azelhice minha? Uma delas até já nem tem a borracha! :rolleyes:
Foram poucos kms, mas estes dois feriados lá estarei de novo na estrada!
Obrigado por tudo, por cá continuarei a aprender com quem sabe!
Abraço a todos!
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Voltei! Já comprei a bicicleta! Para já acho que é suficiente para mim (após anos de paragem), o que mais condizia com o meu orçamento (dado que comprei tb material), por isso optei pela Triban RC500. Depois de afinados os pormentores (altura do selim, travessas do sapato, etc..) lá me fiz à estrada com ela, ontem, e simplesmente adorei! Com mais ou menos atrapalhação na transmissão (de quem vem do btt) ou de quem experimenta os pedais de encaixe pela primeira vez (em casa estar a treinar parado), simplesmente adorei!
Já agora, é normal o alcatrão comer as travessas Keo 3 quase todas só numa viagem, ou é azelhice minha? Uma delas até já nem tem a borracha! :rolleyes:
Foram poucos kms, mas estes dois feriados lá estarei de novo na estrada!
Obrigado por tudo, por cá continuarei a aprender com quem sabe!
Abraço a todos!
Se a tua ideia de andar de bicicleta é como os Flintstones a andar de carro, sim, é normal.

Como assim gastar umas travessas numa viagem?! :O
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
Voltei! Já comprei a bicicleta! Para já acho que é suficiente para mim (após anos de paragem), o que mais condizia com o meu orçamento (dado que comprei tb material), por isso optei pela Triban RC500. Depois de afinados os pormentores (altura do selim, travessas do sapato, etc..) lá me fiz à estrada com ela, ontem, e simplesmente adorei! Com mais ou menos atrapalhação na transmissão (de quem vem do btt) ou de quem experimenta os pedais de encaixe pela primeira vez (em casa estar a treinar parado), simplesmente adorei!
Já agora, é normal o alcatrão comer as travessas Keo 3 quase todas só numa viagem, ou é azelhice minha? Uma delas até já nem tem a borracha! :rolleyes:
Foram poucos kms, mas estes dois feriados lá estarei de novo na estrada!
Obrigado por tudo, por cá continuarei a aprender com quem sabe!
Abraço a todos!
Essas travessas dos look a mim também não duraram muito tempo no estado original, e as borrachinhas, supostamente para não escorregar, de um dos lados não esteve lá 1 mês... não sei se é feitio, mas comigo tb foi mais ou menos isso, e só tiro o pé nas situações normais (semáforo, cruzamento, café, cumprimentar a malta, queda :D :D)
 

tfernandes93

Well-Known Member
Voltei! Já comprei a bicicleta! Para já acho que é suficiente para mim (após anos de paragem), o que mais condizia com o meu orçamento (dado que comprei tb material), por isso optei pela Triban RC500. Depois de afinados os pormentores (altura do selim, travessas do sapato, etc..) lá me fiz à estrada com ela, ontem, e simplesmente adorei! Com mais ou menos atrapalhação na transmissão (de quem vem do btt) ou de quem experimenta os pedais de encaixe pela primeira vez (em casa estar a treinar parado), simplesmente adorei!
Já agora, é normal o alcatrão comer as travessas Keo 3 quase todas só numa viagem, ou é azelhice minha? Uma delas até já nem tem a borracha! :rolleyes:
Foram poucos kms, mas estes dois feriados lá estarei de novo na estrada!
Obrigado por tudo, por cá continuarei a aprender com quem sabe!
Abraço a todos!
Boas voltas na máquina! Não te esqueças de apresentar a menina no tópico de mostrar a fininha :p
 

torui

Well-Known Member
Quem me dera, as minhas (shimano) nem 1 ano duram. Mas vivo numa zona urbana cheia de semáforos, é onde gasto cleats à grande. Como normalmente pouso o pé esquerdo quase sempre, é o que se rompe mais.
Duram muito tempo porque não tenho pontos de paragem ao longo do percurso, e só coloco o pé no chão após a bike estar totalmente imobilizada. O calcanhar vai sempre á frente cada vez que paro.
 

Bruso

Well-Known Member
Duram muito tempo porque não tenho pontos de paragem ao longo do percurso, e só coloco o pé no chão após a bike estar totalmente imobilizada. O calcanhar vai sempre á frente cada vez que paro.
Calcanhar vai à frente da ponta do pé? Ca ginástica xD.

Os meus também costuma durar cerca de 1 ano. Mas também não tenho nenhum cuidado especial. Ando o que tenho que andar com eles sem pensar no desgaste. Por 10£ não vale a pena pensar muito.

As borrachas no calcanhar dos meus Sidis é que já viram melhores dias e vão ter de ser mudadas. Ainda não procurei mas deverão ser mais caras que um par de cleats.
 

torui

Well-Known Member
Calcanhar vai à frente da ponta do pé? Ca ginástica xD.

Os meus também costuma durar cerca de 1 ano. Mas também não tenho nenhum cuidado especial. Ando o que tenho que andar com eles sem pensar no desgaste. Por 10£ não vale a pena pensar muito.

As borrachas no calcanhar dos meus Sidis é que já viram melhores dias e vão ter de ser mudadas. Ainda não procurei mas deverão ser mais caras que um par de cleats.
Para bom entendedor meia palavra basta, o que assenta em primeiro lugar no chão quando paro é o calcanhar. Experimenta a fazer tu mesmo, e aproveitas podes fazer um alongamento sem sair da bike. heheheheheheh
Procura o significado de iliteracia, e vais perceber o contexto da tua pergunta lol lol
 

MJC

Member
Essas travessas dos look a mim também não duraram muito tempo no estado original, e as borrachinhas, supostamente para não escorregar, de um dos lados não esteve lá 1 mês... não sei se é feitio, mas comigo tb foi mais ou menos isso, e só tiro o pé nas situações normais (semáforo, cruzamento, café, cumprimentar a malta, queda :D :D)
Pois, até fiquei de boca aberta pq lembro-me de parar só 2x e fiquei no mesmo sitio, além dos semaforoa. Agora como não tinha experiência de sapato de encaixe é possível ter antecipado o pé no chão ao final da travagem. Mas acho exagerado aquele estado...
 
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