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1º bike de estrada, muitas dúvidas...

Atspl

New Member
Boa noite,

Estou a pensar comprar esta bike RC520 ou RC500 mas estou com algumas dúvidas em relação aos pedais. Li que a bike traz pedais de plataforma e vi algumas pessoas aconselharem pedais de encaixe (penso que esses devem ser o que procuro, isto é, algo que mantenha o pé sempre em contato com o pedal) mas não sei quais escolher nem os sapatos compatíveis. Alguém podia ajudar?
Obrigado
 

pemartins

Well-Known Member
Pedais de encaixe o pé vai preso. Neste tipo de pedal existe maior transferencia de energia para os pedais. Os mais usuais são do tipo Shimano ou Look. No site da Decathlon tens lá bons pedais quer da marca própria quer da Shimano ou Look. Os pedais que escolheres já trazem os cleats, peças que servem de encaixe entre sapato e pedal, que são compatíveis com todos os sapatos de estrada.
 

Atspl

New Member
Pedais de encaixe o pé vai preso. Neste tipo de pedal existe maior transferencia de energia para os pedais. Os mais usuais são do tipo Shimano ou Look. No site da Decathlon tens lá bons pedais quer da marca própria quer da Shimano ou Look. Os pedais que escolheres já trazem os cleats, peças que servem de encaixe entre sapato e pedal, que são compatíveis com todos os sapatos de estrada.

Obrigado,
Por exemplo estes pedais e estes sapatos são compativeis?
https://www.decathlon.pt/pedais-bicicleta-look-keo-easy-id_8515970.html
https://www.decathlon.pt/calcado-bicicleta-roadr-500-vr-id_8584842.html
 

cou7inho

Well-Known Member
Não são os sapatos que tem de ser compatíveis. O que tem de ser compatível é o cleat que é a peça que se aparafusa a sola do sapato e que depois encaixa no pedal. Se comprares pedais da Look compras o cleat da look. Se comprares pedais da Shimano compras cleats da Shimano. Entre Shimano e look segundo sei acaba por ir dar tudo ao mesmo Pessoalmente gosto mais da Look pq os cleats são mais discretos É importante saberes os cleats tem diferentes níveis de flutuação. Ou seja quando se encaixa o pé no pedal há uma tolerância para rodar o pé para um lado e para o outro. Há cleats que nao tem nenhuma tolerância mas esses não são de todo aconselhados para a grande maioria das pessoas. Se comprares da look compra os cinzentos que tem 4.5 graus. Se comprares Shimano compra os que tem 6 graus. Penso que são estes os valores.
 

pratoni

Well-Known Member
Não são os sapatos que tem de ser compatíveis. O que tem de ser compatível é o cleat que é a peça que se aparafusa a sola do sapato e que depois encaixa no pedal. Se comprares pedais da Look compras o cleat da look. Se comprares pedais da Shimano compras cleats da Shimano. Entre Shimano e look segundo sei acaba por ir dar tudo ao mesmo Pessoalmente gosto mais da Look pq os cleats são mais discretos É importante saberes os cleats tem diferentes níveis de flutuação. Ou seja quando se encaixa o pé no pedal há uma tolerância para rodar o pé para um lado e para o outro. Há cleats que nao tem nenhuma tolerância mas esses não são de todo aconselhados para a grande maioria das pessoas. Se comprares da look compra os cinzentos que tem 4.5 graus. Se comprares Shimano compra os que tem 6 graus. Penso que são estes os valores.
É claro que os sapatos têm de ser compatíveis com os pedais, não consegues usar sapatos de btt com pedais de estrada e vice versa.

Quanto aos cleats não te preocupes quem vêm com os pedais.

Esses sapatos são compatíveis com pedais de estrada e btt portanto estás a vontade, embora ache que uns cleats de btt metálicos nessa sola para andar ainda vai ser pior que uns cleats de estrada de plástico.
 

cou7inho

Well-Known Member
É claro que os sapatos têm de ser compatíveis com os pedais, não consegues usar sapatos de btt com pedais de estrada e vice versa.

Quanto aos cleats não te preocupes quem vêm com os pedais.

Esses sapatos são compatíveis com pedais de estrada e btt portanto estás a vontade, embora ache que uns cleats de btt metálicos nessa sola para andar ainda vai ser pior que uns cleats de estrada de plástico.
Nem me lembrei que o user em questão pudesse confundir sapatos de estrada clm BTT. Bem visto. Peço desculpa
 

Atspl

New Member
...e como o orçamento estava a ficar muito alto, vou mudar para a RC120. Não quero gastar muito e depois ficar arrependido.
 

Atspl

New Member
Pela diferença de preço a rc500 vale muito mais que a rc120.

Sim, mas já são mais 150€ que até teria ponderado mais se também não me tivessem dito que só estão previstas em stock em Março... e como já ando há bastante tempo a tentar decidir-me, tudo isso junto fez-me decidir pela 120. Acredito que não fique muito mal servido.
 

newb

Well-Known Member
...e como o orçamento estava a ficar muito alto, vou mudar para a RC120. Não quero gastar muito e depois ficar arrependido.
Vais ficar é arrependido se comprares uma mt fraca. Se ganhares gosto vais querer despachar essa bike. Como é da dectalon vão te dar depois pouco por ela.
É complicado (eu tb tenho uma, já a segunda - esta da decatlon tb, mas fica sp a ideia de comprar melhor. )
 

francisco

Well-Known Member
Bem, parece que temos aqui o primeiro problema na bina. :rolleyes:

A rosca da forquilha foi-se e deixou de fazer aperto para segurar a roda.
Por agora estou à espera de resposta da garantia mas o mais provável é ter que me desenrascar sozinho. Em principio vou abrir o diâmetro de furo de 12 para 14 mm e colocar um casquilho com uma nova rosca interior de 12mm afim de manter o mesmo eixo e rodas.

Sugestões são bem vindas!
 

jpacheco

Well-Known Member
Bem, parece que temos aqui o primeiro problema na bina. :rolleyes:

A rosca da forquilha foi-se e deixou de fazer aperto para segurar a roda.
Por agora estou à espera de resposta da garantia mas o mais provável é ter que me desenrascar sozinho. Em principio vou abrir o diâmetro de furo de 12 para 14 mm e colocar um casquilho com uma nova rosca interior de 12mm afim de manter o mesmo eixo e rodas.

Sugestões são bem vindas!

Vais abrir um furo para quê? Confesso que não percebi o problema :/
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Fénix, a rosca, como é que aconteceu tal coisa, não me digas que és como eu que nunca tirei as rodas da frente, bem, nunca em algumas, mas geralmente só sai se houver furo
 

francisco

Well-Known Member
Fénix, a rosca, como é que aconteceu tal coisa, não me digas que és como eu que nunca tirei as rodas da frente, bem, nunca em algumas, mas geralmente só sai se houver furo
tirei poucas vezes, talvez no máximo dos máximos 15 vezes. Meti sempre com cuidado mas comecei a perceber que algo não estava bem nas ultimas duas vezes. O passo da rosca é muito fina e possivelmente com alguma folga/toleranciamento ou pequeno defeito de fabrico foi moendo até acontecer isto.
 
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