• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mega Sondagem Legislativas 2022 Forum Ciclismo

intenção de voto do Forum

  • PS

    Votes: 8 12.5%
  • PSD

    Votes: 21 32.8%
  • Chega

    Votes: 5 7.8%
  • BE

    Votes: 2 3.1%
  • CDU

    Votes: 1 1.6%
  • IL

    Votes: 15 23.4%
  • PAN

    Votes: 3 4.7%
  • CDS/PP

    Votes: 1 1.6%
  • Livre

    Votes: 6 9.4%
  • Não vou Votar

    Votes: 2 3.1%

  • Total voters
    64
  • Poll closed .

Negoci8er

Well-Known Member
Reparei que puseste as universidades e os hospitais nos setores que o estado controla por serem fundamentais, mas também colocaste saude e educacao nos pontos em que o estado da liberdade as familias para decidir. Isso quer dizer exatamente o que? que hospital não tem a ver com saúde e universidades não tem a ver com educação? que da liberdade mas não muita?

O fundamental o estado deve dar! Depois permite a existência de hospitais privados, e ou escolas para quem quiser um serviço diferenciado.
Posso beber "cola" ou preferir "coca-cola", sou livre de escolher.

outra coisa que nao entendi. Sobre o governo do PS nao existe liberdade para as empresas concorrerem num mercado (interno e externo) concorrencial?
Primeiro não referi o PS no meu texto exemplificativo. Mas são ideologias que tentam controlar certos setores e castrar a dinâmica económica.

Promove a criação de vias de comunicação para fomentar o comércio -> não é feito em PT neste momento? devo-te dizer que portugal tem uma das melhores redes de acesso a internet que eu conheço.
Vias de comunicação, entenda-se (estradas, portos, aeroportos). Infraestruturas facilitadoras de relações comerciais. (também não disse que aqui e ali não se fazia nada. O governo do Cavaco foi o que construiu mais km's de auto-estrada é este o motivo. Fomentar trocas comerciais e dinamizar a economia.

A única coisa que ai eu nao vejo a ser feita em Portugal é "Fomenta a criação de novas empresas e dá condições para atrair capital estrangeiro"
Apesar de algumas melhorias existem passos que ainda não foram dados. Por exemplo, o Subsidio de natal e o de ferias, deveriam ser dissolvidos nos 12 salarios. Quando sugeri a minha empresa para abrir uma filial em portugal eles não gostaram da ideia por causa de não terem uma despesa constante e previsível com a massa laboral. Faz confusão as companhias ter 2 meses do ano em que os custos com o salario duplicam.

No entanto não me lembro de ver este ponto a ser abordado por nenhum partido politico, nem PS, nem PSD, nem Chega nem mesmo o IL.

Quais são as propostas dos liberalistas para melhorar este ponto ("Fomenta a criação de novas empresas e dá condições para atrair capital estrangeiro")?
Vários..., o Rui Rio por acaso foi bem claro descer no imediato o IRC. O IRS apenas mais tarde quando as finanças estiverem melhor. Mas também questões paralelas, por exemplo melhorar a eficiência do sistema judicial. Qual é a empresa que quer fixar-se em Portugal quando um processo judicial demora 10 ou mais anos?
 

gfrmartins

Well-Known Member
Por fim, achei muito curioso saber que se tivesse havido uma coligação PSD/CDS, o PS não teria tido maioria absoluta.

Desculpa mas não podes tirar essa conclusão dos resultados.

Se fossem coligados não sabes se teriam os mesmos votos ou não, provavelmente haveria menos gente a Votar PSD/CDS que apenas PSD ou apenas CDS.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Nao me lembro de ver algum governo de direita em Portugal promover qualquer tipo de regalia social. Podes me indicar uma?
A minha frase insere-se num contexto.
Quando tomamos medidas como as que exemplifiquei, o resultado demora vários anos a ser visível. Claro que ninguém tem paciência para esperar.
Em Portugal não tem sido possível tomar estas medidas, porque quando os governos que estão no poder com esta ideologia as poderiam tomar. Estão preocupados em apagar incêndios.

Mas para mim regalias sociais são variadas.

Regalias sociais:
- Arranjar uma consulta num hospital num prazo de uma semana
- Ser atendido nas urgências de um hospital numa hora
- Ter um tribunal que trata de um processo num ano
- Ter uma estrada sem buracos
- Ter um sistema de ensino bom

As regalias sociais também podem ser perversas.
O famoso RSI é talvez das piores coisas que temos...
Acham que alguém se endireita na vida dando-lhes algo para o qual não lutaram?
Acham que uma pessoa que recebe um RSI se sente um cidadão útil? Basicamente é alimentar vícios e problemas sociais.
Não seria mais útil inserir as pessoas num programa de trabalho público (Junta de Freguesia e ou Câmara) e pagar-lhe um salário (RSI). Nem que fosse a tempo parcial.
A pessoa não se sentiria mais útil? Não sentiria que o dinheiro que recebe é fruto do trabalho? Uma situação temporária até arranjar uma nova oportunidade?
 

Negoci8er

Well-Known Member
Desculpa lá, mas isso, para além de redutor, é falso.

Divides as coisas a preto e branco. Isso não existe na vida real.

Tudo o que é bom e faz crescer é liberal.

Tudo o que é mau é social.


Não me leves a mal, mas vez as coisas de modo muito superficial.

Não @Jazz, eu separei dois modelos macroeconómicos...
As questões sociais são as possíveis com os modelos macroeconómicos...
 

pedrodbo

Well-Known Member
Correção:
O Liberalismo funciona e faz falta a Portugal!!!!!!!!

:cool:

Sem duvida que faz, esse artigo do Expresso está enviesado para tentar explorar coisas fora do contexto.
Digam lá que o liberalismo não faz falta a Portugal, digam-me que se desde o 25 de Abril de 1974 não tivesse havido um partido com tendencias liberais não estaríamos melhor hoje em dia (não estou a dizer que a IL devia governar com maioria absoluta, mas uma coligação com PSD por exemplo, seria melhor do que temos actualmente).

O que mais me assusta nos partidos de esquerda é não termos uma política económica forte para o país crescer. Como querem aumentar salários, progressão nas carreiras, diminuir a pobreza em Portugal sem crescimento???

Bloco mode on: Ah e tal, uma economica social para todos!! e justa!!! e ninguém é pobre!! Morte aos ricos esses bandidos!! Vamos taxar tudo o que mexa!

O problema de políticas extermas de esquerda é que a curto prazo é tudo muito bonito, mas depois a coisa começa a aquecer :D
O mesmo se aplica aos outros partidos de esquerda, como o PCP. É bonito lutar pelos direitos dos trabalhadores? É. Sem pensar em consequencias para o resto da economia? Não
Quanto ao PS nem se fala porque é mau, são os "bacanos de esquerda mansos", que propõem coisas, muitas vezes irrealistas para a economia mas de uma forma mais leviana, que apela ao publico mais velho que ja tem carreira estabelecida ou pessoas na reforma que querem é continuar a receber as mesmas.

Depois temos o liberalismo da IL que se posiciona não à esquerda e não à direita, é uma mistura de ambos. Primeiro começam por fazer crescer a economia, depois tendo capacidade para gastar mais, podem melhorar os serviços publicos. Os países como Dinamarca e Irlanda, têm elevadíssimos impostos, certo. Mas ja viram a quantidade de serviços públicos que eles têm grátis e a funcionar de forma eficiente? Com a nossa carga fiscal, já podíamos estar bastante melhores :D mas é o país que temos. Má gestão, pessoas não qualificadas para desempenhar os seus cargos...enfim

Não é gastar à maluca como no governo de Sócrates e depois logo se vê...mas a continuar a votar nos mesmos PS e até mesmo PSD em algumas legislaturas vai dar bosta da grande.

O facto de estarmos onde estamos é uma grande consequencia da corrupção, mas concordo que em parte essa corrupção tambem se deve muito à abstenção, onde deixam metade do país decidir pela outra metade.
 

Velhadas

Well-Known Member
O governo do Cavaco foi o que construiu mais km's de auto-estrada
Um erro bastante comum. As autoestradas foram construidas por empresas privadas. não pertencem a Portugal, pertencem a uma entidade privada e nós pagamos a peso de ouro. Como já sei que vais defender que é assim no liberalismo, deixa-te já dizer que que segundo tu e o marco identificam como bastiao do liberalismo as auto-estradas são quase todas estaduais e eu pago 1,90 euros para ir de donde vivo até Dublin em autoestradas. estamos a falar de 238 km em que 220 são autoestrada. Portanto nao me parece que isso sirva de exemplo de melhorias com a iniciativa liberal

Vários..., o Rui Rio por acaso foi bem claro descer no imediato o IRC. O IRS apenas mais tarde quando as finanças estiverem melhor. Mas também questões paralelas, por exemplo melhorar a eficiência do sistema judicial. Qual é a empresa que quer fixar-se em Portugal quando um processo judicial demora 10 ou mais anos?

nao me lembro de ver nenhuma medida para melhorar a celeridade dos tribunais feita pelo PSD. Tambem nao me lembro que o PSD tenha baixado alguma vez o IRC apesar de o terem prometido varias vezes
 

Cláudio

Well-Known Member
Isto parece contraditório, mas para termos as regalias sociais democratas, necessitamos de políticas liberais que conduzem à prosperidade.
Nunca poderemos ter (por maior e mais genuíno que seja o desejo) um bom estado social, sem a prosperidade.
Por mais dura que seja a realidade, não se fazem hospitais sem dinheiro, nem universidades, nem estradas, nem regalias sociais, nem subsídios, nem...

O Obama conseguiu tirar o país da crise, baixando o desemprego, não aumentando a inflação e com grandes indicadores, com políticas ditas de esquerda. Quem não gostou foram os ricos que estavam habituados a explorar quem lhes apetecesse e por isso inventam que ele destruiu o país.
 

Jazz

Well-Known Member
Desculpa mas não podes tirar essa conclusão dos resultados.

Se fossem coligados não sabes se teriam os mesmos votos ou não, provavelmente haveria menos gente a Votar PSD/CDS que apenas PSD ou apenas CDS.

Não sei, mas acredito que fossem os mesmos resultados.

Quem votou PSD acredito que não alterasse o voto por isso. Os do CDS então nem se fala.


Mas percebo perfeitamente o teu ponto de vista.
 

Velhadas

Well-Known Member
A minha frase insere-se num contexto.

Regalias sociais:
- Arranjar uma consulta num hospital num prazo de uma semana
- Ser atendido nas urgências de um hospital numa hora
- Ter um tribunal que trata de um processo num ano
- Ter uma estrada sem buracos
- Ter um sistema de ensino bom

peco desculpa mas tenta outra vez. Melhorias nos serviços não são regalias sociais

Sem falar que eu estava a perguntar as que foram implementadas por um governo PSD e nao me lembro de essas melhorias de serviços terem sido implementadas em Portugal.
como tal volto a repetir a pergunta "quais as regalias sociais que o PSD implementou estando no governo?
 

Cláudio

Well-Known Member
Sem duvida que faz, esse artigo do Expresso está enviesado para tentar explorar coisas fora do contexto.
Digam lá que o liberalismo não faz falta a Portugal, digam-me que se desde o 25 de Abril de 1974 não tivesse havido um partido com tendencias liberais não estaríamos melhor hoje em dia (não estou a dizer que a IL devia governar com maioria absoluta, mas uma coligação com PSD por exemplo, seria melhor do que temos actualmente).

O que mais me assusta nos partidos de esquerda é não termos uma política económica forte para o país crescer. Como querem aumentar salários, progressão nas carreiras, diminuir a pobreza em Portugal sem crescimento???

Bloco mode on: Ah e tal, uma economica social para todos!! e justa!!! e ninguém é pobre!! Morte aos ricos esses bandidos!! Vamos taxar tudo o que mexa!

O problema de políticas extermas de esquerda é que a curto prazo é tudo muito bonito, mas depois a coisa começa a aquecer :D
O mesmo se aplica aos outros partidos de esquerda, como o PCP. É bonito lutar pelos direitos dos trabalhadores? É. Sem pensar em consequencias para o resto da economia? Não
Quanto ao PS nem se fala porque é mau, são os "bacanos de esquerda mansos", que propõem coisas, muitas vezes irrealistas para a economia mas de uma forma mais leviana, que apela ao publico mais velho que ja tem carreira estabelecida ou pessoas na reforma que querem é continuar a receber as mesmas.

Depois temos o liberalismo da IL que se posiciona não à esquerda e não à direita, é uma mistura de ambos. Primeiro começam por fazer crescer a economia, depois tendo capacidade para gastar mais, podem melhorar os serviços publicos. Os países como Dinamarca e Irlanda, têm elevadíssimos impostos, certo. Mas ja viram a quantidade de serviços públicos que eles têm grátis e a funcionar de forma eficiente? Com a nossa carga fiscal, já podíamos estar bastante melhores :D mas é o país que temos. Má gestão, pessoas não qualificadas para desempenhar os seus cargos...enfim

Não é gastar à maluca como no governo de Sócrates e depois logo se vê...mas a continuar a votar nos mesmos PS e até mesmo PSD em algumas legislaturas vai dar bosta da grande.

O facto de estarmos onde estamos é uma grande consequencia da corrupção, mas concordo que em parte essa corrupção tambem se deve muito à abstenção, onde deixam metade do país decidir pela outra metade.

Claro que está enviesado, eu avisei disso. Mas tem dados muito sérios e corretos. Portanto, o que está a ser explorado fora de contexto? Ou será que é a IL que anda a explorar as suas propostas completamente fora de contexto?
 

pedrodbo

Well-Known Member
Claro que está enviesado, eu avisei disso. Mas tem dados muito sérios e corretos. Portanto, o que está a ser explorado fora de contexto? Ou será que é a IL que anda a explorar as suas propostas completamente fora de contexto?

O facto de se caminhar para a flat tax não significa que seja implementada na hora, haveriam duas taxas

"O programa eleitoral 2022 da Iniciativa Liberal propõe que Portugal implemente uma taxa única de IRS e transitoriamente um sistema de duas taxas: 15% para rendimentos até 30.000€ e 28% no remanescente."

Tens este simulador para veres quanto pouparias com a transição para este sistema.
https://iniciativaliberal.pt/flat-tax/

Eu pus os meus dados pessoais e pouparia, anualmente: 1084€

Quanto à questão da saúde que ele refere nesse artigo a IL propõe gastar mais 1% do PIB em saúde (segundo o João Cotrim nos debates ele dizia sempre que este aumento de gasto na saúde era economicamente viável). Além disso propõe distribuir a pressão nos hospitais entre publico e privado para diminuir os tempos de espera.

Quanto ao salário minimo municipal nao concordo, não tenho nada a dizer sobre isso. Há países que não têm sequer salario minimo e são mais desenvolvidos que nós.
Quanto à educação acho que o assunto está esclarecido, pagas um imposto como se fosse SS ou IRS no teu salário para pagar os teus estudos.

O que falta às medidas da IL para garantir que Portugal cresce em todos os sentidos (e sim as propostas da IL não são perfeitas, mas tocam em pontos fulcrais):

- Garantir que a diminuição da taxa de IRC fará com que as empresas aumentem o salário dos trabalhadores na mesma % que aumentaram os seus lucros no ano
- Garantir que as parcerias na saúde não são feitas só para beneficiar os privados
- No fundo fiscalizar permitirá garantir que estas medidas sejam cumpridas.


Agora é preferivel dar a oportunidade a um partido novo, com ideias boas (com espaço ainda para melhoria), ou as velhas ideias de sempre do PS e PSD? :D parece-me fácil.
 

Cláudio

Well-Known Member
Agora é preferivel dar a oportunidade a um partido novo, com ideias boas (com espaço ainda para melhoria), ou as velhas ideias de sempre do PS e PSD? :D parece-me fácil.

Não me parece nada fácil. O que eu vejo da IL é um partido altamente elitista, de um certo grupo económico, previligiados que nunca devem ter tido uma barreira na vida e acham que conseguiram tudo a trabalhar quando já começaram num ponto de partida muito mais à frente que os restantes. Não conhecem minimamente a realidade do país. E não quero generalizar, mas muitos dos votantes que conheço são exatamente assim, os chamados betinhos, sem ofensa.
O que o artigo do expresso demonstra é que eles têm uma série de medidas avulso, baseadas em realidades completamente díspares da nossa. Além disso, apresentam as propostas precisamente como se fosse tudo um Excel, mas as fórmulas são as que eles querem. Anunciam medidas supostamente super bem estudadas, mas que ninguém na realidade sabe se resultam ou não. Nem sempre uma variável dá o resultado que queremos. Nem é assim que funciona a economia. É impossível alguém dizer com certeza que se fizermos x o resultado vai ser y, com base o que acontece nos países nórdicos ou na Irlanda. As realidades são completamente diferentes, a população, a cultura, o clima, a mentalidade, tudo. Dizer que vamos fazer como eles fazem e fazer figas para que o resultado seja o mesmo é altamente ilusório
 

Velhadas

Well-Known Member
"O programa eleitoral 2022 da Iniciativa Liberal propõe que Portugal implemente uma taxa única de IRS e transitoriamente um sistema de duas taxas: 15% para rendimentos até 30.000€ e 28% no remanescente."

Concordo com esse sistema. Aliás é de certa forma parecido com o que é usado na Irlanda. Só que o da irlanda é mais justo que isso e algo mais complexo. E como tal mais justo.

Tens um valor até ao qual não és taxado. 4500 anuais solteiro ou 6500 por casal. a esse se juntam alguns tax credits de situações que possas ter benefícios que raramente ultrapassam os 2 mil euros. A partir dai ate aos 36 mil euros tu pagas 20% depois dos 36 pagas 40%

como exemplo. Casado com apenas uma fonte de rendimento.
se ganhar 10 mil num ano tem 6500 euros isentos e paga 20% de 3500 ou seja 700 euros
se ganhar 40 mil pagas 20% sobre 29500 e 40% sobre 4 mil ou seja 7500
se ganhar 100 mil pagas 31500
em nenhuma situação por receberes mais dinheiro bruto podes vir a receber menos dinheiro líquido como acontece nos escalões portugueses

Agora é preferivel dar a oportunidade a um partido novo, com ideias boas (com espaço ainda para melhoria), ou as velhas ideias de sempre do PS e PSD? :D parece-me fácil.
por copiarem de forma algo tosca uma ideia que ja é praticada na Irlanda não quer dizer que estejam prontos para governar. Do lado de fora é sempre mais fácil. Para ja tem acento parlamentar o que ja devem se dar por contentes.
Em politica grandes alteracoes podem ser desastrosas. Tens o exemplo da America latina onde aparece um partido novo a gritar muito, o povo vota neles e depois é um total desastre governativo
Se o IL tem algo novo a acrescentar a cena política portuguesa isso se verá nestes 4 anos. Até agora ainda não provaram coisa nenhuma quanto mais que estão prontos para governar
 

Negoci8er

Well-Known Member
Um erro bastante comum. As autoestradas foram construidas por empresas privadas. não pertencem a Portugal, pertencem a uma entidade privada e nós pagamos a peso de ouro. Como já sei que vais defender que é assim no liberalismo, deixa-te já dizer que que segundo tu e o marco identificam como bastiao do liberalismo as auto-estradas são quase todas estaduais e eu pago 1,90 euros para ir de donde vivo até Dublin em autoestradas. estamos a falar de 238 km em que 220 são autoestrada. Portanto nao me parece que isso sirva de exemplo de melhorias com a iniciativa liberal

Certo que os privado tiveram um papel importante, por isso, e como dizes é consequência do liberalismo.
Mas estou a discutir políticas e não partidos. O Sócrates também tornou as SCUT pagas... (medidas de direita diriam)

nao me lembro de ver nenhuma medida para melhorar a celeridade dos tribunais feita pelo PSD. Também não me lembro que o PSD tenha baixado alguma vez o IRC apesar de o terem prometido varias vezes
Mais uma vez não partidarizo, apenas digo que tem que ser feito. E estava nos programas eleitorais (A intensão :D)
 

Negoci8er

Well-Known Member
O Obama conseguiu tirar o país da crise, baixando o desemprego, não aumentando a inflação e com grandes indicadores, com políticas ditas de esquerda. Quem não gostou foram os ricos que estavam habituados a explorar quem lhes apetecesse e por isso inventam que ele destruiu o país.

Gostava eu de ter uns Democratas americanos como o Obama a governar Portugal. ;)
Os ricos americanos como o Warren Buffet, Bill Gates entre outros, até assinaram uma petição para o governo taxar as grandes fortunas (Republicanos).
 

Negoci8er

Well-Known Member
peco desculpa mas tenta outra vez. Melhorias nos serviços não são regalias sociais

Sem falar que eu estava a perguntar as que foram implementadas por um governo PSD e nao me lembro de essas melhorias de serviços terem sido implementadas em Portugal.
como tal volto a repetir a pergunta "quais as regalias sociais que o PSD implementou estando no governo?

Para mim ir ao hospital e ser atendido por um serviço tendencialmente gratuito é uma regalia social! :)
Partidarizas muito... ;)
Em Portugal não defendo nenhum partido. Defendo ideologias.
Todos queremos o mesmo.
A forma de conseguir o que todos queremos rápido... é lenta... (não conheço outra forma)
Seriamente, ninguém enriquece de um dia para o outro, tão claro quanto isto.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Só para terminar que tambem nao gosto de me meter demasiado em cenas políticas, e cada um tem direito à sua opinião.

@Cláudio Percebo que digas que é um partido elitista porque a primeira parte da população a quem isto vai interessar é aos ricos. Eles ficam a ganhar bastante bem no corte de IRS e IRC, mas esses cortes são feitos para que haja uma contraparte: que os ricos passem a gastar mais dinheiro e consequentemente promovam o crescimento da economia ou para que invistam mais dinheiro e promovam mais emprego e melhores salários. Claro que o partido não teve oportunidade de se provar tambem como disse o @Velhadas , é um partido novo.

Eu concordo que a IL tem que amadurecer algumas ideias, daí ter dito que o cenário ideal para mim era PSD a ganhar e coligar-se com IL.
 
Top